30 julho, 2014

Corra por uma causa


Não é exclusividade de Florianópolis, diversas cidades brasileiras tem sido palco de corridas de rua por uma causa maior. Recentemente, a capital catarinense teve a Corrida pela Cura, onde as inscrições eram em prol do HEMOSC - Centro de Doação de Sangue e ainda a Wings for Life, cujo beneficiou as pesquisas em doenças da medula espinhal. São muitas provas, todas muito bacanas.

Se correr já é bom, sabendo que sua contribuição será convertida por uma causa nobre dá até mais gosto para calçar o tênis. Abaixo relacionei algumas provas que vão acontecer em Floripa nos próximos dias e que podem (e vão) fazer a diferença para alguém.

CORRA pelo projeto Criança Esperança
Data: 03/08
Nome: CORRIDA E CAMINHADA DA ESPERANÇA
Distância: 5k (e caminhada)
Local: Beira-mar continental, Florianópolis/SC

CORRA pelo projeto No Drogas 
Data: 28/09
Nome: CORRIDA PELA PAZ / NO DROGAS
Distância: 10k e 5k
Local: beira-mar norte, Florianópolis/SC

CORRA pelo projeto Câncer de Mama
Data: 26/10
Nome: CORRIDA OUTUBRO ROSA
Distância: 5k
Local: beira-mar continental, Florianópolis/SC

CORRA pelo projeto Pesquisa Oncológica
Data: 23/11
Nome: CORRIDA DO CEPON
Distância: 10k, 5k
Local: Beira-mar Continental, Florianópolis/SC

CORRA pelas Crianças Carentes do bairro Abraão e vá fantasiado de Papai Noel
Data: 21/12
Nome: CORRIDA DE NATAL DOS PEREBEAS
Distância: 5k
Local: Capela do Abraão, Florianópolis/SC

Ah, quer uma novidade?
Para corrida de setembro, pelo projeto No Drogas, estaremos sorteando uma inscrição aqui no blog. Quem vai querer? Em breve, conto como será o sorteio para Corripa pela Paz. ;)

Quem quiser conferir mais provas no calendário de corridas de rua é só acessar o link no menu.

Forte abraço e bons treinos!!

25 julho, 2014

Amigos e Corrida ❤️❤️

Amigas do blog, do twitter para vida toda.

No início desta semana comemoramos o Dia do Amigo. Foi dia 20 de julho a data e eu tive a felicidade de receber a visita em Floripa de uma grande amiga e incentivadora do blog. A Isabela Motta (@isabelacmotta) foi chegando devagarinho e conquistou meu coração. É uma de muitas amizades que conquistei com a corrida.
A Isa também corre e participa do universo #TwittersRun - uma rede de amigos do twitter. Ela mora em Itapiranga, interior de Santa Catarina. Uma cidade de 15 mil habitantes, situada a 700km de Florianópolis, que terá este ano a sua primeira rústica. Ebaaaa!!
Nosso encontro foi na pizzaria Chico Toicinho e contou com boas risadas e muita energia positiva. A noite estava linda e passou voando. Ficou aquele gostinho de quero mais. Uma delícia!

Refletindo em casa, percebi que ganhei muitos amigos com a corrida. E assim como foi com a Isabela, alguns deles eu já tive a prazer de conhecer pessoalmente. Outros fica aquela promessa e aquela vontade de correr juntos um dia.
A troca de experiências e a força que ganho dos amigos seja aqui, no twitter ou no instagram não tem preço. Aproveito para agradecer a amizade de cada um de vocês. Thanks so much!! ❤️❤️

Forte abraço e bons treinos!!

22 julho, 2014

Pubalgia: exercícios de prevenção e recuperação

Por dias vibrei com os avanços na fisioterapia. Afinal, semana a semana fui me sentindo melhor. Porém, na semana passada senti muitas dores na região do púbis, que mal me deixavam caminhar. 

Às vezes, temos que dar um passo para trás e investigar mais a fundo o que está acontecendo. Marquei um ultrassom para esta semana e uma consulta com ortopedista para avaliar o quadro da lesão. Então, por prudência, cortei os treinos de bike. 

Ajustei com a fisioterapeuta novos exercícios e a carga no tonus (equipamento de eletroestimulação) e no ultrassom fisioterápico. Essa pequena mudança fez com que eu me sentisse melhor e estou há dois dias sem dores. 

Quando paro para ler a respeito da pubalgia, recordo que é uma inflamação crônica e é comum o tempo off dos treinos. O comprometimento com os exercícios é que podem mudar este quadro. Pesquisando na net, achei um video com os mesmos exercícios que tenho feito diariamente. Bate aquele alívio de saber que está fazendo a coisa certa. O legal é que são exercícios para reforçar a musculatura e servem de prevenção da inflamação do púbis. Fica a dica.



Forte abraço e bons treinos!!

16 julho, 2014

Próxima Parada


Antes de terminar as férias de janeiro, Biano e eu já tínhamos estipulado o novo destino de viagem para correr. Nosso destino em 2014 é Montevideo. A experiência em Buenos Aires foi determinante em colocar uma prova internacional no calendário de corridas e na agenda de casa. A escolha da Half Maraton Montevideo foi para garantir o foco nos treinos durante o inverno e ainda aliar o custo/benefício numa viagem a dois pela América do Sul. 

Mas, parafraseando Carlos Drummond de Andrade, "no meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho". A pubalgia, diagnosticada em maio, fez com que eu adaptasse os planos de viagem, porém não interrompi esse sonho. Transformei os 21km numa prova rústica de 5km. Para isso, sigo firme na fisioterapia e nos exercícios de fortalecimento. Correr 5km após a lesão terá praticamente o mesmo sabor de uma meia maratona.

A prova será no feriado de 07 de setembro. E como no ano passado, iremos alguns dias antes para aproveitar os pontos turísticos e a gastronomia uruguaia. Para quem se interessou, a Half Maraton Montevideo terá as distâncias de 21k, 10k e 5k, com certificado de aferição expedido pela IAAF.

Esta segunda-feira, o site da Half Maraton Montevideo abriu as inscrições. O pagamento para estrangeiros é feito via cartão de crédito ou conta PayPal. O valor varia de acordo com a distância da prova e ainda com período da inscrição. O primeiro lote vai até 17 de agosto. O custo da prova de 5km foi de US$ 28. Confira mais informações da prova aqui.

Agora é ainda mais força, foco e fé. Sigo firme. Bora lá!
Abraços e bons treinos!!

11 julho, 2014

Para que você corre?


Com esse tempo parada, tenho observado ainda mais as pessoas que correm. Fico olhando as expressões faciais, a biomecânica, a cadência. Me pergunto o porque desse povo todo (e é muita gente) estar correndo. O que leva a correrem no frio, a acordarem tão cedo parar encarar as ruas, a estarem tão livres. (...)

Eu lembro bem da sensação da corrida. Da leveza, do prazer de sentir o vento no rosto, da felicidade de estar ali. Eu corro simplesmente porque me faz bem. Há muitos motivos para se correr, qual o seu?

Forte abraço e bons km's!!

05 julho, 2014

Sem perder o foco


Já são dois meses sem correr. A data de início da lesão pouco importa agora.

Com diagnóstico da Pubalgia, tive que me abster dos treinos de corrida, bike e fortalecimento muscular. Levei algumas semanas para regularizar minha balança nutricional. Afinal, com a diminuição de gasto calórico tive que equilibrar os pratos mais uma vez. Com isto, contra a minha vontade (afinal, quem quer?), tive um ganho de peso de três quilos. :/

Foi a mudança na alimentação e a prática de hábitos saudáveis que me ajudaram no processo de emagrecimento (a conquista dos sonhados 65kgs). Se não fosse a disciplina no consumo de frutas no café da manhã e lanche da tarde, acredito que isto não teria acontecido. 

Agora com os treinos de bike liberados pela fisioterapeuta, mesmo que leves, pretendo manter meu peso. O importante é ter foco e não desanimar. Mesmo que em algum momento tenhamos que dar um passo atrás, que ele sirva de impulso para nossa próxima ação.

Força, foco e fé, sempre.

Abraços e bons treinos turma!!!!

02 julho, 2014

Estes limões até que são doces...


Num processo de recuperação, cada dia é uma luta e, por consequência, uma nova conquista. Cada degrau conquistado (sim) deve ser comemorado. Afinal, são os avanços do tratamento, na busca pela perfeição. Esta filosofia cabe a mim, mas pode ser estendida a todos os amigos que possuem alguma lesão e/ou aqueles que estão caminhando por um objetivo maior.

Esta semana fui liberada para fazer exercícios abdominais. Pode parecer tolo, mas mexer justamente o grupo muscular da sua lesão, é uma super conquista. De momento, estou realizando três exercícios - todos com bola. Estou faceira mais uma vez.

Me perguntaram sobre minha rotina atual. Faço a fisioterapia nas segundas, quartas e sextas e pedalo nas terças, quintas e sábados ou domingos. Em casa, faço os educativos da fisio nos dias que não tem sessão. Tudo para contribuir com tratamento. 

E vou contar pra vocês: estou sentindo resultado. Talvez seja a serenidade diante da situação. Mas, estou feliz com tratamento da pubalgia. Estes limões até que são doces...


Forte abraço e bons treinos, turma!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...