30 setembro, 2014

Por que fazer avaliação postural?

Imagem: Google

Na primeira semana que voltei a correr junto da equipe Just Run, meu treinador questionou se eu já havia feito o exame de avaliação postural. Sendo sincera, eu nunca havia pensado a respeito. O assunto veio a tona porque ele percebeu que eu tenho o costume de jogar o pé direito para dentro enquanto corro. Diante disso, resolvi marcar o exame na clínica de fisioterapia da equipe.

O teste pode ser feito por qualquer pessoa, sendo esportista ou não. A intenção é avaliar a anatomia e possíveis desvios posturais. É feito um questionário sobre a sua saúde, atividades físicas realizadas, histórico familiar ligado a problemas de saúde etc e exame da postura propriamente dita. Bem completa a coisa. Você é avaliado literalmente dos pés a cabeça.

Para minha felicidade descobri que sou meio torta, mas não muito. Tenho uma hiperlordose cervical, uma pisadinha meio pra fora e uma rotação nos joelhos. Coisa leve. Nada que precise de uma RPG (Reeducação Postural Global) ou tratamento mais específico.

Porém, segundo o fisioterapeuta David Homsi,"a avaliação postural tem como finalidade prevenir e futuramente corrigir possíveis alterações posturais existentes. Consiste em determinar e registrar, se possível através de fotografias, os desvios posturais ou atitudes posturais erradas dos indivíduos", conta do artigo Avaliação Biomecânica, Postural e Teste de Pisada.  

Uma vez diagnosticado algum problema maior de postura é bacana corrigir para não agravar com a prática da corrida. Algumas retrações musculares podem levar a lesões articulares de caráter mecânico. Fica dica!

Forte abraço e boas corridas!!

24 setembro, 2014

Track&Field Run Series Florianópolis - Relato


Domingo foi dia de Track&Field Run Series em Floripa. Desta vez, o ponto de encontro foi no Shopping Iguatemi. A prova, que é organizada pela Latin Sports, deu show de alegria e alto astral. Muita gente aproveitou o lindo dia de sol e prestigiou a etapa. Alguns estavam ansiosos pela estreia em corridas de rua (é o caso da Grasi Aguiar), outros focados na conquista do recorde pessoal (como a Sabine Weiler), uns na onda run 4 fun (Tatiana, Andrea e Claudia) e todos na vibe de correr de bem com a vida.

Minha participação na prova foi a convite da organização e me inscrevi na distância de 5km. Foi a primeira prova em casa após a pubalgia. Chance maravilhosa de correr com as amigas de equipe da Just Run e (re)encontrar os corredores das mídias sociais.

A Prova
A retirada do chip foi feita ainda na manhã de domingo. Cheguei vinte minutos antes e não tive atropelos para pegar o item. Deixei minhas coisas na barraca da assessoria esportiva, aqueci e fui me posicionar na linha de partida. A largada aconteceu pontualmente às 07h30min. Toda aquela vibração e alegria contagiante da contagem regressiva, me fizeram pensar em como é bom participar de uma corrida em casa.

Minha estratégia na prova era correr num ritmo tranquilo. Qualquer desconforto me faria reduzir ou até desistir. Sem orgulho. Decidi não ficar olhando o garmin, apenas nas marcações de km's - deixaria o clima me levar. Foi um passeio pela beira-mar norte. Ainda na corrida, encontrei amigos e pude bater aquele papinho rápido das pistas. Que delícia.

Como tinha sol, aproveitei para estrear meu óculos de sol em prova. Achei super confortável. Bastou usar com a viseira e pronto. Adeus fotos de olhos fechados no Foco radical (hahahaha). Outra coisa é que não corri de música, assim fiquei curtindo o percurso ao som das passadas e risadas dos corredores. Uma curiosidade é que tinha tapete de marcação de passagem no retorno. Achei muito legal. Aliás, teve dois pontos de hidratação na prova de 5km. Para quem fez a prova de 10km seriam 4, pois o percurso era de duas voltas.

Resultados
Na prova de 5km, o primeiro colocado geral masculino foi Henrique Ártico, com 16:47, enquanto a primeira colocada geral feminino foi Estefanie Bender, com 18:58. Para conferir a listagem com resultado de todos os participantes clique aqui.

Meu tempo foi mega, hiper, super, power além do esperado. Jamais pensei que conseguiria imprimir o ritmo de 5:30, logo após a lesão. Foi pura alegria. Fechei a prova em 28:30, o que me rendeu a seguinte classificação:
Geral: 176 / 500
Categoria 30-34 anos: 12 / 68
Feminino: 47 / 267

Preciso dizer que fiquei com sorriso de orelha a orelha por ter corrido sem dor?? Felicidade total! Quem já esteve no estaleiro sabe como é chato ficar sem correr, mas, poder praticar o esporte novamente é uma benção. Viva a corrida!!!

Meu resultado não garantia pódio, no entanto fui convidada a subir por causa da premiação da Just Run Assessoria Esportiva. Foi o máximo!!! Maior poser kkkk

Pura simpatia: A equipe Just Run brilhando mais uma vez

Pontos Altos
Quem participa de provas precisa pelo menos uma vez correr a Track&Field. Ela é referência em organização, atenção com os corredores, aferição de percurso e kit luxuoso. Perfeita demais! Eu gostei muito que serviram o gatorade em copos na linha de chegada. Afinal, provas de 10km e 5km , mesmo com esforço extremo, não precisam de 500ml de gatorade como hidratação. Assim, evita-se o desperdício e quem quer mesmo, pega mais um copo.
Além disso, muitos mimos aos corredores: massagem, frutas, lanche nutrella, cereal da kellogs, brindes dos apoiadores. Top!

Pontos baixos
Havia uma máquina para galera que quizesse fazer uma foto com a medalha ou mesmo pré-prova. No entanto, ela ficava localizada dentro do shopping ao lado da escada rolante, no sentido oposto a porta que estava o evento. Logo, muita gente não viu e não pode aproveitar. Uma pena.
Uma coisa chata que aconteceu foi com a apuração dos resultados da prova de 10km masculino. Os atletas não tiveram atitude desportiva e chegaram aos tapas e cotovelos em plena linha de chegada. Foi lastimável. A organização foi bem imparcial e aplicou as regras da Federação Catarinense de Atletismo de não premiar ninguém naquele momento.

Galeria de amigos do Twitter, Blog e Instagram


As lindas Déia e Cila, super amigas de equipe

Loucos por Corrida: Eduardo e Ana Clara

Ganhadora da promoção: Claudinha e Dona Manu

Laura e Marta já na divulgação da corrida de Angelina

Martinha, guerreira hard Indomit

Gilmara, linda por dentro e por fora

Mi: amiga do instagram e das pistas. Corrida é
 show por essas. Adoro!

Jornalistas que correm: Sabine Weiler, um doce

Na vibe total de correr de bem com a vida.
Importante não é o quanto você faz e sim o que você faz. 


E ontem recebi um recadinho dos amigos Gilmara Heil e Eduardo Hanada, que havia saído no perfil oficial da prova. Que luxooooo!



Um agradecimento a Latin Sports pela parceria e inscrição!!
Forte abraço e bons treinos!

19 setembro, 2014

Half Maratón Montevideo - Parte II


Oi gente!!! Como mencionei num post anterior, a participação na meia maratona de Montevideo foi dividida em duas postagens. Para quem não conferiu a primeira parte, acesse o relato da Half Maraton aqui. Esta postagem é para saber o que fazer em Montevideo além da prova. Nós ficamos quatro dias na cidade e deu para fazer bastaaaaante coisa.

Cada viagem traduz um momento e uma fase muito pessoal para cada viajante. No entanto, se você pensa em ir a Montevideo e não tem tempo para pesquisar mais sobre a cidade, aí vão algumas opções de passeios, lugares a visitar, sugestões gastronômicas e compras.

Não sei o que vocês imaginam quando pensam em Montevideo. Eu tinha uma ideia que era uma mini Buenos Aires. Vou dizer que superou todas as minhas expectativas. Porque mesmo que a gente não queira, é difícil não ficar imaginando como será o passeio e ficar torcendo para que isto ou aquilo aconteça. Por conta disso, vou logo cortar o suspense e dizer: a viagem foi maravilhosa!!

Montevideo é um convite de viagem a dois. Super charmosa e possui um clima todo romântico com ruas arborizadas, arquitetura antiga e esquinas com cafés. É uma das cinco capitais mais seguras do mundo. Ideal para passeios de mãos dadas e fotinhos de rostos colados. E nós fizemos muitos.


As ramblas vistas do quarto do hotel, no bairro Punta Carretas. 

Biano e eu ficamos hospedados no hotel oficial da prova, o Intercity, no bairro Punta Carretas. Sugiro que fiquem nesta rede ou ainda no Dazzler, ambos bem localizados e próximos aos principais pontos turísticos para corredores. Digo isso porque o hotel fica super perto dos locais de prova tradicional (rambla) e fizemos TODOS os passeios a pé e de ônibus. Super prático e viável.

Porque turista pode bater #selfie dentro do ônibus...


ROTEIRO CULTURAL

Plaza Independência é a principal praça de Montevideo, onde desemboca a Avenida 18 de Julio - a mais extensa da cidade. Bem ampla, com chafarizes, um monumento do herói nacional ao centro, bancos frequentados por famílias inteiras, jardins bem cuidados e no entorno ficam os prédios do governo e o Teatro Solís.

Teatro Solís

Monumento do Herói Nacional e de fundo o
prédio da sede de governo uruguaio, na
Praça da Independência.

Palácio Salvo na Praça da Independência.

A Ciudad Vieja é a parte mais antiga da cidade, originária da urbanização começada em 1742. Um bairro incrível. Lá você encontra muitas feiras de artesanato. A via principal é utilizada somente pelos pedestres e as travessas são de trânsito de carros.

Mercado Del Puerto, na Ciudad Vieja.

Foi lá que visitamos o Mercado Del Puerto, construção erguida em 1868 com  lindíssima estrutura de ferro. É parada obrigatória para os amantes da carne uruguaia. O local possui catorze restaurantes, todos com a famosa Parrila - um churrasco típico.  Encontramos ainda feira de produtos colonias e uma lojinha de artesanato.


VIVENDO A CIDADE

A alegria em assistir ao clássico Defensor x Penharol.
Na mão, café quentinho e adoçado vendido na
arquibancada. Estava frioooo.

Futebol. Nós nos sentimos tão a vontade em Montevideo, que fomos assistir uma partida de futebol no Estádio Luis Franzini, pertencente ao Clube Defensor. O jogo foi no sábado a tarde e era contra o clube Penharol. Um CLÁSSICO. Gente uniformizada por tudo o que é lado e nós ali, que nem "papagaio de pirata". Na verdade, ver o jogo foi uma sorte daquelas. Pois só podia entrar quem era sócio ou quem havia comprado o ingresso antecipado (que não foi o nosso caso). No entanto, todos sabiam que éramos turistas e numa terceira tentativa de comprar os ingressos (somos brasileiros e não desistimos nunca kkkkk), cederam e entramos em campo. Pelo menos, me senti assim. Foi maravilhoso!
Ah! Chegamos a visitar o Estádio Centenário. Porém, o museu do estádio estava em reformas e não pudemos entrar. Foi uma pena. Fotinhos apenas da estrutura - maior que a La Bombonera, em Buenos Aires.

Cinema. Ainda no sábado, decidimos pegar uma sessão de cinema no Shopping Punta Carretas. Tudo muito perto do hotel. Existem três redes de cinema em Montevideo. E para quem é da década de 80 e frequentava casas de cinema, bem-vindo ao Uruguai. Lá tivemos uma sessão com gostinho de nostalgia: sala e tela pequenas, lanterninha fiscalizando a garotada, pipoca diretamente na bilheteria e carpet. Ameeei
Na tela: o melhor blockbuster hahahaha
Cineminha para entrar no clima da cidade.


Calçadão. Para quem mora em Floripa ou cidade litorânea, as ramblas de Montevideo lembram bem aqueles calçadões com bolsões de praia. O diferente é que lá não é mar e sim rio. Toda rambla é banhada pelo Rio da Prata, que faz divisa com Buenos Aires. A margem entre os dois é de 170km e por conta disso dá impressão de ser um mar lindo e não um rio. A água é limpa e tem gente que se aventura num surf. Mas, prepare-se, lá venta muito.

Um passeio pelas ramblas de Punta Carretas.

Parque Rodó: ideal para uma corridinha de fim de tarde


Parque. Fomos conhecer o Parque Rodó, pois a largada da prova seria bem pertinho dali. O local lembra muito um Ibirapuera ou uma versão resumida do Central Park (tamanho meu encanto kkk). Eu me apaixonei por aquele lugar. Fiquei imaginando pic nics, treinos sob as árvores e encontros com os amigos. As imagens falam por si. Lindo! Vale o passeio. Do ladinho fica um parque de diversões que é aberto o ano inteiro e você paga o uso por brinquedo.

O Parque de Diversões faz parte do complexo
Parque Rodó.

Passeios extras

Na empresa que fechamos o city tour, havia passeios alternativos. Estes para conhecer a Colônia do Sacramento, Punta del Este e a maravilhosa Vinícola Montes Toscanini. Não fizemos estes passeios, mas fica a sugestão para quem tiver interesse. Aliás, Punta tem fama pelos cassinos, porém Montevideo também possui casas deste gênero com apostas em cartas e máquinas. Fica dica!

Foram inúmeras fotos da viagem. Vou fechar o post com as fotos gastronômicas para aguçar a viagem pelo paladar.


Doces, doces e mais doces: o debaixo com cereja é a
Margarita. Simplesmente maravilhoso. Churros de doce de
leite também é uma iguaria deles.
Confeteria Biarritz: os primeiros paninis da viagem.

Parrila: a carne é posta sob o fogo e não acima como num
churrasco tradicional.

Coffee please: a rede Havanna está presente em Montevideo.

Pausa para um "cortado con media lunas"


CONVERSA FIADA

Uma coisa que chamou muito a minha atenção em Montevideo foi a educação das pessoas. Desde as crianças aos mais idosos. Todos muito gentis, atenciosos em dar uma informação, abrir uma porta ou dar um sorriso. Aliás, que povo animado. Sempre batendo palma, rindo ou gargalhando. Contagiante.

Outra coisa é que nós não encontramos obesos na cidade. Andamos pelas ruas dos bairros (e foram muitas quadras) e ninguém estava acima do peso. Pelo contrário, achei as pessoas bonitas, elegantes. Deve ser a dieta e a qualidade de vida. Aliás, tem um programa do governo federal contra o uso abusivo de sal, álcool e cigarro. Ouvimos essa história mais de uma vez e o cardápio dos restaurantes também trazem esta informação.

Dica de viajante: apesar do valor do peso uruguaio estar desvalorizado diante do real brasileiro, as coisas lá são caras. Ou seja, R$ 1 é o equivalente a $10 pesos - mas um café vale 70 pesos. Achamos mais vantajoso trocar o peso no próprio país, pela cotação de venda.
Por último: as tomadas são iguais as do Brasil e aceitam 200 volts. E existe wifi por tudo. Ideal para estar conectado com a família.


A faixa de pedestre é um risco no chão, mas tanto pedestres
quanto condutores as respeitam.

Forte abraço e bons treinos!!

15 setembro, 2014

Resultado Sorteio Track & Field Iguatemi Florianópolis



Fiquei super feliz com número de participantes da promoção no blog. Foram 32 comentários no post do sorteio, sendo que 27 pessoas participaram efetivamente do sorteio. A apuração do contemplado foi feita pelo sistema random.org e a grande vencedora foi a Claudia Manuela Siqueira de Oliveira.

Parabéns, Claudia!!

Para aqueles que não faturaram esta, o site da prova está aceitando inscrições para etapa Iguatemi Florianópolis da Track & Field até esta terça-feira, dia 16. Vale muito participar. Nos vemos na largada da prova. ;)

Obrigada a todos vocês que participaram do sorteio e a Latin Sports por ter oferecido esta cortesia.

Forte abraço e bons km's!

12 setembro, 2014

Promoção - Track & Field Run Series



Se tem uma prova que eu penso quando falo de corrida é a Track & Field Run Series. Este circuito vem acontecendo em várias cidades do Brasil e este mês teremos uma etapa em Florianópolis. E, adivinha, fui convidada pela Latin Sports para participar da prova. Eba!

Devido a excelência na aferição do percurso (o evento contempla as distâncias de 10km e 5km), é a prova certa para quem pensa em recorde e velocidade. Além disso, quem se inscreve ganha um kit maravilhoso com número de peito, chip, camiseta thermodry, toalha de secagem rápida, meias performance e gym bag. Top demais! 



A Track & Field Run Series Iguatemi Florianópolis vai acontecer  às 7h30, no dia 21 de setembro, no Shopping Iguatemi (Av.Madre Benvenuta, 687 Santa Mônica), em Floripa. O preço da inscrição é de R$95 e pode ser feito até o dia 16 de setembro de 2014, no site oficial.

Sorteio

O blog Correndo de bem com a vida em parceria com a Latin Sports vão sortear uma inscrição entre os leitores do blog. Para participar basta deixar um comentário neste post, contendo nome completo e email de contato até domingo, dia 14 de setembro. A apuração será feita pelo sistema random.org. O ganhador terá direito ao kit de inscrição e será responsável pelo deslocamento para prova e retirada do material nos prazos e local estabelecidos. O resultado da promoção será divulgado na segunda-feira, dia 15.

Boa sorte a todos.

Forte abraço e bons km’s!!

10 setembro, 2014

Half Maratón Montevideo - Parte I

Casal que corre junto: a imagem da prova pra mim é esta

Como no ano passado, vou dividir a experiência em terras estrangeiras em dois post's. Um contando a respeito do que fazer e aproveitar na capital uruguaia e o outro falando da minha (nossa) participação na Half Maratón Montevideo. Bora lá!

Quando tudo começa
Passado o susto que eu não poderia participar da prova de 21km por causa da lesão, ganhei "o presente" do meu marido quando inscrevi nós dois para participar da prova de 5km em Montevideo. Seria a estreia dele em corridas de rua e a minha primeira prova depois da pubalgia. A ansiedade era de ambos.

Descobri ainda no Brasil que o local de retirada do kit (bairro Malvin) era longe do centro e do bairro do nosso hotel (Punta Carretas). Porém, havia uma informação da organização, que estrangeiros poderiam retirar o kit no dia do evento. Sabendo disso, ficamos descansados e só precisávamos nos planejar para chegar ainda mais cedo na prova.

O grande dia
A largada da prova estava prevista para às 10 horas. Nosso café da manhã pode ser feito no hotel, às 08 horas, com bastante tranquilidade. Um dia antes fizemos o percurso a pé para saber quanto tempo levava caminhando e estávamos a menos de 15 minutos da largada. Achei que seria quente correr neste horário. No entanto, percebi logo de início que correr na rambla, com vento e 10 graus faziam do sol um grande aliado.

Na retirada do kit uma atenção enorme com os brasileiros. Muitos falando em português para ajudar no entendimento. Em menos de três minutos já estávamos com kit na mão. A organização da prova exigia o uso da camiseta do evento na prova. Logo, usei a camiseta da assessoria por baixo. Além da camiseta (dryfit de ótima qualidade), ganhamos o chip descartável, número de peito, uma barra de cereal e um porta-lixo de automóvel. A camiseta para 21km era laranja e para distância de 10km e 5km era branca. Muito bacana!

A prova
A largada da prova de 5km aconteceu pontualmente às 10 horas. Cinco minutos depois largou a turma dos 10km e 21km. Cerca de 2500 corredores participaram nas três distâncias. O percurso foi todo plano,  saindo do Parque Rodó e seguindo pelas ramblas (praias = beira-rio da Prata). Tinha bastante vento no sentido de ida.

O percurso lindíssimo pelas ramblas da cidade

Estrutura super bacana para receber os atletas

O percurso de 5km teve dois pontos de hidratação, sendo que o segundo deles tinha gatorade. Eu curti muito o passeio pelas ramblas. Logo no primeiro km fiquei escutando as risadas e as conversas em espanhol a minha volta. Em alguns momentos fechei os olhos para sentir melhor o vento no rosto. Volta e meia olhava para o Biano e ria para saber se estava tudo bem.
Saímos num pace confortável e aos poucos fomos ultrapassando aquela turma que se adiantou no ritmo. Nosso objetivo não era de tempo e não visualizamos nenhum pace específico. A intenção era chegar bem ao fim da corrida. Pela primeira vez bati foto e fizemos video enquanto corremos. Foi demais.


Chegamos na 165ª e 166ª posição geral. Juntos, de mãos dadas e sorridentes. Eu confesso que quando estava no km 4 queria que estivesse no primeiro. Não queria que a alegria de correr com meu marido acabasse. Agradeci durante todos os últimos 1000 metros de prova. Passou muito rápido. Foram trinta minutos de realização de um sonho.

Casal que corre junto: obrigada Biano, parceiro
 em todos os momentos da minha vida.

A segunda medalha internacional

O bolo na linha de chegada: essa foi novidade pra mim

Na linha de chegada, ganhamos a linda medalha, muita fruta (banana, tangerina e maça) além de água e gatorade. A surpresa pra mim foi entregar bolo aos concluintes. Tinha de chocolate e este da foto (tipo formigueiro). Eu ameei! Viva Montevideo. kkkk O resultado oficial da prova pode ser visto em http://www.halfmaraton.com.uy/

Pra fechar com chave de ouro, estava tocando música brasileira. Aquela do Gabriel Pensador em parceria com Jorge Ben, Solitário Surfista. "Acorde no domingo, tome seu café, pega sua prancha, tome a bença mãe, reze com fé e vai pro mar. Vai pro mar." Me amarrei. Era pra nós!

Ficamos curtindo mais um pouco do evento antes de voltar para o hotel. O Parque Rodó é lindo, ideal para prática esportiva. O domingo foi perfeito. Obrigada a todos os amigos que torceram, mandaram mensagens de otimismo e rezaram por nós. Essa corrida também é de vocês.

Esta semana publico a Parte II contando o que aprontamos na cidade. Baita massa!

Forte abraço e bons km's!!

04 setembro, 2014

Cabeça de corredor


Gosto de usar ditos populares para expressar meus sentimentos. Se fosse escolher um hoje seria “ gato escaldado tem medo d´água fria”. Depois de ficar quatro meses lesionada, a preocupação de voltar a sentir a dor ainda é forte.

Incrível como a cabeça da gente comanda muito de nós. Acredito que foi a fé e a força de vontade que me trouxeram de volta em tão pouco tempo (geralmente o tratamento da pubalgia leva de 6 a 9 meses).

Ao mesmo tempo, toda essa garantia de sucesso pode levar a uma falsa segurança de que está tudo bem. Parece um jogo de xadrez. Se assumo uma postura pessimista, sinto que entreguei o jogo. Se assumo uma postura otimista demais, parece que estou negligenciando um problema futuro. Cabeça de corredor dá uma pirada.

Este domingo tem prova de 5km em Montevideo. Uma corrida que deve traduzir a fase que me encontro. Minha prova-alvo de 2014, a Half Maraton Montevideo, será marcada de muita emoção. Será uma prova a dois, afinal tem a estreia oficial do Biano em corridas de rua.
Obs: Escrevo diretamente de Guarulhos, aguardando conexão para o Uruguai. O próximo post deverá ser em clima uruguaio.


Forte abraço e bons km’s!!

02 setembro, 2014

Resultado Sorteio Inscrição Corrida pela Paz No Drogas



Conforme prometido no post da promoção, chegou a hora de divulgar o grande vencedor da inscrição para Corrida Pela Paz No Drogas. O evento será realizado no dia 28 de setembro, às 08h30, em Floripa. A prova contempla as distâncias de 10km e 5km, além da caminhada. 

Parabéns Lynn Nasser! Favor entrar em contato para confirmar a sua participação no evento.

Para aqueles que infelizmente ficaram de fora, as inscrições para corrida continuam abertas ao preço de R$ 22,00 + 1kg de alimento, no site oficial http://www.corridapelapaz.org/ 



 Obrigada a todos os amigos que participaram da promoção. Sem vocês, este sorteio não teria sido possível. Obrigada a ONG No Drogas pela parceria.

Forte abraço e bons km's!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...