28 fevereiro, 2011

6,3 KM - Eu consegui!

39 minutos - este foi o tempo que levei para percorrer 6,3 km; o percurso da 1ª Corrida Academia Ligeiro Fitness. A prova aconteceu neste domingo na Praia do Pântano do Sul, em Floripa. Apesar dos 135 pré-inscritos, estiveram presentes 84 atletas - muitos já conhecidos de todos. Pude contar com apoio da família (meus pais, marido e prima vieram me prestigiar). Outro fator importante foi o local da prova. Era um desejo meu competir num local de treino e sei que isso me ajudou bastante. Pois no percurso da areia consegui melhorar meu tempo. O vento sul também estava presente e ajudou a refrescar a corrida, principalmente na beira-mar.

Diferente de todas as competições da qual participei, esta corrida teve uma quilometragem inédita para mim. Meu desafio era completar a prova bem (entenda-se: num pace de 6.5), já que o trajeto seria de 1,3 km a mais do normal praticado. Por ser a minha primeiro prova de 2011 e ter ficado de molho por quase todo verão decidi ficar num limiar aeróbico confortável.

Terminei a prova em 4º lugar na categoria 30-39 anos. Mas é importante frisar que disputei a corrida com muitas atletas do 10 Km e isso faz bastante diferença. Me considero uma vitoriosa pela conquista pessoal.
Na linha de chegada, uma fartura de frutas e água gelada para os competidores. Foi realizada uma corrida de 100 metros para meninada e teve sorteio de brindes aos participantes.

Parabéns a Acorsul!

25 fevereiro, 2011

SEU MELHOR TEMPO


Para bater seu recorde pessoal, seja nos 5 km ou nos 42 km, fatores externos como terreno plano e temperatura amena ajudam muito. Mas todo corredor têm alguns macetes para voar nas pistas. Pode ser uma treino especial, uma plano de alimentação, mandingas pré-largada ou mantras para o percurso.

Este foi o tema da Coluna Leis do Asfalto deste mês da Revista Runner's World. E para minha surpresa, a minha participação foi aceita e publicada nesta edição. Confira abaixo, na íntegra:

Helena Clebsch Vidal - Palhoça - SC
Como sofro de ansiedade pre-prova, evito comer fibras e comida carregada no dia anterior a corrida. Tomo bastante liquido e procuro dormir cedo. No dia da prova, aqueço bem e largo junto ao pelotão de frente. Cada passo a frente garante algum segundo a menos no tempo geral
.

08 fevereiro, 2011

MP4 e Corrida

Em Belém, o povo se programa para as coisas "antes ou depois da chuva". Na minha corrida, eu posso dividir a fase "antes e depois do MP4". Sempre fui apaixonada por música. Desde nova cantarolando dia e noite. Mas, incrivelmente, desde que comecei a correr não tinha este aparelho. Corria ligada no som da pisada, da respiração, dos automóveis e assim por diante. O máximo que ouvia perto dos ouvidos era o som da minha própria voz em meus pensamentos.
Quando ganhei meu MP4 fui logo estrear. A corrida se transformou em algo divino. Aliar a música eletrônica que gosto às passadas deu aquele brilho um tanto especial. Metaforicamente, como a cereja do bolo. Fui correndo baixar novas músicas e isso se tornou meu mais novo brinquedo eletrônico. Participei de provas com MP4 e não notei tanto mudança nos tempos, mas percebi que a distância parecia mais curta. Talvez ao fato de curtir a batida da música e não perceber tanto o esforço físico.

Até que um dia...
No meio da minha corrida habitual, acabou a minha bateria do MP4.E logicamente fiquei sem som, que até então parecia impossível correr sem ele. Nos primeiros metros, achei que não conseguiria seguir em frente. Mas aproveitei o momento e relaxei. Para minha surpresa, o treino se tornou um longão e tive o meu melhor tempo naquele dia. Nem lembro de ficar cansada após a corrida. Constatado este fato, aposentei meu MP4. Pelo menos nas corridas, o unico som que escuto agora é o dos meus passos.

04 fevereiro, 2011

SUL DA ILHA


O sul da Ilha de Florianópolis oficialmente está no calendário das corridas. No dia 27 de fevereiro (domingo) acontece a 1ª Corrida Academia Ligeiro Fitness, no Pântano do Sul. A prova é organizada pela Associação de Corredores de Rua do Sul da Ilha - Acorsul e será na distância de 6,3 Km.
Ainda não foi divulgado se o percurso será na areia da praia e/ou asfalto. De qualquer forma uma ótima oportunidade de correr com a brisa do mar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...