Mostrando postagens com marcador corrida. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador corrida. Mostrar todas as postagens

22 novembro, 2016

Corra!


Sabe quando você vê a divulgação de uma corrida meses a fio e não sente nada. Tipo aquele frenesi, aquela ansiedade de se inscrever?! Pois é, a Meia Maratona de Florianópolis, que aconteceu no último domingo, foi assim. Ela é uma prova fantástica, tem um percurso lindo e uma organização ímpar. Mas, não sei, não rolou.

Diante disso, cheguei a conclusão que não treino mais. Eu corro. Possivelmente um leigo no assunto considere treino e corrida a mesma coisa. Mas, quem treina corrida julga ser bem diferente (e creio que é!). Nem vou entrar no mérito da questão...

Não pense que eu parei com as minhas passadas e de dar o meu sangue nelas. Pelo contrário. Levou um tempo para encaixar o ritmo, mas engatou. Voltei a correr três vezes na semana e pedalar aos domingos. No fim, tudo dá certo (mesmo!).

Talvez eu tenha passado para um novo nível de percepção do esporte. Um jeito diferente de encarar a corrida. De correr por correr, pura e simplesmente. Não por tempo, distância ou competição. Talvez as coisas mudem lá na frente. Até mesmo no ano que vem. Mas, no momento, sou assim. Corro.

Forte abraço e boa corrida!

24 abril, 2016

Do anonimato ao estilo de vida

Buenos Aires: o clima que inspira uma corrida

Em tempo de redes sociais, como instagram, twitter, facebook, snapchat, periscope, google + etc, estar ausente desse universo virtual, para alguns, cria a sensação de se tornar invisível. Se você deixa de postar as atividades na rede é compreendido como se não tivesse treinado. Comentários como "você sumiu", "não está mais correndo?" acabam surgindo em antigos posts.

O fato de correr sozinha e não estar inscrita em nenhuma assessoria esportiva acentua a questão. É estranho pensar que para você estar treinando (seja correndo, pedalando ou nadando), você precisa postar alguma foto. Que época louca essa. Dá uma sensação de ser engolido pela rede social. 

Diferente do virtual, no ambiente em que se vive/treina, as pessoas sabem ou reconhecem que você é um corredor. Elas veem. Percebem que é seu estilo de vida. Tem coisa mais gostosa do que ser rotulado por algo que você gosta de fazer? Seja numa ida na feira, farmácia ou loja do bairro, ser surpreendida com a frase "deve ser difícil correr com esse calor", queria ter essa disposição" ou "pra você que sempre se cuida, chegaram verdes fresquinhos". São frases soltas, mas que reforçam o que você é.

Quando bate a pressão velada da rede social, gosto de sair pra rua e sentir a vibe boa da corrida. Se por algum momento, surgir a dúvida, ela cai por terra. Nada como sentir a endorfina correndo dentro de ti e ter a certeza que vai chegar o dia em que vou voltar a correr com um velho tênis surrado e uma calça de abrigo. Cada dia percebo que a corrida não é meu esporte, mas se tornou meu estilo de vida.

Forte abraço e bons km's!!

04 setembro, 2015

Diga sim à Corrida


Tenho 38 anos, posso correr? - indaga um leitor do blog.

Mesmo considerando a pessoa estar em sobrepeso, sedentária, ter um vício (cigarro) ou alguma doença (diabetes, pressão alta etc), todo mundo pode correr. Independente da idade.

O segredo é não ultrapassar os seus limites, não pular etapas de condicionamento e persistir no seu objetivo. Você não vai querer sair do sofá num dia e ser um maratonista no primeiro mês. O problema é que nem todos que decidem dizer sim para corrida enxergam isso. Logo, muitos acabam desistindo diante de uma primeira dificuldade. 

Ninguém disse que correr era fácil. 

Tenho 35 anos e me sinto tão jovem e disposta, que não imagino que alcançando os 45 isso mude em alguma coisa. Quem lê o blog hoje, talvez não saiba quantas vezes eu disse sim.

Alguns fatos me marcaram muito nesse "universo corrida". O primeiro foi logo no início quando subi pela primeira vez na esteira da academia e não consegui correr mais de seis minutos. Ali pensei "essa máquina não pode me vencer". Dali em diante sabia que eu seria uma corredora.

Depois de um ano, quebrei na minha estreia em provas. Estava a poucos metros da linha de chegada quando desmaiei. Tive que ser amparada pela ambulância. Aquele dia achei que ia morrer. Entrei em choque. Talvez muitos teriam o motivo para dar adeus a corrida, mas eu disse sim. 

Tempos depois, decidi correr numa prova internacional. Nas edições anteriores da Meia de Buenos Aires havia a rústica de 10km, porém no ano que decidi viajar não abriram distâncias menores e (com pacote já pago) tive que me inscrever nos 21km. Foi difícil encarar o desafio pela primeira vez, mas foi sensacional tamanha superação.

No ano passado, com volume de treino altíssimo para meia de Montevideo acabei me lesionando. Foi bem triste ficar mais de seis meses parada. Você fica desmotivada e questiona se deve continuar. No entanto, degrau por degrau me reergui e hoje superei minhas marcas pessoais.

A vida nos coloca provas para que possamos superá-las. Diga sim para o seu sonho e corra atrás dele.

Parafraseando Kara Goucher, "nunca subestime o poder que um bom treino pode produzir em sua mente. Manter o sonho vivo já é a metade da batalha".

Forte abraço e bons treinos!

29 abril, 2015

Definida prova-alvo: Meia Maratona de São José


Considero de suma importância estipular uma prova-alvo no meio do calendário de corridas a fim de permanecer focado nos treinos e em dia com a planilha do treinador. 

Com a chegada do clima frio e a estação mais chuvosa do ano (como é caso de Santa Catarina), nada melhor do que um desafio a ser encarado para nos deixar ligados no 220v. Não existe vento, chuva ou baixa temperatura que resista à superação.

Com a não realização da Meia Internacional de Florianópolis no mês de março, meu calendário acabou furando. É a primeira vez que fico tantos meses sem correr uma prova. Minha sorte é a terceira edição da Meia Maratona de São José, que vai acontecer no dia 24 de maio.



A prova, que está entrando na sua terceira edição, vem se firmando no calendário de corridas de rua da Grande Florianópolis. Além da meia maratona, haverá rústicas de 10km e 5km. O percurso é lindíssimo. Ele começa na beira-mar de São Jose, passa pelo centro histórico da cidade e parte rumo a Ponta de baixo. Um verdadeiro passeio. O valor da inscrição está bem em conta e quem estiver interessado pode aproveitar o desconto até 30 de abril. Acesse aqui

Forte abraço e bons treinos!

19 novembro, 2014

"Do que eu falo quando eu falo de corrida"



Quando comecei a ler o livro, separei um marcador de página e um marcador de texto. Costumo fazer uma primeira leitura para reconhecimento do assunto e depois, numa segunda, destaco as partes que mais gosto para ler e reler inúmeras vezes.

Só que neste caso, tive que deixar o marcador de texto de lado. Haruki Murakami me prendeu de jeito. Numa linguagem simples, mas transpirando sua filosofia de vida, ele conta sua história enquanto escritor e corredor. Faz algumas metáforas entre as duas coisas e aborda a forma como mantém o treinamento para maratona.

Se fosse marcar as passagens de texto, seria mais fácil destacar aquelas que não me saltaram aos olhos e ao coração. Tudo é muito bom. Dificilmente algum corredor não vá se identificar com a opinião e as experiências do corredor japonês. O livro "Do que eu falo quando eu falo de corrida" é daqueles pra manter na cabeceira da cama. Presente muito bacana para nós corredores. Fica dica!

Trecho do livro:

“Muitas vezes me perguntam no que eu penso quando corro. Em geral, as pessoas que perguntam isso nunca correram longas distâncias. Sempre reflito sobre a pergunta. o que exatamente penso quando estou correndo? Não faço a menor ideia.

Em dias frios, acho que penso um pouco sobre quanto está frio. E nos dias quentes, em como faz calor. Quando estou triste, penso um pouco sobre a tristeza. Quando estou feliz, penso um pouco sobre a felicidade. Como já mencionei, lembranças aleatórias me vêm à cabeça, também. E ocasionalmente, muito difícil, sério, tenho uma ideia para usar em um romance. Mas na verdade quando corro não penso em quase nada que seja digno de mencionar.

Apenas corro. Corro num vácuo. Ou talvez eu deva me colocar de outra forma: corro a fim de conquistar um vácuo. Mas, como seria se esperar, um pensamento ocasional vai invadir esse vácuo. A cabeça de uma pessoa não consegue se manter num vazio completo. As emoções não são fortes ou consistentes o bastante para sustentar um vácuo. O que quero dizer é que o tipo de pensamentos e ideias que invadem minhas emoções quando corro permanece subordinado a esse vácuo. Na falta de conteúdo, eles não passam de pensamentos aleatórios que giram em torno desse vácuo central.”


Neste link o Capítulo Um

Forte abraço e bons treinos!!

28 outubro, 2014

De olho na última prova do ano



Já tem semanas que voltei a correr. De início, minha ideia foi ganhar gás e resistência. Afinal, ficar quatro meses parada faz com que a gente perca todo condicionamento. Passada essa fase de adaptação à corrida, decidi que vou fazer uma última prova em 2014. Nada melhor que um novo desafio para manter-se focado nos treinos.

Eu tinha escolhido a Floripa Night Run, uma prova noturna em meados de dezembro, porém descobri hoje uma prova no meu quintal de casa e meus olhos brilharam. A Beach Mountain Challenge vai acontecer no dia 07 de dezembro, no Pântano do Sul. É um evento multiesportivo com corrida, natação, aquathlon e stand up paddle race. As provas de corrida terão dois percursos 21km e 7km e o trecho será em areia, trilha e asfalto. O legal é que eu faria essa prova de olhos vendados. 

O preço da inscrição é meio salgado (R$120), mas acho que vale a pena. Principalmente, se eu pensar que fiz apenas três provas este ano e é um bônus de boa menina após meu tratamento da lesão. Estou muito animada. Correr em casa é bom demais.

Para quem se interessou, o link da prova é este http://beachmountainchallenge.com/

Forte abraço e bons treinos!!

08 outubro, 2014

Música Corrida: Stolen Dance



Conheci esse som faz pouco tempo e estou simplesmente apaixonada. A batida tem tudo a ver com aquela corridinha num ritmo mais moderado, no fim de tarde, na praia... uma delícia! O som é da dupla alemã Milky Chance (Clemens Rehbein, Philipp Dausch) e traz um estilo pop/folk/rock.

Espero que gostem...

Forte abraço e bons km's!!

10 setembro, 2014

Half Maratón Montevideo - Parte I

Casal que corre junto: a imagem da prova pra mim é esta

Como no ano passado, vou dividir a experiência em terras estrangeiras em dois post's. Um contando a respeito do que fazer e aproveitar na capital uruguaia e o outro falando da minha (nossa) participação na Half Maratón Montevideo. Bora lá!

Quando tudo começa
Passado o susto que eu não poderia participar da prova de 21km por causa da lesão, ganhei "o presente" do meu marido quando inscrevi nós dois para participar da prova de 5km em Montevideo. Seria a estreia dele em corridas de rua e a minha primeira prova depois da pubalgia. A ansiedade era de ambos.

Descobri ainda no Brasil que o local de retirada do kit (bairro Malvin) era longe do centro e do bairro do nosso hotel (Punta Carretas). Porém, havia uma informação da organização, que estrangeiros poderiam retirar o kit no dia do evento. Sabendo disso, ficamos descansados e só precisávamos nos planejar para chegar ainda mais cedo na prova.

O grande dia
A largada da prova estava prevista para às 10 horas. Nosso café da manhã pode ser feito no hotel, às 08 horas, com bastante tranquilidade. Um dia antes fizemos o percurso a pé para saber quanto tempo levava caminhando e estávamos a menos de 15 minutos da largada. Achei que seria quente correr neste horário. No entanto, percebi logo de início que correr na rambla, com vento e 10 graus faziam do sol um grande aliado.

Na retirada do kit uma atenção enorme com os brasileiros. Muitos falando em português para ajudar no entendimento. Em menos de três minutos já estávamos com kit na mão. A organização da prova exigia o uso da camiseta do evento na prova. Logo, usei a camiseta da assessoria por baixo. Além da camiseta (dryfit de ótima qualidade), ganhamos o chip descartável, número de peito, uma barra de cereal e um porta-lixo de automóvel. A camiseta para 21km era laranja e para distância de 10km e 5km era branca. Muito bacana!

A prova
A largada da prova de 5km aconteceu pontualmente às 10 horas. Cinco minutos depois largou a turma dos 10km e 21km. Cerca de 2500 corredores participaram nas três distâncias. O percurso foi todo plano,  saindo do Parque Rodó e seguindo pelas ramblas (praias = beira-rio da Prata). Tinha bastante vento no sentido de ida.

O percurso lindíssimo pelas ramblas da cidade

Estrutura super bacana para receber os atletas

O percurso de 5km teve dois pontos de hidratação, sendo que o segundo deles tinha gatorade. Eu curti muito o passeio pelas ramblas. Logo no primeiro km fiquei escutando as risadas e as conversas em espanhol a minha volta. Em alguns momentos fechei os olhos para sentir melhor o vento no rosto. Volta e meia olhava para o Biano e ria para saber se estava tudo bem.
Saímos num pace confortável e aos poucos fomos ultrapassando aquela turma que se adiantou no ritmo. Nosso objetivo não era de tempo e não visualizamos nenhum pace específico. A intenção era chegar bem ao fim da corrida. Pela primeira vez bati foto e fizemos video enquanto corremos. Foi demais.


Chegamos na 165ª e 166ª posição geral. Juntos, de mãos dadas e sorridentes. Eu confesso que quando estava no km 4 queria que estivesse no primeiro. Não queria que a alegria de correr com meu marido acabasse. Agradeci durante todos os últimos 1000 metros de prova. Passou muito rápido. Foram trinta minutos de realização de um sonho.

Casal que corre junto: obrigada Biano, parceiro
 em todos os momentos da minha vida.

A segunda medalha internacional

O bolo na linha de chegada: essa foi novidade pra mim

Na linha de chegada, ganhamos a linda medalha, muita fruta (banana, tangerina e maça) além de água e gatorade. A surpresa pra mim foi entregar bolo aos concluintes. Tinha de chocolate e este da foto (tipo formigueiro). Eu ameei! Viva Montevideo. kkkk O resultado oficial da prova pode ser visto em http://www.halfmaraton.com.uy/

Pra fechar com chave de ouro, estava tocando música brasileira. Aquela do Gabriel Pensador em parceria com Jorge Ben, Solitário Surfista. "Acorde no domingo, tome seu café, pega sua prancha, tome a bença mãe, reze com fé e vai pro mar. Vai pro mar." Me amarrei. Era pra nós!

Ficamos curtindo mais um pouco do evento antes de voltar para o hotel. O Parque Rodó é lindo, ideal para prática esportiva. O domingo foi perfeito. Obrigada a todos os amigos que torceram, mandaram mensagens de otimismo e rezaram por nós. Essa corrida também é de vocês.

Esta semana publico a Parte II contando o que aprontamos na cidade. Baita massa!

Forte abraço e bons km's!!

29 agosto, 2014

Corrida à vista


Estou a menos de uma semana de embarcar para Montevideo. A tão sonhada, desejada e esperada prova internacional está chegando. Acredito que toda força para vencer a lesão tenha vindo da vontade de realizar a Half Maraton Montevideo. Quem estabelece um objetivo a sua frente tem bem mais chances de se permanecer focado num treinamento.

Esta semana consegui realizar três treinos de corrida e a cada um deles a certeza que a dor foi embora ficava ainda maior. Como é bom voltar a correr. Sinto-me forte e capaz de vencer os 5km da prova. Nem acredito que estou escrevendo isso. Parecia impossível há alguns meses. (Thanks amigos pela força!!)

Pensando assim, já estou me planejando para primeira prova em casa. Devo encarar a Track&Field Shopping Iguatemi, em Floripa, no dia 21 de setembro. Ainda num ritmo conservador, claro. Mas, sem deixar de curtir todo brilho e encanto do evento. Esta prova é top demais. Pra quem curtiu a ideia, o lote com inscrição com desconto vence neste domingo. Corre lá e participa também > link.

Forte abraço e bons km's!!

16 agosto, 2014

Mini flash back

2010: ano da estreia em provas de corrida de rua.

Quando dei meu primeiro trote foi em cima de uma esteira velha de academia. Ainda lembro de comemorar os primeiros seis minutos correndo direto. Eu anotava os dados num caderninho, com informações de dia, hora, o tempo, qual esteira e tênis. Na época, o tempo correndo valia mais do que os metros percorridos. 

Eu lembro de ter vergonha de correr na esteira. Era meio desengonçada, pesada. Mas isso, principalmente, porque ninguém corria. Então, fazer todo aquele barulho chamava a atenção. Logo, parti para rua. Os treinos se tornaram mais cansativos. Em contrapartida, ganhei mais resistência e descobri que teria uma meia maratona em março. Eu mal sabia quantos quilômetros eu corria. Pedia para o marido marcar no carro o percurso de treino. 

Naquela época, eu não sabia da existência do garmin, da meia, short e camiseta dry-fit. Usava um tênis velho e surrado (o mesmo das aulas de jump), um top e camiseta de algodão. Fui descobrir o que era pisada neutra, pronada e supinada tempo depois, lá pelo segundo ano de corrida. 

Minha primeira prova foi um desastre. A 200 metros da linha de chegada, eu quebrei. Fui atendida pelo pronto-socorro.  Estava com hipotensão, devido ao forte calor. Mas, o erro mesmo foi ter corrido no ritmo dos outros. Por uma semana, chorei e tive medo de voltar pra pista. Mas, decidi encarar uma rústica de 5k no mês seguinte. Fiquei em quarto lugar na categoria 25-29 anos. Foi a superação.

Eu não tive um tutor, um professor quando ingressei na corrida. Foi na raça. Até hoje não sei direito porque decidi subir naquela esteira velha. Às vezes sinto que cai de paraquedas. No entanto, agradeço cada dia por isso. A corrida me transformou. Me deu qualidade de vida e bem-estar. É difícil resumir cinco anos num post, mas posso garantir que toda experiência com a corrida foi super válida. Merece mais de um mini flash back.

Forte abraço e bons km's!!

12 agosto, 2014

Falando baixinho...



"Vá firme na direção de suas metas, 
porque o pensamento cria, o destino atrai e a fé realiza." 
[Lauro Trevisan] 

Sábado calcei o tênis e corri. Foram 5 "piques" de 300 metros num percurso de 5km de caminhada. Sentir o vento no rosto e ouvir minha respiração ficar ofegante não tem preço. Me sinto o próprio personagem do comercial de cartão de crédito. Eeeeee

Por garantia total de sucesso, pus gelo sob a região do púbis e encarei a série de alongamentos por quase uma hora. Meu receio maior era sentir alguma dor no domingo. Mas, para minha alegria, acordei bem. Por prudência, cancelei a caminhada de domingo para não forçar e fiz apenas os exercícios da fisioterapia em casa.

Nesta segunda, mencionei para fisioterapeuta o 'feito' e iniciamos uma nova série de exercícios de fortalecimento do core e abdômen. Amanhã tem cama elástica e muito disco de equilíbrio. Sigo firme no tratamento e falando baixinho para lesão não voltar.

Forte abraços e bons treinos turma!!!

05 agosto, 2014

Contando os dias

... para conhecer e me encantar por Montevideo.

A melhor coisa para se manter focado num treinamento é ter um objetivo definido a sua frente. 

Apesar da lesão da pubalgia, eu nunca desisti da ideia de correr em Montevideo. Eu sei que tive que transformar a distância da meia maratona numa corrida de 5 km. Porém, permaneci focada na prova-alvo de 2014 - a desejada corrida internacional em terra uruguaia.

Para isso, nesses três meses, me disciplinei para não ganhar muito peso e prometi a mim mesma que não perderia nenhuma sessão de fisioterapia. Esse seria o caminho para o meu sucesso. Nas primeiras semanas a balança ergueu os pinos, mas consegui contornar e estou praticamente no mesmo peso do início do tratamento.

Na semana passada ganhei alta do procedimento de eletroestimulação na fisioterapia e me submeti ao exame de ultrassom. O laudo diz que a lesão foi embora e o fato de estar sem dores comprova o resultado. Isso me encheu de gás e animação. \o/

Agora estou na última etapa do tratamento, que é o fortalecimento muscular aliado a exercícios da corrida. Tenho um mês antes da Half Maraton Montevideo. Um mês para correr de bem com a vida.

Forte abraço e boas corridas!!

25 julho, 2014

Amigos e Corrida ❤️❤️

Amigas do blog, do twitter para vida toda.

No início desta semana comemoramos o Dia do Amigo. Foi dia 20 de julho a data e eu tive a felicidade de receber a visita em Floripa de uma grande amiga e incentivadora do blog. A Isabela Motta (@isabelacmotta) foi chegando devagarinho e conquistou meu coração. É uma de muitas amizades que conquistei com a corrida.
A Isa também corre e participa do universo #TwittersRun - uma rede de amigos do twitter. Ela mora em Itapiranga, interior de Santa Catarina. Uma cidade de 15 mil habitantes, situada a 700km de Florianópolis, que terá este ano a sua primeira rústica. Ebaaaa!!
Nosso encontro foi na pizzaria Chico Toicinho e contou com boas risadas e muita energia positiva. A noite estava linda e passou voando. Ficou aquele gostinho de quero mais. Uma delícia!

Refletindo em casa, percebi que ganhei muitos amigos com a corrida. E assim como foi com a Isabela, alguns deles eu já tive a prazer de conhecer pessoalmente. Outros fica aquela promessa e aquela vontade de correr juntos um dia.
A troca de experiências e a força que ganho dos amigos seja aqui, no twitter ou no instagram não tem preço. Aproveito para agradecer a amizade de cada um de vocês. Thanks so much!! ❤️❤️

Forte abraço e bons treinos!!

11 julho, 2014

Para que você corre?


Com esse tempo parada, tenho observado ainda mais as pessoas que correm. Fico olhando as expressões faciais, a biomecânica, a cadência. Me pergunto o porque desse povo todo (e é muita gente) estar correndo. O que leva a correrem no frio, a acordarem tão cedo parar encarar as ruas, a estarem tão livres. (...)

Eu lembro bem da sensação da corrida. Da leveza, do prazer de sentir o vento no rosto, da felicidade de estar ali. Eu corro simplesmente porque me faz bem. Há muitos motivos para se correr, qual o seu?

Forte abraço e bons km's!!

19 maio, 2014

Faca nos dentes

Ilustração:Jim Davis
Tem treino que nos faz suar as tamancas. Que deixa as pernas bambas e o coração a mil. Amolecem qualquer um. Hora faz frio, hora faz calor. Os treinos intervalados, os famosos treinos de tiro tem o poder de dar gás e endorfinas extras. 

Hoje a planilha grita por eles. Serão 9km intervalados entre tiros fortes e moderados. Inclui uma música nova na minha playlist de corrida, que ficaria no repeat por dezenas de minutos. Sail tem tudo a ver com gás, força e pressão. Pra quem não conhece, fica a dica. 

Se eu sobreviver aos tiros, espero ficar que nem o Garfield, assim na manha. Só na vibe do positivo.

Forte abraço e bons km's!!



14 maio, 2014

Pilates e Corrida

Pilates entrou de jeito na minha nova rotina de treinos.

Adoro montar minha planilha de treino. Além da corrida, procuro fazer outra atividade nos dias livres como complemento. Vira e mexe invento uma coisa nova para sair da rotina. Em 2014, inseri o pilates na planilha de treinos. Estou fazendo duas aulas por semana. Não perdi um dia se quer.

Meus treinos tem sido com exercícios de solo, com ou sem bola/peso. Para quem não conhece, o pilates trabalha muito os músculos do abdômen, glúteo, quadril e dorsais. Dá para suar muito na aula (não ache que é moleza não). Mas, o legal pra mim é ter controle da respiração, o alongamento e o ganho de concentração e tonificação. Isso ajuda e muito na prática da corrida.

Incluir uma atividade complementar à corrida pode ajudar na melhora de desempenho e na prevenção de lesões. O Pilates é uma excelente alternativa para quem procura fortalecimento muscular. Confira os principais benefícios do pilates para corrida, reunidos pelo fisioterapeuta Fabio Paes Leme, no portal Sua Corrida:

- Fortalece a musculatura sem grande aumento de massa, mantendo a leveza, tonificando a musculatura menos utilizada na corrida e prevenindo lesões devido aos desajustes;

- Ganho de flexibilidade, diminuindo os índices de lesões como estiramentos e ruptura. Melhora a circulação sanguínea e sensação de relaxamento muscular, mesmo durante a corrida.

- Trabalhos específicos de alinhamento corporal, equilíbrio e controle motor. Recrutamento de fibras musculares, criando resistência para os tipos de contração muscular isotônica excêntrica (controle de retorno do tamanho da fibra muscular), isométrica (contração muscular sem encurtamento do ventre muscular) e isotônica concêntrica (encurtamento do ventre muscular).

- Desenvolve a força dos músculos do núcleo do corpo (profundo das costas, abdome e assoalho pélvico, ajudando no suporte do tronco.

- Aumento da concentração, redução da ansiedade e melhora na qualidade da respiração influenciando diretamente no rendimento do atleta.

E aí, se animaram? Quem mais faz ou já fez pilates?

Forte abraço e bons treinos!!


"Em dez sessões se sente a diferença, em vinte sessões se vê a diferença
 e em trinta sessões o corpo está modificado". (Josef Pilates)

06 maio, 2014

Relato: Wings for Life World Run

Wings for Life World Run | Foto: Marcelo Maragni

Toda corrida tem a sua história. Mas, tem prova que mexe com a gente. A Wings for Life World Run ficou acima da média. Deu aquele gostinho de quero mais. O modelo da prova com 'carro perseguidor' foi aprovado por muitos. Realmente superou as expectativas. Conheço corredores que bateram seus recordes pessoais e aqueles que superaram suas metas na corrida. Correr sem linha de chegada foi o maior barato.

A estrutura

O fim de semana foi perfeito para realizar a Wings for life. Tempo lindo no sábado para retirada dos kits e nublado na manhã de domingo para realização da corrida. A estrutura montada na beira-mar norte já dizia que o evento era bem organizado. Kiosque de informações, área de atenção aos atletas (massagem), guichês para retirada do material (número de peito, bolsa de treino, bandana e barra de frutas) e área vip com esportistas embaixadores do evento.
Tive a oportunidade de conversar com skatista Sandro Dias - o Mineirinho e o Biano (meu marido, staff e coach pessoal) fez o registro com ídolo. Mas, tinha outros atletas como o Henrique Avancini (mountain bike), Rafael Goberna (parapente), Fernando Fernandes (paracanoagem) etc. A minha tietagem ficou por conta da amizade com a Sabine Weiler, apresentadora do SC no Ar. Uma simpatia de pessoa. Conversamos um pouco sobre a corrida, os treinos e as amizades em comum. Pena que não fizemos um registro.

Largada | Foto: Marcelo Maragni

A Corrida

O domingo amanheceu friozinho em Floripa. Mas, nada intimidou a turma que pulou cedo da cama. Cheguei na largada ainda estava escuro e aproveitei para rever os amigos do grupo Loucos por Corrida. Encontrei alguns twittersrun também, como é o caso da Gilmara, do Danilo Confessor, Enio Augusto e Guilherme Preto. Muito bla bla bla run e pose para fotos. Havia baias de ritmo e cada um foi se dirigindo para o seu setor. Fiquei no pelotão verde (meia maratona 1h45 - 2h15). A largada foi pontual e às 7 horas mais de 1800 corredores seguiram pela via expressa sul. 

Just Run Mulher: lindas e cheirosas,
 depois vermelhas e descabeladas kkkkk

Nunca havia feito este percurso (saindo do trevo da seta em direção a beira-mar). Corri com uma amiga da equipe Just Run, a Andréia. Era dia do seu aniversário e ela estava estreando nas longas distâncias. Foi uma delícia. Desde o início estipulamos o ritmo de 5:45 e seguimos firmes. Fomos rindo, conversando e batendo fotos. Acho que nunca corri tão confortável. A prova pedia por um clima assim, do bem, de confraternização. Eu notei que muita gente estava sorrindo e conversando na prova. Acho que foi uma situação bem comum para os outros corredores também. Um beijo especial aqui para Ju, Marta, Ana Clara, Simone e Flávia Fiorenza - vi todas durante o percurso.

O barato mesmo foi quando a moto de sinalização avisou que o carro estava chegando. Nós já tínhamos ultrapassado a marca dos 15 km. Daí foi um salve-se quem puder. Todo mundo superando a 'morreba' do Saco Grande (isso mesmo!). Fui pega pelo carro seguidor no alto do morro - 15.645m. Foi sensacional! O alto-falante do carro dizia "Obrigado por participar da Wings for Life world run. Obrigada pela sua doação". Aliás, um parênteses, a gratidão foi uma marca desse evento também. A organização fez questão de agradecer o tempo todo, seja na retirada do kit, por email, na largada, durante a prova, na entrega da medalha, na mesa de frutas na arena. Afinal, 100% do dinheiro arrecadado com as inscrições foram doados para o tratamento das lesões na medula espinhal. Fantástico!

Aguardando pelo ônibus coletor (ou seria
corredor?!!) no meio da SC 401, em Floripa.

A outra parte legal da prova foi o ônibus de resgate. Os corredores que foram ultrapassados pelo carro seguidor, precisavam aguardar pelo transporte que os levaria para arena central do evento. Gente, foi muito divertido. Se um corredor endorfinado já faz um certo barulho, imagina 60 corredores dentro de um ônibus. Foi sensacional. Muito bla bla bla run, risada e descontração. Havia staffs dando água e a medalha para cada corredor que subia no ônibus com cordial "obrigada". Demais!!

Eu e a Andréia Endorfinadassss
já com a medalha no "ônibus corredor".

O sorriso que me acompanhou na Wings for Life
(notem que tem bem mais gente sorrindo na foto)




Certificado
O meu humilde resultado foi de 99ª posição geral no Brasil e 3367ª no mundo.  O certificado está abaixo.

Resultado Geral


A listagem com todos os resultados da prova, você confere aqui.

Pra quem se animou, já existe data marcada para próxima edição. Será dia 03 de maio de 2015. Pergunta se eu vou?!! \o/

Forte abraço e bons km's!!

29 abril, 2014

De olho na Wings for life.

 - Cacalos Garrastazu / Red Bull Content Pool / www.redbullcontentpool.com

O burburinho nos locais de treino já denunciam o que vem pela frente. Esta semana tem CORRIDA. A prova foi escolhida a dedo por mim. É a Wings For Life World Run. Toda renda das inscrições será revertida para o tratamento das lesões da medula espinhal. A proposta do evento é que 100 mil corredores no mundo corram juntos (leia-se simultaneamente) por aqueles que não podem praticar a corrida.

Quando assisti o video promocional, não pensei duas vezes e me inscrevi. Ainda era no mês de dezembro e ganhei um número de inscrição baixinho (ID 3636). Lindo! Hoje recebi um email da organização disponibilizando o link para que os amigos, familiares possam acompanhar a minha corrida de forma on-line. Muito bacana! Quem quiser conferir é este aqui.

Nem preciso dizer o quanto estou animada. É a minha primeira grande corrida do ano. Como não existe distância fixa (depende do condicionamento e ritmo do corredor), a minha meta é fazer pelo menos 15 quilômetros. O término da prova acontece quando o "carro" passa pelos corredores. Um ônibus fará o "resgate" e levará para um ponto escolhido pela organização. Sensacional.

Sábado farei a retirada do kit disponibilizado pela Red Bull, empresa organizadora da prova. A largada no Brasil será às 07 horas (horário de Brasília). Sei que muitos amigos estarão participando da Wings for Life. Como é o caso da Carol (Blog De repente atleta), do Ivan e Marizinha (do blog Runner Hostil), da Flavinha,  e muitos outros. Espero encontrá-los. =)

Good vibes e Boas corridas!!

05 abril, 2014

A logística da Wings for Life

Imagem: Divulgação Wings for Life
Falta menos de trinta dias para Wings For Life - corrida mundial pela cura das lesões da medula espinhal. Essa corrida promete agitar Florianópolis. Estou mega animada com os treinos, o modelo da prova e a expectativa do evento. 
Esta semana saiu uma notícia informando que grandes nomes do esporte estarão na ilha apoiando esta causa. Exemplo é o big rider Carlos Burle, bicampeão mundial de ondas grandes - com recorde 22,6 metros. O atleta Red Bull está animado com evento "posso fazer a diferença abraçando a causa.  É um sentimento que motiva  a superar os seus limites", disse em entrevista a repórter Mariana Gianjoppe para o Diário Catarinense.



Percurso da etapa Brasil a ser realizada em Florianópolis.

Informações da prova

Local da largada: Início da Rodovia Aderbal Ramos da Silva (via expressa sul), próximo a passarela de pedestres. 
Largada: 07:00 horas

Onde pegar seu número: sábado, dia 03/05, na Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos (beira-mar norte), na Praça do Sesquicentenário (Monumento do soldadinho de chumbo), das 08:00 às 18:00. 

Chegada no evento: pelo menos 30 minutos antes da corrida começar (06:30). 

No percurso: postos de hidratação com barra de cereais, água, Red Bull e bananas. 

Retorno: Após serem ultrapassados pelo Carro Seguidor, os corredores deverão aguardar em local sinalizado pelo Staff (depende do local onde cada um for ultrapassado) até o momento em que o ônibus vassoura passará para recolhê-los até a ARENA (na beira-mar norte, no Monumento do Soldado).

Só de ver toda logística, dá vontade de calçar o tênis. Muito legal. Estou mega animada!!!

Forte abraço e bons km's!

03 abril, 2014

Guia do Corredor: Floripa


Florianópolis tem sediado grandes eventos, seja da corrida, do triathlon ou de outras modalidades esportivas. A verdade é que a capital catarinense tem todo charme e ambiente necessário para realizar estes eventos. Sem dizer, que ela é capital turística do Mercosul e só por isso já atrai visitantes.

No próximo dia 12 de abril, a cidade irá sediar mais uma edição do Volta a Ilha - corrida de revezamento de 140 km's pela ilha, e no dia 4 de maio, a Wings for Life World Run  - uma corrida mundial pela cura de lesões da medula espinhal. Separei algumas dicas para os corredores sobre onde ficar e como chegar em Florianópolis.

Como chegar
Aéreo: o Aeroporto Internacional Hercílio Luz fica a 15 quilômetros de distância do centro da cidade.
Terrestre: você pode vir de ônibus através do Terminal Rodoviário Rita Maria ou de carro, através da BR-101. A rodoviária fica localizada no centro da cidade.

Onde ficar
Floripa possui muitos hotéis a disposição dos visitantes e tem excelentes opções nas mediações da beira-mar norte. Minha sugestão é conseguir um local no centro, perto do shopping e da beira-mar. Assim você une a vontade de correr na orla, os programas turísticos e compras (alimentação).
Opções baratas são Ibis, Castelmar e Baía Norte. Um pouco luxuosas são Sofitel, Majestic e Blue Tree. Todos muito bons.

Infraestrutura
Floripa é uma capital 'pequena', - ainda carrega as características de cidade provinciana e pacata. O bom é que tudo é muito perto, de fácil acesso. Você pode alugar um carro, caso queira visitar as praias badaladas da Joaquina, Mole e Barra da Lagoa/Lagoa da Conceição. Porém, consegue se deslocar facilmente de ônibus e táxi pela cidade.

O que visitar
Falar para conhecer as praias de Florianópolis é chover no molhado. Minha dica é conhecer o Mercado Público Municipal e comer um pastel de camarão no Box do Alvim ou no Box 32. Lugar democrático e com a cara da cidade. Como o mercado fica localizado no Largo da Alfândega, você aproveita para comprar as lembrançinhas da ilha na Casa da Alfândega e já visita a Praça XV e a Catedral Metropolitana. Tudo numa manhã/tarde. E a pé, quer jeito mais gostoso de conhecer a cidade?!! Só fique atento aos horários.
As lojas ficam abertas de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e sábados das 9h às 12h. Durante a semana, os bares ficam abertos até as 22h, aproximadamente. Aos sábados ficam até as 15h, em média. Não abre aos domingos.
Serviço
Rua Conselheiro Mafra, 255 – Centro
(48) 3225-8464

Dicas para corredores
Clima: a temperatura varia entre 18 e 24 graus. Clima ameno e propício para se correr.
Percurso: a maioria das provas de corrida larga da beira-mar norte. O percurso é rápido e praticamente todo plano. Ideal para quebra de recordes ou estrear numa nova distância.

Sejam todos bem-vindos.
Forte abraço e bons km's!! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...