19 novembro, 2014

"Do que eu falo quando eu falo de corrida"



Quando comecei a ler o livro, separei um marcador de página e um marcador de texto. Costumo fazer uma primeira leitura para reconhecimento do assunto e depois, numa segunda, destaco as partes que mais gosto para ler e reler inúmeras vezes.

Só que neste caso, tive que deixar o marcador de texto de lado. Haruki Murakami me prendeu de jeito. Numa linguagem simples, mas transpirando sua filosofia de vida, ele conta sua história enquanto escritor e corredor. Faz algumas metáforas entre as duas coisas e aborda a forma como mantém o treinamento para maratona.

Se fosse marcar as passagens de texto, seria mais fácil destacar aquelas que não me saltaram aos olhos e ao coração. Tudo é muito bom. Dificilmente algum corredor não vá se identificar com a opinião e as experiências do corredor japonês. O livro "Do que eu falo quando eu falo de corrida" é daqueles pra manter na cabeceira da cama. Presente muito bacana para nós corredores. Fica dica!

Trecho do livro:

“Muitas vezes me perguntam no que eu penso quando corro. Em geral, as pessoas que perguntam isso nunca correram longas distâncias. Sempre reflito sobre a pergunta. o que exatamente penso quando estou correndo? Não faço a menor ideia.

Em dias frios, acho que penso um pouco sobre quanto está frio. E nos dias quentes, em como faz calor. Quando estou triste, penso um pouco sobre a tristeza. Quando estou feliz, penso um pouco sobre a felicidade. Como já mencionei, lembranças aleatórias me vêm à cabeça, também. E ocasionalmente, muito difícil, sério, tenho uma ideia para usar em um romance. Mas na verdade quando corro não penso em quase nada que seja digno de mencionar.

Apenas corro. Corro num vácuo. Ou talvez eu deva me colocar de outra forma: corro a fim de conquistar um vácuo. Mas, como seria se esperar, um pensamento ocasional vai invadir esse vácuo. A cabeça de uma pessoa não consegue se manter num vazio completo. As emoções não são fortes ou consistentes o bastante para sustentar um vácuo. O que quero dizer é que o tipo de pensamentos e ideias que invadem minhas emoções quando corro permanece subordinado a esse vácuo. Na falta de conteúdo, eles não passam de pensamentos aleatórios que giram em torno desse vácuo central.”


Neste link o Capítulo Um

Forte abraço e bons treinos!!

9 comentários:

  1. Que legal.
    Um dia quero ler este livro.
    Está no Kindle esperando sua hora...
    Identifiquei-me com o trecho pois não penso em nada específico enquanto corro.

    ResponderExcluir
  2. Obaa. .valeu sugestão. .Vou comprar pra ler na praia. O duro seta só ler..rs

    ResponderExcluir
  3. Helena,

    Algumas leituras marcam nossa vida e pelo que percebi, os trechos compilados aguçam a vontade de ler o livro. Obrigado pela dica. Ultra abraço,

    Dionísio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica, Helena, vou comprar pra ler assim que eu terminar um romance que tá meio chatinho! Mas eu sou daquele time de leitores que só larga o livro quando termina, mesmo que ele seja ruim e eu demore 1 ano para terminá-lo! Valeu pela dica!
    Beijo,
    Dani.

    ResponderExcluir
  5. Ótima sugestão. Li esse livro quando estava começando a correr, uns dois anos atrás, e posso dizer que ajudou no processo de incorporar a corrida à nossa rotina.

    E vale a pena também dar uma chance aos romances do Murakami, que prendem bastante a atenção do leitor também.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é excelente! Depois, se tiveres a oportunidade, lê 1Q84 do mesmo autor, vale muito a pena. Bom domingo!

    ResponderExcluir
  7. Legal, valeu a dica. Vou colocar nas minhas sugestões do amigo secreto da família. =] Bjo

    ResponderExcluir
  8. Opa. Vou ler tb afinal correr e ler são complementos, físico e mente exercitados é outro nível.!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...