29 janeiro, 2013

Resultado: Night Run Costão do Santinho

Kit Night Run Costão do Santinho
Muitos aqui sabem que eu adoro uma corrida noturna. E correr na praia então... uma delícia. O que dizer então da Night Run Costão do Santinho. A prova deste sábado contou com mais de 900 inscritos e foi um show a parte.  A Night Run contou com um percurso lindíssimo. Todo trecho iluminado por tochas entre dois costões e dunas na praia do Santinho (extremo norte da ilha). O vento forte foi um obstáculo a mais para os corredores, mas a estrutura e organização garantiram o sucesso da prova.

A Prova - Eu já tinha participado de corridas noturnas e corridas na areia da praia, mas as duas coisas num evento só foi novidade para mim. Acho que acertei em cheio na escolha da prova. A Night Run Costão do Santinho é top. 
Como sabem, eu ganhei a inscrição da I9 (organizadora da prova) e fui buscar meu kit na sexta-feira. Neste dia, tive o prazer de conhecer a Cris, que tão gentilmente me atendeu e pudemos nos conhecer pessoalmente. Uma simpatia, como eu já sabia. ;))
Pegando o kit com a Cris


No sábado, saí de casa cedo para garantir que conseguiria estacionar o carro num local seguro e assim aproveitar melhor a estrutura do evento. Cheguei no Santinho duas horas antes da largada e acreditem já tinham corredores circulando por lá. Inclusive, teve um Dj animando toda turma. Aproveitei para falar com os amigos antes da prova, muitos deles eu não via desde o ano passado, visto que esta foi a primeira prova "unissex" do calendário de Floripa.
Desta vez, eu tive a companhia mais que especial do meu marido e da minha afilhada Mariana. Correr com a família junto é muito legal. Eles, mais do que eu, puderam curtir tudo que o Costão estava oferecendo. Tinha um espaço Kids, entre outras coisas. Muito bom!

Minha Participação - A largada da prova aconteceu com pequeno atraso (coisa de cinco minutos), em função da turma que estava presa no trânsito. Ao som da buzina teve um show de fogos de artifício. Achei lindíssimo. Afinal já estava caindo a noite e dava para ver bem as "bolas coloridas". Largamos todos entre as tochas, mas ao longo do primeiro quilômetro a turma foi se chegando mais perto da areia dura da praia. O vento estava a favor, e muitos usaram da estratégia de correr mais forte nos primeiros 1700 metros. Inclusive eu. Meu pace ficou abaixo de 6:00. Não forcei porque sabia da "pedreira"  que vinha pela frente.
Neste ponto, acabava o trajeto na areia e tínhamos que pegar as dunas. Logo na subida da primeira duna, tivemos que nos enfileirar e isso causou uma aglomeração e por fim ficamos parados na base da duna. Eu achei graça. Não estava ali por busca de tempo. Mas, para aqueles que buscavam recorde, não deu nesta prova. Pelo meu garmin, fiquei ali pouco mais de dois minutos.
Eu nunca tinha corrido em areia tão fofa, como nas dunas. Gostei demais. O percurso foi iluminado com tochas, o que deu um charme muito especial. Consegui correr o tempo todo, mas vi que não foi assim com os demais. Tinha muita gente caminhando. 
Terminada esta parte era só regressar pela orla da praia. Nesta hora lembro de ouvir o "Vai Sua Linda" da Yara. Ela estava de staff, no ponto de hidratação. Uma querida!! Só que desta vez o vento era contra e estava muuuuito, realmente muuuuuito forte. Eu me inclinei para garantir a biodinâmica (dica valiosa da Juliana Dias), mas mesmo assim senti bastante. Consegui apertar o passo faltando 1300m para linha de chegada. A partir dali dei o meu gás para o sprint final. Os treinos de "tiros" tem dado resultado. Numa prova como esta percebi bem a importância deles. Cruzei o pórtico com tempo de 34:43, acima do que eu havia estipulado, mas consciente do que foi o que dava para fazer. Minha colocação ficou em 55a. no Geral e 16a. na Categoria. Gostei.
Na chegada fartura de frutas, água, isotônico, barra de cereais e uma linda medalha. Encontrei vários amigos corredores e batemos muitas fotos. Ilustro com algumas abaixo. Destaque para dois novos amigos "reais". Tive o prazer de conhecer pessoalmente a Fernanda Thiesen, da assessoria NewPace aqui de Floripa. Um amor de pessoa. Linda e delicada! E ainda o Marcelo Almeida, do blog Diário de Corrida, de Blumenau, que me achou na largada. Vale o registro que nesta corrida consegui dar o prêmio ao amigo Eduardo Hanada, do blog Minha Vida de Corredor, pela promoção de natal.

Ponto Positivo - O local da prova e o percurso sem dúvidas são o destaque do evento. A praia do Santinho é muito charmosa e rica culturalmente por suas inscrições rupestres (nos costões), por isso a imagem na linda medalha. Ao preço de R$ 60 (o primeiro lote de inscrição) vale muito a pena correr esta prova. Tudo muito bem organizado e dedicado aos corredores. Uma organização feita por uma assessoria esportiva não tinha como não ser diferenciada. O kit veio com camiseta, viseira, número de peito, chip descartável e ingresso para boate top de Floripa. A festa seguiu por lá. ;)

Ponto Negativo - Eu não vi ponto negativo. A iluminação pelas tochas, por causa do vento, acabaram se acabando. Quem fez a distância de 10k acabou correndo as dunas nas escuras pela falta de iluminação. Mas não acredito que tenha sido de propósito da organização e sabendo do vento forte que estava é bem compreensível o que aconteceu. Pra mim foi tudo perfeito!

Na Largada
"Estica e puxa"
Todo mundo posicionado
Estrutura do evento
Com Eduardo levando prêmio da promo de natal
Roubei a foto do Eduardo para mostrar o blogueiro Marcelo (preto)
Amigos Loucos por Corrida Eduardo e Sebastião

Com Bruno, Guilherme (blog Correr Vicia) e Ju

Com as fofíssimas Patricia e Fernanda 
Aqui não dá para listar todo mundo. Mas, são as Loucas por Corrida, Suas Lindas!!!
Aliás, preciso fazer um último destaque aqui. Na primeira publicação do Resultado da prova meu nome não constava na lista. Entrei em contato com a organização na manhã de domingo (menos de 12h da prova) pedindo que corrigissem o fato. E, menos de duas horas, estava tudo Ok. Dez para Cris e a ChipTiming.  Provando uma verdadeira organização. Obrigada, gente!

Para aqueles que pensam em conciliar um bom evento e curtir praia em Floripa, a Night Run Costão do Santinho acontece sempre no mês de janeiro. Planeje e curta esta vibe conosco em 2014!!

Forte abraço e bons kms!!!

24 janeiro, 2013

Postura na Corrida

Não sirvo de exemplo de melhor postura na corrida. Tenho conhecimento que ela garante uma maior qualidade nos movimentos e acaba reduzindo o gasto de energia se executada corretamente. No entanto, contrariando as teorias dos profissionais da saúde, acho que lutar contra um movimento nato acaba revertendo na liberação de maior quantidade de ácido lático e consequentemente antecipando a fadiga durante a corrida.

Tenho 1,10cm de perna, isso mesmo! Elas são enormes. No entanto, minha passada não corresponde ao tamanho e me considero com uma passada curta (nada queniana). Ouvi uma entrevista na CBN onde o médico do esporte informava que a passada não iria aumentar consideravelmente com os exercícios educativos, o máximo dois centímetros. Talvez para Usain Bolt seja excelente, mas foi ouvindo a entrevista que percebi que o meu esforço de ganhar estes centímetros não valia a pena.

De lá para cá observo ainda mais o modo como a galera anda correndo nas ruas. Olho a postura, elevação dos braços, o modo como ficam as mãos, essas coisas de corredor. Cada um tem o seu jeitinho. Uns até engraçados, mas todos estão correndo. Me chamou a atenção a postura da queniana que venceu a São Silvestre este ano. Ela corria com os braços em zig zag e tinha a passada relativamente curta para uma corredora do Quênia. Foi ali que percebi que cada um tem a sua assinatura. Afinal, ela era da elite e com certeza tem uma mega equipe de profissionais em cima. No entanto, ela tinha o seu jeito de correr.

Longe de lançar uma polêmica aqui, mas fiquei aliviada e decidi manter os exercícios educativos para melhorar a pisada e assim garantir um melhor desempenho. E abri mão de aumentar o tamanho da minha passada. Deixo cinco dicas de postura para corrida. Coisa simples e que podem ajudar, principalmente para quem está iniciando nesse mundo de corredores. Aí vão elas:

*Formar ângulo de 90º entre braço e antebraço;
*Manter o tronco ereto, levemente inclinado à frente;
*Olhar fixo à frente, mas com o pescoço relaxado;
*Movimentar os braços ritmadamente para auxiliar no equilíbrio e movimentação das passadas;
*Elevar os joelhos a uma altura média, levando os pés à frente.


Quem quiser ver outras dicas, pode ler esta matéria publicada pela Revista W Run.

E vocês, procuram corrigir alguma coisa na sua postura enquanto correm?

Forte abraço e boas corridas!!!!

22 janeiro, 2013

Resultado: Corrida Para Mulheres

Sensacional. Se tivesse que resumir em uma palavra, esta seria ela.O Circuito Floripa Run - Corrida para Mulheres aconteceu pela primeira vez em Santa Catarina, com uma prova do gênero, e logo na primeira edição contou com 580 inscritas. Foi um evento lindo e sem dúvidas, muito charmoso. O clima foi todo dedicado a elas. Teve massagem, aulas de jump, pump e dança, além de sorteio de prêmios e muitos mimos.

A largada da prova aconteceu pontualmente às 20 horas, na beira-mar continental, em Florianópolis. Sabendo que seria uma festa, cheguei uma hora antes. Pude aproveitar ao máximo a estrutura e de quebra encontrar amigas e amigos (por que não). Aliás, a torcida pelas mulheres foi grande. Teve até homem "fantasiado" para animar a turma.
A Minha Corrida - Larguei lá atrás, bem na turma do fundão. Entrei no clima com as meninas da Just Run e ficamos "pipocando" no último pelotão do funil de largada. Foi uma experiência diferente. Quando passei pelo pórtico, o relógio já marcava 40 segundos. Dali em em diante, fui por conta própria. A noite estava perfeita para uma prova: ar fresco, corrida à beira-mar, vento (e que vento), do jeito que gosto. Fechei o primeiro quilômetro com pace de 5:25, só me lembrava do coach dizendo "Segurem no início, o vento está forte. Deixem para soltar na volta". Só que as minhas pernas estavam indo bem e percebi que podia manter o ritmo numa boa.

Chegando no segundo quilômetro, alcancei a Marta Ventura e seguimos conversando juntas. Conversar enquanto se corre faz a gente nem perceber os metros. E isso, em provas, pode ser um erro. Aí então tive a primeira lição. Olhei para o garmin e estava com pace de quase 6:00, era hora de apertar o passo. Aos poucos fui seguindo e quando vi estava sozinha novamente (pausa aqui: depois me desculpei com a Marta por seguir literalmente na correria). Nisso, a Janaina Salvador (da minha equipe) me alcançou e seguimos juntas. Cuidei para mantermos o ritmo sempre entre 05:20 e 05:30. Nos últimos 200 metros, naquele sprint final, fiz pela primeira vez o que chamo de "passagem queniana" - passadas espaçadas e muuuuuuito rápidas.hahaha Foi engraçado, pra mim pelo menos.

O Resultado - Cheguei com tempo de 27:30, baixei 39 segundos da minha última prova de 2012. Ainda longe de ser o meu recorde (este é de 25:05 de dezembro de 2011). Fiquei feliz porque cheguei inteira, com a sensação que podia ter puxado mais. Aí veio o segundo aprendizado, a prova divulgou o resultado com o tempo líquido, no entanto na hora de computar as posições eles consideraram apenas o tempo bruto. Como larguei atrás minha colocação ficou lá atrás também. Conclui na 71ª colocação de 282 concluintes.

Ainda no funil de chegada encontrei as amigas Claudia Manuela e Simone Vieira. Aí começou a sessão de fotos. Um agradecimento especial ao meu marido Fabiano, que sempre bate e lembra de fazer os registros. :-* Aliás, fiz o registro com a Simone, ganhadora da toalha da promoção de natal (vejam abaixo). O Eduardo Hanada também estava no evento, no entanto não consegui localizá-lo depois para entregar o prêmio e fazer o registro.

Preciso fazer um parágrafo especial aqui. Desde que comecei a escrever no blog, conheci muita gente do mundo corrida. E venho me correspondendo com corredores de todo Brasil. O que me enche de muita alegria. Neste sábado, tive o grande prazer de conhecer a Yara Gomes, do blog Vai Sua Linda. Uma bombeira voluntária, com asas nos pés. Ela corre muito. O cantinho dela é muito charmoso e merece uma visitinha. A linda aqui é ela. Obrigada, Yara, por todo seu carinho. Nos vemos na próxima prova. ;))
Ponto Positivo - Escolha do horário, local e período da prova. Corrida noturna é outra coisa. O valor da inscrição foi de R$ 60, mas se pagou com kit (camiseta, viseira, algodão em discos, creme para os pés, sacola ecológica e brinde de patrocinadores). A medalha foi linda também. Havia três pontos de hidratação (num percurso de 5k) - nunca vi nada igual. E ainda um tapete de passagem no meio do percurso, na volta dos 2,5km. Inédito pra mim.

Ponto Negativo - Deixo duas sugestões. O uso de chip descartável (com a apuração do resultado pelo tempo líquido) - o que utilizamos na prova era o modelo de devolução. E como eu, certamente outras meninas aparecem na lista do resultado geral de forma errada. E por último, sugiro a classificação por faixa etária. Uma prova exclusiva feminina merece a classificação por idade. Nem que seja de 10 em 10 anos.

Pra quem se animou com a prova, a segunda etapa do Circuito Floripa Run já tem data marcada e inclusive já abriu as inscrições. Será no dia 14 de julho de 2013, na beira-mar continental, em Floripa, nos percursos de 10k, 5k e caminhada. O site oficial da prova é www.circuitofloriparun.com.br  Agende-se e não perca esta chance de correr com charme e estilo.

Marta Ventura, amiga de tricô

Meninas Just Run


Com meu gato

Yara, do blog Vai Sua Linda. Linda é ela!!

Dona Manuela, sempre nas corridas
Com a fofíssima Claudinha
Juliana, Simone com a pimpolha, eu e a Claudinha
Simone, recebendo o prêmio da promoção de Natal
Janaina Salvador, com o medalhão
Só alegriaaaa

21 janeiro, 2013

Resultado da promoção inscrição Night Run Costão do Santinho

Oi, gente.

Chegou o dia de divulgar o grande vencedor (a) da promoção do blog Correndo de Bem com a Vida em parceria com a I9 Academia. Tivemos 27 participantes na promoção. A seleção do ganhador foi através da ordem de participação nos comentários, pelo sistema random.org. E, quem garantiu sua inscrição free para Night Run Costão do Santinho foi o: 

ISRAEL NUNES CORDOVA (nº 3)


  3Powered by RANDOM.ORG

Ps - Fica aparecendo o número 100 acima, mas o correto é 27. Estou longe do meu computador para salvar a imagem correta e este aqui da "lan house" não tem corel. :/

Em breve, estarei encaminhando um email ao sortudo!

Para aqueles que não foram contemplados, a inscrição da excelente corrida vai até amanhã. Não fique de fora dessa, acesse nightruncostaodosantinho.com.br

Obrigada a todos pela participação. Quanto mais gente participa, mais chances de barganhar inscrições para galera. Aliás, nos próximos dias estarei lançando mais uma promoção aqui no blog.

Forte abraço e bons km's!!!

18 janeiro, 2013

Corrida de menina

Alguns vão achar bobagem, mas para mim descrevo como um avanço. Florianópolis vai sediar amanhã a primeira prova de corrida de rua exclusivamente feminina. Pode ser comum em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre ou Brasília. Mas, pra nós será a estreia no circuito que deveria ter o nome de Eleonora Mendonça. A grande responsável pelas provas femininas no Brasil. 

Em 1979, ela organizou a primeira corrida feminina no Rio de Janeiro, como etapa do circuito internacional de corridas da Avon. Logo na primeira edição, tiveram cerca de 600 atletas e no ano seguinte, 5 mil. Mostrando o interesse e sucesso da ação. Talvez muitos conheçam Eleonora pelos seus demais feitos, como fundadora da Printer (empresa especializada em corrida de rua), pela idealização da Maratona Internacional do Rio de Janeiro (1979) ou pela fundação da revista A Corrida - primeira do gênero. Quem quiser saber um pouco mais desta brasileira, acesse aqui, a reportagem da revista Contra Relógio (publicada em 2009).
A prova de amanhã será na beira-mar continental, localizada no bairro Estreito, em Florianópolis. Em função da época do ano e do público, ela será realizada no período noturno (20h). O que me agradou muito. Com certeza será um evento e tanto. É o principal assunto entre as rodinhas de assessorias esportivas e "points" de corrida da cidade.
Compartilho abaixo o video promocional da corrida deste sábado. Será minha estreia nas provas exclusivamente para mulheres. Nem preciso dizer como estou animada. O kit é um mimo (e rosa, claro). Estarei na tenda Just Run. Quem estiver lá, apareça para fazermos um registro fotográfico.


Ah! Quase ia esquecendo, ainda dá tempo de participar da promoção valendo a inscrição da Night Run Costão do Santinho. O sorteio será nesta segunda, aqui no blog. Acesse a postagem anterior e participe. ;))

Forte abraço e bons km's a todos!!!

15 janeiro, 2013

Promoção valendo Inscrição Night Run Costão do Santinho

Oi, gente!

Parece que a I9 Academia, organizadora da Night Run Costão do Santinho, adivinhou que a galera queria muito ir na prova e decidiu conceder uma cortesia para sortearmos aqui no blog Correndo de Bem com a Vida. 

Isso mesmo! Uma forcinha para todo mundo correr esta prova.

Para participar da promoção e concorrer a inscrição da corrida, basta deixar um comentário neste post com nome e endereço de email. O sorteio será feito através do sistema Rondom.org, na ordem cronológica de publicação de cada participante, e será divulgado no dia 21 de janeiro (segunda-feira que vem) - a tempo, daqueles que não tenham sido contemplados, de fazer a inscrição no site da corrida.

É a chance de correr uma excelente corrida, num percurso lindíssimo, com tochas iluminando com dj alegrando a turma. Aliás, nem contei. A inscrição dá direito a cortesia na festa do El Divino (na minha opinião, a melhor casa noturna de Floripa). Nem preciso dizer que minha comemoração vai ser lá né. ;)




Bora participar!

14 janeiro, 2013

Calendário de Provas

Voltando a rotina de treinamento, a gente começa a pensar no calendário de corridas de rua. Na Grande Florianópolis já existem algumas provas agendadas para os meses de janeiro e fevereiro. E a maioria delas está programada para acontecer no período noturno, o que acaba agradando muita gente. Inclusive a mim. ;)

Eu me inscrevi inicialmente para o Circuito Floripa Night Run que acontece neste sábado e para a Night Run Costão do Santinho, a ser realizada no sábado que vem(26). Para fevereiro a coisa está mais complicada, tem uma prova noturna ótima em Jurerê Internacional, mas no dia seguinte tem uma rústica na Praia da Pinheira que eu adoraria participar. O jeito é pensar bem e se inscrever numa só. Ainda tenho uns dias para me decidir.

Quem quiser conferir direitinho as datas, sites e locais das provas basta clicar aqui. Tem prova para todos os gostos, percursos e "bolsos". Lendo aqui mesmo nos comentários do blog, percebo que muitos corredores andam se queixando dos preços abusivos das inscrições. Fica dica de fazer a prova da Pinheira (R$20) e a prova dos Perebas (R$10). Confere no link ali de cima e venha correr em Floripa. :))

Força e foco pra todos!!!

09 janeiro, 2013

chinelo, tênis de corrida e um all star

Oi, Gente.

Desculpe a ausência de notícias, mas estou na praia e sem acesso a internet. Meus dias tem se resumido a um chinelo velho, a um tênis de corrida e um all star branco de passeio. Fico entre o clima de descanso, treinos e aproveitando bem os minutos do dia.

Com isso, estou conseguindo correr todos os dias. Ora faço percurso na areia da praia ora no asfalto. Tem dias que está chovendo (e eu gosto disso) e tem dias que espero o fim de tarde para correr. O importante é que estou em movimento. Até então não vinha seguindo nenhuma planilha. Estava curtindo a folga da assessoria esportiva e fazendo os treinos de bike e corrida conforme a disposição, o clima e companhia do dia.

Segunda recebi minha primeira planilha de 2013. Oficialmente, começaram os treinos do novo ano. Minha primeira prova acontece daqui a dez dias, estou me preparando para ela. Será uma competição noturna, em percurso plano, no asfalto. O toque especial é que é uma prova exclusivamente feminina. Então, competitiva também. Estou animada.

Outra novidade é que ganhei a inscrição da Night Run Costão do Santinho. A excelente prova que mencionei no post anterior. É para fechar janeiro com tudo. E vocês, já tem a primeira prova do calendário 2013?

Forte abraço e bons treinos!!

05 janeiro, 2013

Foco, força e fé.



Tem quem ache que o ano começa após o dia 7 de janeiro. Tem ainda aqueles que considerem o início do ano depois do carnaval. Pra mim, 2013 começou realmente no dia primeiro. Não estipulei grandes metas para o novo ano, mas sim foco, força e fé em mim mesma. Acho que isso resume bem o que preciso.

Minha intenção é focar na corrida a fim de não perder um dia de treinamento. Para isso sei que vou precisar de força de vontade para seguir em frente e não sentir preguiça. E com fé sei que vou conquistar todos os meus sonhos. Se tudo isso der certo, minha alegria esta garantida pra 2013.

E você já estipulou sua meta para este novo ano?

Forte abraço e bons km's!!

02 janeiro, 2013

Night Run Costão do Santinho


2013 chegou e com ele as resoluções de ano novo. Verão, praia... tudo a ver com corrida. Que tal começar a correr este ano? Anime-se!! Para começar, basta dar o primeiro passo. ;))

Se você estava procurando uma prova pra fazer enquanto está de férias em Floripa, tenho uma dica ótima.

Dia 26 de janeiro, Floripa terá mais uma corrida noturna. É a Night Run Costão do Santinho. A largada está prevista para às 20 horas, em frente ao Costão do Santinho Resort, no norte da ilha. Uma das praias mais belas da ilha de Santa Catarina.
As inscrições já estão abertas, no valor de R$ 80.

O kit contém:
 Sacola,
• Numeral de peito,
• Regata em tecido tecnológico,
• Viseira exclusiva,
• Pulseira luminosa,
• Chip de Cronometragem Descartável.

O percurso da prova contempla as distâncias de 5k e 10k. Percurso plano, na areia da praia, todo iluminado por tochas. A organização é da I9 Academia. Haverá DJ para animação da galera.

Saiba mais sobre a prova e inscreva-se.  www.nightruncostaodosantinho.com.br

Vale muito participar!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...