30 maio, 2013

21km: um passo a frente

Ilustração: campanha Nike Corre
Diferente de muitos amigos corredores, não fiz nenhuma lista de resoluções na corrida para 2013. Quando virou o ano, a única coisa que eu tinha em mente era viajar para Argentina para participar da Meia Maratona de Buenos Aires. Quando estudei as informações da prova (das edições 2011 e 2012), vi que existia a distância de 10km e assim me programei para estrear em corridas internacionais  Em fevereiro desde ano, tal como tinha sonhado, fechei o pacote com a agência de viagens e cheguei a contar aqui pra vocês. Tudo certo, ou quase tudo.

Na última semana de abril, o site oficial da prova divulgou as informações das inscrições e pra minha surpresa não abriram para distâncias alternativas, apenas para o percurso de 21km. Confesso, que na hora a notícia me abalou. E isso foi motivo de assunto nas rodinhas da assessoria esportiva (minha equipe está indo em peso para Buenos Aires). Apesar do susto, fiz a inscrição e em nenhum momento cogitei a alternativa de cancelar a viagem.

Decidi, por livre arbítrio, que vou fazer a minha estreia na meia maratona, na cidade argentina!!! Como é bom decidir, gente (um desabafo). Por mais que a organização venha abrir alguma distância alternativa, mantenho a ideia de correr os 21,0975 km. Com apoio do meu marido(e psicólogo da corrida) e do meu treinador, adaptamos minhas planilhas de treinos até a prova alvo. Vai ser um verdadeiro período de preparação para o novo desafio. No último sábado, encarei meu primeiro longão (12,3k em ritmo 5:52), da onde saí feliz e satisfeita Sei que tenho um "longo" caminho pela frente e há muito o que precisa ser feito. Para isso, tenho 14 semanas de trabalho. Agora é foco, força e fé!!

Ilustração: Campanha Nike Corre

Forte abraço e bons km's!!!

28 maio, 2013

Eu venci

Imagem: Bigstock
Ontem, minha planilha previa um treino intervalado distribuídos em 1k moderado + 6k limiar. O vento soprava forte na beira-mar norte, em Floripa. Logo que virou para o treino limiar, percebi que estava duro de manter o ritmo. A frase que martelou minha cabeça durante os seis quilômetros restantes foi "Vai, não desiste!". E eu vim aqui dizer a mesma coisa pra vocês. Quando parecer difícil, quase que no limite do insuportável, pense "eu consigo, eu vou vencer isso aqui". O sorriso e a sensação pós corrida compensa todo esforço. Bora lá correr, gente.

Foco, força e fé!!

25 maio, 2013

Quer ganhar uma CapasFitness?



CapasFitness

É uma capa em tecido náutico para ser usada sobre o banco do carro. Ela protege contra o suor e o odor, é 100% impermeável e possui proteção contra fungos e mofo. O legal é que você pode escolher a estampa (que tem nos modelos de corrida, bike e surf) ou ainda colocar a sua logomarca ou fotografia. É uma dica para presentear aquele amigo esportista, afinal muita gente sai da academia, da "bola" com os amigos ou de um treino de jiu-jitsu e vai direto pra casa. Depois de usar, basta passar um pano úmido e pronto.

A capa é vendida pela empresa CapasFitness - cujo o idealizador é um corredor.

A Promoção
O blog Correndo de bem com a vida e a CapasFitness vão sortear uma capa estampada a sua escolha no site www.capasfitness.com.br. O sorteio vale para todo território brasileiro. Para participar, é necessário deixar um comentário nesta postagem com seu nome completo e email de contato até o dia 12 de junho de 2013. Os números de sorteio serão de acordo com a publicação dos comentários. Para ter uma chance extra, os participantes que possuem conta no facebook devem curtir a página do CapasFitness (clique aqui). A apuração será feita pelo sistema random.org. O resultado será divulgado no dia 14 de junho de 2013.

Não posso deixar de agradecer aos proprietários da CapasFitness pela cortesia. Meu mais sincero agradecimento. Ganhei uma unidade também e estou adorando!! =)

Forte abraço e boa sorte a todos!!

24 maio, 2013

EuAtleta: Sincronizado #25


Toda semana, o site EuAtleta divulga dicas de músicas para compor a playlist dos corredores. Esta semana, saiu a minha participação na coluna Sincronizado (para ler na íntegra clique aqui)

Para quem curtiu a ideia, é bem fácil de participar. Basta, enviar cinco músicas, seja o estilo que for junto com seus dados e uma foto para  ilustrar. Tem que enviar para editores.euatleta@globoesporte.com 

Massa, né? #FicaDica

Abraços e bons treinos!!

22 maio, 2013

Projeto Correr de Top: Opções saudáveis no prato


É um verdadeiro jogo do troca-troca, mas vale a pena! É assim que a gente tem que encarar se quiser emagrecer uns quilinhos e ficar linda(o) no próximo verão. Lançado o Projeto Correr de Top, algumas amigas me perguntaram o que eu estava comendo. Então, é hora de apresentar algumas opções saudáveis para compor o seu prato no dia-a-dia.


Não é preciso deixar de comer todas as coisas das quais se gosta para reduzir medidas e se alimentar de forma saudável. Trocar alimentos com alto teor de gordura por outros com sabores similares e menos calóricos é uma boa opção para quem está começando uma dieta.


De novembro pra cá, eu substitui o pãozinho da manhã por uma fruta. Gosto de comer uma banana ou uma fatia generosa de melão ou mamão. Ás vezes, até mesmo metade de um abacate com limão. Costumo comer frutas que eu gosto, não adianta colocar na lista um "caqui" se você não é fã dele. #FicaDica

Daí, você pode me perguntar, mas Helena eu não consigo ficar só na fruta de manhã. Então troque o pão de trigo pela famosa torrada integral; a manteiga pela margarina light e o leite integral pelo desnatado. Aliás, já fiz um post aqui trocando o leite pelo sem lactose. Ótimo pra gente que costumar comer antes dos treinos. Foi a dica que o meu endocrinologista me passou.

Aliás, longe de mim querer "dar consulta" ou substituir o profissional da nutrição. Os post's do projeto são  motivacionais e buscam trazer dicas de como faço para diminuir a "pança" e poder ficar legal no top. ;)
Confira abaixo a tabela de troca de alimentos, que extrai do site da Endocrinologia e Metabologia, da Faculdade de Medicina da USP:


Semana que vem trarei mais dicas para o Projeto Correr de Top. Agora é foco, força e fé!

Abraços e bons treinos!!!

20 maio, 2013

Resultado Meia Maratona Balneário Camboriú #5k

Uma das coisas que mais me fascina na corrida é a oportunidade de fazer novas amizades. A prova deste final de semana foi um grande exemplo disso. Biano e eu viajamos para cidade de Balneário Camboriú, que fica a pouco mais de 80 quilômetros de Florianópolis, no sábado a tarde. Fui convidada pela Corre Brasil para participar da Meia Maratona de Balneário Camboriú. Aceitei o convite e me inscrevi na distância alternativa de 5km.
Assim que chegamos na cidade, fomos até a ExpoRun onde foi realizada a retirada dos kits. A entrega foi bem rápida e ali mesmo conheci "pessoalmente" a Mariana, coordenadora de marketing da Corre Brasil. Uma simpatia em pessoa. Lamento não ter conseguido bater uma foto com ela. A alegria foi tanta que vai ficar pra próxima. Um agradecimento aqui a toda equipe da Corre Brasil pelas cortesias (o blogueiro e twittersrun Professor Adolfo Neto ganhou uma inscrição na promoção do blog).
Balneário é uma cidade turística e destino de muita gente nos meses de verão. Como a corrida aconteceu em maio, baixa temporada, pudemos aproveitar o que ela tem de melhor sem grandes agitações. A retirada do kit da corrida aconteceu dentro do Parque Unipraias. Sendo assim, Biano e eu não poderíamos deixar de curtir o passeio. Pagamos o passaporte e fomos de bondinho até o parque aventura. Gente, muito legal. Fizemos a Tirolesa e tudo mais. Vale agendar uma visita! Vejam algumas fotinhos:

Parque Unipraias | Imagem: Divulgação

Vista do bondinho

A Tirolesa
A emoção da Tirolesa (Biano e eu)
Mas, vamos a corrida!!

A prova - Cheguei meia hora antes do início da prova e encontrei a turma dos Loucos Por Corrida, grupo do facebook e amigos de Florianópolis. Conversamos um pouco e batemos algumas fotos. Apesar de sermos da mesma cidade, fazia semanas que eu não via essa turma. A largada da prova foi pontual. O pelotão dos 21k largou às 07h30, enquanto o pessoal dos 5k saiu dez minutos após. Fui lá na frente me posicionar e encontrei a turma do Jacaré de Conga. Curti demais a vibe desse pessoal de São José dos Pinhais. Um beijo especial para Claudia Ribas, amiga #TwittersRun, que nos conhecemos pessoalmente nesse final de semana. Havia chovido boa parte da noite (e até mesmo de manhã), porém na hora da buzina contamos com uma garoa fina. Me posicionei mais na frente para evitar as ultrapassagens. Meus primeiros dois quilômetros consegui segurar o pace de 5:00 por km. No entanto, no 4º e 5ºkm baixei para 05:28 recuperando somente no último quilômetro, novamente com pace 05:07. Apesar de não ter conquistado o meu sub25 saí super satisfeita, pois sei que dei o meu melhor na prova.

Resultados - O resultado oficial da prova foi divulgado horas depois do evento, no site da chiptiming. Para quem ainda não conferiu, o link é este aqui. O meu tempo líquido final ficou em 26:40, o que me rendeu a 20ª colocação Geral (de 133 atletas) e o 2º lugar na Categoria. Voltei pra casa feliz demais!!

Ponto Positivo - A distância da prova. Pode parecer bobagem, mas aferição do percurso é artigo de luxo em algumas organizadoras. Então, dou nota dez para Corre Brasil. Percurso lindo e aferido. Teve marcação de quilometragem, hidratação e resultado horas depois da prova. Além de variedade de frutas (contei cinco) e isotônicos na chegada. Muito bom!! Curti ainda que eles aproveitaram a estrutura do parque para corrida. ;) Ah! Adorei a medalha.

Ponto negativo - Eu não vi pontos negativos para o evento, mas deixo uma sugestão. O site da prova podia oferecer certificado aos concluintes (visto que a distância principal é a meia maratona).

Algumas fotinhos do evento:
Kit da prova.

Medalha na mão.

Turma de blogueiros (Enio e Eduardo) | Crédito das fotos: Eduardo Hanada

Com Nilton, Eduardo, Laura e Enio, direto de Floripa para BC.

Destaque - Balneário Camboriú foi minha primeira cidade onde corri fora de casa (do eixo Grande Florianópolis). A prova foi incrível e as pessoas que estavam lá transformaram o momento em muito especial. Fiquei feliz demais de encontrar a Dra. Lireda Meneses Silva e seu esposo correndo. Um beijo especial para Dra. Lireda, que está aniversariando na data de hoje. Meus super parabéns pra ela!  =)

Uma última curiosidade, o número de mulheres concluintes nos 5km foi superior aos homens. Tivemos 133 no feminino, enquanto no masculino foram 97 concluintes. Essa vai para o podcast do Por Falar em Corrida. ;) #Estatística para o Enio. hehe

Era isso então, forte abraço e bons km's turma!!!

17 maio, 2013

Pegando estrada pra correr

Já aproveitei algumas viagens de férias para correr, mas nunca peguei estrada com intenção de participar de uma prova de corrida de rua. Até agora!! Minha estreia em "viagens pra correr" será neste final de semana, quando vou participar da Meia Maratona de Balneário Camboriú, da distância de 5km. A cidade de Balneário Camboriú fica a pouco mais de 80 quilômetros de casa. 
Para evitar de acordar cedo no domingo, reservei um quarto de hotel, onde eu e meu esposo iremos ficar na véspera. Nossa viagem tem início ao meio-dia deste sábado, pois quero curtir alguns pontos da cidade, além de fazer a retirada do kit da prova.
A previsão do tempo aqui em Santa Catarina é tempo frio, fresquinho pra corrida. Minha meta é chegar o mais perto do sub25 nos 5km. No entanto, hoje sofri um "acidente" de bicicleta e acabei machucado a dobra dos joelhos. Está um pouco inchado e arranhado. Espero que não prejudique pra domingo. ;)
Esta semana foi de polimento pré-prova. Os treinos de ritmo e intervalado foram leves. Além disso, mantive os dias de fortalecimento muscular. Aliás, completei minha 6ª semana na academia. Quando chegar na oitava, vou aumantar a carga nos pesos.  =)
Para quem vai correr alguma prova neste final de semana, desejo força e sucesso. Aqueles que vão fazer longão ou longuinho, bons km's pra vocês!!
Ah! Quase ia esquecendo, minha inscrição para Meia de Buenos Aires está na mão. Se não rolar outra prova no meio, será meu segundo destino de "viagens pra correr". #MuyBueno

Forte abraço e boas corridas!

14 maio, 2013

Nossos Heróis


O início da minha relação com a corrida não tem o brilho de um filme de Hollywood. Não tive o incentivo de amigos, de algum professor (infelizmente) ou parente na família para dizer "Vamos correr, Helena?". Na verdade, foi numa velha esteira de academia quando eu me perguntei se conseguiria correr mais de cinco minutos. E isso aconteceu apenas quatro anos atrás. Este foi o meu start.
Até este momento, minha referência no atletismo tinha sido João do Pulo, Robson Caetano (até hoje é o detentor do recorde sul-americano da prova dos 100m rasos, com o tempo de 10s cravados, obtido em 31/05/1988), Joaquim Cruz e Zequinha Barbosa. Estes foram os meus heróis de infância. Brasileiros, que uma vez por ano, seja no campeonato mundial de atletismo, na São Silvestre ou numa maratona a gente via na emissora plim-plim, na tevê. Eu até achava legal, mas por motivos diversos (seja ligada a outro esporte ou desligada mesmo) eu não me animava com a corrida.
Hoje, com alegria, posso dizer que esta lista cresceu. Os nomes vem nas mais variadas modalidades do atletismo. Tenho muitos heróis que me servem de inspiração. Admiro os atletas Marilson Gomes dos Santos, Ana Claudia Lemos, Solonei Silva, Márcia Narloch, Adriana Aparecida, só pra dizer alguns. Nem tem como listar todos!! Suas histórias me enchem de garra e foco nos treinos. Fico imaginando a rotina de treinamento e a disciplina que eles tem. 
Esta semana acontece o Grande Prêmio Internacional Caixa Sesi de Atletismo 2013, em Uberlândia (MG). Oportunidade de conferir de perto os nossos atletas do Brasil. A entrada é franca. E a programação conta com lançamento de disco, salto em distância, arremesso de peso, corrida de pista, entre outras modalidades. Queria eu estar lá... Pra quem é da região, eis aqui o programa.
Enquanto isso, fico eu aqui, curtindo esta vibe e torcendo para os nossos heróis.

Forte abraço e bons treinos!!!

10 maio, 2013

Somos Mutantes - O Retorno

 

Nesta quarta-feira, a planilha de treinos previa 40 minutos de corrida em ritmo contínuo (moderado). Eu só precisava calçar o tênis, ajustar o timing do garmin e correr. Simples assim. Enquanto fazia o aquecimento para corrida, fiquei me perguntando qual distância daria este treino e até onde as passadas me levariam. Como corro na beira-mar norte, não poderia ir muito além da "casa do governador". Assim que dei o start no relógio, tirei o assunto da mente e fui correr.
Corri no pace 6'/km estudando minha respiração, a elevação dos joelhos e o movimento dos braços. Este é o treino cujo mais consigo controlar minha postura. Já os treinos de tiro, pra mim, são quase impossíveis de corrigir alguma coisa. Fico naquela batalha com ritmo e quem disse se eu sei onde está o meu braço??hehe
Quando vi que bateram vinte minutos no garmin, sabia que era hora de dar a meia volta e assim o fiz. Mas, achei que era cedo. Aí veio uma nova pergunta na mente. Em que trecho ou momento eu ficaria satisfeita com a distância percorrida. 
Até pouco tempo, correr 5k, 6k me satisfaziam super bem. Me sentia endorfinada. Foi a primeira vez que achei insuficente. Fiquei pensando que motivo poderia me levar a crer que correr 7k era pouco. Só pude me lembrar do post que escrevi semanas atrás sobre sermos mutantes (leia aqui), de estarmos em constante transformação. Tem dias que são assim mesmo. Queremos correr o mundo. E tem dias, que as pernas não respondem a três quilômetros. Estou numa fase nova e confesso que estou gostando. Correr tem sido bom demais. Tomara que isso continue assim por um bom tempo (...)

Ps - Tem uma participação minha hoje no site Jats Run. Se quiserem conferir, acesse aqui.

Forte abraço e bons km'!!

08 maio, 2013

Circuito Floripa Run: nova edição, nova meta

Imagem: Divulgação
Falta pouco mais de dois meses para 2ª edição do Circuito Floripa Run - Corrida Para Mulheres. Quem foi na primeira prova de corrida feminina de Floripa, realizada em janeiro deste ano, sabe o motivo de contar os dias para próxima edição. O evento foi uma festa a parte. Engana-se quem pensa que as provas exclusivas para as mulheres trazem apenas a ideia de beleza, esporte e confraternização. O circuito é super competitivo e atrai milhares de meninas por este motivo (eu sou uma delas =] ). 

O Circuito Floripa Run acontece no dia 14 de julho de 2013, na beira-mar continental, nas distâncias de 10k, 5k e caminhada (2,5k). As inscrições estão abertas no valor de R$ 75 e dão direito ao kit corredora (sacola de treino, viseira, camiseta, número de peito e brindes dos patrocinadores). O período de inscrição vai até o dia 30 de junho no site oficial da prova - http://circuitofloriparun.com.br

Minha participação na primeira edição foi com tempo de 27'30 nos 5km (veja o relato aqui). Corri no estilo #run4fun. Rodeada de tantas amigas e com brilho da estreia neste tipo de prova, foi impossível resistir a diversão. Minha meta para prova do dia 14 de julho é baixar bastante o tempo. Força total nos treinos e rumo ao recorde. Bora correr comigo, meninas!!

Beijo e bons km's!!!



06 maio, 2013

Disciplina: nos pés, na cabeça e no coração


Na corrida, é fato, que só iremos colher o fruto do que plantamos nos treinos. A dedicação e disciplina são fatores de ação para que o resultado esperado seja alcançado. Dificilmente, um corredor sem regularidade num programa de treinamento vai conquistar grandes marcas na corrida. Mas como funciona a disciplina nos treinos? Basta calçar o tênis e fazer um "xis" no calendário? A resposta é não.

Quando saímos de casa (ou do trabalho) para correr, não é só os pés que estão sendo avaliados no processo. A cabeça também conta, e muito. Estar focado no exercício, pelo menos pra mim, faz toda a diferença. Não é só a questão do controle sobre a postura e a respiração, mas sobre os nossos pensamentos. Quem não se distraiu no meio do treino com alguém ou alguma coisa e percebeu a alteração no ritmo da corrida?! É inevitável, afinal foi uma distração.

Outro fator importante é o coração. Não o músculo involuntário, mas a paixão que carregamos no coração. Ter uma ligação com esporte se torna necessária e benéfica para consistência nos treinos. Sem paixão, não tem como insistir na corrida. Seremos mais um entre aqueles que um dia correram.

Claro, que existem dias que saímos sem esta auto cobrança de números, ritmos e resultados. Queremos apenas correr. O simples movimento das passadas. Uma modalidade mais free run, que não deixa de estar conectado a corrida também. Mas então estamos cientes que é um jeito diferente de correr.

A disciplina nos treinos tem que estar nos pés, na cabeça e no coração.


Imagem: MuscleMass


Forte abraço e bons km's turma!!

03 maio, 2013

Somos Tão Jovens


De todas as músicas que conheço do Legião Urbana, aquela que consegue me fazer parar e viajar na letra é sem dúvidas "Tempo Perdido". E como hoje estreia o filme "Somos Tão Jovens", contando a trajetória da banda do incrível Renato Russo, eu não poderia deixar de usar este "gancho" aqui no blog. 
Um assunto que tem sido bem recorrente em meus pensamentos é sobre a desculpa. Como já faz algum tempo que estou correndo, é natural que as pessoas me associem a corrida. E acontece dela virar assunto da conversa quando alguém me encontra. Isso me enche de orgulho, me satisfaz e saio feliz da vida de perceberem como a corrida tem sido tão presente na minha vida. Mas, o que é estranho é que a maioria destas pessoas vem pra mim e dá alguma desculpa. Seja pelo volume de trabalho, afazeres domésticos, rotina com a família, não importa, muitos dizem não terem mais tempo.
Eu nem peço para as pessoas acharem tempo pra correr, digo para aproveitarem a vida. Todo dia é um novo dia. O despertar de cada manhã é divino. Não tem como não se encher de alegria ao ver o sol diante dos olhos. Amanhã, ao acordar lembre disso e viva intensamente. São os meus votos pra vocês. Afinal, somos tão jovens.

Forte abraço e bons treinos!!!

Em tempo, ‘Somos Tão Jovens’ tem direção de Antonio Carlos da Fontoura e é distribuído pela Imagem Filmes e pela Fox Film do Brasil. A imagem ilustrativa é reprodução.

Resultado Sorteio

SAIU O RESULTADO (...)


Enfim, chegou o dia de ver quem garantiu a inscrição para correr a Meia Maratona de Balneário Camboriú, no próximo dia 19 de maio de 2013. Quem me conhece, sabe o quanto eu gostaria de dar a inscrição para cada um que participou da promoção. Obrigada a todos vocês!! =)
Aproveito para agradecer mais uma vez a parceria da Corre Brasil em nos oferecer esta cortesia. Tivemos 32 participantes da promoção e o critério do sorteio foi por ordem de inscrição na promoção. O número sorteado foi o nº 7.


Parabéns, Adolfo Neto!!

 

Em breve, estarei encaminhando um email ao ganhador com as informações necessárias para garantir o seu acesso. ;)

Para aqueles que não foram contemplados com a inscrição, o site oficial está recebendo as inscrições até o dia 10 de maio. Não fique de fora dessa. Participe!

SUPER P.S.: Ainda este mês uma nova promoção aqui no blog. Fiquem ligados.

Abraço e bons treinos!!
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...