31 outubro, 2012

Exercícios de aquecimento


Até pouco tempo atrás eu me aquecia somente durante a corrida. Fazia um trote e ia gradativamente aumentando a intensidade e quando percebia já estava no meio do treino ou mesmo no final de uma prova. Sempre achei normal correr os primeiros 1 a 2 quilômetros como aquecimento. Não era por falta de informação, era uma questão de opção mesmo.


Nas últimas semanas, depois que comecei o projeto verão 2013 (onde faço caminhadas ou treinos de bike todos os dias, além da planilha de corrida, visando a perda de peso) observei a importância de estar aquecida. Seja numa caminhada, num treino de bike ou de corrida, todos devem aquecer especialmente se tiver acabado de acordar, se estiver frio ou se você estiver sentindo alguma dor pelo corpo. 

Como tenho acordado cedo, meu corpo ainda está sob o efeito do colchão e acaba não respondendos os estímulos tão automaticamente, como num treino noturno. Assim preciso caminhar por pelo menos 15 a 20 minutos para aquecer e não sentir a tal canelite.
Só que não basta apenas pensar no tempo de aquecimento adequado, também é preciso combinar o nível de preparo ao nível de esforço que se pretende realizar. O tempo do aquecimento é inversalmente proporcional a quilometragem programada em prova ou treino. Ou seja, uma corrida curta merece mais atenção no aquecimento do que uma maratona. Veja no quadro abaixo (publicado na Revista Runners World) o tempo ideal para cada tipo de treino:


 
Lembrando, que o esforço feito para aquecer não deve ser extenuante a ponto de deixar você esgotado antes mesmo de chegar à linha de partida. Veja a seguir algumas dicas tiradas da revista de como se preparar para todo tipo de corrida.

Corridas diárias
Exercícios de aquecimento: Ande um ou dois quarteirões para relaxar os músculos e as articulações. "Quando você realmente começar a correr, faça isso lenta e gradativamente, até chegar ao seu ritmo de corrida leve habitual", aconselha Ann Alyanak, treinadora na University of Dayton. "Geralmente, é preciso percorrer aproximadamente 1 quilômetro para aquecer, mas pode ser preciso percorrer uma distância maior se você estiver cansado ou sentindo dor".

Treino de velocidade
Exercícios de aquecimento: Ande durante dois minutos e, em seguida, faça trote por 15 a 20 minutos, em ritmo no qual você conseguiria manter uma conversa, para aumentar a frequência cardíaca. Relaxe os músculos e, depois, coloque-os para trabalhar com cinco a dez minutos de alongamento dinâmico e séries de exercícios como avanço, pular corda e corrida com elevação dos joelhos. Em seguida, corra 800 metros em nível de esforço moderado (um pouco mais lento que seu ritmo de corrida de 10 km) e faça dois a quatro tiros de corrida de 100 metros. Corredores iniciantes ou os que não dispõem de muito tempo podem eliminar as séries de exercícios e a corrida de 800 metros.

Treino em esteira
Exercícios de aquecimento: Comece treinando em uma bicicleta ergométrica por 10 minutos. Faça algumas séries de um minuto, em maior nível de dificuldade, até completar 15 minutos. Em seguida, faça exercício em esteira, aumentando a velocidade até alcançar seu ritmo de corrida regular. Se você estiver fazendo um treino intervalado ou de repetição em subida, corra em ritmo regular por mais cinco a dez minutos antes de iniciar a parte difícil do treino.

No dia da competição
Exercícios de aquecimento: Faça o aquecimento adequado para a distância que você correrá. Comece com um trote leve, faça exercícios de alongamento e, em seguida, alguns tiros de corrida de 100 metros, aumentando a velocidade gradativamente, até chegar ao ritmo de competição.

Forte abraço e bons treinos!!

29 outubro, 2012

Treino inusitado



Seja na academia ou seja na rua, quando se fala em corrida, todo corredor tem uma história pra contar. É difícil quem não se lembre de algo inusitado que tenha acontecido durante um treino ou uma prova de corrida de rua. Afinal, quem não lembra da história envolvendo o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima nos Jogos Olímpicos de 2004, quando, após liderar a maratona até cerca do 36km, foi atacado e derrubado por um fanático religioso irlandês??!

Particularmente, eu não fui atacada por nenhum irlandês, mas já fui vítima sim de muuuito cachorro enquanto dava meus trotes por aí. Até já fiz um post aqui contando. No último sábado, saí pra fazer meu treino de ritmo numa boa. Pensei até em não forçar muito pois já tinha programado para domingo uma corrida na areia da praia. Só que no percurso de volta, percebi que uma garota estava em apuros com carro quebrado. Não tinha quase ninguém na rua. Me sensibilizei (rs). Lá fui eu empurrar o carro. Custou um pouquinho, mas enfim pegou (quem nunca teve um Uno velho?! kkk)

Gente, imagina a cena e ria comigo. A história não é comprida, mas o causo é que me fez refletir de que quem corre na rua é propenso a ter histórias destas o tempo todo. Ficamos expostos a tudo e todos (que perigo, kkk). Agora, falando sério (ou nem tanto), já aconteceu algo inusitado assim com você??

Forte abraço e bons treinos!!

25 outubro, 2012

De cara nova


Quem entrou no blog hoje já deve ter visto a novidade. O bloguinho está de cara nova. Ganhou uma imagem. Quando comecei a escrever, não imaginava onde a rede social podia me levar. Foi através deste canal que conheci outros corredores, visitei lugares novos e aprendi sobre o mundo corrida. Nada mais justo do que melhorar o blog na proporção de carinho e atenção que tenho de tantos leitores.

Levou alguns meses até eu definir como seria a identidade visual do Correndo de Bem com a Vida. Criar uma imagem de identificação não é uma tarefa fácil e nem deve ser feita às pressas. O blog é feito por mim, mas é de todos vocês. Afinal, somos todos do time que corre de bem com a vida e transpira alegria e emoção naquilo que faz.

A escolha da flor de ameixeira é bem simples. Como suas flores desabrocham em ramos nus ou de aparência morta, a ameixa simboliza a "vitória sobre situações difíceis". Por essa razão era preferida para os mon dos samurais. Ela também pode denotar a "primavera" e "boa sorte". Isso tudo na cultura japonesa. Além disso, a flor de ameixeira pode referir-se ao deificado Kitano Tenjin, um reverenciado protetor xintoísta das artes.

Todo trabalho de criação e design foi desenvolvido pela Carla Conceição (conheça um pouco mais sobre a designer gráfico em seu portfólio). Nem preciso dizer quanto estou contente com resultado. E vocês, me digam o que acharam também.

Forte abraço e bons treinos!!!


22 outubro, 2012

A barrinha certa para o seu treino


Com meu projeto verão 2013, acabei mudando minha alimentação. Estou tendo o cuidado de não comer doces (principalmente a noite), nem frituras e refrigerantes. Nesta atual fase de manter o equilíbrio entre os carboidratos e proteínas, acabei descobrindo os prazeres das barrinhas de frutas. Sei de muita gente que torce o nariz quando fala-se em barrinhas. Tem uma ideia pré formada de que o produto é meio sem graça, não satisfaz e até parece sem gosto. Se você compartilha dessa opinião, posso te dizer que não é bem assim. Existem sim produtos bem atrativos ao paladar e são excelentes fontes de energia antes do treino. Até mês passado, eu só conhecia a barra Supino de banana e ameixa, que eu acho uma delícia (a melhor da linha supino). Mas, indo nas seções de naturais do supermercado achei as barras de frutas da nutrimental. 
Gente, não é propaganda não, é que simplesmente achei o lanche ideal para as tardes no trabalho. Indico a barrinha de coco Nutry.  Ela é feita de cereais integrais e tem uma fina cobertura de chocolate (79 calorias). As barras de frutas ainda podem ser encontradas dos sabores: Castanha-do-pará com Cupuaçu, Ameixa Light, Banana Light, e Laranja Light.
Uma outra sugestão de lanche entre as refeições é a barra de cereal da Nestlé. Eu sou fã daquelas sem chocolates e prefiro as cítricas. Minha dica é a de laranja ou frutas tropicais (esta última tem apenas 62cal).
O legal é que fácil de carregar na bolsa e você pode comer em qualquer lugar. O único problema é saber escolher qual barrinha ideal para cada momento, ou seja, qual comer antes, durante ou após o exercício. Foi então que lembrei de uma matéria bem legal da Runners (http://runnersworld.abril.com.br/materias/barrinhas/), onde cita cada tipo de produto, quando comer e quais cuidados devemos ter ao ingerí-la. Confere aí abaixo:
De fruta
Fabricadas à base de frutas secas e compactadas. A mais conhecida é a bananinha.

Vantagens: ajudam a atingir a meta de ingestão diária de frutas (cinco porções). De acordo com o American Institute for Cancer Research, essa quantidade contempla vitaminas necessárias ao corpo e reduz em até 32% a incidência de câncer.


Ideal para... abastecer antes de treinos leves, de menos de uma hora.


Alerta: Muitas têm adição de açúcar e chocolate, portanto, fique atento ao rótulo. "Quem está cuidando do peso deve preferir as naturais", afirma Suzana.

Algumas opções salada de Frutas Levittá (58 kcal), Supino light Banana e Fibras (59 kcal) e Nutry light Ameixa com Banana (71 kcal).

De cereais

Feitas à base de mix de cereais, como aveia, linhaça e flocos de arroz.

Vantagens: costumam ter a quantidade ideal de calorias e carboidratos para treinos de até uma hora. Algumas possuem alto teor de fibras, que ajudam na sensação de saciedade.


Ideal para... combustível suficiente para corridas de até 1 hora.


Alerta: algumas pessoas têm desconforto gástrico ao consumir barrinhas antes do treino (pelo teor de fibras). Faça o teste e veja como seu organismo reage.

Algumas opções Neston light banana com chocolate (83 kcal), Nature Valley Granola, Amêndoas e Uvas-passas ( 91 kcal) e Trio Light Castanha e Avelã com chocolate (100 kcal).

Proteicas

Trazem grande concentração de proteína na composição, além de carboidrato. "Algumas apresentam quantidades consideráveis de chocolate e gordura para disfarçar o gosto residual de proteína", explica Suzana.

Vantagens: sua composição é tão completa quanto um lanche. A quantidade de proteína equivale a um ovo cozido ou meio bife pequeno e a de carboidrato é muitas vezes até maior que a das barras de cereais. Promove a recuperação muscular pós-treino.


Ideal para... corredores que treinam pesado por mais de duas horas e precisam repor nutrientes essenciais (como proteínas) para reparar as fibras musculares. O ideal é ingerir a barra até uma hora após a corrida.


Alerta: se preferir consumir a barra antes da corrida, faça isso duas horas antes. Como a proteína é um nutriente de digestão lenta, você pode ter algum desconforto. Se você treina pesado, não substitua refeições inteiras pela barrinha: ela não contém nutrientes essenciais para você, como ferro e zinco.

Algumas opções Protein Bar AGE Outside NutriLatina (190 kcal), Cream Crunch Bar Pró Premium-Line (220 kcal) e Myoplex Carb Sense (260 kcal).

Energéticas

Possuem altas concentrações de carboidrato e também boas doses de proteína, açúcar e gordura.

Vantagens: é uma injeção de carboidrato na veia. Garantia de que o organismo não vá buscar a glicose dos músculos.


Ideal para... maratonistas ou atletas de alta performance, que precisam de suporte para atingir a quantidade de calorias e nutrientes ingeridos diariamente e que geralmente consomem antes de treinos e provas.


Alerta: são verdadeiras bombas calóricas provenientes basicamente de carboidrato. Se não estiver treinando intensamente, passe longe.

Algumas opções Mega Gym PowerFit Energy Bar Nutrilatina (150 kcal) e PowerBar Performance (240 kcal)

19 outubro, 2012

Off, temporariamente.


"Nem sempre podemos fazer o que queremos". Esta frase martelou minha cabeça todos os dias esta semana. E como a cabeça doeu... Estou sem treinar desde domingo. E não fiquei apenas sem correr, mas também distante do blog e das redes sociais. Senti falta de visitar o blog dos amigos e compartilhar de alegrias e treinos incríveis. O motivo é bem simples: o trabalho.
Estou num momento em que tenho que priorizar as tarefas administrativas, os relatórios, prazos, enfim, vou ter que me ajustar no tempo para me encontrar com frequência aqui com vocês. A boa notícia é que amanhã é sábado e já passam das 18h, então oficialmente estou livre pra correr. E, como boa manezinha (da ilha), vou para praia hoje mesmo e quero calçar logo o meu tênis.
Espero ter novas histórias pra contar e visitar o cantinho de todos em breve. Enquanto isso, uma foto para inspirar o treino de todos neste final de semana. Esta é do percurso da Volta a Ilha de Floripa.



Forte abraço e bons treinos!!

17 outubro, 2012

Resultado Sorteio

Oi, gente!!

Saiu o resultado da promoção da Inscrição Free para etapa Rio de Janeiro do Circuito Vênus. Quero agradecer a Iguana Sports por ter proporcionado esta promoção aqui no blog. Por ser uma prova exclusiva para o público feminino e ser na capital carioca, tivemos participantes no sorteio apenas desta cidade. Ficou assim a distribuição dos números da sorte:



E grande ganhadora foi a .... DRICA!!
Vejam no random abaixo:














Drica, vou enviar um email a Letícia (Iguana Sports) com cópia para ti com seus dados.

Parabéns!!

13 outubro, 2012

E você, já alcançou a sua meta?


É bem comum, todo dia 31 de dezembro, diante dos fogos de artifício, mentalizarmos o que pretendemos para o próximo ano. Seja melhorar a marca numa distância, perder uns quilinhos ou  aumento de quilometragem. Chegado o mês de outubro é hora de parar e ver se chegamos um pouco mais perto dos nossos objetivos. O último trimestre do ano é como uma prorrogação para alcançar a meta e nos sentirmos vitoriosos.
Ana Gabi e eu 

Este papo nasceu de uma pergunta simples da minha sobrinha enquanto nos preparávamos para o treino de ontem: "E aí Tia Lê, conseguiu definir a coxa?". Olhei pra ela meio sem entender e então me dei conta que esta foi a meta que estipulei pra mim. Como o dia a dia é que faz o corredor e o resultado é um fator automático da persistência e qualidade dos treinos, respirei aliviada. Eu "perdi" 1,5cm de coxa. Mas preciso admitir que estou longe do que estipulei para cadência nos treinos de musculação.

No entanto, nem tudo está perdido. É hora de focar nos objetivos. Tenho três meses para intensificar o fortalecimento muscular. Com os exercícios de fortalecimento é possível aumentar a força de grupos musculares que servem como “acessórios” na corrida. Estes músculos vão equilibrar ou driblar algumas dificuldades ou mudanças de terrenos exigidas na corrida, como subidas, descidas ou condições climáticas. 

Sem exageros
Segundo a matéria publicada na revista W Run, o ideal é fazer a musculação de 2 a 3 vezes por semana em sessões de aproximadamente 45 minutos. “Recomendo também as séries de resistência, onde as repetições sejam priorizadas para não sobrecarregar o atleta com cargas, gerando maior trabalho da resistência anaeróbica do músculo”, sugere Ricardo Arap - treinador principal da Race Consultoria Esportiva. O resultado final será uma musculatura tonificada, resistente e forte.
Mas fique atento e não pegue muito pesado, pois isso deixará você mais vulnerável a lesões. “A força protege seu corpo, mas o exagero é prejudicial”, finaliza Paulo Correia - técnico de atletismo e fisiologista do exercício.

É isso aí, foco e bons treinos!!!

12 outubro, 2012

Onde levar as Crianças neste feriado

Neste feriado, uma boa dica para aproveitar o tempo com as crianças é fazer uma atividade ao ar livre. Seja um passeio no parque, uma volta de bicicleta, saltar pipa ou mesmo um trabalho manual no jardim. Envolver a criança numa atividade desde cedo é muito importante. Representa responsabilidade e aperfeiçoa os movimentos sensoriais e psicomotores.
Minha sugestão, em Florianópolis, é aproveitar as ações do Dia das Crianças, na unidade SESC-Cacupé. Veja abaixo as atividades programadas para todo dia de hoje:

14h-17h ARMAZÉM DE BRINQUEDOS (Oficinas, contruções e muito mais...)
10h-17h QUINTAL DAS BRINCADEIRAS (perna de pau, amarelinha, elástico e brincadeiras com corda)
10h-17h CIRCUITO DE AVENTTURA (Escalada, Slackline e falsa baiana)
10h, 13h30 e 14h30 PEQUENO GOURMET (oficina de culinária infantil)
10h-16h ESPAÇO "CARAS E CORES" (Pintura facial e penteados)
10h-17h ESPAÇO DA LEITURA E TROCA-TROCA DE GIBIS
14h SHOW DE MÁGICA "Sandro Spigolon"
15h APRESENTAÇÃO DE CÃES da Polícia Militar
15h-16h00 OFICINA DE CIRCO
16h APRESENTAÇÃO CIRCENSE
17h APRESENTAÇÃO DE ENCERRAMENTO - RODA VIVA
 
Para amanhã, dia 13 de outubro, tem Corrida Rústica das Crianças no município de Palhoça. O evento é específico para criançada e acontece na Praça das Bandeiras. O evento está agendado para às 15 horas. Haverá troféu para os três primeiros lugares e medalhas do 4º ao 10º, além de sorteio de brindes. Confira abaixo as distâncias e faixas etárias.

50m - até 5 anos
100m - 6 e 7 anos
200m - 8 e 9 anos
400m - 10 e 11 anos
400m - 12 e 13 anos
400m - 14 e 15 anos

E pra fechar o circuito da bagunça com as crianças, dia 14 de outubro (este domingo) será realizada a 1ª Corrida das Crianças dos Perebas. A largada será às 16 horas em frente a Capela do Abrãao, em Florianópolis. Percurso de 6 km para os adultos e maratoninha para as crianças.
O valor da inscrição é R$ 10,00 + 1 kg de Alimento não perecível.
Mais informações com Analto através do telefone (48) 3364-5216 ou pelo e-mail analtorcunha@hotmail.com.
             
Fica dica.

Forte abraço e bons treinos!!!

10 outubro, 2012

SORTEIO



Está afim de correr a Etapa Rio de Janeiro, do Circuito Vênus, na faixa? Então esta é a sua chance!! O blog Correndo de bem com a vida em parceria com a Revista W Run e a Iguana Sports vai sortear uma inscrição free para as meninas. A prova será no dia 25 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, e as inscrições já estão acabando.



O Circuito Vênus é um evento exclusivo para as mulheres e contempla a distância de 10k e 5k. É elogiado pela sua organização e os mimos com as corredoras. O kit é um luxo só. Além disso, tem música, massagem, sessões de relaxamento, dicas de saúde e beleza, aulas divertidíssimas. Enfim, uma delícia.
Para mais detalhes sobra a prova, acesse http://www.circuitovenus.com.br/2012/


Vamos participar da promoção? Então leia as regrinhas abaixo.

Regras
Para participar  do sorteio basta seguir o Blog Correndo de bem com a vida e deixar um comentário neste post com email de contato até às 23h59min do dia 16 de outubro de 2012.
O sorteio será realizado através da ferramenta sorteie.me ou random.org, na presença de 02 testemunhas, e o resultado divulgado no dia 17 de outubro de 2012, a partir das 17h00. A lista com os nomes dos concorrentes será ordenada pela ordem cronológica dos comentários.

Gente, tem uma semana para participar!!

1, 2, 3 e valendoo!!

Como seguir o blog

Se você ainda não segue o blog Correndo de bem com a vida é muito simples participar deste grupo. Basta clicar em Participar deste site (como mostra a figura abaixo)




 e escolher uma das três contas de email ou rede social (Google, Twitter ou Yahoo).



Após esta etapa aparece uma página com obrigada por seguir o blog.

Agora é só deixar seu comentário e fazer "figa". Boa sorte!!

08 outubro, 2012

Treino 2 em 1


Na noite de sábado, programei o despertador para às 7h da manhã sem imaginar o lindo dia de sol que seria no dia seguinte. Depois de correr 13k num ritmo bem tranquilo, não resisti e com a roupa do treino caí na água. O calor era típico de verão, a água do mar estava fria, mas uma delícia... Nem me lembrava mais o que era mergulhar no mar.

A felicidade foi tanta, que tomei um café e decidi fazer mais uma hora de pedal. Quase um duathlon.kkk Me lembrei muito da Elis enquanto seguia de bike. Dos treinos dela pela orla carioca e das emoções, principalmente.

Fiz um treino 2 em 1. Que pra mim significa corrida e bike numa manhã. Delícia!!

Com essa vibe que desejo uma boa semana a todos. Com muitos treinos, alegrias e superação!!

05 outubro, 2012

2° Treino Aberto da CrossFit Floripa

Pra você que mora em Florianópolis e está afim de variar o treino, este sábado tem crossfit no Parque de Coqueiros. A atividade é uma realização da CrossFit Floripa, do coach Luciano Caetano Abel, e está marcada para às 10 horas da manhã. O evento é aberto ao público e sem custo algum. Se chover, o evento está automaticamente cancelado. Na dúvida, pode ligar neste número antes de sair de casa ==> 48 9115-2885.
Em fevereiro, fiz um post onde repasso os benefícios deste treinamento funcional para nós corredores. Ideal para ganho de força e velocidade. Quer saber mais, clique aqui.
Coach - Luciano Abel fez a sua graduação de treinador da CrossFit em janeiro desse ano, e desde fevereiro já vem aplicando a metodologia entre os seus alunos em Florianópolis. Atualmente, o espaço da Academia está dividido entre máquinas de musculação e CrossFit.

A CrossFit Floripa é oficialmente a primeira CrossFit da região Sul do Brasil afiliada a CrossFit matriz.Isso a qualifica para oferecer o treinamento funcional específico. A academia está sediada na Rua Lauro Linhares, 1250 (anexo ao Clube Barriga Verde dos Oficiais da Polícia Militar), no Bairro Trindade e vem sofrendo constantes adaptações da estrutura para atender os praticantes e oferecer ótimas condições de treino de CrossFit. E o mais importante, já possui um grande grupo de pessoas treinando, tanto no atual espaço físico quanto nos eventos ao ar livre.

Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais das técnicas utilizadas, pode fazer um aula experimental na academia, ir nos treinos abertos, ou ainda visitar a página e perfil da CrossFit Floripa no Facebook:

Página: http://www.facebook.com/pages/CrossFit-Floripa/406894006025997?ref=hl

Grupo: http://www.facebook.com/groups/137804253019359/?bookmark_t=group













Forte abraço e bons treinos!!

03 outubro, 2012

Tênis: quando e onde comprar?


Talvez muitos de vocês já tenham se perguntando "quando devo comprar um tênis novo?" Infelizmente, a validade do tênis de corrida não vem estampada na caixa. Os fabricantes mencionam que com 500km rodados, você deve comprar um novo produto (não sei se é uma jogada de marketing ou existe verdade real nisso). No meu entendimento, a troca depende da assiduidade e da intensidade dos exercícios. Para muitos amadores, um bom tênis pode durar até um ano de treino.
Há várias formas de comprar um tênis de corrida e cada corredor tem as suas preferências. Assim como há aqueles que não abrem mão de ir à loja especializada para escolher e testar o produto, existem aqueles que já conhecem o modelo e preferem comprar via internet. 
Eu já fiz parte dos dois grupos. Comprei dois modelos em loja e dois pela net. Só que em Floripa, infelizmente, não existem lojas especializadas onde acharíamos diversos modelos e no seu número (calço 37, difícil sempre de achar). Lojas esportivas sim, mas das marcas dos tênis, não. O último "pisante" que comprei é este aí na foto que recebi esta semana. Comprei para me ajudar nos treinos de velocidade, visto que a proposta do Speedstar 6 da ASICS é exatamento isso. Fiz ontem a estreia dele na pista. É sempre bom correr com calçado novo, afinal o amortecimento está fresquinho, fresquinho. Senti muito a leveza do material e o ajuste no pé. Pra mim, parece sob medida.
Uma dica é comprar após o lançamento de novos modelos. Geralmente, a indústria do tênis lança novos modelos duas vezes por ano: em fevereiro e agosto. Isso significa, que tanto em loja convencional quanto nas prateleiras virtuais, você pode garantir o modelo dos sonhos mais barato. Basta escolher a versão anterior a do lançamento. A Revista Contra Relógio do mês de setembro trouxe uma reportagem super bacana sobre o tema. Com os prós e os contras da compra virtual. Vale a pena a leitura. E na próxima edição, eles estão trazendo um guia do tênis explicando o custo-benefício de 18 modelos. No site da revista, achei esta matéria também.
Diga aí, qual o seu tênis...

Forte abraço e bons treinos!!

01 outubro, 2012

Vale quanto pesa


Chegou o mês de outubro e com ele o último trimestre do ano. Quem é mulher, sabe que chegada a época mais quente do ano fica difícil não associar à praia, biquíni e maiô. E em busca de melhor qualidade de vida, autoestima e o corpo ideal, me lanço oficialmente no #projetoverão2013. Meu objetivo é perder a gordura abdominal e com ela uns dois quilos (só!!?). Vou me pesar na data de hoje e colocar aqui pra vocês como forma de me incentivar a persistir neste cuidado com a balança.
Normalmente corredores são mais magros que atletas de outras modalidades. Corredores homens possuem uma porcentagem média de gordura corporal ainda menor do que as mulheres. Cerca de 3,3% (homens) para 17,3% (mulheres) desta gordura. Por via de regra, as pernas (com porcentuais menores de gordura) facilitam melhor desempenho na corrida. E isso justifica o porque, de quando emagrecemos, nos sintimos mais leves e dispostos a correr mais e melhor.
Existem duas linhas de gordura, a gordura essencial situada nos órgãos vitais como músculos, e tecidos do nosso sistema nervoso e a gordura de armazenamento que fica restrita ao tecido adiposo e concentra-se nos quadris e abdômen dos homens e nas nádegas das mulheres, esta gordura situa-se sob a pele e é uma reserva de energia.
A quantidade de gordura essencial não varia da pessoa que corre para aquela que não corre, entretanto os corredores possuem uma quantidade mínima de gordura de armazenamento, que acaba sendo "queimada" com treinamento. O segredo para perda de peso através da corrida é fazer treino de baixa intensidade em distâncias maiores. Em uma corrida intensa de 8 a 12 km, o corredor atinge 80% a 85% do seu VO2 máximo e apenas 1/3 desta energia proveniente da gordura é despendida, pois o glicogênio muscular fornece parte da energia solicitada pelo esforço.
O nível de gordura fica elevado quando nos alimentamos em excesso e não fazemos atividades físicas. Além do ganho de performance, outra grande vantagem de diminuir o peso através da corrida e da caminhada é a de evitar alterações de pressão arterial, diabetes, problemas musculares e ósseos. 
Quando o objetivo é diminuir o peso é primordial pensar na queima de calorias pela atividade física e o controle da ingestão de alimentos. Mas, atenção; pessoas sedentárias e com sobrepeso não devem iniciar qualquer atividade física sem consultar um médico da área esportiva.

Fonte: Texto adaptado do site Copacabana Runners
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...