28 outubro, 2014

De olho na última prova do ano



Já tem semanas que voltei a correr. De início, minha ideia foi ganhar gás e resistência. Afinal, ficar quatro meses parada faz com que a gente perca todo condicionamento. Passada essa fase de adaptação à corrida, decidi que vou fazer uma última prova em 2014. Nada melhor que um novo desafio para manter-se focado nos treinos.

Eu tinha escolhido a Floripa Night Run, uma prova noturna em meados de dezembro, porém descobri hoje uma prova no meu quintal de casa e meus olhos brilharam. A Beach Mountain Challenge vai acontecer no dia 07 de dezembro, no Pântano do Sul. É um evento multiesportivo com corrida, natação, aquathlon e stand up paddle race. As provas de corrida terão dois percursos 21km e 7km e o trecho será em areia, trilha e asfalto. O legal é que eu faria essa prova de olhos vendados. 

O preço da inscrição é meio salgado (R$120), mas acho que vale a pena. Principalmente, se eu pensar que fiz apenas três provas este ano e é um bônus de boa menina após meu tratamento da lesão. Estou muito animada. Correr em casa é bom demais.

Para quem se interessou, o link da prova é este http://beachmountainchallenge.com/

Forte abraço e bons treinos!!

19 outubro, 2014

6 dicas para manter a disciplina nos treinos

O segredo é ter força de vontade, um tênis e go run!!!

Seja por compromissos pessoais, pela rotina com os filhos e/ou o trabalho, manter a disciplina nos treinos nem sempre é tarefa fácil. Mesmo colocando a corrida como algo importante na sua agenda diária/semanal, tem momentos que te exigem atenção e fazem com que você realoque o treino.

No início desta semana tive que ficar além do meu horário na segunda,o que me fez jogar o treino para terça. Na sexta, tive que sair em viagem, o que me fez jogar o treino para sábado. Por fim, todos os treinos de corrida saíram como planejado. Porém, naquele velho jeitinho brasileiro, Isso me fez refletir como é difícil conciliar a agenda. Não existe uma forma engessada. Na verdade, você até imagina como vai ser o ciclo de treinamento,mas nem sempre sai como você deseja.

Separei alguns pontos que sempre me ajudam a manter a disciplina nos treinos:

1) Marque na agenda
Acho que o primeiro passo para não furar o exercício/treino de corrida é encará-lo como uma atividade essencial. Anote na agenda o dia e horário de treino. Se preferir, coloque lembretes de alarme no celular.

2) Perto de casa/trabalho
Sei que muitos tem o acompanhamento com assessorias esportivas e estas tem horários e locais pré-definidos para dias de treino. No entanto, isso não impede de você treinar em outro local. Correr perto do trabalho ou da sua casa é uma ótima alternativa. Evita-se o deslocamento de carro/ônibus e você fica "pronto" logo após a atividade física. 

3) Coloque na mala 
Se for viajar, coloque o tênis na mala. Vai que sobra um tempinho entre uma reunião e outra ou ainda que descubras uma esteira na área fitness do hotel. 30 minutos já dá um treino. 

4) Prepare o "Kit Corrida"'
Esteja preparado para todas as possibilidades. Deixe um "kit corrida" (contendo tênis, meia, short e camiseta) no porta-malas do carro ou no armário do trabalho. Você não vai deixar de fazer um treino por falta de equipamento. 

5) Marque com um amigo
Correr em grupo estimula a disciplina nos treinos. Se o que te falta é o vínculo do compromisso, marque com um amigo o treino e não fure com ele (lógico). É o verdadeiro empurrãozinho da amizade.

6) Enturme-se
Entre para um grupo de corrida. Não necessariamente uma assessoria esportiva. Existem muitos grupos de corrida, sem qualquer custo financeiro. Você encontra vários nas redes sociais. A exemplo, o TwittersRun, o Loucos por Corrida, os Kenianos do Ig etc. Eles incentivam a prática do esporte e trocam dicas e experiências sobre a corrida. Muito legal.

Forte abraço e bons km's!!

11 outubro, 2014

De dentro para fora



"Que seu remédio seja seu alimento, 
e que seu alimento seja seu remédio"
(Hipócrates)

Certa vez ouvi de uma médica endocrinologista que todo problema de saúde se cuida de dentro pra fora. Na ocasião, nós conversávamos sobre um distúrbio hormonal que me deixava com a pele oleosa e com acne. A Dra. Lireda Meneses Silva explicou que não seriam cremes milagrosos que fariam melhorar se eu não cuidasse da alimentação.

Essa lição ficou guardada pra mim e este foi um dos motivos que me fez cuidar da saúde e saber escolher os alimentos que coloco no prato todos os dias. Faz 1 ano e 8 meses que troquei o cardápio do café, lanche da manhã e lanche da tarde por frutas diversas. Dedico cinco a dez minutos para preparar as frutas.  A lancheira vai para o trabalho todos os dias, mesmo com reuniões e festas comemorativas na empresa. A ideia começou na preparação para minha estreia na meia maratona no ano passado e gostei tanto que aplico até hoje.

Pode levar um certo tempo para que o seu corpo corresponda aos estímulos e a mudança de hábito, mas ele vai te retornar em saúde. Seja em disposição, bem-estar ou ausência de doenças. Aliás, este foi meu primeiro inverno sem um resfriado, gripe, dor de garganta, dor de ouvido ou sinusite. Acredito que a fonte diária de frutas tenha contribuído para isso.

Trabalhar a mente para a mudança também faz parte do processo. Aquela máxima de que “você é o que você come’. Tudo de dentro para fora. Trabalhar a ideia, executar e colher os frutos (literalmente kkk).

Forte abraço e bons km's!!

08 outubro, 2014

Música Corrida: Stolen Dance



Conheci esse som faz pouco tempo e estou simplesmente apaixonada. A batida tem tudo a ver com aquela corridinha num ritmo mais moderado, no fim de tarde, na praia... uma delícia! O som é da dupla alemã Milky Chance (Clemens Rehbein, Philipp Dausch) e traz um estilo pop/folk/rock.

Espero que gostem...

Forte abraço e bons km's!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...