29 agosto, 2014

Corrida à vista


Estou a menos de uma semana de embarcar para Montevideo. A tão sonhada, desejada e esperada prova internacional está chegando. Acredito que toda força para vencer a lesão tenha vindo da vontade de realizar a Half Maraton Montevideo. Quem estabelece um objetivo a sua frente tem bem mais chances de se permanecer focado num treinamento.

Esta semana consegui realizar três treinos de corrida e a cada um deles a certeza que a dor foi embora ficava ainda maior. Como é bom voltar a correr. Sinto-me forte e capaz de vencer os 5km da prova. Nem acredito que estou escrevendo isso. Parecia impossível há alguns meses. (Thanks amigos pela força!!)

Pensando assim, já estou me planejando para primeira prova em casa. Devo encarar a Track&Field Shopping Iguatemi, em Floripa, no dia 21 de setembro. Ainda num ritmo conservador, claro. Mas, sem deixar de curtir todo brilho e encanto do evento. Esta prova é top demais. Pra quem curtiu a ideia, o lote com inscrição com desconto vence neste domingo. Corre lá e participa também > link.

Forte abraço e bons km's!!

22 agosto, 2014

Tudo em alta



Sob a supervisão da fisioterapeuta, esta semana corri 3 km. Foi um misto de emoções; alegria, euforia, medo, tensão... Mas que, no fim, resultou em muita endorfina. O treino teste foi na última terça-feira. A manhã estava bem geladinha, perfeita para um trote. Cada passada confirmava o resultado do ultrassom: a lesão foi embora. Saí de casa com receio de como ia voltar, mas quando retornei nem acreditava que tinha conseguido correr. =]

Na quarta-feira comuniquei a fisio do treino e tive a feliz notícia que vou ganhar alta. Faremos um bolinho comemorativo na próxima semana. Vou contar pra vocês. A gente se apega a turma que faz fisio no mesmo horário. Cada um com sua história, seu diagnóstico e a paixão pelo esporte em comum. Vou sentir falta deles.

Com tanta alegria, visitei a equipe da assessoria ainda na quarta e recebi muita força. Fiquei emocionada mesmo. O grupo da Just Run é simplesmente demais. Marquei meu regresso oficial aos treinos da beira-mar norte no dia 01 de setembro. Será incrível voltar a correr lá. Um sonho.

Nessa vamos de branquinha... =)

Pra fechar a semana com tudo em alta, saíram os modelos das camisetas da Half Maraton Montevideo. Contei que vou correr com marido esta corrida? Tem prova de amor maior que essa? É muita alegria para uma Helena só. Good vibes pra todos vocês.

Forte abraço e bons km's!!

21 agosto, 2014

SORTEIO


Dia 28 de setembro, Floripa vai sediar mais uma edição da Corrida Pela Paz No Drogas. A prova terá as distâncias de 10km, 5km e caminhada (2km). O evento já faz parte do calendário de corridas de rua e da agenda de toda família.

O projeto “Corrida pela paz”, elaborado pela ONG NO DROGAS, vem sendo realizado em Florianópolis desde 2008 e já recebeu mais de 2500 participantes. A intenção do projeto é fazer uma confraternização e incentivar a prática esportiva, substituindo a violência por uma cultura de paz aliada a uma vida sem drogas.

As inscrição já estão abertas e custam R$ 22,00 + 1kg de alimento. O kit contém numeral de peito, camiseta em poliamida, chip de cronometragem e brindes dos apoiadores. Acesse o site oficial e participe.

SORTEIO

O blog Correndo de bem com a vida juntamente com a ong No Drogas estão sorteando 01 inscrição para Corrida pela Paz. Para participar, basta deixar um comentário nesse post da promoção com nome completo, até o dia 01 de setembro, e torcer. A apuração do ganhador será feita através do sistema random.org. O resultado será divulgado no dia 02 de setembro de 2014.

Boa sorte a todos!  

16 agosto, 2014

Mini flash back

2010: ano da estreia em provas de corrida de rua.

Quando dei meu primeiro trote foi em cima de uma esteira velha de academia. Ainda lembro de comemorar os primeiros seis minutos correndo direto. Eu anotava os dados num caderninho, com informações de dia, hora, o tempo, qual esteira e tênis. Na época, o tempo correndo valia mais do que os metros percorridos. 

Eu lembro de ter vergonha de correr na esteira. Era meio desengonçada, pesada. Mas isso, principalmente, porque ninguém corria. Então, fazer todo aquele barulho chamava a atenção. Logo, parti para rua. Os treinos se tornaram mais cansativos. Em contrapartida, ganhei mais resistência e descobri que teria uma meia maratona em março. Eu mal sabia quantos quilômetros eu corria. Pedia para o marido marcar no carro o percurso de treino. 

Naquela época, eu não sabia da existência do garmin, da meia, short e camiseta dry-fit. Usava um tênis velho e surrado (o mesmo das aulas de jump), um top e camiseta de algodão. Fui descobrir o que era pisada neutra, pronada e supinada tempo depois, lá pelo segundo ano de corrida. 

Minha primeira prova foi um desastre. A 200 metros da linha de chegada, eu quebrei. Fui atendida pelo pronto-socorro.  Estava com hipotensão, devido ao forte calor. Mas, o erro mesmo foi ter corrido no ritmo dos outros. Por uma semana, chorei e tive medo de voltar pra pista. Mas, decidi encarar uma rústica de 5k no mês seguinte. Fiquei em quarto lugar na categoria 25-29 anos. Foi a superação.

Eu não tive um tutor, um professor quando ingressei na corrida. Foi na raça. Até hoje não sei direito porque decidi subir naquela esteira velha. Às vezes sinto que cai de paraquedas. No entanto, agradeço cada dia por isso. A corrida me transformou. Me deu qualidade de vida e bem-estar. É difícil resumir cinco anos num post, mas posso garantir que toda experiência com a corrida foi super válida. Merece mais de um mini flash back.

Forte abraço e bons km's!!

12 agosto, 2014

Falando baixinho...



"Vá firme na direção de suas metas, 
porque o pensamento cria, o destino atrai e a fé realiza." 
[Lauro Trevisan] 

Sábado calcei o tênis e corri. Foram 5 "piques" de 300 metros num percurso de 5km de caminhada. Sentir o vento no rosto e ouvir minha respiração ficar ofegante não tem preço. Me sinto o próprio personagem do comercial de cartão de crédito. Eeeeee

Por garantia total de sucesso, pus gelo sob a região do púbis e encarei a série de alongamentos por quase uma hora. Meu receio maior era sentir alguma dor no domingo. Mas, para minha alegria, acordei bem. Por prudência, cancelei a caminhada de domingo para não forçar e fiz apenas os exercícios da fisioterapia em casa.

Nesta segunda, mencionei para fisioterapeuta o 'feito' e iniciamos uma nova série de exercícios de fortalecimento do core e abdômen. Amanhã tem cama elástica e muito disco de equilíbrio. Sigo firme no tratamento e falando baixinho para lesão não voltar.

Forte abraços e bons treinos turma!!!

05 agosto, 2014

Contando os dias

... para conhecer e me encantar por Montevideo.

A melhor coisa para se manter focado num treinamento é ter um objetivo definido a sua frente. 

Apesar da lesão da pubalgia, eu nunca desisti da ideia de correr em Montevideo. Eu sei que tive que transformar a distância da meia maratona numa corrida de 5 km. Porém, permaneci focada na prova-alvo de 2014 - a desejada corrida internacional em terra uruguaia.

Para isso, nesses três meses, me disciplinei para não ganhar muito peso e prometi a mim mesma que não perderia nenhuma sessão de fisioterapia. Esse seria o caminho para o meu sucesso. Nas primeiras semanas a balança ergueu os pinos, mas consegui contornar e estou praticamente no mesmo peso do início do tratamento.

Na semana passada ganhei alta do procedimento de eletroestimulação na fisioterapia e me submeti ao exame de ultrassom. O laudo diz que a lesão foi embora e o fato de estar sem dores comprova o resultado. Isso me encheu de gás e animação. \o/

Agora estou na última etapa do tratamento, que é o fortalecimento muscular aliado a exercícios da corrida. Tenho um mês antes da Half Maraton Montevideo. Um mês para correr de bem com a vida.

Forte abraço e boas corridas!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...