29 fevereiro, 2012

DESAFIO CONTRA RELÓGIO - Último dia para se inscrever


Hoje é o último dia para se inscrever no Desafio Contra Relógio. A ideia da Revista CR é de incentivar os leitores a buscar recordes pessoais nas categorias sub 40 e sub 50 nos 10 km, e porque não na meia e na maratona. O regulamento completo bem como uma sugestão de provas de 10 quilômetros oficiais estão publicados na edição de de janeiro da revista(e pode ser visto na site oficial em edições anteriores).

Os desafiantes podem encarar três metas na meia-maratona: sub 1h30, sub 1h40 e sub 1h50, e mais quatro marcas na maratona: sub 3h30, sub 3h40, sub 3h50 e sub 4h.

Quer participar dos desafios? Envie um e-mail com nome completo, cidade onde mora e melhor tempo nos 10 km para desafio@contrarelogio.com.br ou deixe um comentário com essas informações no blog da revista.

Aqueles que concluírem o desafio terão seus nomes publicados na revista. Corre lá!

28 fevereiro, 2012

Corrida Rústica 118 Anos de Emancipação Política

Anote na agenda!
Dia 21 de abril tem Corrida Rústica da Emancipação Política do Município de Palhoça. A corrida acontece em comemoração aos 118 anos da cidade e é uma promoção da Associação dos Corredores de Rua de Palhoça em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte. O evento tem início a partir das 15 horas, em frente ao prédio da prefeitura municipal, na Avenida Atílio Pagani.

O percurso da prova é de 5 Km. A inscrição é gratuita e pode ser feita na hora. Vale lembrar, que o evento também é dedicado as crianças. Haverá prova infantil na distância até 800 metros.

A novidade, desta que é a quarta etapa do circuito de corridas de rua de Palhoça, é que haverá premiação em dinheiro para categoria geral masculino e feminino.

Mais informações pelo site ACORPH.

27 fevereiro, 2012

"DepoResultado" - Corrida Praia da Pinheira

A 16ª Corrida da Praia da Pinheira teve um significado muito especial pra mim. Foi um exemplo de confraternização. Uma prova feita de corredor para corredores - o Luiz Alberto Totó (Presidente da ACORPH) está de parabéns pelo trabalho. Para se ter uma ideia, a prova ainda é feita nos moldes antigos. É utilizado o famoso "espeto" para colocar o crachá do competidor a medida que vão se aproximando na Linha de chegada.

A PROVA - O tempo nublado ajudou bastante os atletas, visto que o percurso foi todo na areia da Praia da Pinheira, em Palhoça. A largada aconteceu com dez minutos de atraso e saiu do costão da praia em direção ao Hotel do espanhol. Chegando lá, o corredor tinha que pegar o bastão de prova de revezamento como marca do percurso e retornar para o QG da corrida. O vento nordeste castigou bastante no sentido de ida. A sensação é de que a gente não saia do lugar. Isso me rendeu dores nos quadríceps que sinto ainda hoje. Em contrapartida, a volta foi uma benção, o vento empurrava a favor. Com isso, consegui manter o pace e baixar o meu tempo nos 6K. Conquistei a marca de 31:08 na prova e o 2º lugar geral.

RESULTADOS - No Masculino, com tempo de 19:10 faturou a prova o palhocense Diogo Trindade; seguido por Célio Borges e Guilherme Maurício. No Feminino, com tempo de 28:30 faturou a prova a atleta de Biguaçu Simone Vieira; seguida por mim e a Claudia Manuela Oliveira.


PÓDIO MASCULINO


PÓDIO FEMININO


NOVOS TALENTOS: Pódio da criançada

AMIGOS - A Revista O2 lançou o ano passado uma edição de aniversário com as 100 dicas que todo corredor deveria fazer. A dica #3 é a de Fazer Amigos Correndo. E eu quero reforçar aqui esta ideia. A confraternização pré e pós prova é muito legal. Na corrida de ontem pudemos realmente estar entre amigos. Quero deixar um abraço a todos que prestigiaram a terceira etapa do calendário de corrida de rua da Palhoça.


NOVAS AMIGAS: Eu, Simone e Claudia


COM A ELITE: Diogo Trindade, vencedor da prova

24 fevereiro, 2012

16ª CORRIDA PRAIA DA PINHEIRA

Domingo acontece mais uma edição da tradicional Corrida Praia da Pinheira, em Palhoça. A largada da prova é às 09h30, na Praça da Pinheira (ao lado da quadro de futebol), e o percurso é na areia da praia. O evento vem sendo realizado há anos pelo maratonista Luiz Alberto Cardoso, o "Totó" - figura conhecida da cidade.
A distância da prova é de 6K e haverá prova infantil. A inscrição é gratuita e pode ser feita na hora.
Mais informações pelo telefone (48) 9115-7776.

17 fevereiro, 2012

Minha Playlist: ASK2QUIT ft Colonel Red - Got Me Going Over

Gente, o carnaval está aí. Curta a folia sem descuidar da saúde. Eu tenho uma música ótima para embalar o clima dos "corredores foliões", animada e na vibe da corrida. Fica a dica pra vocês.



Bons treinos!!

15 fevereiro, 2012

COMO PRENDER O SEU CHIP


Nem todos as corridas de rua disponibilizam o serviço de chip de quilometragem para controle de tempo. É mais comum ver em provas oficiais como Maratonas, Meia Maratonas e Circuitos (Caixa, Adidas, Corpore, EcoRun etc). No entanto é sempre bom saber a melhor forma de prender o chip ao seu tênis.
Para evitar aquela trabalheira de tirar quase todo o cadarço para prender o chip eu tenho uma dica bem fácil. Basta prender o chip com aqueles arames que vem junto com pacote de pão de forma. Eles ficam super firmes e são super práticos de usar. Você pega dois arames, prende um de cada lado do chip - junto aos furos do tênis e pronto. E na hora de tirar, basta desenrolar.
Ah! O crédito da foto é do Blog Vivo para correr, do Leonardo Mesquita.

Fica a dica!!

13 fevereiro, 2012

Capa para proteger o banco do seu carro


Recentemente tive conhecimento de um produto super bacana para quem pratica esporte. É uma capa em tecido náutico para ser usada sobre o banco do carro. Ela protege contra o suor e o odor, é 100% impermeável e possui proteção contra fungos e mofo.

Você pode escolher a estampa (que tem nos modelos de corrida, bike e surf) ou ainda colocar a sua logomarca ou fotografia. É uma dica para presentear aquele amigo esportista, afinal muita gente sai da academia, da "bola" com os amigos ou de um treino de jiu-jitsu e vai direto pra casa. Depois de usar, basta passar um pano úmido e pronto.

A capa é vendida pela empresa Capas Fitness - cujo o idealizador é um corredor. Fica a dica!

10 fevereiro, 2012

Calendário de Corridas em Palhoça


A Secretaria de Esporte do município de Palhoça divulgou o calendário de corridas a ser realizado na cidade em 2012. Os eventos são promovidos em conjunto com a Associação de Corredores de Rua de Palhoça (ACORPH) na pessoa do seu presidente LUIZ ALBERTO CARDOSO (Totó).
A próxima etapa acontece no dia 21 de fevereiro, em pleno carnaval, na Praia da Ponta do Papagaio para crianças e pais. A primeira prova para adultos na distância de 6K acontece dia 26/02 na Praia da Pinheira. Quem quiser saber mais pode entrar em contato pelo telefone (48) 3242-0395 (a tarde) ou pelo email totoproducoes@hotmail.com

ETAPAS DO CIRCUITO DE CORRIDAS DE RUA DE PALHOÇA

Dia: 29/01- Corrida Rústica Enseada de Brito-Praça Central (1ª Etapa)

Dia: 21/02- 4ª Corrida Praia Ponta do Papagaio-Mar Aberto (2ª Etapa) Restaurante Sussel- 09:30hs.(Crianças e Pais)

Dia: 26/02- 16ª Corrida Praia da Pinheira - 09:30h 6 KM P/ Adultos (3ª Etapa)

Dia: 21/04- Rústica 118 Anos de Emancipação Política/Av.Pagani (4ª Etapa) 15:00h. ( 6 KM P/ Adultos )

Dia: 00/06- 7ª Maratoninha da Caixa/Pedra Branca – Palhoça

Dia: 07/09- Corrida da Independência /Pça 7 de Set. Centro. (5ª Etapa) 15:00h.

Dia: 13/10- 27ªCorrida Dia das Crianças /Lot.Probst.Pça/Bandeira (6ª Etapa) 15:00h.

Dia: 08/12- 5ª Corrida de Encerramento do Ano/GRECEA-Caminho Novo. (7ª Etapa) 9:30h.

08 fevereiro, 2012

PEDAL PELA VIDA


Dia 11 de fevereiro, neste sábado, acontece mais uma Bicicletada em Floripa. Só que desta vez em clima de manifestação. O motivo se deve a morte do ciclista Emílio Souza (estudante de medicina atropelado em 05 de fevereiro de 2012 durante passeio de bike no norte da ilha de Floripa). A Concentração acontece a partir das 9h, com saída às 10h da Pista de skate próxima ao Shopping Iguatemi.

Quem puder participar e se engajar nesta causa deve vir de branco e se possível trazer flores para deixar junto as "bicicletas fantasmas"(serão instaladas no local).

Ciclistas não são suicidas! Motoristas alcoolizados é que são HOMICIDAS!

Assine o abaixo-assinado pela aplicação da lei seca.

07 fevereiro, 2012

Melão: a minha fruta da estação


Depois do suco de açaí, a fruta que mais gosto de comer in natura é o melão. Quando criança não era nenhum pouco fã, achava sem graça e faltava açucar. Com tempo fui apreciando e hoje considero junto com a melancia a fruta que mais repõe líquidos depois do treino.
A vantagem ainda é que o melão não é uma fruta calórica, pois 100 gramas dela contém apenas 30 calorias. Ele é rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de excelente fonte de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.

Tendo uma abundância de água em sua composição (cerca de 93%), o melão ajuda a eliminar as toxinas do corpo, tornando-se um alimento ideal para aqueles que retêm líquidos. Assim, o melão tem propriedades diuréticas e uma grande contribuição de vitaminas e minerais, bem como um baixo nível de açúcar em sua composição. Estas características tornam o melão um alimento perfeito para as pessoas com diabetes ou problemas obesidade.

Outro fator a considerar é que o melão ajuda na firmeza da pele e pode ajudar a moderar o nervosismo, através do fornecimento de vitaminas B3. Em resumo, o melão é tudo de bom!!

06 fevereiro, 2012

Minha Playlist: Calvin Harris - Feel so close

2012 chegou e com ele os novos hits do verão. Atualmente tem uma música que não fica de fora da minha playlist de treinos, de jeito nenhum. É do DJ escocês Calvin Harris - Feel so close. A batida faz a gente esquecer que esta correndo e achar que é pura diversão. Abaixo segue o clip da música.

03 fevereiro, 2012

Cross Fit Floripa


Vem novidade por aí em Floripa. O método Cross Fit, já presente em outros quatro Estados do Brasil (SP, MG, RS e CE), está chegando em Santa Catarina. O Cross Fit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais utilizado em grupos de operações táticas (como SWAT), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo.

O Treinamento Funcional é um método de treinamento físico com a premissa básica de melhoria da aptidão física de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo, seja para fins desportivos ou qualidade de vida. 

Um dos segredos da popularidade que o Cross Fit está alcançando é o elemento surpresa. Nada de aparelhos ou séries fixas de exercícios. A diversão já começa na escolha do local, pois as atividades tanto podem acontecer na própria academia como ao ar livre, em casa e até na praia.

Recentemente foi exibida uma reportagem especial no Programa Ação BH, um dos locais que já tem uma academia cross fit, e achei muito legal de divulgar. Em Floripa, a academia deve abrir até o mês de novembro. Vale a pena aguardar e conhecer. Assista o video abaixo e saiba mais sobre o assunto. Nele existem dicas de exercícios.

02 fevereiro, 2012

Como lavar seu tênis de corrida


Aproveitando o tempo livre e o clima quente que nos brindou em Floripa nas últimas semanas de janeiro decidi lavar os meus tênis de corrida. Só que então surgiram algumas questões, como: "posso mergulhar o tênis tanque abaixo?", "devo usar que tipo de material de limpeza?", "pode colocar na máquina?" entre outras. Logo, lembrei que tinha uma edição da revista Runners em casa que tratou exatamente deste tema e achei super legal relembrar as dicas. Caiu como uma luva, ops, uma meia.

Caso vocês também queiram "arejar" o nosso amigo da corrida, aí vão as dicas:

Após o treino: limpe para conservar

Se você vence a preguiça para correr é moleza incluir alguns rituais no seu dia-a-dia para aumentar a vida útil do seu tênis. Após cada corrida, por exemplo, deixe-o em uma área ventilada. Tire a palmilha para que ela também “respire”.


É importante também manter o tênis sempre seco — o calçado úmido se deteriora mais rápido — e livre de partículas que possam grudar em suas estruturas e danificá-las com o tempo. Após uma corrida na chuva, em terreno úmido ou na praia, por exemplo, veja primeiro se ele pede uma rápida limpeza para tirar as sujeirinhas ou a areia que vieram junto.

Deixe o tênis secar completamente antes de guardar no armário. “Coloque-o em local com boa ventilação e à sombra”, diz Juliana Terumi, assistente de produtos da Asics. E não se recomenda acelerar o processo com secador de cabelo, na secadora de roupas ou diretamente no sol, pois o calor resseca os materiais (especialmente espumas e borrachas), aumentando o desgaste. Para melhorar aquele cheirinho de “cachorro molhado”, um odorizador de tênis pode funcionar. Para guardá-lo, o ideal é um armário arejado e sem umidade.

Como lavar seus tênis

Toda lavagem desgasta de alguma forma o tênis. Só leve-o para o tanque (ou mande para a lavanderia) quando for realmente necessário

VOCÊ LIMPA

Se a ideia é conservar o tênis, você deve lavá-lo manualmente. Na máquina, apenas com uma bolsa especial. Siga este passo-a-passo:


1. Retire o cadarço e a palmilha e reserve.


2. Em um tanque com água corrente, passe o tênis na água.

3. Com uma escovinha de cerdas macias, raspe um pouco de sabão de coco em barra e esfregue delicadamente no tênis, ensaboando-o.


4. Enxágue e repita a operação.


5. Faça o mesmo com a palmilha e os cadarços.

6. Aperte o calçado com as mãos para retirar o excesso de água e coloque-o encostado em uma parede, para deixar a água escorrer.


7. Espere 10 minutos e aperte mais um pouco (para tirar o restante de água).

8. Pegue uma toalha de rosto velha e seque o tênis por dentro e por fora. Assim, ele fica apenas úmido, facilitando a secagem.

9. Coloque-o em uma área ventilada e à sombra para completar a secagem. Deixe o tênis na horizontal e não o pendure no varal.

* Atenção – Jamais use água sanitária e/ou alvejantes ou deixe o tênis de molho.

ELES LIMPAM

Se quiser fugir do estrega-esfrega, entregue seu tênis para uma lavanderia especializada como a Dryclean USA ou a 5àSec. O processo tem início com uma pré-lavagem com produtos líquidos neutros, seguida de lavagem com água e então secagem (na horizontal, em local fresco e à sombra). São usados ainda produtos bactericidas e fungicidas. Cada lavagem custa a partir de 13 reais.

Fonte: http://runnersworld.abril.com.br/materias/tenis/

01 fevereiro, 2012

"O bom filho a casa torna"


Voltei. Foram 45 dias de férias. Tempo suficiente para descansar do trabalho e recarregar as minhas energias. Mas note, apenas do trabalho. Nos últimos 31 dias de janeiro me abstive dos treinos em apenas seis deles. Diferente do mês de janeiro de 2010, quando fiz somente a prática de ciclismo como treino, - este ano pude e corri quase todos os dias. Minha intenção era manter o condicionamento e ritmo de corrida obtido ao final de dezembro, quando baixei meu tempo e conquistei o sub 26 nos 5Km. Já me considero realizada por esta meta.

Fora isso, mantive e botei em prática a minha resolução de reveillon: Consistência no treino de musculação. Estou fazendo "religiosamente" dois treinos por semana. Faço apenas os membros inferiores, seis aparelhos distintos em 3 séries de 15 repetições. Está dando resultado: já percebo o ganho de força.

Vou sentir o resultado mesmo na minha primeira grande prova do ano. Já me inscrevi na Meia Maratona Internacional de Florianópolis, a ser realizada em março. Neste meio tempo talvez participe de outras competições como treino e clima de prova.
Bem, neste mês de janeiro fiquei sem internet e peço desculpas pela ausência de notícias, mas estou com várias ideias e temas para post's futuros. Agradeço a compreensão de todos vocês.

Bons treinos!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...