31 agosto, 2012

BlogDay - É big é big é big!!!

FELIZ DIA DO BLOG

Parabéns a todos os blogueiros de plantão. Hoje é a data internacional dedicada aos blogueiros. O BlogDay foi criado para que os bloggers tivessem um dia específico ao conhecimento de novos blogs, de outros países ou áreas de interesse. A ideia central é a indicação de novos blogs aos seus amigos visitantes. Por isso decidi indicar pelo menos um blog que visito com frequencia e não é relacionado com a corrida: o do ilustrador Renato Alarcão (Alarcrônicas).

Agradeço a participação de todos vocês no bloguinho Correndo de bem com a vida e dedico este post aos amigos blogueiros e aqueles que tem por hábito navegar nos inúmeros blogs da rede.

Vida longa aos blogs!

28 agosto, 2012

E você, correria com febre?

Correr é bom, mas doente não. Ontem acordei mal e só depois de algumas horas é que percebi que estava ardendo em febre. O termômetro marcava 38,5ºC. Pela minha planilha era day-off, o que me tranquilizou. Mas mesmo se fosse dia de corrida, confesso que exitaria em sair para correr. E você, treinaria mesmo assim?

Tem um texto ótimo do Danilo Balu, que foi publicado faz tempo pelo colunista Rodolfo Lucenha, no site da Folha de São Paulo.

Você já se sentiu culpado por ter deixado de treinar por causa de uma gripe ou febre? Ou já se perguntou se pode ou não treinar quando um resfriado parece não deixá-lo 100% para um esforço maior?
Nosso organismo não é uma ciência exata. A programação da nossa rotina física, por mais detalhada que seja, não afasta por completo esse imprevisto que é ser acometido de pequenos distúrbios respiratórios _ainda mais no clima que vivemos. E, quando eles vêm, para minimizar as perdas, como devemos agir?
A coisa é bem mais simples do que parece!
No caso de febre, por mais leve que ela seja, a recomendação unânime é a que, por ser um problema que exige mais tempo de recuperação e por acarretar um desconforto maior, deveríamos deixar de lado o treino (seja forte, fraco ou competição). A regra é descansar e ir tomar o medicamento receitado pelo médico. Uma atividade só agravaria o problema e te afastaria por mais tempo ainda.
Para gripes e resfriados, funciona muito bem uma pequena regra. Se os sintomas só se fazem sentir acima do pescoço (coriza, nariz entupido, rouquidão...), você pode optar por uma atividade fazendo de seu treino uma atividade mais leve. Caso os sintomas apareçam também abaixo do pescoço (dores, peito "chiando", cansaço...), a recomendação é a de não realizar atividade alguma!
O importante é saber que isso geralmente ocorre quando há uma queda em nosso sistema imunológico. Se você decidir correr, faça-o com menor intensidade! No caso da febre, correr implica uma maior carga em um sistema já debilitado. Você reduz as condições para uma boa recuperação se submete o sistema a um estresse maior.
Se no dia você teria uma competição, por mais doloroso que isso seja, o melhor é abrir mão. Uma pena, mas acontece. Dando condições ao seu corpo de se recuperar, você poderá correr muitas outras vezes. E melhor."

Danilo Balu é Bacharel em Esporte e corredor há mais de 20 anos. Trabalha com Marketing Esportivo. A corrida é terapia, é lazer, trabalho, hobby e objeto de estudo e leitura. Possui a coluna Blog Recorrido, na revista Contra Relógio.

24 agosto, 2012

Correr faz bem, ainda mais entre amigos!

Quando comecei a correr tive a companhia de uma amiga durante os treinos, chegamos até a fazer uma prova juntas. No entanto, alguns meses depois, mudei de academia, ela engravidou e acabou largando a corrida. Mesmo assim, eu permaneci firme no esporte. E, esta semana, passado alguns anos, recebi o convite de uma outra amiga para correr. Achei muito simpático da parte dela. Marcamos um treino juntas à beira-mar pra este fim-de-semana. Será uma nova experiência, mas com certeza com garantia de alegria e muita risada.
Praticar um esporte em companhia é ótimo para a motivação. Facilita os corredores a seguirem firmes e com foco na corrida, além de evitarem o desânimo. Só vale ter um cuidado: a dupla deve ter o mesmo ritmo de treino. Correr com alguém que esteja em um nível mais alto que o seu pode dificultar a prática da corrida, além do perigo de forçar demais e acabar quebrando durante os treinamentos. Mas, sem dúvida, correr faz bem, ainda mais entre amigos.

Um abraço e boas corridas!!

***

Gente, voltei pra contar como foi o treino deste sábado.  Claudinha e eu saímos pouco depois das 16 horas de casa. O clima estava muito agradável (17 graus) com um vento fraco. Decidimos caminhar primeiro para aquecer e então seguir na corrida. Corremos 7k em ritmo moderado. Fui puxando e conversando. Nem sentimos a distância (o que não faz um bom papo). Gostei demais do treino e já estamos marcando uma nova data. Se tudo der certo, será um "Treino Luluzinha" por semana. Uma delícia!!!


22 agosto, 2012

Parceria


É com muita alegria que compartilho de uma novidade. O Blog Correndo de bem com a vida está entrando numa fase nova. Talvez algum de vocês já tenha até percebido a logo da revista ali ao lado. É que fechei uma parceria com a Iguana Sports, empresa representante da Revista W Run. Esta parceria me deixa muito feliz e me enche de incentivo para continuar postando sobre o mundo corrida. E, em breve, vou receber alguns brindes para sortear entre os seguidores do blog. Fiquem ligados!

Forte abraço e bons treinos!!

21 agosto, 2012

O primeiro passo

"Dá gosto ver tanta gente se exercitando". Foi esta frase que ficou martelando na minha cabeça, assim que cheguei do treino de ontem. A avenida estava repleta de esportistas: corredores, caminhantes, ciclistas e skatistas. Confesso que deu trabalho desviar de tanta gente que tinha, mas foi gostoso sentir aquela vibe.
Entre os corredores, percebi vários tipos: aqueles que tem assessoria esportiva, os que correm em grupo, os que cantam enquanto correm, triatletas, iniciantes e tantos outros. Queria destacar os Iniciantes. Talvez tenha sido o calor atípico que vem fazendo em pleno mês de agosto. Mas muita gente tem se motivado a dar seus primeiros passos na corrida.

Dar início a qualquer tipo de atividade nem sempre é uma tarefa fácil. Novos corredores muitas vezes tentam correr por longas distâncias ou rápido demais. Principalmente quando se juntam a um grupo de corrida e sentem que devem manter o mesmo ritmo dos corredores mais experientes. O risco de lesão ou ficar doente é grande. 
Achei uma matéria bem bacana da Revista W Run que fala sobre o assunto e decidi listar os (...)

Quatro passos para começar a correr

1º Passo - Consulte um especialista
Antes de iniciar uma atividade física como corrida procure seu médico e faça uma avaliação. É extremamente importante procurar um médico para ele poder lhe avaliar e garantir que você está apto para correr sem ter problemas de saúde. A atividade física tem que vir para melhorar sua saúde, e é o médico quem poderá lhe garantir isso.

2º Passo - Use roupas apropriadas
Para correr basta ter um tênis e um calção, no entanto existem itens do vestuário próprios para corrida. Material dry fit (não absorve o suor) e ainda tênis com maior amortecimento.  Não precisa ser nenhum tênis de R$ 600, lançamento da marca xis. Hoje, com R$ 150 você compra um super bom.

3º Passo -  Siga uma planilha de acordo com seu estágio atual
Não adianta querer fazer igual ao seu amigo corredor, o início precisa e deve ter caminhada. Mesmo que você estiver em forma, o ideal é apenas caminhar durante as duas primeiras semanas. Embora possa parecer chato, se você não fizer isso terá grandes chances de adquirir uma lesão no terceiro mês de treinamento. Após este passo, alterne corrida com caminhada. E aos poucos inclua maior rodagem na planilha.

4º Passo -Assista a uma prova
Antes mesmo de se inscrever num evento de corrida de rua, vá até lá e sinta o clima entre a organização e os corredores. A motivação vai ser um gás extra para te manter nos treinos. E quando se sentir confiante, inscreva-se numa rústica.

Sua primeira planilha

A planilha abaixo foi retirada do site da PodCorrer contendo nove semanas de treinamento. Anime-se e saia correndo.
Semana Treino 1 Treino 2 Treino 3
1 Aquecimento: caminhada de 5 minutos. Alterne 60 segundos de corrida e 90 segundos de caminhada, até totalizar 20 minutos. Aquecimento: caminhada de 5 minutos. Alterne 60 segundos de corrida e 90 segundos de caminhada, até totalizar 20 minutos. Aquecimento: caminhada de 5 minutos. Alterne 60 segundos de corrida e 90 segundos de caminhada, até totalizar 20 minutos.
2 Aquecimento: caminhada de 5 minutos. Alterne 90 segundos de corrida e 2 minutos de caminhada, até totalizar 20 minutos. Aquecimento: caminhada de 5 minutos. Alterne 90 segundos de corrida e 2 minutos de caminhada, até totalizar 20 minutos. Aquecimento: caminhada de 5 minutos. Alterne 90 segundos de corrida e 2 minutos de caminhada, até totalizar 20 minutos.
3 Aquecimento: caminhada de 5 minutos. Depois faça 2 repetições do ciclo abaixo:
  • corrida por 90 segundos
  • caminhada por 90 segundos
  • corrida por 3 minutos
  • caminhada por 3 minutos
Aquecimento: caminhada de 5 minutos. Depois faça 2 repetições do ciclo abaixo:
  • corrida por 90 segundos
  • caminhada por 90 segundos
  • corrida por 3 minutos
  • caminhada por 3 minutos
Aquecimento: caminhada de 5 minutos. Depois faça 2 repetições do ciclo abaixo:
  • corrida por 90 segundos
  • caminhada por 90 segundos
  • corrida por 3 minutos
  • caminhada por 3 minutos
4 Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois:
  • corrida por 3 minutos
  • caminhada por 90 segundos
  • corrida por 5 minutos
  • caminhada por 2 minutos e 30 segundos
  • corrida por 3 minutos
  • caminhada por 90 segundos
  • corrida por 5 minutos
Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois:
  • corrida por 3 minutos
  • caminhada por 90 segundos
  • corrida por 5 minutos
  • caminhada por 2 minutos e 30 segundos
  • corrida por 3 minutos
  • caminhada por 90 segundos
  • corrida por 5 minutos
Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois:
  • corrida por 3 minutos
  • caminhada por 90 segundos
  • corrida por 5 minutos
  • caminhada por 2 minutos e 30 segundos
  • corrida por 3 minutos
  • caminhada por 90 segundos
  • corrida por 5 minutos
5 Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois:
  • corrida por 5 minutos
  • caminhada por 3 minutos
  • corrida por 5 minutos
  • caminhada por 3 minutos
  • corrida por 5 minutos
Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois:
  • corrida por 8 minutos
  • caminhada por 5 minutos
  • corrida por 8 minutos
Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois corra por 20 minutos sem caminhar.
6 Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois:
  • corrida por 5 minutos
  • caminhada por 3 minutos
  • corrida por 8 minutos
  • caminhada por 3 minutos
  • corrida por 5 minutos
Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois:
  • corrida por 10 minutos
  • caminhada por 3 minutos
  • corrida por 10 minutos
Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois corra por 25 minutos sem caminhar.
7 Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois corrida por 25 minutos sem caminhar. Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois corrida por 25 minutos sem caminhar. Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois corrida por 25 minutos sem caminhar.
8 Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois corrida por 28 minutos sem caminhar. Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois corrida por 28 minutos sem caminhar. Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois corrida por 28 minutos sem caminhar.
9 Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois corrida por 30 minutos. Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois corrida por 30 minutos. O último treino! PARABÉNS! Aquecimento de 5 minutos caminhando e depois corrida por 30 minutos. A esta altura você já deve estar correndo 5 Km sem parar!!

16 agosto, 2012

Split negativo


Estou na segunda semana da minha nova planilha. Depois de ter definido minha nova meta na corrida, não furei nenhum treino e, quando consigo, até puxo um pouquinho mais. Ontem tive um treino fantástico. Consegui fazer um split negativo ou corrida progressiva (expressão usada no atletismo, para definir que a segunda metade de uma corrida de pista ou rua, foi mais rápida do que a primeira). Fiz 2 km de trote para aquecer, mais quatro tiros de 800 metros - a cada um deles o tempo ficou mais decrescente. Acho que estava muito na pilha para correr! Fiquei tão feliz com resultado do treino de tiro, que nem senti passar os dois últimos quilômetros até chegar em casa.

A corrida progressiva tem por definição a aceleração constante. Esse tipo de treino começa em velocidade confortável e vai ficando gradualmente mais rápido até o final. Essa aceleração dá ao corpo a oportunidade de se aquecer, ajuda a desenvolver a percepção de ritmo e treina o corredor a manter a velocidade constante, mesmo que esteja um pouco cansado.A Revista Runners publicou uma matéria específica sobre o tema.
Numa passagem do texto, ela menciona que um benefício da corrida progressiva é que ela aumenta a quantidade de quilômetros percorridos em ritmo rápido, sem provocar a mesma fadiga de um treino de velocidade completo. "Se no final de duas de suas corridas leves habituais você correr por 10 minutos, em ritmo de 10 km, por exemplo, terá acrescentado 20 minutos de tempo run à sua semana. Com o tempo, esse treino de qualidade adicional vai fortalecê-lo". Pra ler a reportagem na íntegra, clique aqui

Abraço e boas corridas!!

15 agosto, 2012

Corrida Pela Paz No Drogas #EuVou


A CORRIDA E CAMINHADA PELA PAZ será realizada no dia 23 de Setembro de 2012. A largada de 5 km e 10 km está prevista para às 08h30, e a dos Caminhantes de 4 km para às 08h45, ambos na Av. Beira Mar Norte - em frente ao Trapiche, em Florianópolis.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas diretamente na Brasil Ink (Rua Francisco Tolentino n. 650- Centro – Florianópolis) ou através do site da Foco Radical. As inscrições serão pagas através de cartão de crédito ou boleto – valor de R$ 20 + 1kg de alimento não perecível, entregues no dia da retirada do kit (sacola, numeral de peito, Camiseta em poliamida e Chip de Cronometragem descartável). O local da retirada do kit ainda não foi definido.

O projeto “CORRIDA PELA PAZ”, elaborado pela ONG - NO DROGAS, este ano traz como tema: “Correndo com Energia pela Vida”, é um desdobramento de um programa maior denominado “Conscientização pela Paz”, que vem sendo realizado em Florianópolis desde 2008. Em 2011, com o apoio de várias entidades e empresas nacionais e internacionais, recebeu mais de 2 mil participantes realizando assim um maravilhoso evento. Tendo como objetivo reunir pessoas para confraternizarem e incentivar a prática do esporte, substituir a violência por uma cultura de paz aliada a uma vida sem drogas, promovendo espaços para reflexão e formação de ações voltadas para a temática da cultura da paz.

Vale conferir!!

13 agosto, 2012

Na companhia das Baleias

Santa Catarina também é conhecida pelo turismo de observação de baleias, especialmente no litoral sul do Estado. No entanto, neste final de semana, a mãe e um filhote de Baleia Franca puderam ser avistadas na praia do Morro das Pedras, no sul da ilha de Florianópolis. Ao todo, 103 baleias foram observadas neste dois dias em todo litoral catarinense.

Para minha felicidade, foi exatamente o percurso que escolhi para fazer meu longão deste sábado. Não foi a primeira vez que estive bem de pertinho delas, mas a sensação é como se você visse sempre pela primeira vez. Quanta alegria! Foi nesse clima que segui com as minhas passadas. Não preciso nem dizer como foi incrível o treino do final de semana. Inspirador.

12 agosto, 2012

Mudança de foco

Talvez tenha me influenciado assistindo as provas de atletismo nos Jogos Olímpicos de Londres. Vendo que provas de 100 metros podem brilhar mais do que uma maratona. Talvez. Mas a verdade é que ter um objetivo na corrida sempre me fez correr mais e melhor

Passada a conquista dos meus 10k, eu me senti meio perdida. Não sabia se estabelecia a meta de correr a distância sub50 ou se me lançava no sonho de ser meia maratonista. Sabia que tanto para um quanto para outro eu teria que dar tempo ao tempo. Treinar muito. No entanto, percebi que assumindo como objetivo qualquer uma dessas opções eu perderia o encanto pelo mundo das corridas. Não me sentiria competitiva. Pelo menos para mim, quanto mais participo de provas, mais competitiva me torno. Gosto de ver a evolução dos meus tempos, colher resultados. Então me dei conta que a dedicação para uma prova menor me consumiria menos ausência em casa e me traria a felicidade tão desejada.

Me lanço oficialmente em um novo desafio. Deposito minhas fichas nas provas de 5k. Meu foco é ficar fera nesta distância (ser sub25). Já estou com a planilha nova na mão. Garanti que tivesse muitos treinos “no pain, no gain”. Tem tudo pra dar certo.   
Ah! Fica um registro; vou manter meu longões de 16k nos sábados e vou continuar participando de provas de 6k, 7k, 8k ou 10k e revezamentos. Aceito convites. Mas a menina dos olhos será sempre as rústicas de 5k.

Descanso

Neste domingo tirei o dia para relaxar dos treinos e curtir a família. Afinal é Dia dos Pais e estar em família é tudo de bom!!  A foto é do roteiro de turismo pelo sul da ilha de Florianópolis. Vale o passeio!


10 agosto, 2012

Minha participação no Blog do Luizz


Tive o prazer de ser convidada para fazer uma participação no blog de Corridas do Luizz. O Luiz é corredor da cidade de Curitiba (PR), praticamente um vizinho. E assim como muitos de nós, ele também faz seus registros do mundo corrida num blog. Quem tiver um tempinho, corre lá para ver a entrevista e conhecer mais deste amigo.


Um abraço e bons treinos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...