29 maio, 2012

Aumento gradativo

Depois que visualizei meu objetivo na corrida vejo como ela se tornou mais fácil e prazerosa. Ter foco naquilo que a gente quer e gosta faz toda diferença. Correr uma prova de 5K pode ser mais difícil do que correr uma maratona. O que muda é a forma como você corre o percurso. Provas curtas automaticamente dão a ideia velocidade. Basta ver os resultados, os homens chegam na casa dos 15 minutos e tem mulher (lembro bem aqui da Cacá da Udesc) chegando em 18min. Mas para quem está começando é a prova ideal.

Hoje meu objetivo são as provas de 10K e quem sabe um dia a meia maratona. O que importa é treinar de forma gradativa aumentando a rodagem aos poucos. Eu não tenho pressa. Com tempo, sei que os resultados virão. Na corrida, ter uma boa base aeróbica é o mais importante. E estou levando isto a sério. Este final de semana fiz meus primeiros 15K em treino. E para minha felicidade, as pernas corresponderam e cheguei "inteira" em casa.

A sensação de bem-estar pós treino só me fez pensar de como quero isso para toda minha vida. Correr pelo simples fato de sair correndo. Acho que tem tudo a ver com nome do meu bloguinho: correndo de bem com a vida. Uma prática mais free-run. O dia que eu fizer 21K num treino talvez seja mais incrível do que numa prova, afinal não existe o elemento de auto-cobrança ou ansiedade. Hoje me considero uma fundista e tenho orgulho disso.

Forte abraço e bons treinos!!

24 maio, 2012

Treinos Intervalados


A frase que não saí da minha cabeça ultimamente é "foco na ação", - é o meu lema para o próximo desafio. Pretendo correr confortavelmente os meus primeiros 10K. E falta menos de um mês para minha estreia oficial na distância. Estou levando a sério minha planilha de treinamento, cumprindo o treino de força, intervalado e os longões (bati meu recorde e fiz 14K). Só que às vezes fico me perguntando, tem como alguém treinar aumento de rodagem ao mesmo tempo que treina alta performance? Parece duas coisas distintas: treino de resistência e velocidade. Não é o meu caso, mas imagino que não dê. Se alguém puder me explicar, eu agradeço.
O meu foco principal é rodagem/resistência. Por conta disso estou abdicando das provas que existem no calendário em Floripa até a realização da meia (tem rústica de 5/6K todo final de semana). Pois utilizo o sábado para fazer meus longões. E para concluir a prova em menos de uma hora, conto ainda com os famosos treinos intervalados, ou de tiros, como a gente diz. Eis algumas sugestões abaixo para turbinar a sua corrida.

Simulados de prova
Estas são séries utilizadas classicamente no atletismo em semana pré-prova, a velocidade utilizada é a pretendida na prova, grau de dificuldade de 0-10 é 8. Alguns exemplos:
  • 5K: 3x 1500m velocidade pretendida na prova, intervalo 1 minuto pode ser caminhando ou parado.
  • 10K: 8x 1km velocidade pretendida na prova, intervalo 1 minuto pode ser caminhando ou parado.

Melhora do desempenho
Aqui temos os de velocidade que auxiliam no ganho de força e os que trabalham a condição anaeróbia importante na troca de ritmo durante as provas.
  • Tiros de 200m: Velocidade 5x maior que a velocidade de 10K. Não fazer em esteira. Não funciona muito bem e há grandes chances de você ser lançado do equipamento. Procure fazer na rua, pista ou parque.
  •  Tiros de 400m: Ótimos para melhora do consumo de oxigênio e melhora da condição anaeróbia, em geral velocidade 1,5x acima da de 10K.

Faltou tempo e vou fazer assim:
Este é a utilização de várias distâncias mas que podem ser no ritmo da prova, ou abaixo dela, simplesmente para economizar tempo e treinar a parte neuromuscular e coordenação. O objetivo é manter a técnica durante o tiro. Exemplos:
  • 10 a 15 X 400m em ritmo de prova com intervalo de 200m caminhando. Não será difícil fazer se mantiver o ritmo igual da velocidade de prova. E é estimulante, pois no último você pode socar a bota!
  • 4 a 8 X 1000m em ritmo abaixo de prova 0.5km/h ou 15 segundos no ritmo/km. No último você pode tentar seu recorde pessoal nos 1000m

Obs.: Extraí estas informações da Revista Go Faster. As sugestões de treino são do Profº Vitor Bertoli Nascimento (CREF 013705-G/P).

Forte abraço e bons treinos!!

21 maio, 2012

CORRIDA PEDRA BRANCA - DepoResultado

Frio e chuva marcaram a prova deste domingo, dia 20 de maio, na cidade de Palhoça/SC. A terceira edição da Corrida Pedra Branca contou com 303 atletas, divididos nas distâncias de 3K, 6K e 12K. O percurso consistia numa volta de 3K pelo bairro cidade pedra branca, lugar com apelo sustentável. 

MINHA Participação - Quando divulgaram o evento, o regulamento previa a participação na categoria revezamento e eu havia feito o convite a uma amiga (Claudia) para fazermos a distância de 12K juntas. Dias depois quando fui efetuar a nossa inscrição, descobri que a prova havia mudado e que seria apenas na categoria individual. Lamentei a mudança e acabei fazendo a minha inscrição na prova 6K.
A largada da prova aconteceu pontualmente às 9 horas. O detalhe é que foi debaixo de muita água. Bem na hora que soou a buzina parece que São Pedro se assustou e largou uma "tromba d'água". Já largamos encharcados. Mas, pelo menos pra mim, sou mais correr debaixo de chuva do que de sol. E se querem uma dica, corram de boné. Eu não saio sem ele. A medida que dou as primeiras passadas percebo que as gotas no rosto incomodam, então boné na cabeça.
Minha estratégia nesta prova foi correr num ritmo leve, assim me posicionei mais atrás. E pela primeira vez, trotei antes de largar. Geralmente, me aqueço enquanto faço o primeiro quilômetro. Como estava chovendo decidi aquecer as pernas antes de largar no frio. Ao longo de todo percurso, consegui manter o pace de 5:40. Mesmo sem intenção de acelerar nas subidas consegui aplicar o treinamento e até passar alguns corredores. Terminei muito bem "fisicamente" a prova, em 34 minutos e na 25ª colocação geral feminino (64 no total).

 
Outro fato atípico é que corri sem música. Fui sem meu mp4, pois não quis arriscar de perder mais um aparelho eletrônico. E como foi diferente correr apenas com som das poças d'água. O legal é que percebi melhor a minha respiração e trabalhei ela durante todo circuito.
Quero fazer um destaque para organização. A SportsDo é show. Gostei desde a confirmação de inscrição, a entrega do kit e o dia da prova. Tinha ponto de hidratação logo no 2Km e gatorade e muitas frutas na linha de chegada. A sinalização foi de quilômetro em quilômetro. Todo corredor ganhou um chip eletrônico descartável. E a medalha é linda. Gostei muito e penso seriamente em fazer um Montain Do. E porque não a Maratona de Revezamento do Beto Carrero - topo participar de octeto.


O resultado oficial da Corrida Pedra Branca já está disponível no site da chip timing e as fotos devem ser divulgadas no sítio da Foco Radical até esta quarta-feira.

18 maio, 2012

Subindo a ladeira

Este final de semana tenho meu último evento antes da prova-teste dos 10K - dentro da Meia Maratona de Floripa. Vou participar da Corrida Pedra Branca - uma corrida rústica de 6K na cidade de Palhoça/SC. O percurso dela prevê subidas e descidas e isso é ótimo, pois preciso melhorar meu desempenho nas subidas (o percurso da meia contempla as subidas das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles). 

Estudando sobre o assunto encontrei a matéria da Runners World sobre treinamento em subidas. O iniciante pode começar os treinos de qualidade, como é chamado, com apenas quatro tiros de um minuto. O intermediário com seis, e "os caras mais experientes" com dez. Fazer exercícios de força agrega melhor resultado. E, segundo os especialistas, é importante para fortalecer a musculatura durante a prática da subida. Inclusive é indicado a musculação por pelo menos quatro semanas antes de começar os treinos em ladeira.Quem não tiver subidas na região de treinamento pode utilizar as esteiras que possuem a função de inclinação. 

Outro fator importante é o velho ditado "tudo que sobe, desce". As descidas não podem ser esquecidas e nem mesmo subestimadas. Montar a estratégia antes é essencial (e não durante). Vale trotar e controlar na descida economizando energia.

Segue abaixo as sugestões de treinos propostas pela revista:

 

Forte abraço e bons treinos!!

16 maio, 2012

Corrida e Caminhada - SESI

No próximo dia 27 de maio, o SESI da Grande Florianópolis realizará a Corrida e Caminhada da Industria.
O evento será na beira-mar de São José, a partir das 08 horas, e contará com um percurso de 5K, disputado nas categorias INDUSTRIÁRIOS e NÃO INDUSTRIÁRIOS.
As inscrições terão o custo respectivamente de R$ 15 e R$ 20, oferecendo:
- Cronometragem com chip eletrônico;
- Camiseta para os 100 primeiros inscritos em cada categoria;
- Medalhas de participação para os 100 primeiros colocados em cada categoria;
- Troféus para 5 primeiros na classificação geral em cada categoria e 3 primeiros por faixa etária (até 30; 31-45 e 46+).

A largada dos adultos será às 10h.

Confira o regulamento da prova aqui

14 maio, 2012

#Playlist: Kaskade Feat. Skylar Grey - Room for Happiness

A segunda-feira começou com friozinho em Floripa. O termômetro está marcando 17 graus lá fora. E nada que uma boa música para aquecer o corpo, e melhor, correndo. Então, apresento para quem ainda não conhece Room for happiness - Kaskade feat Skylar Grey.  Esta versão é mais eletro, mais set corrida. Mas buscando no You tube vocês acham a versão "ligth".

Forte abraço e bons treinos!!

12 maio, 2012

Treino "monitorado"


Ter incentivo da família naquilo que se faz é tudo de bom. E se for no esporte é ainda melhor. Feliz é aquele que tem o apoio dos seus familiares para dar seus treinos de corrida. Neste sábado fiz meu longão. Podia ser um treino comum, mas minha mãe tornou tudo diferente. Sem imaginar tive a feliz surpresa de receber o incentivo extra durante toda corrida. Ao longo dos 13 quilômetros, minha mãe fez um monitoramento de carro ao longo do percurso. Aquelas buzinadinhas e gritos "vamos, vamos..." típicos de mãe-coruja.
Gente, foi o treino mais carinhoso que já fiz. No dia dela, quem ganhou o presente fui eu. Ter pessoas especiais que entendam a nossa ausência realmente não tem preço. A fotinho foi tirada na chegada em casa.

10 maio, 2012

A Corrida é delas


Ontem, aproveitei a temperatura agradável e fui dar um treino à noite. Saí já era passado da casa das oito, quase horário da novela. Queria ter estreado meu manguito, mas ainda não está frio suficiente (Floripa está com famoso "veranico de maio").
Logo, no primeiro quilômetro cruzei com um corredor. Pensei, "esse pessoal tem mesmo disciplina" - principalmente depois de um dia de trabalho. Para minha surpresa, este foi o único corredor que vi. Depois, só passei por mulheres. Isso mesmo. E foram muitas. Tinha de todos os tipos, aquelas que passam trotando, as que passam em dupla, que correm ouvindo música, que disparam (que pace é esse?!!). Aquela que parece sua prima, sua tia e até sua vó. De todas as idades.
Então lembrei do que a Juliana Dias (corredora do blog Correr Vicia) me contou. O número de concluintes na Meia Maratona de Nova Iorque este ano foi superior no feminino do que no masculino. Aliás, nas provas lá fora isso não é mais novidade. Na prova da Disney do ano passado mais de 56% do total de participantes eram mulheres.
Aqui (Brasil), o crescimento das corridas de rua continua acelerado e apresenta expressivo aumento na participação das mulheres. Segundo levantamento do Departamento de Corridas de Rua da Federação Paulista de Atletismo (FPA), nos últimos 5 anos o número de mulheres participantes de eventos do gênero subiu 101,86%, de 69.070 em 2007 para 139.427 em 2011. Os números são divulgados anualmente. 
Seja de maneira amadora ou competindo em provas oficiais, pela saúde, pelos benefícios sociais ou estéticos, o que se sabe é que as mulheres estão correndo. Me desculpem os homens, mas a corrida é delas.

08 maio, 2012

Novo Desafio: Prova 10K


É do perfil de todo ser humano se adaptar ao diferente e criar novos desafios. Quando iniciei a prática da corrida, meu objetivo era correr pelo maior tempo possível. Nos primeiros dias, 10 minutos, depois 15' e assim por diante. A próxima meta foi alcançar uma distância correndo confortavelmente. E escolhi o percurso de 5K. No início corria beirando os 40 minutos, hoje corro em 25'. 

Passada esta fase, me lancei em um novo desafio: aumentar a rodagem por semana e por treino (nos longões). Assim, inclui a prática de musculação para fortalecimento muscular e ainda montei uma planilha com cinco dias de treino de corrida: divididos em treinos fartlek, de tiros e longão. Comecei este trabalho em janeiro e já percebo melhora no ritmo e resistência. Meus longos eram de 7K e hoje já passam de 12K.

Este final de semana me lancei num novo desafio. Me inscrevi na Meia Maratona de Floripa, na distância 10K. (Ano passado, me inscrevi na de 5K).Considero a consistência no treino o alicerce para fazer esta prova confortavelmente. Não espero grandes resultados, apenas poder concluir bem. A prova será no dia 17 de junho, tenho algumas semanas pela frente para me preparar bem. Agora é treino!!

05 maio, 2012

Dia Internacional de Corrida Descalça



A Barefoot Runners Society (Sociedade dos Corredores Descalços) promove nesse domingo (6), pela segunda vez, o Dia Internacional da Corrida Descalça.  Para participar, basta reunir pessoas que correm descalças ou com tênis minimalista em qualquer lugar ou prova. O evento está confirmado nas cidades de Belo Horizonte (Marco Zero da Pampulha) e Curitiba (em frente ao Museu do Automóvel do Parque Barigui), a partir das 8h.

Se houver a presença de pelo menos um atleta iniciante na prática de correr descalço, acontecerá uma clínica com parte teórica e bate-papo com corredores descalços mais experientes. A seguir, todos os participantes, calçados e descalços, serão convidados para um treino. Cada um percorrerá a distância possível de acordo com o nível de preparação. Não é preciso fazer inscrição para participar.

Acesse o site oficial e saiba mais: http://www.thebarefootrunners.org/


Tenho o hábito de correr descalça na praia. Domingo, o treino não vai ser diferente.


Fica a dica!

04 maio, 2012

Maratona de Revezamento Beto Carrero






As inscrições para Maratona de Revezamento Beto Carrero já estão abertas e vão até dia 19 de julho de 2012. O limite é de 500 equipes. A largada será às 17h45 do dia 4 de agosto de 2012 no Kartódromo Internacional Beto Carrero, na cidade de Penha/SC.


Haverá categoria octeto, quarteto e dupla. Toda equipe inscrita necessariamente terá de completar oito voltas no circuito, sendo cada uma delas de 5250 metros A entrega dos kits ocorre no próprio parque, no dia da corrida, das 8h às 15h.

A prova é organizada pela Sports Do e, como tradição, o kit do atleta vem com vários atrativos. O kit é composto por número de peito, camiseta Adidas, boné, toalha e ingresso para o parque. Todas as equipes que completarem os 42 km terão direito ainda a  um medalhão de participação para cada atleta e a uma mesa de frutas na chegada.

Valores limitados até 500 equipes:

R$ 120,00 por pessoa até 20/06 (incluso inscrição para prova e ingresso para o parque)
R$ 130,00 por pessoa de 21/06 até 09/07 (incluso inscrição para prova e ingresso para o parque)
R$ 140,00 por pessoa de 10/07 até 19/07 (incluso inscrição para prova e ingresso para o parque)

Obs: A largada e chegada serão no Kartódromo Internacional Beto Carrero World, por isso não será obrigatório o uso do passaporte, será de sua escolha utilizá-lo ou presentear um amigo (o passaporte será válido para o mês de agosto/12).

Ingressos para acompanhantes (adquiridos antecipadamente com a organização do evento - R$ 60,00
acima de 5 ingressos R$ 55,00)

Mais informações no site http://www.maratonabetocarrero.com.br/

03 maio, 2012

A Corrida e seus resultados



Não tem muito tempo que eu comecei a correr. Na verdade, vai fazer três anos em junho. Mas ontem eu peguei aquela caixinha onde guardo os números de peito, os alfinetes, fotos e planilha com os resultados de provas e fiz uma viagem no tempo. Literalmente.

Lendo as listas dos resultados, tive a feliz surpresa de encontrar nomes de rostinhos conhecidos. Para citar, descobri que a Juliana Dias (Correr Vicia) fez a prova da Unimed /Viva pra valer há dois comigo e que chegamos praticamente juntas. E o mais bacana foi comprovar a evolução nos tempos de lá para cá. Essa sensação mesmo é indescritível. 

E pensar que comecei correndo 5k em 39 minutos. São 14 minutos de diferença do meu atual recorde pessoal mundial na distãncia. Afinal conquistei meu tempo de 25:05 no final de 2011. A consistência no treino é maior responsável por isso. Nessa hora a gente vê que vale a pena correr na areia, em subida e fazer treinos de tiros.

Outra mudança significativa foi no físico. Gente, eu posso dizer: correr emagrece. Isso é fato comprovado. Poucos sabem que já pesei 85kg e a corrida foi uma aliada e tanto nesta transformação. As fotos de 2009 são aquelas que a gente guarda no fundo da caixa. rs. Mas, não joga fora, - afinal é bacana ver a mudança.

Acredito que todo mundo tenha uma história parecida, pois todos somos corredores e amantes deste esporte. Se quiser, compartilhe nesse espaço a sua.

Forte abraço e bons treinos!!

02 maio, 2012

Identidade visual


Até a próxima sexta-feira, dia 04 de maio, devo mudar meu domínio do bloguinho para correndodebemcomavida.blogspot.com . Quando comecei a escrever o blog, eu não sabia que alcançaria a proporção de visualização que ele atingiu. Uma "brincadeira" de escrever assuntos relacionados a corrida se transformou num vício. Me rendeu amigos e trocas de experiências com aqueles que fazem o grupo Corredores. 
Hoje ultrapassei os 10 mil acessos e pela estatística do site percebi que muita gente anda escrevendo "Correndo de bem com a vida" no google como forma de achar mais fácil o site. Assim decidi pela mudança no nome.
Peço aos amigos que me adicionaram em seus respectivos blogs, que façam esta atualização para que possamos continuar nos correspondendo. Desculpe qualquer tipo de transtorno.

Forte abraço e bons treinos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...