27 junho, 2013

Detonando na balança #ProjetoCorrerdeTop

Apesar de ter certa desibinição para escrever no blog, preciso confessar que sou tímida com fotografias. Arisca mesmo. Esperei o momento certo para escrever um post sobre a perda de peso e os avanços no Projeto Correr de Top. Então, quando fui buscar fotos para ilustrar, percebi que sempre corri da câmera fotográfica. kkk O jeito é contar pra vocês como vai o desafio em números. =)

Em 2009, quando comecei a correr na esteira, eu pesava 85 kg distribuídos em 1,76 m de altura. Sempre tive uma estrutura alta e "forte", que acabava maquiando os quilinhos a mais. Em 2010, quando estreei em provas de corridas de rua, eu pesava 78 kg. Já tinha "perdido" alguma coisa fazendo bike e academia também, no entanto continuava pesada. Dali em em diante eu oscilei na casa dos 76 a 74 quilos meses e meses, por dois anos. E somente quando pus o projeto correr de top é que encarei sério o desafio.

No Projeto - No primeiro dia de pesagem, eu estava com 74 kg. De lá para cá, fiz mais duas paradas sobre a balança e para minha alegria, neste sábado - dia 22 de junho, alcancei a marca de 71,2 kg. Eeeeee!!!
Devo dizer que não foi fácil. Mas, estou substituindo os alimentos e alguns digo com orgulho que cortei da dieta (como é o caso do refrigerante e bebidas com gás). Sem contar, que os longões para meia maratona têm ajudado também. O apoio da família também conta aqui, porque em casa quando um está cuidando da alimentação, todos estão. \o/ Valeu @fabiano_bjj!!

Ficamos assim então:
Fevereiro 2013 - 74 kg
Abril 2013 - 72,1 kg
Junho 2013 - 71,2 kg

Evolução em passos lentos, mas firmes. (clique na imagem para ampliar)

Prometo fazer mais fotos para colocar aqui no blog. Se serve de incentivo para seguir no projeto ou mesmo de conselho, divulguem seus desafios. Ao contrário da cobrança que se imagina que possa ter, vocês se sentirão motivados a seguir no projeto e ainda terão o apoio dos amigos. Eu sou uma que boto a maior fé em você. Go go go!!!

Forte abraço turma e bons km's!!

24 junho, 2013

Meu relato: Corridas Unimed - Etapa Floripa

Fiquei dividida se corria ou saía para dançar na noite que marcava a véspera do meu aniversário. Se eu soubesse que seria tão divertido e animado, tenho certeza que não restariam dúvidas em correr. A Etapa Florianópolis, do Circuito de Corridas Unimed, que aconteceu neste sábado, foi um sucesso. O evento contou com 786 corredores , que percorreram as distâncias de 10k e 5k pelas principais ruas do centro da cidade. E este foi o apelo maior da prova. Um circuito diferente, numa prova noturna.Show!
Como mencionei acima, o final de semana foi de festa. Durante o dia, comes e bebes na casa dos pais. Abro um parênteses aqui: não comi nada de bolo, salgadinhos e todas aquelas guloseimas que mãe faz. Não foi desfeita. É que não quis estragar o "polimento" pré-prova. Então, coloquei tudo em "potinhos" e levei no carro mesmo. hehe

A Prova - A largada da prova foi no Parque da Luz, que fica na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, na parte insular de Floripa. Chegando lá, encontrei a turma toda. Como é bacana encontrar os amigos. Fazia meses que eu não via alguns. Fiquei de papo com a Marta, Simone e Juliana - meu trio ternura. E como o tempo passa rápido. Foi então, que fomos nos aquecer com a turma da Time (assessoria da Ju). Simone e eu fomos de gaiato. De lá, corremos para o funil da largada, onde encontrei a Ana (da Just Run) e batemos uma fotinho. O objetivo dela era correr para baixo de 27 minutos (tomara que tenha ido bem), não consegui falar com ela depois.

Minha Participação - Quando me inscrevi, meu único objetivo na prova era diversão. Queria rever os amigos, bater fotos e comemorar o aniversário correndo. O melhor estilo run4fun e não foi diferente. Na largada, eu e a Ju conversamos e partimos juntas na prova. Fomos conversando, rindo, batendo fotos e curtindo aquela vibe de correr pelas ruas do centro. Me fez lembrar quando eu era criança e minha mãe insistia para não sair perto dela na rua. Foi realmente muito divertido. Até por isso, achei que passou rápido demais. Não vou dizer que não senti os morros da Rua Tenente Silveira ou da Avenida Rio Branco, mas acho que estávamos bem preparadas. Não andamos em nenhum momento. =)

Resultado - Nosso tempo líquido (eu e a Ju largamos e chegamos juntas) foi de 28:29. Concluímos em 45ª e 46ª colocação Geral, respectivamente. Quero agradecer aqui a parceria da Juliana. Ela foi um amor. Tornou a corrida ainda mais especial. Um verdadeiro presente. Obrigada, querida!!

Quem quiser conferir o resultado oficial da prova, clica aqui.

Ponto Positivo - Eu gostei da divisão de categorias para pagamento da inscrição. Quem fosse cooperado Unimed pagava meia. Então, o valor ficou de R$ 30. O kit vinha camiseta manga longa, bolsa de treino, número e chip descartável. Usei pela segunda vez o guarda-volumes e aproveitei. Acho muito bom quando as provas oferecem. Destaque pra mim foi o percurso. Adorei! Faria hoje de novo. E a dispersão, com a turma da organização foi muito rápida. Num instantinho, o trânsito da cidade fluia como uma maravilha. ;)

Ponto Negativo - Não vi isotônico na prova (coisa rara não ter). Não para turma dos 5 km, mas para quem teria que percorrer as ladeiras pela segunda vez. Acho ainda que poderia haver divisão por categoria etária, só apresentaram em masculino e feminino na classificação. E o mais importante, a prova mais uma vez não tinha 5km. Pra quem busca um recorde oficial na distância, acaba ficando complicado.

Fiz um mosaico com as fotos batidas no evento. Peço desculpa se nem todos os amigos estão ali. É que na animação de abraços e beijos a gente esquece de registrar os momentos. Obrigada pelo carinho e pela corrida.

Clique na imagem para ampliar ;) Tks @TwittersRun #LoucosPorCorrida #JustRun


Forte abraço e bons km's!!

21 junho, 2013

Incontinência Urinária e a Corrida


O assunto é mais comum do que se imagina. Contudo, a questão acaba sendo "maquiada" pelo tal constrangimento de falar com seu treinador, com médico ou colega de treino. O alto impacto da corrida  pode sobrecarregar a musculatura do assoalho pélvico, o grupo de músculos que sustenta a parte baixa do abdome e acaba acontecendo a incontinência.
Tenho uma amiga corredora, que me relatou que passou pela situação, mais de uma vez em provas. Ela já é mãe e segundo os especialistas, mulheres pós parto são mais susceptíveis a ter o problema. A notícia boa é que tem tratamento. A dica é fazer exercícios de contração, similar quando se quer segurar a urina.

Achei uma reportagem bem bacana que fala sobre a incontinência e os corredores, publicada no portal O2 por minuto. Separei alguns trechos para compartilhar aqui. Confira:

A perda involuntária de urina, problema conhecido como incontinência urinária, é considerada comum entre as chamadas mulheres que já fizeram dois ou mais partos, que retiraram o útero ou que se encontram no período da pós-menopausa. Porém, em mulheres que praticam algum tipo de atividade física de alto impacto, como é a corrida, é possível que o problema ocorra até nas corredoras mais jovens. 

Por ser uma atividade de médio a alto impacto, a corrida também contribui em alguns casos para a incontinência, dependendo da carga de treino da mulher. O que muitas corredoras não sabem é que o distúrbio pode ser tratado. Há uma série de exercícios fisioterápicos que “preparam” a musculatura pélvica para o impacto da corrida. 

Segundo o urologista Flávio Trigo, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ao correr, a região da pélvis é altamente solicitada, fazendo com que toda essa região “vibre” bastante. Assim, se a musculatura pélvica não estiver forte o suficiente, ela não aguenta a pressão da urina na bexiga. Esse tipo de incontinência é conhecido como “incontinência por esforço”. 

A fisioterapeuta Laura Grechi Della Negra, especialista disfunções do assoalho pélvico pela Unifesp, explica que a avaliação é simples. “A primeira coisa a se fazer é avaliar em que estado está a força do assoalho pélvico. Acompanho as atletas na esteira e fazemos os exercícios de contração da musculatura”, diz.

Segundo Laura, o tratamento varia conforme o estado da musculatura feminina: “Os primeiros exercícios são de contração, ou seja, simular o esforço feito para segurar a urina e as fezes pela vagina e ânus, ‘puxando para dentro’. Se for necessário, fazemos um eletro-estimulação, que é uma sonda intravaginal, que ajuda a contração. Ou ainda pode ser feito o uso de cones vaginais, que são como absorventes internos, porém com pesos, para que se possa exercitar a musculatura.” 

Um bom motivo para se tratar é que um problema dessa dimensão tende a piorar a performance. “A queda de rendimento é inevitável, pois ao perder urina durante a corrida, perde-se também a concentração e desempenho da corredora”, conclui Laura. 

Doutora em ciência da saúde pela Unifesp, a ginecologista Maíta Poli de Araújo desenvolve um programa de tratamento de atletas mulheres que sofrem do problema. “O objetivo do meu trabalho é alertar treinadores e preparadores físicos da importância do exercício direcionado ao assoalho pélvico, juntamente com o aquecimento, antes de correr”, diz.

Maíta dá mais uma dica para a prevenção da incontinência: “Realizar o treinamento em gramado ou terreno aclive diminui o impacto na musculatura”. Se a atleta perde urina com frequência, o ideal é a interrupção da prática do exercício durante o tratamento. “Depois, o recomendado é que a atleta retorne às atividades, começando por um esporte de baixo impacto”, sugere. Nos esportes de baixo risco se enquadram a natação, ciclismo e remo, por exemplo. Cirurgia só em casos extremos. Assim, aos poucos, a atleta pode voltar às atividades esportivas. 

Quem quiser ler a matéria na íntegra, clique aqui

Forte abraço e bons km's!!

18 junho, 2013

Corredora "Pé no chão"


Me sinto suspirando ainda. É tão bom quando a gente volta do treino satisfeito com nosso desempenho. Dá aquele gás para encarar a planilha e a série de treinamento. Preciso dizer que dei dois tiros certeiros, em relação a corrida. Um foi ter entrado para uma assessoria esportiva. A disciplina e o comprometimento que criamos faz a gente persistir semana a semana (sem dizer que tem alguém te puxando, montando o seu treino individualizado). E a outra coisa foi definir um desafio. A Meia Maratona de Buenos Aires é um foco presente em todos os meus treinos. É pensando nesses 21,0975 quilômetros que corro animadíssima.

Meu fim-de-semana previa um longão e lá fui eu para mais um treino em círculos (deste eu até gostei mais, incrível!). A ideia era correr mais de uma hora em ritmo constante e eu só precisava monitorar a cadência. Fiz meus primeiros 14k do ano, em ritmo 5:50. Gente, é muita alegria numa pessoa. A um ano atrás, eu estava estreando nos 10k, sem um ritmo definido, sem um tempo previsto de término, sem noção.kkk

Hoje, me sinto uma corredora pé no chão. Sabendo dos meus limites reais, do meu ritmo de conforto, da onde posso chegar. Ter esta sensação é bom demais. Tem uma frase que diz sobre a importância de definir  nossos sonhos, para não nos frustrarmos se não alcançá-los (pelo erro da escolha). A meia de Bs As se torna dia a dia mais real pra mim. A palavra de ordem lá em casa é foco. Para isso, tenho cuidado da alimentação, do período de descanso e do fortalecimento muscular. Tem tudo pra dar certo. =)

E vocês, andam motivados com seus treinos?


Forte abraço e bons km's!!

14 junho, 2013

Resultado Sorteio Capas Fitness

Chegou o dia de divulgar quem levou uma capa estampada a sua escolha no site www.capasfitness.com.br pra casa. Tivemos 23 participantes no sorteio do blog e alguns tiveram a chance em dobro porque curtiram a fan page da Capas Fitness no facebook. Valeu pessoal!!

Confira abaixo a relação de todos os participantes com seus respectivos números da sorte e o ganhador.



O número sorteado foi:


Parabéns, Julian!!


Obrigada a todos que participaram do sorteio e ainda aos proprietários da Capas Fitness pela cortesia do excelente produto. Quem quiser tentar a sorte, pode entrar na página do facebook da capas fitness e conferir as promoções e sorteios por lá.

Abraço a todos e bons treinos!!!

11 junho, 2013

Correndo em círculos: a importância da concentração

Foco antes mesmo da largada
Além do condicionamento físico, a corrida exige concentração. Manter a mente focada durante o exercício é essencial para quem busca um melhor desempenho. Tive a prova disso nos meus dois últimos treinos. Por situações diversas, tive que correr perto de casa em dia de longão e de treino de ritmo. O lugar onde moro não tem nenhuma pista de corrida, avenida beira-mar ou parque próximos, então o jeito foi por a criatividade em prática e correr pelas quadras do bairro.
No dia do longão, estipulei um percurso que desse pelo menos 1000m em uma volta (uma das vantagens de ter o garmin é calcular exatamente a distância). E assim, me lancei do desafio de fazer 12 km. Gente, não foi fácil. Na terceira volta eu só pensava "faltam mais 9". Torturante fazer isso, não recomendo. Foi então, que criei um jogo mental. Via uma pessoa sentada no banco e pensava "vou dar a volta e ver se ela continua ali". E foi nesse jogo de "gato e rato" com personagens durante o treino, que concluí com louvor o longão. 
Nesta segunda fiz um treino de ritmo e usei uma avenida movimentada como percurso bate-volta. Já era tarde quando fui correr e estava frio. Dei cinco lances de 1400m monitorando a frequência cardíaca, já que o treino era de ritmo contínuo. Diferente do último treino, este me senti mais concentrada no exercício. Consegui manter a respiração, postura e bpm. Foi uma experiência nova correr em círculos, mas devo admitir que no fim eu gostei. A lição aprendida aqui é que se quisermos conquistar nossos objetivos é necessário ter foco neles. O corredor precisa saber exatamente o que busca e depois é preciso fazer acontecer. Posso afirmar, que depois de voltas e voltas, a sensação pós treino é recompensadora demais. Vale insistir cada passada nessa corrida em círculos.
Encontrei um artigo muito legal, publicado na revista O2, que fala sobre o foco e a concentração na corrida, onde o treinador Marcello Butenas diz: "Quanto maior for o autoconhecimento e o controle da situação por parte do corredor, mais evoluído na capacidade de concentração ele está”. Vocês podem ler o artigo na íntegra aqui.

"E vocês, já correram ou correm em percursos que exigem voltas?"


Forte abraço e bons km's turma!!!

09 junho, 2013

Circuito de “Corridas Unimed – Um Tempo para Você”


Com o objetivo de promover cada dia mais a qualidade de vida, bem-estar e difundir a prática de atividades físicas, a Unimed Curitiba, Unimed Grande Florianópolis e Unimed Londrina lançaram o Circuito de Corridas Unimed. O Circuito de “Corridas Unimed – Um Tempo para Você” abre seu calendário no dia 22 de junho, às 20 horas, em Florianópolis. 

O legal é que o percurso é super diferente. Vai passar pelas principais ruas do centro histórico da cidade e à noite. A prova conta com percursos de 10 km e 5 km, e promete trazer surpresas aos corredores. A organização espera reunir pelo menos dois mil participantes.

As inscrições - com direito a camiseta, gym sack, chip descartável, número de peito e exclusivo vale desconto Centauro - seguem até o dia 16 de junho e custam R$ 30,00 para Clientes Unimed e R$ 60,00 para o público em geral. A corrida premiará com troféus os três primeiros colocados nas categorias 10 km e 5 km (masculino e feminino) e todos os participantes que cumprirem o percurso receberão medalhas. 

A segunda etapa acontece em agosto, em Londrina. Em outubro, o circuito fecha seu primeiro ano com a etapa de Curitiba. Saiba mais no site oficial da prova.

Serviço:
Evento: Corridas Unimed – Etapa Florianópolis
Percurso: 10k e 5k
Data: 22 de junho de 2013
Horário: a partir das 19:00
Largada: Parque da Luz, cabeceira da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis
Inscrição: R$ 30,00 para Clientes Unimed | R$60,00 para público geral até 16/06
Site: http://www.corridasunimed.com.br

Participação - Ainda não defini se irei participar desta prova. É que é véspera do meu aniversário e fica aquela pergunta: "Comemoro correndo ou dançando?" Alguém me ajuda!

Abraço e bons km's turma!!!

07 junho, 2013

Um olhar diferente sobre a Corrida


Depois de um tempo correndo a gente começa a perceber muita coisa que estava a nossa volta e nunca  havia chamado a nossa atenção. Coisas bobas ou não, elas sempre estiveram ali e só hoje saltam aos olhos. Como exemplo, aquela rampa para subir a casa dos pais, onde daria um excelente treino em ladeira. Aquela estrada de terra para ir na casa dos tios do interior, que seria perfeito para um cross. Ou mesmo, a camisa de corrida que o tiozinho da banca de revista está usando e o relógio garmin que seu médico tem no pulso.
Conversando com um amigo corredor do twitter, ele mencionou que o carteiro fez a entrega rápido por que ele usava Asics. Embora o causo seja engraçado, é bem por aí. Nossos olhos estão abertos para estas pequenas coisas.
Ultimamente, me pego observando as pessoas correndo. Tento imaginar o pace delas. Loucura? Talvez. Mas, me divirto assim. Quem nunca passou por algum lugar e penso "adoraria correr aqui?" ou ainda escutou uma música no rádio e penso "vou incluir esta no setlist de corrida!".

"Depois de um tempo, nos pegamos com um olhar diferente sobre a Corrida." 


Pra embalar o final de semana, deixo uma sugestão de música da banda folk norte-americana The Lumineers. O som é Ho Hey, do mesmo título do álbum. Ela não saí da minha playlist. Adoro! =)



Forte abraço e bons km's!!

04 junho, 2013

Saldão do feriado

Se durante a semana, a gente arranja sempre um tempinho para atender a planilha de treinos. Imagina, num feriadinho de quatro dias em casa. Oh beleza. Meus dias de folga não tinham como ser diferente. Teve muita endorfina. Consegui cumprir a planilha da corrida e de quebra fiz alguns dias de bike e encarei um treino funcional. Foi bom demais. Deu pra zerar o estoque de energia. =]
Ontem, iniciei minha Semana 02/14 para Meia de Buenos Aires. E vou dizer, com aumento da rodagem nos treinos, vem pedreira maior pela frente. Amanhã o Progressivo é de 8k (até então fazia de 6k). ;)
Abaixo o saldão do feriado em fotos:

Bike na Praia da Armação

Bike na Praia do Matadeiro

Longão em dia de vento sul e gelo nelas!!!
Ps - Ainda não consigo bater fotos nos treinos de corrida. Mas, qualquer hora vou postar o local dos treinos aqui. Promessa.

Foco no objetivo, força para encarar e fé pra vencer!!


Ah! Uma última coisa. Tem gente que talvez não saiba, mas tem promoção rolando aqui no blog e vale uma capa para o banco do carro. Ideal para nós corredores, podendo usar após os treinos, em dia de chuva ou não. Participa aqui #FicaDica

Boa semana e bons km's, turma!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...