29 setembro, 2011

Sorteio de inscrição Maratona Caixa Santa Catarina

Eu não havia me programado para correr a Maratona Caixa Santa Catarina que acontece neste domingo (02/10), no entanto tive a felicidade de ser sorteada numa promoção da WebRun com a inscrição para prova. Sendo assim, me inscrevi automaticamente para distância 10K. A retirada do kit acontece amanhã, na loja Track Field do Shopping Iguatemi, em Floripa. O percurso saí da Passarela Nego Quirido em direção a via expressa sul e retorna passando pelo túnel.



Estou bastante animada. Confira os horários da prova.

Cronograma

06h30min às 8h00min – Entrega dos Chips -  MARATONA e 10KM
07h15min – Início do Aquecimento/Alongamento (MARATONA)
07h35min – Largada MARATONA – Cadeirantes
07h45min – Largada MARATONA – Elite Masculino, seguido de Faixas Etárias Feminino e Masculino
08h05min – Início do Aquecimento/Alongamento (CORRIDA 10KM)
08h30min – Largada da CORRIDA de 10KM
11h00min – Início da Cerimônia de Premiação (MARATONA e CORRIDA 10KM)

28 setembro, 2011

Mundo da Corrida: morre o maratonista mais velho do Brasil


Tuplet Seabra Vasconcellos era considerado o mais velho corredor do Brasil. Era porque o veterano morreu este mês em Itaocara, Rio de Janeiro, onde morava. Ele morreu na casa de saúde local, depois de complicações por causa de uma pneumonia. Tuplet, campeão dos 1.500 m na categoria acima de 90 anos no Mundial de veteranos em Riccione (Itália-2007), tinha 97 anos.

Tuplet, mais velho maratonista brasileiro e um dos mais veteranos do mundo (mais experiente que ele, conheço apenas o indiano Fauja Singh, que tem 100 anos e continua correndo), começou sua carreira atlética com quase 70 anos. Foi logo após se aposentar, depois de anos de trabalho na construção civil, como pintor. Desafiado a participar de uma corrida de 10 km em Cantagalo, no Rio, foi de calça comprida e sapato social. Resumo da ópera: terminou campeão na sua faixa etária.

A partir de então, Tuplet iniciou uma trajetória de vitórias pelo Brasil e pelo mundo. Participou de mais de cem maratonas –chegou a fazer 14 em um ano apenas— e também teve sucesso em distâncias menores: conquistou o recorde brasileiro, categoria acima de 85 anos, nos 800 m (3min58s97), 1.500 m (7min56s49), 5.000 m (27min41) e 10.000 m (52min15). Mas também não afrouxava diante das provas superlongas. Quando tinha 72 anos, completou em 14h uma prova de 100 km de Uberaba a Uberlândia, informa texto publicado no “A Voz da Serra”.

Correu na Argentina, Paraguai e Chile e participou de cinco edições do Mundial de veteranos –Japão, África do Sul, EUA, Inglaterra e Itália--, além de marcar presença em outras tantas edições do Sul-americano de veteranos, sempre correndo na frente e conquistando medalhas de ouro.

Tuplet parou de correr regularmente no ano passado, porque às vezes tropeçava e caía, mas, mesmo assim, continuou comparecendo a corridas em que recebia homenagens – como a prova no Rio que leva o seu nome.

Nascido a 13 de setembro de 1913, Tuplet era viúvo. Teve dois filhos, ambos mortos há mais de 20 anos, e deixa três netos.

Fonte: Blog Rodolfo Lucena

27 setembro, 2011

Vício da corrida

Começar no mundo das corridas é sempre uma emoção. A gente enfrenta dificuldades, depois ganha confiança, resolve se inscrever numa prova bem curtinha, temendo não ter fôlego para ir até o fim.
Depois... A alegria aparece e o sonho cresce cada vez mais. A sensação de cruzar a linha de chegada é praticamente indescritível. É viciante, faz você correr para ver na agenda o calendário de provas e começa a colecionar as vitórias.
A Corrida pra mim tem o significado de união e alegria. Muitas coisas mudaram em minha vida depois que comecei a correr. Achei o video de uma campanha publicitária da Nike que passa exatamente isso.
Confira abaixo:

26 setembro, 2011

Longão: saiba ditar o seu ritmo


Não importa se você corre duas maratonas por ano ou se de vez em quando participa de uma prova de 10 km: a longa distância faz parte da sua vida. Pode ser até que você consiga evitar uma sessão de tempo run (treino de ritmo) ou de velocidade e, mesmo assim, consiga atingir sua meta ou algo próximo a ela. Mas não dá para se negligenciar os longões. Em outra palavras: uma vez por semana você precisa ir 50% além da distância normal de manutenção, especialmente se pretende correr uma maratona ou meia-maratona.
Sabendo que domingo próximo é dia de Maratona Santa Catarina trago aqui uma matéria especial da Runners World sobre quando acelerar, frear ou treinar o ritmo-alvo de prova durante o seu longão.
Clique aqui e confira!

22 setembro, 2011

Corrida: de manhã ou a noite?

No primeiro ano em que comecei a correr, eu costumava ir cedo: às 7h da manhã estava com pé na estrada. Hoje, meus treinos regulares acontecem sempre depois das 17h30. A mudança se deve a minha rotina pessoal, mas devo dizer que pra mim foi um "encontro". Meu rendimento e disposição melhorou muito mais. Mas fica no ar a pergunta: qual o melhor horário para correr? Isso pode variar de pessoa para pessoa. Alguns corredores são matutinos, pois se sentem mais dispostos de manhã, rendendo mais. Outros são vespertinos, preferindo os horários da tarde ou noite, pois não “funcionam de manhã”.

O ideal é que cada um experimente os horários que tem disponibilidade e veja qual deles prefere e sente mais disposição. Também é importante organizar um horário em que você tenha facilidade para cumprir as atividades e que não atrapalhe a sua rotina.

ALGUMAS DICAS

* Nunca faça exercícios em jejum para evitar a hipoglicemia;

* Da mesma forma, se você se exercita perto do horário do almoço, tome cuidado com o que comer e quanto tempo comer antes ou depois dos exercícios;

* No verão, tome cuidado com os horários de sol muito forte, pois em vez de saudável, se exercitar nestes horários pode ser prejudicial, provocando queimaduras na pele e desidratação;

* Para você que corre nas ruas, escolha lugares arborizados e horários com menos poluição;

Enfim, de manhã, de tarde ou à noite, o que importa é fazer e manter uma atividade física. Lembrando, que se você tem uma planilha de treino e uma prova no calendário é sempre bom treinar (pelo menos uma a duas vezes na semana) no mesmo horário da competição para não sentir o desgaste do tempo/clima. Bons treinos!!!

Beira-mar em movimento

Este domingo tem mais uma edição da BEIRA-MAR EM MOVIMENTO. O projeto é uma iniciativa da Fundação de Esportes de São José. A partir das 9h do dia 25 de setembro, os participantes poderão prestigiar e participar do rally de regularidade de motos, grupo desbravadores, cavalaria PMSC, patins online, capoeira, futebol americano, corrida rústica, jiu-jitsu, espaço kids, vôlei infantil de areia, vôlei de quadra e passeio ciclístico.
A largada da corrida rústica será às 09 horas e as inscrições podem ser feitas no dia, até uma hora antes.
A largada do passeio ciclístico será às 10h, na avenida Beira-mar, passará pelo bairro Kobrasol e voltará ao ponto de partida, por volta das 12h.
Haverá sorteio de brindes, bicicletas, premiação para o ciclista mais idoso e o mais jovem e para a bicicleta mais estilizada.

21 setembro, 2011

Treinos de tiro

Sabendo da importância de fazer os treinos de tiro pelo menos uma vez na semana, ontem comecei uma nova planilha e inclui um treino intervalado "inicial". Fiz 5 X 400 metros. Na última série, consegui baixar 15 segundos. Fiz intervalo ativo de um minuto entre cada uma. Saí sem fôlego e hoje trago o porque dos treinos de tiro serem os mais desgastantes da semana de um corredor. Lembrando que os treinos de tiro são fundamentais para quem quer melhorar o desempenho nas provas longas.

Para entender melhor a importância desse tipo de estímulo, o treinador Cláudio Castilho, da Saúde e Performance, conta o que acontece no corpo do atleta quando ele faz os treinos de tiro. “Este trabalho estimula ritmos superiores aos que normalmente o corredor está habituado a desenvolver em trabalhos contínuos e, com ele podemos, elevar a velocidade média do individuo. Isto acontece porque o atleta passa a estimular as fibras musculares de contração rápida que normalmente são menos usadas em trabalhos de endurance”, falou o treinador.

Como o grau de esforço é muito grande, os treinos de tiro devem ser muito bem dosados na rotina do corredor para evitar um desgaste excessivo e até lesões. “Considerando pessoas normais e não atletas profissionais, uma vez no mínimo e duas vezes no máximo por semana”, afirmou Ricardo Arap da Race Assessoria Esportiva. “É importante ressaltar que é necessário um intervalo de pelo menos 72 horas entre estes estímulos”, alertou Cláudio Castilho.

Leia mais em notícia O2

20 setembro, 2011

Medalha


Após algumas corridas, a gente percebe que vai acumulando as vitórias em medalhas. No início dá para guardar dentro de uma caixinha, naquela gaveta especial, até que um dia você pensa que é preciso expor isso de uma forma melhor. Eu decidi criar uma estante para os troféus e a solução para as medalhas foi o Porta Medalhas. O modelo foi criado pensando no corredor e ele se adapta facilmente a qualquer tipo de ambiente(madeira, azulejo ou alvenaria) sem se preocupar com furos na parede. O preço é de R$ 79,90 e pode ser comprado via internet. Saiba mais no site do produto.

16 setembro, 2011

Ritmo na Corrida

Na corrida do último domingo, a poucos metros da linha de chegada cruzei com uma garota deitada ao chão passando mal. Ela estava tendo atendimento com os enfermeiros da prova. No tempo que observei (afinal estava correndo), percebi que ela poderia ter "quebrado" por dois motivos: ou por achar que uma distância de 5 ou 10 K é mole e decidiu se inscrever ou por ter aplicado um ritmo/pace que não era o seu. Acho que a última probabilidade é a mais comum nas corridas. Muitos iniciantes se empolgam com pelotão de frente e acabam percorrendo um a dois quilômetros num ritmo que não é o seu. O resultado acaba sendo desastroso. Falta fôlego e se o corredor não fizer a decisão de caminhar, acaba quebrando.

Pode parecer óbvio para os corredores mais experientes, mas é legal explicar como se costuma medir a velocidade de um corredor no jargão dos corredores. É muito comum os corredores informarem a velocidade com que fazem um determinado trecho ou corrida usando o “pace” ou “ritmo”. Por exemplo: “Corri a Track&Field 10K em um pace de 6 minutos por quilômetro”. Representa-se assim: 6’00″/Km.
Isso quer dizer que a velocidade do corredor é tal que para completar cada quilômetro ele gastou 6 minutos e portanto levou 60 minutos para completar todos os 10K da prova. Equivalente, podemos dizer que o corredor teve uma velocidade média de 10 Km/h, o que é bem mas intuitivo para nós como medida de velocidade.
Desta forma um corredor que corre com pace 4’00″/Km é mais rápido que o corredor de 6’00″/Km.

14 setembro, 2011

Passeio Ciclístico Floripa Shopping

Para conscientizar a sociedade sobre hábitos de vida mais saudáveis e sobre a problemática da mobilidade urbana em Florianópolis, o Floripa Shopping realiza a 2ª edição do Passeio Ciclístico. O evento começa às 9h do dia 18 de setembro, em frente à entrada do shopping, na SC 401. O percurso é de 5 Km, saindo do Floripa Shopping pela Rodovia Virgílio Várzea, até o Centro Administrativo do Governo do Estado e retornando. O evento antecipa o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro), e chama atenção para a preservação ambiental.

O 1° Passeio Ciclístico, realizado em 2010, reuniu cerca de 100 praticantes, entre adultos, crianças e fãs de pedaladas e, este ano, a expectativa é que 200 pessoas participem. Durante o trajeto, os ciclistas serão acompanhados por batedores da polícia e pelo corpo de bombeiros, garantindo a segurança de todos. Antes e depois da pedalada, a equipe da Academia Curves vai comandar alongamentos, evitando lesões entre os participantes.

A participação é gratuita.

Mais informações: Floripa Shopping - (48) 3331-7008 ou no site

13 setembro, 2011

Minha Track & Field



A prova Track & Field realizada neste domingo em Floripa foi excelente. O clima estava perfeito para uma corrida rápida de 5K. Pontualmente às 08 horas soou a largada e centenas de corredores tomaram a avenida beira-mar norte. O primeiro quilômetro é sempre engraçado. É aquela disputa silenciosa por um espaço na estrada passada a passada. E tem sempre um mais animado gritando: será que falta muito?! Eu gostei bastante da organização. A Track & Field está de parabéns. Teve dois pontos de hidratação a cada volta do percurso. E para relaxar, uma massagem pós-prova.
O meu resultado foi dentro do imaginado: fiquei em 27º posição na categoria. Corri abaixo do meu pace, mas garanti a medalha. Ah! Além da medalha ganhei um resfriado também. Por conta disso estou de molho e não pude postar antes.

Quem quiser conferir o resultado da prova clique aqui

05 setembro, 2011

Dica de Filme sobre Corrida


Para nós apaixonados pela corrida, assistir um filme que fale do nosso esporte é muito bom. Eu aconselho Chariots of fire (1981), ou Carruagens de Fogo traduzido no Brasil.
A música-tema do filme, composta pelo grego Vangelis, tornou-se o hino oficial de todas as maratonas e maratonistas ao redor do mundo (inclusive da São Silvestre). O filme mostra a preparação da equipe olímpica de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de 1924, em Paris (história real).

Mais do que um filme sobre esporte, Carruagens de Fogo fala dos ideais de coragem, honestidade, liderança e principalmente a lealdade, camaradagem e responsabilidade mútua. O tão falado espírito olímpico que une pessoas de diferentes culturas e as coloca numa só sintonia.

Assista aqui a cena de abertura do filme.

PS - Consegui achar o filme nas Lojas Americanas. Para quem tiver os macetes da net, existem vários sites para download também.

02 setembro, 2011

Brinde aos Corredores

Como o sol pode mudar tanto a rotina da vida da gente... Todo dia passo pela avenida beira-mar a caminho do trabalho. No horário de passagem, nas últimas semanas, percebi uma a duas pessoas correndo. Sabia que eram corredores bem mais que amadores. Pois independente do sol ou da chuva, eles estavam ali.
No dia de hoje, fui contando e eram mais de quinze corredores. O índice subiu muito. Só penso numa explicação: o Sol e o fim do inverno se aproximando. Tinha gente de todos os tipos: iniciantes, amadores, de assessoria esportiva e triatletas (porque a gente sabe quando alguém é um triatleta).
Sei que daqui a um mês, este número vai mais que dobrar, mas fiquei muito feliz quando vi o aumento de corredores na orla. Dá orgulho de ver as pessoas se cuidando, preservando a saúde. Correr traz importantes benefícios ao praticante, que vão desde a melhora da disposição, sono e até a auto-estima.
Em clima de sexta-feira, levanto aqui um brinde a todos os corredores.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...