29 julho, 2013

1, 2, 3 testando (...)

Em dia de prova, é bom evitar o uso de coisas/artigos novos. Essa é uma das primeiras regrinhas que aprendemos no mundo corrida. Como o próprio nome já diz, o treino é o momento ideal para experimentar os "brinquedinhos". É onde vale tudo (ou quase hehe) e você está treinando para as coisas darem certo. Vale usar o tênis novo, aquele sabor novo do gel ou aquela marca de vaselina. 
Pensando assim, semana passada foi minha semana de testes. Experimentei duas novas aquisições: uma calça nova e uma garrafinha de água durante a corrida. Tudo pensando na Meia de Buenos Aires. Ai ai...essa meia dá pano pra manga. :P


A Calça. Bem, depois de três treinos em dia de chuva fiquei sem calça para correr, apenas  com bermudas. E com frio que deu semana passada, o jeito foi passar na loja de departamentos do shopping e comprar uma nova. Aproveitei para comprar um modelo que atendesse minha expectativa para um clima frio e adquiri uma calça que cobrisse o tornozelo. 
Apesar de linda, a calça da Adidas não atendeu minhas expectativas. Ela tem um tecido ótimo (tecnologia climalite), transpira legal, MAS fica caindo. E correr segurando as calças não é legal. Senti a virilha depois de dois treinos com ela. É que fica uma folga no "cavalo" (expressão de costureira) e força o movimento da coxa. Então, infelizmente esta calça vai ficar para os treinos na academia. Pena. :/


Garrafinha de água. Este item eu achei meio ao acaso na loja. Depois da palestra com nutricionista esportivo, onde tirei a dúvida que preciso hidratar durante os longões, decidi comprar uma mini garrafa para levar nos treinos. Achei muito boa. É levinha e pequena. Pouco maior que a minha mão. Usei durante todo longão deste domingo e aprovei. E ela vem com uma tira para prender num cinto. Nem precisa segurar na mão. Curti.

Esta semana vou testar uma nova jaqueta corta-vento. As outras que eu tinha não eram impermeáveis. Que venha a chuva... Depois conto pra vocês as minhas impressões. ;)

Forte abraço e bons km's turma!!

Foco, força e fé, SEMPRE.

25 julho, 2013

Correr no frio do inverno vale cada passada


Gente! Que frio é esse, heim??!? A temperatura despencou nos últimos sete dias e o inverno mostrou porque é considerado a estação mais fria do calendário. Sei que tem pessoas que preferem correr em dias mais quentes. Porém, vim aqui defender a bandeira dos corredores adeptos do clima mais "fresco". Correr em dias frios tem sim suas vantagens e vou explicar o por quê.

1º. Ganho de performance. Está comprovado que a maioria dos recordes em corrida são estabelecidos em temperaturas de 10ºC a 16ºC, ideal para quem pratica o esporte, já que não se perde muita energia tentando controlar a temperatura do corpo. O que facilita o aumento do volume de treino, com mais qualidade, melhorando o desempenho. 

2º Gasto calórico. Um estudo do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (SP) aponta que fazer exercício no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias. Uhuuuu, vamos correr.

3º Viaje aqui. Corra na sensação térmica de Bariloche, Nova Zelândia e Canadá sem sair de terras brasileiras. Além de sair mais barato, você pode sentir o prazer de encarar o frio numa boa. Aproveite o que a estação tem de melhor. Realmente, não entendo quem se gaba em dizer que correu na neve em Nova Iorque e corre de um vento sul em Floripa. 

4º Use e abuse. O corredor sai comprando jaqueta corta vento, luva específica pra corrida, manguitos, pernitos, gorros e não usa. Pra correr no inverno é necessário manter as extremidades aquecidas. Aproveite! Agora é a hora de tirar tudo do armário e testar. 

5º Seja feliz. Posso dizer com convicção, que um treino em circunstâncias mais difíceis garantem cargas de endorfina e felicidade extras. A sensação pós treino em dia de vento, chuva e frio é "surreal". A gente fica todo encharcado e todo bobo. Satisfação total. Recomendo.

Espero ter motivado alguém a sair hoje do sofá ou debaixo das cobertas para um treino ao ar livre. Minha dica apenas é se aquecer bem antes de correr. Procure fazer uns 10 minutos de trote + uns exercícios educativos. Garanta que o seu corpo esteja aquecido antes de sair propriamente para o treino. Corra no frio, mas corra também da lesão.
E se me permitem mais uma dica, troque toda roupa instantaneamente após a corrida. Roupas secas, um bom banho quente e um lanche até meia hora após o exercício.

Esta semana, meus três últimos treinos foram com temperaturas abaixo de 9ºC, com vento e chuuuuva. Todos os dias. Estou super satisfeita por não ter furado nenhum dia na planilha e garanto que não peguei sequer um resfriado. Encare o frio numa boa. O inverno é uma estação linda. Corra pra ver!!

Forte abraço e bons km's!!

22 julho, 2013

Nós somos as #RunningDivas

A união faz a força

Em junho, recebi uma mensagem direta no twitter, enviada pela Diva-mor Ciça Rodini. Era um convite para participar de um grupo de corrida. E o convite não podia ter sido diferente. Afinal, as Running Divas: Juntas pelo mundo virtual, correndo no mundo real" estão espalhadas em várias cidades do Brasil, mas conectadas pela rede social.

Atualmente, o Running Divas reúne 27 mulheres. O grupo foi se formando espontaneamente pelos encontros nas corridas, pelo Twitter, pelos filhos, pelo senso de humor, alto astral, enfim, pela afinidade que havia entre elas.

Com este espírito de amizade e união, nem preciso dizer que aceitei o convite na hora. 

Algumas semanas depois, recebi em casa um envelope com a minha camisetinha do grupo. Sim, uma camisetinha. Apesar de algumas Divas não se conhecerem pessoalmente, temos uma camiseta que é o elo entre nós. =]

Na última prova que participei, o Circuito Floripa Run – Corrida Para Mulheres, dediquei a minha participação a todas as Divas e fui com nossa camisetinha. Acredito que ela tenha me dado sorte, pois conquistei meu recorde nos 10k. \o/

Sou uma Running Diva com muitíssimo orgulho!!

Até o fim no ano, o grupo espera se reunir mais uma vez pessoalmente (em junho último, as Divas se encontraram na prova Vênus, em São Paulo). Estou contando os dias... 

Encontro Running Divas, na Vênus SP

Cheias de brilho, energia e muuuita alegria

Conviver com essas lindas mulheres, com toda esta energia deu um novo sentido pra mim na corrida. Agradeço cada dia pelo convite. Ter um amigo é um tesouro. Ter 26 Divas é uma explosão de sentimentos e alegrias. Obrigadaaa!!

19 julho, 2013

Palestra sobre Nutrição Esportiva


Assim que começamos um novo projeto de alimentação saudável, surge como instantaneamente dúvidas do que podemos substituir no prato e incluir na dieta alimentar. Eu mesma, pesquisei vários sites e me consultei com endocrinologistas para saber que horas comer e qual o tamanho da porção. Mas, para quem faz atividade física, gera ainda mais questionamentos. O que comer antes, durante e depois do treino é uma delas.
Parece até que o meu treinador sabia das minhas dúvidas. Esta semana, foi agendada uma palestra com nutricionista esportivo Felipe Rabello*, para falar desse tema para a equipe Just Run. O encontro é logo mais às 20 horas. 

Estou com meu bloco e caneta na bolsa já. Prometo trazer as dicas aqui para o blog.

Aproveito para desejar um excelente final de semana. Bons km's pra todos!!


*Felipe Rabello, Nutricionista formado pela UFSC; Estudante de Educação Física da UDESC. Diversos cursos na área de Nutrição Esportiva. Atua em Nutrição Esportiva, Clinica, Pediátrica e Emagrecimento; Com consultório de Nutrição Clinica, Pediátrica Esportiva há 4 anos. Nutricionista do Figueirense Futebol Clube.

18 julho, 2013

Correndo com a lesão

Extensor de joelhos, meu exercício preferido (quadríceps)
Não é segredo pra ninguém, que fui pra academia forçada. Estava com uma lesão inicial na virilha e fui atrás de fortalecimento muscular para curar esta "zica". Se fosse outros tempos, eu mesma teria feito uma aposta em mim que não duraria três meses lá. Porém, venho aqui afirmar pra vocês, com sorriso no rosto, que estou prestes a completar meu 4º mês de musculação.
Comecei com três séries de 10 repetições em oito aparelhos, treinando duas vezes na semana. Hoje faço quatro séries, em 12 aparelhos. Novos tempos. Quem diria. E adivinhem, estou gostando. O que fica ainda mais esquisito.hahaha Inclusive, para o mês de agosto quero me planejar para fazer três vezes na semana.
Alguém pode estar se perguntando, mas da onde vem essa animação toda para treinar na academia (leia-se musculação). A resposta é simples. Deu resultado. Além de ter certeza que estou fortalecendo a musculatura, eu não senti mais as dores na virilha. Sumiram as preocupações de correr forte e achar que no outro dia não conseguiria andar direito. Finish. Capito. Acabou!!
E como tenho lido e compartilhado da agonia dos amigos que estão lesionados, como é o caso da Diva Aninha, do Luiz Souza, da Yara Gomes, da Ana Clara, do Israel Cordova, Eduardo Hanada, Victor, Marco Aurélio Lima, do Fábio e tantos outros. Seja por uma lesão no joelho simples ou mesmo no quadril, coluna. Não posso deixar de dizer que esta fase vai passar. Com tratamento certo (fisio), gelo e fortalecimento muscular, a crise vai passar. Força, pessoal.
Já para turma que está no bem bom, sem dores, cuidem-se. Incluam um treino de força na semana, nem que seja um funcional, se vocês tem arrepio quando escutam a palavra "musculação" (eu tenho!). Existem séries ótimas de agachamento, saltos em banco, corrida na areia, que podem ser executadas na praia. Tudo de ótimo.
Nos próximos dias, vou compartilhar com vocês como são os meus exercícios. Lembrando que o fortalecimento muscular, além de evitar lesões, dá gás extra para as provas, afinal a pessoa vai ficando mais forte. E vamos que vamos!!

Forte abraço e bons treinos!!

16 julho, 2013

Não é que deu recorde... #Circuito Floripa Run

O sorriso não cabia em mim. #muitofeliz
Domingo foi dia de pista. Participei da segunda edição do Circuito Floripa Run, uma prova feita exclusivamente para mulheres, em Florianópolis. O evento teve muita energia boa, bate papo com amigos e foi sucesso mais uma vez. O circuito contou com percursos de 5k e 10k, além da caminhada. Teve um aquecimento super animado, massagem e sorteio de muuuuitos brindes para as meninas.
Desta vez, me inscrevi na distância de 10k para ganhar ritmo em provas mais longas. Uma vez que meu objetivo principal de 2013 é a meia maratona, em Buenos Aires. A última vez que fiz 10k foi na Meia de Floripa do ano passado, sendo assim eu nem imaginava em que tempo faria. 
Combinei com a Claudinha, uma super amiga, de irmos juntas para prova. É que esta semana é o aniversário dela e foi uma forma de comemorarmos juntas. E isso só foi possível com a cortesia do Gustavo, da JatsRun, e da Ingrid (que me ofereceu a minha inscrição). Obrigada gente!!!

A Prova - A largada aconteceu pontualmente às 08h30.  Desta vez me posicionei mais na frente. Minha ideia era colocar um ritmo confortável e seguir nele por todo percurso. Acabei naquela empolgação do primeiro quilômetro e fechei em 5:15. Então pensei, "se quiser chegar inteira, tenho que subir um pouco". O bipe do 2 km do garmin soou e fechei em 5:30. Pronto. Agora era só seguir firme com foco, força e fé.
A Ana, que faz assessoria esportiva comigo, me acompanhou por quase toda prova. Fomos juntas lutando contra o cansaço e curtindo a vibe que a corrida proporciona. Acho que só não terminamos lado a lado porque o percurso era de duas voltas de 5k e ela sentiu o psicológico de ver todo mundo completando. Preciso dizer que os treinos de voltas de 800m, 1200m que fiz nos longões me ajudaram muito. Recomendo a todos um treino desses por quinzena. A gente não sente a pressão da segunda volta. Pelo contrário, ganha mais foco.
Os últimos três quilômetros corri sozinha. Mas, na verdade, a Simone Vieira (do blog Correndo e Renascendo) serviu de coelho pra mim. Eu via aquela camiseta do Loucos Por Corrida lá na frente e só pensava em chegar perto dela. Quem conhece a Simone sabe que ela é power na pista. Mete um ritmo muito bom. Isso me fazia pensar que eu podia estar sendo ousada, mas arrisquei assim mesmo. No último quilômetro alcancei a coelha. Foi muito alegria. Corremos um pouco juntas e então passamos pelo pórtico. Meu garmin cravou 56:01. Este é o meu novo tempo na distância. Meu Recorde Pessoal Mundial.
Nem preciso dizer o quanto fiquei feliz. Cheguei faceira demais, pois segurei um ritmo confortável e inteira. Fiquei saltitante na linha de chegada. Quem estava lá deve ter visto. É bom demais ver a nossa evolução na corrida. Saber que os treinos estão dando resultado.

Confraternização - O pós prova foi bom demais. Como tenho escolhido a dedo as provas do calendário de corridas, acaba que cada evento é uma festa pra mim. E rever os amigos, com certeza, é a cereja do bolo. Desta vez, conheci pessoalmente as lindíssimas @MartaFiorentini e @FláviaFiorenza, amigas antes virtuais e agora reais. São aqui de Floripa, da assessoria Sprint e são amigas do twitter. Somos #TwittersRun!! E tive o prazer de conversar com a Ana Clara, seguidora aqui do blog e super querida. Ela está presente nas provas para dar força e apoio para todos os "Loucos por Corrida", pois está passando por uma lesão. Melhoras, Aninha!
Além disso, reencontrei o Enio, Eduardo, Marta, Renato, Laura, Nilton e todas as amigas da Just Run (E somos muitas). A D O R O 
Abaixo coloco as fotos dos encontros com a turma. As duas últimas são registros do Eduardo. Valeu!!!

As lindas Marta e Flávia. Somos todas #TwittersRun

Com as Poderosas da Equipe Just Run

Com a turma dos Loucos Por Corrida (Ana Clara a minha direita)

Simone "Coelha" e Claudinha, amigas do Coração
Na reta da Chegada

Com a Ana, amiga de equipe, na vibe de correr de bem com a vida


Ponto Positivo - Eu não costumo beber água em treinos e nem em provas, mas a organização está de parabéns. Tinha posto de hidratação logo no primeiro quilômetro. Foram um total de 3 para 5km percorridos. Pra mim, no caso, o dobro. Como tinha muito mais meninas na distância de 5k e sabendo que muitas ali eram estreantes, achei super bacana. Meu segundo ponto positivo é a distância aferida. Meu garmin marcou 10.100m. Perfeito para registro de recorde. \o/

Ponto Negativo - Para quem participou das duas edições, deve ter notado que a medalha da corrida foi praticamente a mesma. Mudou apenas o cordão e a parte de trás da medalha, onde trazia os patrocinadores. Minha sugestão é que até pode usar a mesma logo/arte da prova, mas usasse uma cor diferente. Fora isso, perfeito.

E pra quem se animou, a organização já está com terceira edição agendada. Será em dezembro. Bora correr de bem com a vida, meninas.

Forte abraço e bons km's!!! 

09 julho, 2013

Top de academia e Top de Corrida é a mesma coisa?

Top de compressão sustenta e protege mais os seios (Foto: Divulgação / Nike)
Às vezes me pergunto, se além do tênis, é preciso realmente de algo mais pra correr. Excluo aqui a vontade e iniciativa de sair pra rua. Estou falando da vestimenta ideal para corrida. Afinal, quem quer mesmo, corre descalço na praia ou grama, e neste caso nem seria necessário o calçado. Mas, se tratando que muitos aqui não são adeptos do barefoot, imagino que tem seu tênis preferido e até um universo de acessórios para destacar.
Eu não costumo usar muitos "apetrechos" para correr. Me satisfaço com um tênis específico de corrida, uma bermuda, um top e uma camiseta. Sempre uso nos treinos as camisetas que ganho em provas. No entanto, tenho percebido que usar o material certo das coisas faz sim a diferença. Não precisa sair comprando roupa fitness de academia ou aquela coleção nova da marca "xis". Acho lindo e até tenho, mas sendo franca, não é necessário para se fazer a prática esportiva. Um velho moletom a princípio resolveria.
O que quero destacar aqui é que a compra do top, bermuda, tênis, camiseta e até as meias deve ser feito de acordo com material que contenha um tecido leve e com boa respirabilidade, evitando assim o acúmulo de suor. Pode parecer uma dica bem básica, mas é que às vezes a gente não se dá conta e quando vê está usando uma meia de algodão ou um top que a tia deu (nada contra o presente da tia, mas que não era ideal para usar em treinos de corrida, era mais top de academia, sabe?).
Faz uns oito meses que decidi investir nos top's da minha gaveta de roupas. Comprei alguns modelos, de diferentes marcas, baseado no meu esteriótipo e gosto pessoal. Passado este tempo, posso afirmar que apesar de serem mais caros, eles são excelentes. Dei preferência por modelos sem costura, que tivessem aquela faixa de suporte abaixo dos seios e fossem estilo nadador. Muito bom! O legal é aliar conforto e bem-estar com preço do produto. Até então eu aparecia com uns "arranhões" e não me dava conta que era da costura do top. :/

Top Ideal - O site da Santaconstancia traz algumas dicas muito interessantes de como escolher o top ideal. Um dos cuidados que a mulher deve tomar ao praticar esportes é com o suporte adequado para os seios, para evitar dores e incômodos. Embora o visual dos tops seja importante, o fundamental é que sejam confortáveis, acompanhando as dimensões do corpo. 
O modelo estruturado ajustável é melhor que o de compressão, pois minimiza o balanço dos seios durante as atividades. A modelagem deve combinar tecidos sem elasticidade na parte frontal e interna e tecidos elásticos nas laterais (costas). Uma atenção especial à faixa inferior, que não deve ser muito justa nem muito solta, também é recomendada. A elasticidade deve ser horizontal, pois a vertical não limita o balanço dos seios, e seu tecido não deve ser muito justo nem estar em contato com a pele, o que prejudicaria no quesito conforto. Para as costas, modelagem em X ou nadador são as melhores.
A compressão confortável é outro ponto importante. Um tecido leve, compacto e com boa respirabilidade é sempre a melhor opção. Um erro comum é confundir sustentação com compressão, buscando o top que mais aperte as mamas, mas isso pode causar muita dor e desconforto. A sustentação adequada vem da combinação de modelagem apropriada, na maioria das vezes com baixo nível de elasticidade, e tamanho correto. Evite ao máximo tecidos grosseiros e pesados, assim como modelos com bojos, que criam obstáculos à respiração e geram calor durante os exercícios.
Quanto maior o busto e mais intensa a atividade, maior a necessidade de sustentação. Dependendo da atividade, o top deve ter painéis de ventilação para evaporação do suor, minimizando o efeito úmido colante, que irrita a pele, principalmente os seios, onde há grande acúmulo de água. A ventilação é feita preferencialmente com tecidos porosos ou vazados.

Modelos, formatos, materiais ou cores é o que não falta para escolher o seu top ideal. Só não esqueça: além de lindos, eles precisam ser confortáveis e justos aos seu tipo de corpo.

Vamos nessa. Força, foco e fé!!

04 julho, 2013

Matemática da corrida


Ao abrir minha planilha semanal de treinamento, enviada pela assessoria esportiva, me deparei com treino novo. Então, fiquei vendo aquelas "equações matemáticas" e tentando interpretar o que vinha pela frente. O treino da segunda-feira dizia 4x2K 10'15'' a 10'30'' Rec. 2' Ativo. Para quem não está acostumado a ver planilha na frente, fica até se perguntando o que a matemática tem a ver com a corrida. E eu digo pra vocês: tudo!
Quando falamos em matemática da corrida estamos interpretando o controle de carga dos treinos, que variam entre volume, duração, repetição, intensidade e até mesmo a frequência cardíaca. O treinamento é dividido em macrociclo, que apresenta todo planejamento do corredor e então existe uma nova divisão chamada de mesociclo que apresenta todos os microciclos para chegar no objetivo/meta final. Geralmente, existe uma preparação com semanas de base, específico, pré-competitivo, competitivo e a transição. Ufa! É muita informação.
Se não bastasse as denominações acima, ainda tem os treinos em si:  Contínuo (rodagem ou regenerativo), Intervalado (intensivo e extensivo), Ritmo (tempo run) e Longão. E estas sessões de treinamento apresentam as equações, como no "código" grifado em rosa lá em cima. É uma verdadeira matemática da corrida, não acham?

Quando penso nesse assunto, me recordo de um excelente texto do Profº Marcelo Camargo - bacharel em educação física e pós graduando em treinamento esportivo e fisiologia do exercício, em Belo Horizonte. No artigo "Treinar pela frequência cardíaca ou pelo ritmo de corrida?", ele defende a ideia de montar um planejamento através da velocidade da corrida. "Criamos um ótimo parâmetro para ter o total controle da carga de treinamento, pois assim saberemos a velocidade, distância e duração que o atleta é capaz de realizar em seu treino", conta.

O texto é muito bom e vale a leitura.Clique aqui para ler.

Forte abraço e bons km's!!

02 julho, 2013

Quando cinco viram dez (ou vinte e um)

imagem_thinkstock
A um ano atrás, eu corri minha primeira prova de 10 km. Até então, todas minhas provas foram de 5 km. Na época, fiquei nervosa de imaginar se conseguiria percorrer "todo aquele" dez mil metros. A ideia de correr sobre a Ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis, fez com que eu me inscrevesse na distância alternativa, da Meia Maratona de Floripa e me lancei no desafio. Foram semanas, até meses de preparo para o grande dia. No fim, correu tudo bem e fechei os 10km em 59 minutos.

Este ano, sinto o mesmo frenesi, só que agora com a Meia Maratona de Buenos Aires. Os treinos nunca foram tão prazerosos. Não que não haja desgaste e cansaço. Pelo contrário, mas o que sinto é que sobra motivação para sair e correr. Foi com objetivo da meia maratona que percebi que a preparação para prova é de suma importância. E se antes eu cuidava dos treinos, agora eu monitoro ainda mais. Pode até ser por medo ou dúvida se realmente vai dar tudo certo, afinal é uma distância nova pra mim e requer certo período de treino. Penso que não deve ser encarado como o simples fato de colocar o tênis e ir.

Nessa ideia, tenho evitado participar de muitas provas para não "fugir" da planilha de treinamento e até mesmo sair do foco. Tenho corrido uma prova por mês, no máximo. Neste mês de julho, farei a prova de 10 km do Circuito Floripa Run. Vou usar como treino "longuinho" da semana e de quebra vou conferir como anda meu tempo na distância (não corro nos 10k desde a minha estreia), rever os amigos e manter aquele ritmo de prova. Agradeço aqui a Ingrid por ceder a cortesia. =)

Para quem ficou a fim de saber mais do evento, o Circuito Floripa Run é uma prova exclusivamente feminina e está na sua segunda edição. O evento vai acontecer na beira-mar continental, em Florianópolis, no dia 14 de julho próximo e promete ser ainda melhor. Cheio de mimos, agitos e atenção com as corredoras. Informações no site oficial www.circuitofloriparun.com.br 

DIA DA PROVA
Percursos: caminhada 2,5 km e corrida 5 km e 10 km
Local: Beira Mar Continental – Estreito – Florianópolis/SC
Largada: 14/07 às 08h30

ENTREGA DE KITS  PARA CORRIDA E CAMINHADA
Os Kits serão entregues na LOJA DECATHLON de SÃO JOSÉ/SC.
Endereço:  na Rua Cassol, nº 330 – Bairro Kobrasol (anexo ao MundoCar Mais Shopping –  http://www.decathlon.com.br/encontrar-lojas) nos dias:
11/07/13 (quinta-feira), das 14h às 22h
12/07/13 (sexta-feira), das 14h às 22h
13/07/13 (sábado), das 10h às 20h

ENTREGA DE CHIP (APENAS PARA CORRIDA 5 km e 10 km)
A entrega de chip acontece no dia da corrida, 14/07/13 (domingo), na arena do evento - Avenida Poeta Zininho (Beira Mar Continental) – Estreito / Florianópolis, das 06:30h às 8:00h

A novidade para esta edição é que haverá uma prova kids, no sábado dia 13, para criançada. A inscrição é gratuita. Acesse o site e confira.


E vocês, já tem alguma prova em vista para o mês de julho?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...