27 fevereiro, 2014

Treino é treino.


Tenho um fascínio especial pelos treinos intervalados. Acredito a dificuldade na execução seja proporcional a alegria no pós-treino. A sensação que tenho após realizar uma série de tiros é quase indescritível. É muita endorfina para uma Helena só.

Este tipo de treino, eu começo desde cedo. Com alimentação, hidratação e mentalização durante todo dia. Afinal, o treino propriamente é feito lá pelas 19 horas, quando saio do trabalho. Gosto de montar uma estratégia de onde farei os retornos, que ritmo vou empregar em cada série etc. É quase um jogo. No treino desta quarta-feira, fiz 3 séries de 2000 metros. A planilha previa 4 séries para 10'45".

De arranque fechei a primeira série em 09'45". O primeiro km foi em 04:30. Nunca tinha registrado um feito desse. Isso me deixou super feliz e ao mesmo tempo receosa. Afinal, empregar um ritmo "kami kase" significa possibilidade de quebra. E acaba que a segunda sequência fechou em 09'58" e a terceira em 10"12. Tudo bem que todas estas séries foram abaixo do que o treinador estipulou. Mas, na verdade, seriam 4 séries. Eu quebrei.

Treino é treino. E para isso ele serve. Você vai testando as estratégias, trabalha o psicológico e vai se conhecendo. Percebi depois de instantes que poderia ter feito a última série, assim como percebi que deveria ter feito o retorno antes para não alcançar a barraca da assessoria (local de partida do treino). Isso tudo abalou o psicológico. 

Faz parte. Ás vezes, temos a teoria, mas infelizmente só a prática dos treinos é que vem nos ensinar de fato a lição. O treino desta quarta foi assim. Fica o aprendizado.

Forte abraço e bons treinos!!

23 fevereiro, 2014

Viva a 2a. feira!



Conheço muita gente que critica a segunda-feira e reduz a semana a sexta, sábado e domingo. Eu não sei se fujo a 'série', mas adoro uma rotina e sempre achei que o melhor dia para se começar uma nova atividade é a segunda-feira. Apesar de ser o segundo dia da semana, é o primeiro dia útil.

Eu não falo só de ser o primeiro dia da academia ou da dieta. Acho que a segunda tem a ver com primeiro dia de aula, de frequentar aquele curso novo, de ler um livro, aprender um idioma, experimentar um caminho diferente para o trabalho, conhecer uma assessoria esportiva... A 2a. dá uma ideia de início.

Gosto de criar novos desafios pra mim. Como exemplo, se vou conseguir manter uma alimentação saudável nos sete dias da semana, se vou completar os treinos da agenda, esse tipo de coisa. O domingo acaba sendo um dia de reflexão e estudo de novas metas.

Vou analisando e adaptando novos desafios. Percebo o que deu certo e aquilo que precisa ser trabalhado. É como um jogo. Quando me dou conta, o mês e o ano se foram. Porém, não preciso da virada do ano para saber se fiz o que prometi para mim lá na frente.

Para esta semana, minha meta é dormir mais cedo. Vou ficar de olho no relógio.

E vocês, também traçam metas novas ao longo do ano?


Um abraço, bons treinos e boa semana!! 

19 fevereiro, 2014

De olho nas vitaminas.

Direto da horta da mamis 
Pelo menos duas vezes no ano faço exames de sangue. Gosto de saber como está o meu índice glicêmico, as vitaminas e o colesterol. Mesmo treinando e comendo bem (leia-se qualidade e não quantidade), não dá pra ter certeza se está tudo ok com a saúde sem fazer o 'pics'. 

Pra minha surpresa, no meu último exame constatei uma baixa na vitamina D. Uma vez que meus treinos são na rua (exposta ao sol) e seguindo uma dieta nutricional não era para ter uma redução tão grande. Diante disso, o médico prescreveu uma receita de suplementação de vitamina D. São algumas gotinhas debaixo da língua todos os dias. Logo mais, faço um novo exame e vejo se regularizou. No entanto, o fato de tomar suplementação me incomodou um pouco. 

Não sou fã de tomar comprimidos. Prefiro fazer do alimento o meu medicamento. Acredito que boa parte das substâncias podem ser encontradas na dieta natural. Inclusive, a revista Contra Relógio deste mês trouxe um artigo assinado pelo Fernando Beltrami sobre o assunto. Vale a leitura. Ele relata o uso abusivo de compostos sob formas não naturais e principalmente por pessoas que nem se quer fizeram um exame para saber se efetivamente possuem alguma carência daquele nutriente.

Para quem, assim como eu, precisa aumentar o índice de vitamina d no organismo. Localizei alguns alimentos que oferecem maior abundância desse nutriente. E adivinha: são proteínas!!

7 alimentos - Baseado na recomendação diária, para adultos, de 600 International Units (IUs), o site do Terra publicou uma notícia com os alimentos ricos em vitamina D. Confira quais são eles:

Salmão
Existe um número grande de alimentos marinhos com altas doses de vitamina D. O salmão está no topo da lista. Aproximadamente 100g do alimento enlatado oferecem 650 IUs, mais do que você precisa para um dia.

Atum enlatado
Cerca de 100g de atum enlatado e conservado em água fornece 154 IUs, quase um terço do que pede a recomendação diária. O atum conservado em óleo contém ainda mais vitamina D, no entanto, é mais gorduroso.

Sardinha
Outro alimento enlatado que pode ser uma opção para uma dieta mais rica em vitamina D é a sardinha. Duas latas destes pequenos peixes oferecem 46 IUs, que representam cerca de 13% do valor recomendado diariamente.

Gema de ovo
Uma gema grande de ovo contém 37 IUs de vitamina D. Além disso, ovos são boas fontes de proteína e, apesar de serem associados ao colesterol, não estão ligados ao aumento de risco de problemas cardíacos.

Queijos
Uma fatia de queijo suíço contém cerca de 6 IUs, é menos processada e contém menos sódio do que o queijo americano. Um copo de ricota oferece 25 IUs, mas deve ser consumida com moderação, pois também possui gordura.

Bife de fígado
Cerca de 100g de bife de fígado pode prover 42 IUs de vitamina D, além de ser uma ótima fonte de ferro.

Cogumelos
Alguns tipos de funghi, quando mais expostos à luz solar, podem conter níveis benéficos de vitamina D. Dê preferência às marcas que priorizam este tipo de cultivo.


Forte abraço e bons treinos!!

17 fevereiro, 2014

Os benefícios do Alongamento

2014: Na vibe de alongar sempre após o exercício.
Pra fugir da lesão muscular, decidi incluir o alongamento na rotina de treino. Coloquei no calendário de casa os dias destinados a prática e tenho seguido à risca. É cedo para dizer se sinto alguma melhora na postura, mas o fato de alongar me deixou ainda mais animada. Afinal, vale o ditado, prevenir é o melhor remédio.

Segundo a fisioterapeuta Carolina Vicaria Rodrigues Daurea, os exercícios de alongamento oferecem inúmeros benefícios ao corpo, como melhora da circulação, aumento da flexibilidade e do relaxamento muscular, prevenção de lesões e dores musculares e melhora da mobilidade articular e postural.

"É importante lembrar que o alongamento não é sinônimo de dor e nem deve ser realizado de forma abrupta e, sim, de maneira lenta e suave. O correto é sentir que o músculo está alongando gradativamente; balanceios e trancos apenas prejudicam a musculatura.  O mais importante é assumir uma posição confortável e sustentá-la, por no mínimo, 30 segundos, respirando de forma lenta e controlada. As séries de alongamentos podem ser repetidas durante o dia, quantas vezes forem necessárias ou desejadas. A regularidade é fundamental para que os benefícios sejam obtidos", explica Carolina.

Existe uma discussão de quando fazer o alongamento. Se antes e depois ou apenas depois. Eu tenho feito exclusivamente após os treinos. Não sou muito adepta a alongar antes dos exercícios, principalmente da corrida - desta eu aqueço trotando. Gosto de trabalhar em cima do grupo muscular que esteja envolvido com a corrida, ou seja, os adutores, a região do quadríceps e da panturrilha. O site da O2 divulgou algumas dicas de exercícios:

Adutores
Fique de pé com as pernas bem afastadas, os pés paralelos e alinhados um à frente do outro. O tronco deverá se manter reto, enquanto o abdômen ficará contraído. Apoie a mão em cima do joelho direito e o flexione o máximo que conseguir. Mantenha a posição por 30 segundos e repita o mesmo movimento com a perna direita.

Quadríceps
Com o corpo em pé, mantenha o abdômen contraído e flexione o joelho esquerdo puxando a ponta do pé para trás. Permaneça com o tronco reto e alinhando por 30 segundos, depois faça o mesmo com o joelho direito.

Panturrilhas
Também em pé, deixe o corpo reto, levemente inclinado à frente e com abdômen contraído. Mantenha a perna direita estendida e flexione o joelho da esquerda apoiando em alguma parede ou árvore. Fique na posição por 30 segundos, sem tirar o calcanhar do chão, depois repita o movimento trocando de pernas.

Importante dizer que não sou profissional da saúde, mas que sempre busco a orientação deles. Talvez o que seja melhor pra mim, não seja pra você. Cada um tem um biotipo e uma limitação natural. Com dúvida, procure um especialista.

E vocês, também costumam alongar depois dos exercícios?


Forte abraço e bons treinos, turma!!!

12 fevereiro, 2014

Música Corrida: Travis (Sing)

Travis é uma banda escocesa formada na década de 90, na região de Glasgow. O quarteto marcou uma geração com o hit poderoso "Sing". A caminho do trabalho, escutei esta música e logo pensei "preciso correr com essa batida". Ela é meio melancólica, mas ideal para um treino leve ou sem compromisso. Fica dica pra vocês.




Forte abraço e bons treinos!

11 fevereiro, 2014

A Minha Receita de Corrida para 2014.

Treino em altitude, na Serra Dona Francisca em Santa Catarina.

Cada um tem a sua "receita" na corrida. Tem quem prefira correr todos os dias, tem aquele que anota as informações dos treinos, tem quem corra sozinho e aqueles que estão em assessoria esportiva. Eu ficaria listando a variedade de estilos e corredores e mesmo assim teria mais um exemplo a ser dito. Na verdade, não existe uma fórmula pronta para correr. Além da máxima que é necessário calçar um tênis e partir pra rua (e ainda assim existe os adeptos de correr descalço). Cada corredor vai conhecendo as opções e estudando o que é melhor pra si.

Comecei a correr em 2009 e hoje vejo que estou longe da menina que começou a escrever neste blog. No início é um "emaranhado" de informações, de dicas de amigos corredores, treinadores de academia e porque não dos médicos e nutricionistas. 

Você precisa ligar a tecla "filtro" para não se perder em tantos conceitos. Dica de melhor alimentação, melhor tênis, provas, enfim muita informação.

Aprendi que a corrida é a gente que faz. Respeito as opiniões divergentes, pois sei que a sociedade é feita de pessoas com pensamentos distintos. E se a minha paixão pela corrida mover uma pessoa a sair do sofá e buscar uma qualidade de vida já estou satisfeita.

Neste 2014, meu principal objetivo é manter uma vida saudável. Decidi seguir firme com a assessoria esportiva, me dedicar sério com fortalecimento muscular, cuidar da alimentação e fazer mais alongamento. Busco performance na corrida, mas sem esquecer da saúde. Se a corrida é uma atividade que vai seguir comigo ao longo dos anos, quero praticar com prazer desde já.

Coloquei uma meia maratona como prova alvo do primeiro semestre para garantir o foco nos treinos. Considero bacana estabelecer uma meta a curto e longo prazos a fim de garantir disciplina. Estarei participando da Meia de Floripa, em 08 de junho. Agora é foco, força e fé!

Forte abraço e bons treinos!! 

05 fevereiro, 2014

Dieta de corredor: proteínas

Imagem: Google
Uma das minhas resoluções de ano novo é manter uma alimentação mais saudável. Principalmente, no corte de doces. Acho que tudo é um processo gradativo. Não adianta cortar as coisas radicalmente. Alguém que toma refrigerante todo dia precisa se reeducar. Uma sugestão é diminuir o consumo de 1 litro (essas garrafas pet) para 1 lata, depois para 1 copo até não tomar mais. É só um exemplo, mas funciona. Digo por mim, que estou a mais de ano sem tomar refrigerantes.

Pensando no conceito do que "você é o que você come", eu cortei os carboidratos de alto índice glicêmico à noite e aderi às proteínas. Além de ser bom para reconstrução muscular (que acontece principalmente durante o período de descanso), ela dá energia e regula o processo metabólico. Logo, emagrece.

O que comer
Eu estou na fase do omelete e iogurte, mas lá em casa o atum virou rei. Existem muitas opções de proteínas, quando a gente pesquisa é que se dá conta. As proteínas podem ser encontradas em animais e vegetais. Carnes possuem cerca de 20 a 25% de teor protéico. Para entender um pouco mais, fiz um clipping dos artigos mais interessantes do tema.

Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, os alimentos mais ricos em proteína são, basicamente, aqueles de origem animal, embora algumas combinações de vegetais também se transformem em grandes fontes de proteína.

Lista de alimentos ricos em proteína
  • Carnes 
  • Peixes
  • Ovos 
  • Leite 
  • Queijo 
  • Iogurtes 


Alimentos ricos em proteína vegetal

Os alimentos de origem vegetal também podem ser ricos em proteína, mas, em geral, necessitam estar combinados para que a união dos aminoácidos forme proteínas de boa qualidade, como nos exemplos listados abaixo:
  • Arroz e o feijão (qualquer tipo)
  • Ervilhas e milhete
  • Lentilhas e trigo sarraceno
  • Quinoa e milho
  • Arroz integral e ervilhas vermelhas


Dieta da proteína ou hiperproteica

Uma dieta hiperproteica contém 1.5 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia, e pode ser uma boa estratégia para aumentar a massa muscular (hipertrofia) e definir o corpo. Acompanhada de um bom programa de treino para hipertrofia muscular, uma dieta rica em proteínas ajuda a aumentar massa muscular, emagrecer e definir o corpo.

Combinar corretamente os grãos e cereais é ainda mais importante para os vegetarianos, tornando a refeição mais rica em proteínas, mesmo sem a presença da carne ou outro alimento de origem animal.

Alimentos ricos em proteína magra

Os alimentos ricos em proteína magra são considerados como alimentos que são ricos em proteína e que têm baixa quantidade de gordura. 

Assim os alimentos ricos em proteína magra são:
  • Alimentos ricos em proteína de origem vegetal como feijão, grão, favas, lentilhas ou ervilhas.
  • Alimentos ricos em proteína de origem animal com pouca gordura como carne de frango e peru sem pele, clara de ovo e peixes magros como a pescada.

Segundo educador físico Fernando Mazota, a quantidade diária de proteínas para adultos até 60 anos é 0,8g para cada quilo de peso corporal. Já para atletas de força, a quantidade diária necessária é de 1,6 a 1,8 g/kg peso corporal. Em atletas de resistência, como os maratonistas, essa quantidade fica em torno de 1,2 g/kg peso corporal.

04 fevereiro, 2014

Bateria recarregada


Sabe aquele período tão desejado para renovar as energias? Pois é, janeiro eu tirei FÉRIAS. Foi um mês para visitar os amigos, cuidar da casa e principalmente aproveitar a família. O meu foco era eles. Nesse meio tempo, pude curtir dias sem relógio, com menos obrigações e mais curtição. 

Entre um passeio e uma praia, consegui correr e pedalar quase todos os dias. Bem no estilo free run, na sensação. Muitos treinos foram sem o garmin, pra se desligar totalmente. Quanta alegria. Fiz alguns registros com fotos e videos e devo publicar aqui pra vocês. Mas, para quem quiser ver um pouquinho, criei uma conta no Instagram. É só clicar no link => http://instagram.com/correndodebem

No mais, defini o calendário de provas para o primeiro semestre e as metas para cada corrida.  Em breve tem post novo contando. A novidade é que o calendário de provas do blog já está atualizado. É só clicar aqui

Agora, é foco na ação. Energia tem de sobra... =)

Forte abraço e bons treinos!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...