29 agosto, 2013

¿Hablas español?

Material de estudo do meu mini curso "corrido" em espanhol 
¡Hola! ¿Qué tal?
Faltan siete días para enviar a Buenos Aires. 
Ahora estoy estudiando el idioma para hacer bien en Argentina. ;)

E aí, gostaram do meu espanhol?? uhauhaha
Brincadeira a parte, peguei nos livros nos últimos dias para estudar um pouco do espanhol. A intenção é conhecer algumas expressões idiomáticas e se familiarizar com a língua. Não tenho pretensões de ser "entendida" no assunto (pelo menos não agora). Mas, acho super bacana chegar no país e pedir um café con una media luna. Soa respeitoso por parte de um brasileiro e também enche a gente de orgulho de saber se virar. 
Serão quatro dias em terras argentinas. Tempo suficiente para sentir o lugar. Biano e eu pretendemos viver cada momento intensamente e por que não falando em espanhol??!

E vocês, arriesgar un poco en español?

Forte abraço e bons treinos!!!

28 agosto, 2013

Prova à vista. Escolha a sua e senta a bota!!!

Imagem: Google
Vocês já se deram conta que falta apenas quatro meses para encerrar o ano? Genteee, como tempo passou rápido. E pensando nisso, separei algumas provas que vão acontecer aqui na Grande Florianópolis para a turma ir se agendando e separando o tênis.

Minha dica fica para Corrida Rústica da Independência que vai acontecer na Palhoça, dia 7 de setembro - feriadinho bom pra correr. A prova vai contemplar os vencedores da Categoria Geral com premiação em dinheiro. Os vencedores das categorias por idade (masc/fem) levam troféu pra casa. O percurso é plano, saí da Praça Central da cidade e é de apenas 4,8km. Mamão com açucar. Vamos prestigiar o Totó, presidente da ACORPh. A inscrição é de R$ 20,00 e pode ser feita no local. A largada está prevista para às 15 horas. Informações no telefone 48 9115-7776.

Segue abaixo as provas que vão acontecer até o final do ano. Não me responsabilizo pela mudança de data ou não realização dos eventos. Escolha a sua e senta a bota!!!

SETEMBRO

  
Data: 07/09
Nome: CORRIDA DA INDEPENDÊNCIA
Distância: 4,8k e maratoninha (haverá premiação em dinheiro/adultos)
Local: Praça 7 Setembro, Palhoça/SC
Site: http://blog.clickgratis.com.br/totoacorph

Data: 15/09
Nome: MEIA MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO JOSÉ
Distância: 21k, 10k e 6k
Local: beira-mar de São José
Site: http://meiainternacionalsaojose.com.br/

Data: 22/09
Nome: CORRIDA PELA PAZ / NO DROGAS 
Distância: 10k e 5k
Local: Beira-mar norte, Florianópolis/SC
Site: www.nodrogas.org 

Data: 29/09
Nome: MARATONA DE SANTA CATARINA 
Distância: 42k, 10k e 5k
Local: Passarela Nego Quirido, Florianópolis/SC
Site: http://www.maratonasc.com.br/


OUTUBRO

Data: 11 a 13/10
Nome: MOUNTAIN DO LAGOA DA CONCEIÇÃO 
Distância: 73k (revezamento)
Local: Lagoa da Conceição, Florianópolis/SC
Site: http://www.mountaindo.com.br/

Data: 13/10
Nome: CORRIDA DAS CRIANÇAS "AMIGUINHAS DO PEREBA"
Distância: 6k
Local: em frente a Capela do Abraão, Florianópolis/SC


Data: 19/10
Nome: 11º DESAFIO PRAIAS E TRILHAS 
Distância: 84k (revezamento)
Local: Ribeirão da Ilha, Florianópolis/SC
Site: http://www.ecofloripa.com.br/praiasetrilhas/

Data: 27/10
Nome: 1ª CORRIDA DO AVAÍ
Distância: 9k, 6k e 3k
Local: Ressacada, Florianópolis/SC

NOVEMBRO

Data: 03/11
Nome: CORRIDA DE REVEZAMENTO UNIMED
Distância: 16k
Local: Beira-mar norte, Florianópolis/SC
Site: http://www.webrun.com.br/home/c/inscricoes-para-corrida-de-revezamento-unimed-em-movimento/4416

Data: 09/11
Nome: FLORIPA NIGHT RUN
Distância: 10k e 5k
Local: Beira-mar norte, Florianópolis/SC
Site:

Data: 16/11
Nome: 1ª CORRIDA DA DIVERSIDADE
Distância: 5k e 2,5k
Local: Ressacada, Florianópolis/SC
Site: http://www.corridadadiversidade.com.br/

Data: 30/11
Nome: 5º CORRIDA RÚSTICA VALE DAS GRAÇAS
Distância: 10k e 5k
Local: Angelina/SC
Site: http://www.corridadeangelina.com.br

27 agosto, 2013

Longão top e passaporte Just Run!!!

Equipe Just Run, o manto azul que vai invadir Buenos Aires (AR)
Quando penso em sábado, logo me vem na cabeça "é dia de longão". Hora de botar o tênis e partir para o asfalto. \o/

O treino deste fim de semana teve um gostinho mais que especial. Além de correr em grupo, o que fiz pela primeira vez com a equipe Just Run, pude completar a maior distância em treinos. O percurso saía da beira-mar norte, percorria o Itacorubi, Santa Mônica, passava pelo Pantanal e regressava pela Prainha e baía sul de Floripa. Um verdadeiro abraço no Morro da Cruz. Para quem não conhece, a distância final ficou em 18,85km. É chão a beça. 

Vou logo dizendo que foi demais. Fechar o treino e saber que podia seguir em frente é a segurança que todo corredor que está para estrear numa nova distância gostaria de ter. Eu simplesmente amei todo o percurso e devo agradecer ao meu grupo por ter me incentivado e aguentado o meu "turtle pace" (eu fui a corredora mais lenta do meu time). Sou muito grata a Fernanda e a Duda, que desde o início ficaram comigo. Valeu meninas!!!


Durante todo percurso, o coach deu assistência de carro, enquanto tivemos três 'batedores' de bike auxiliando no percurso. Na chegada, uma bela mesa de frutas no palito com suco, chá e água.  Tudo perfeito! Se já não fosse suficiente, pra fechar com chave de ouro, o Leonardo fez uma grande surpresa pra turma. Cada concluinte do treino ganhou seu passaporte para corrida de Buenos Aires, com visto assinado pelo treinador. Olha que chique!!

Passaporte para 21k Ciudad Buenos Aires

É por este e outros motivos, que cada dia curto mais estar num grupo de assessoria esportiva. A animação é garantida, mas além disso, existe muita vontade de vencer e superar os seus desafios. Super recomendo.

É isso aí. Forte abraço e bons km's turma!!!

21 agosto, 2013

Mudança de hábito


Hoje encontrei a sogra de uma amiga na rua. Fazia meses que nós não nos víamos. Para minha surpresa, ela não me reconheceu. Talvez alguém pense que seria motivo pra ficar chateada, 'meio assim' sabe, maaaas eu fiquei feliz. 

Segundo ela, eu estou diferente. Eu emagreci. Não preciso nem dizer como me senti. =]

Claro que isso tem a ver com a mudança de hábito dos últimos meses. Desde fevereiro, quando ingressei no Projeto Correr de Top, a minha alimentação mudou bastante. Meu café da manhã e todos os lanches (manhã e tarde) são frutas. Alguém pode pensar que isso é dieta, mas eu chamo reeducação. A gente se acostuma e gosta. Afinal, ver as frutas cortadinhas assim na 'lancheira' não dá vontade de comê-las??

A 'lancheira'  que trago para o trabalho #alldays
As frutas são excelentes fontes de carboidratos e me dão a energia necessária para os treinos. Nos próximos dias pretendo apresentar minha nova pesagem e posso afirmar que estou firme no propósito. Não que eu vá sair de barriga de fora por aí, mas ver as calças ficarem largas é tudo de ótimo. E, de quebra, a gente se sente mais leve pra correr. Quem está comigo nessa???

Forte abraço e bons treinos turma!!

20 agosto, 2013

Quando a ficha cai


A gente começa a se dar conta que o grande dia está chegando, quando abre a planilha semanal enviada pelo treinador e dois campos do excel trazem a expressão Buenos Aires. Eu procuro curtir bem os dias de treino, não pensar somente na prova, e aproveitar a sensação boa que a corrida proporciona. Mas, sabendo que falta pouco, fica difícil não tocar no assunto aqui.

Esta semana, tenho uma reunião para tratar dos acertos da viagem e de quebra, no sábado, tenho um treino 'kamikase' de 18k para sentir a rodagem. Acredito que depois disso, as duas próximas semanas, estarei na fase de polimento. Soltando as pernas para o Dia D.

Só me faz pensar: foco, força e fé.

Forte abraço e bons km's turma!!!

16 agosto, 2013

Inspiração para o fim de semana


Nasci em 1980. Tenho muitas recordações da minha infância e levaria dias para relacionar tudo que me faz ser apaixonada por essa década. Seja pela minha coleção do chocolate surpresa. Da euforia que senti ao ganhar o pogobol de natal. Por me divertir com Fofão, Bozo e Sérgio Mallandro. De imitar a Cyndi Lauper e a Madonna. Ou rever inúmeras vezes Curtindo a vida adoidado, na sessão da tarde.

O legal é que os anos 80 me deixam saudade e me servem de inspiração até hoje. Eu fico emocionada ao ouvir a trilha sonora de Rocky, um lutador. E a cena dele correndo pela cidade, a galera seguindo atrás dele e ele subindo a escadaria da Philadelphia é simplesmente demais.

Nessa vibe, deixo pra vocês esse video super mega inspirador para o treino deste final de semana. Vale a pena incluir a trilha sonora na playlist. Meu longão de sábado vai ser la Rocky. Amoooo e um dia pretendo correr nestas escadas.

Forte abraço e bons km's!!!

15 agosto, 2013

No cronômetro


Esta semana, marquei no cronômetro quanto tempo levo para fazer a série de fortalecimento muscular na academia. Cravou 38:07, ou seja, não levo nem 40 minutos para trabalhar os grupos musculares das pernas, peitoral, costas, ombros e abdômen. E de quebra, ainda me alonguei durante cinco minutos.
Sei que o tempo varia de pessoa para pessoa e tem gente que faz esteira, bicicleta e aproveita aquelas aulas fitness que a academia oferece. Mas, pra mim, que busca apenas o fortalecimento como um complemento à corrida, está de bom tamanho. 
É bacana destacar que todo exercício deve ter acompanhamento de um profissional de educação física. Estipule com ele o número de aparelhos, a quantidade de séries, a intensidade e o tempo praticado em cada exercício. Ah! E principalmente, defina qual seu objetivo se é ganho de massa muscular, perda de peso ou fortalecimento. Cada tipo de treino varia o ajuste de carga.
Localizei um video (abaixo) da Smart Fit, franquia de academias, que traz dicas de como realizar a prática da musculação. Pra quem está iniciando, vale conferir. Já pra aqueles que procuram dicas de como utilizar os aparelhos e saber quais são específicos para corrida, a smart fit disponibiliza vários exemplos no canal do YouTube, clique aqui.


Forte abraço e bons treinos!!!

12 agosto, 2013

Acompanhando o Campeonato Mundial IAAF #Moscow2013


Começou no último sábado, dia 10 de agosto, o Campeonato Mundial de Atletismo. O evento, que acontece sempre nos anos impares, é realizado em Moscou e conta com a participação de brasileiros. O Brasil está sendo representado por 20 atletas no masculino e 12 atletas no feminino. Confira a delegação completa aqui.

Segundo dados da Confederação Brasileira de Atletismo, o Brasil conquistou 11 medalhas desde a primeira edição do mundial (1983): uma de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. O ouro foi garantido pela Fabiana Murer, no salto com vara, em Daegu-2011. O primeiro pódio aconteceu em Helsinque (1983), quando Joaquim Cruz ganhou bronze nos 800 metros.

Transmissão - O Campeonato Mundial tem transmissão ao vivo pela Sportv e vai até o próximo domingo, dia 18 de agosto. Para quem não consegue acompanhar pela tevê, o site da IAAF traz ampla cobertura do do evento , incluindo os resultados ao vivo, fotos, relatórios, recursos e conteúdo de mídia social, como rádio on-line por exemplo. Muito massa!!! Basta acessar esse link.

Imagem Eduardo Biscayart/CBAT, de Mahau Suguimati em Moscou

Imagem Getty Imagens/IAAF, de Carlos Chenin

Imagem Wagner Carmo/CBAT, de Fabiana Murer

Imagem IAAF

Imagem IAAF

Imagem IAAF

Imagem IAAF

Ah! Uma última informação: o IAAF disponibilizou no YouTube alguns videos com os melhores momentos do mundial. Entre eles, a final dos 100m com Usain Bolt arrasando mesmo debaixo de chuva. Confere aqui.

Pra mim, assistir eventos de atletismo tem tudo a ver. Além de ser um programaço, é uma forma de conhecer um pouco mais os atletas, as modalidades e seus recordes mundiais. Troco numa boa pelos seriados na tevê. E vocês?

Forte abraço e bons treinos!!!

09 agosto, 2013

Mantendo a motivação

Cada um tem um segredo, uma dica, quando o assunto é manter a motivação na corrida. Seja colocar lembretes dos treinos pela casa, arrumar uma playlist nova, estabelecer um novo desafio ou agendar um treino com os amigos. "Cada cabeça tem uma sentença". 
Pra mim, além de colocar um objetivo "alcançável", eu gosto de me preparar para os treinos. Adoro o ritual antes e depois de cada corrida. Aquela coisa de arrumar a mochila e pensar "será que estou levando tudo?". E melhor, quando falta 10 minutos para o fim do expediente e colocar um som mega animado no computador do escritório para entrar no clima. Adoro.

Sempre penso: a motivação está dentro de cada um, basta você dar atenção. 


Minha dica de hoje é um som do Calvin Harris ft. Florence Welch. A música Sweet Nothing não é nova, mas tem uma batida muito gostosa. E ela sempre está entre as minhas top do setlist de corrida. Espero que gostem, inspirem-se para os treinos do final-de-semana!!

Forte abraço e bons km's!!

06 agosto, 2013

Estudando a prova


A preparação para uma corrida normalmente é baseada em treinamento, alimentação e descanso. Quanto maior a distância da prova, porém, há um quarto fator que deve ser considerado importante. Trata-se do psicológico. Acredito que quem está para estrear numa distância nova também pode sofrer com a ansiedade.

Para trabalhar a condição psicológica antes de um circuito, é preciso traçar o seu objetivo. Qual tempo esperado e que ritmo seguir são alguns dos itens a serem definidos. Passado isso, é fundamental estimular metas para cada trecho do percurso. Saber o tempo na distância na placa de 5km, 10km, 15km e 18km é uma sugestão. Ajuda a conquistar o seu grande objetivo na corrida.

Pra evitar surpresas na minha estreia, decidi baixar o percurso da meia maratona de Buenos Aires (abaixo). Descobri coisas bem interessantes. Haverá 04 pontos de hidratação, 03 pontos de gatorade, 01 ponto com frutas no km 13, 02 pontos com banheiros químicos, 01 ponto com gel, 03 pontos de serviço médico. A altimetria é praticamente plana e a temperatura do dia deverá estar na casa dos 15ºC. Super agradável. O próprio site oficial da prova traz estas dicas.

Saber destas coisas me deu certa confiança. Não dependo especialmente delas para um bom desempenho, mas ter esta noção passa tranquilidade. E como estou para estrear, ter paz e foco na ação tornam-se essenciais.

Percurso da 21K Buenos Aires

Ah! Em tempo: o que achei legal também é que o percurso sai do Parque San Benito em direção aos principais pontos da capital argentina. Passa pelo Palermo, a Recoleta, o Centro e retorna. \o/

Forte abraço e bons km's turma!!!

05 agosto, 2013

Fases de treinamento


Nos últimos dias, apareceu uma interrogação em meus pensamentos. Fiquei com aquela pergunta: "em que fase do treinamento estou agora?". Faltam 31 dias para embarcar para Argentina e encarar a tão sonhada meia maratona. Nem parece que já se passaram quinze semanas de quando decidi estrear na distância. Recebi a planilha semanal e percebi que os treinos continuam fortes. Hoje a programação do treino do dia está para: 3x3K Limiar - abaixo de 16' - Rec. 3' Lento. Ui!!
Pra quem não sabe, a planilha serve para planejar e estipular a periodização do treinamento. Apesar do nome, a periodização nada mais é do que o conjunto de ciclos que compõem o macrociclo (no caso a planilha de treinamento). E dependendo do objetivo do corredor, ela varia de seis a 20 semanas.
Vou destacar uma matéria publicada na edição de nº 100 da Revista O2, onde explica cada uma das fases de treinamento. Lendo, percebi que estou saindo do específico para fase de competição em si. Os resultados tem saído dentro do planejado. Daqui a pouco, vou ter que trabalhar é a ansiedade. 

Conhecendo um pouco mais das fases do treinamento

Dentro da periodização estão os mesociclos, que incluem as diferentes fases de uma planilha. Mas, essas fases variam de acordo com o nível do atleta e também de sua prova-meta. Com isso, é possível citar as três mais comuns, presentes na grande maioria dos programas de treinamento. São elas: base, específica e competição.

- Base: Primeira fase de um ciclo, a “base” dura, aproximadamente o dobro de tempo da específica. Nela há uma adaptação do corpo à corrida, para que o atleta se prepare para as próximas etapas, visando maior resistência a contusões. É caracterizada pelo volume (quilometragem percorrida) um pouco maior e de intensidade baixa, com um aumento de distância de 5% a 10% por semana. Camargo também explica sobre isso: “Se a distância passar disso o atleta pode sofrer uma lesão e perder seu desempenho”. Assim, tanto seus treinos de velocidade como os intervalados, são feitos com frequência e intensidade menores.

- Específica: É nessa fase que o corredor passa a ganhar velocidade. Em comparação com a primeira fase, possui volume menor e decrescente. Em compensação, a velocidade aumenta, e o atleta realiza dois treinos intensos por semana (um microciclo).

- Competição: Antecede a prova-meta. Aqui o atleta começa a “colocar o pé no breque” para descansar, mas sem parar de treinar, para chegar bem na corrida. “Para maratona essa fase dura cerca de duas semanas, mas para uma prova de 10 km uma semana é suficiente”, diz Camargo. Portanto, volume e intensidade não são tão altos e não há treino de ritmo.

Não podemos esquecer que, em cada programa existe também o período chamado de supercompensação, que recupera o corpo no final de cada fase e o prepara para a próxima sequência de treinos. Emerson Gomes, diretor técnico da MPR fala um pouco desse período: “Ele se caracteriza por ser um período de menor  volume e intensidade, servindo para assimilar a sobrecarga das semanas anteriores”.

Forte abraço e bons km's turma!!!

02 agosto, 2013

Na nécessaire

Este gel hidratante é produto certo na minha nécessaire
Foi depois de um treino em temperaturas baixíssimas que reconheci que precisava cuidar mais da minha pele. Meu rosto ficou assado do vento e do frio. Fiz uma enquete com as amigas da Running Divas pra saber o que poderia usar. Foram inúmeras sugestões (obrigada, meninas!). Cada uma com um produto diferente em sua necessarie, mas foi na farmácia que tive um achado. Digo isso, pois faz três semanas que estou usando este gel e estou adorando. 

Tenho a pele oleosa e por conta disso sempre evitei usar cremes (com exceção do protetor solar) no rosto. É chato sair do banho e usar creme para ficar melada. Pra quem pensa assim como eu, tenho uma dica ótima. Comprei o gel hidratante pure effect da Nivea. Gente, é muito bom. Ele tem uma textura bem fininha. A pele absorve beeeem rápido e fica uma sensação de ter uma camada macia sobre a sua pele. Adorei. =]

Estou passando todos os dias. O produto contém em sua fórmula Extrato de Magnólia Antibacteriano para combater e prevenir a acne de maneira efetiva. E o preço é bem acessível. Você encontra na faixa dos R$ 21,00 em drogarias e supermercados. Perfeito!!

Antes que me perguntem. Passo no rosto depois do banho e antes do treino. E nos lábios estou usando um protetor labial FPS 20. Proteção garantida nos treinos. Seja no frio, no sol ou no vento, o legal é cuidar da sua pele. Queria ou não, ficamos super expostos e vale a pena ter uma pele saudável.

Forte abraço e bons km's turma!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...