Não sirvo de exemplo de melhor postura na corrida. Tenho conhecimento que ela garante uma maior qualidade nos movimentos e acaba reduzindo o gasto de energia se executada corretamente. No entanto, contrariando as teorias dos profissionais da saúde, acho que lutar contra um movimento nato acaba revertendo na liberação de maior quantidade de ácido lático e consequentemente antecipando a fadiga durante a corrida.
Tenho 1,10cm de perna, isso mesmo! Elas são enormes. No entanto, minha passada não corresponde ao tamanho e me considero com uma passada curta (nada queniana). Ouvi uma entrevista na CBN onde o médico do esporte informava que a passada não iria aumentar consideravelmente com os exercícios educativos, o máximo dois centímetros. Talvez para Usain Bolt seja excelente, mas foi ouvindo a entrevista que percebi que o meu esforço de ganhar estes centímetros não valia a pena.
De lá para cá observo ainda mais o modo como a galera anda correndo nas ruas. Olho a postura, elevação dos braços, o modo como ficam as mãos, essas coisas de corredor. Cada um tem o seu jeitinho. Uns até engraçados, mas todos estão correndo. Me chamou a atenção a postura da queniana que venceu a São Silvestre este ano. Ela corria com os braços em zig zag e tinha a passada relativamente curta para uma corredora do Quênia. Foi ali que percebi que cada um tem a sua assinatura. Afinal, ela era da elite e com certeza tem uma mega equipe de profissionais em cima. No entanto, ela tinha o seu jeito de correr.
Longe de lançar uma polêmica aqui, mas fiquei aliviada e decidi manter os exercícios educativos para melhorar a pisada e assim garantir um melhor desempenho. E abri mão de aumentar o tamanho da minha passada. Deixo cinco dicas de postura para corrida. Coisa simples e que podem ajudar, principalmente para quem está iniciando nesse mundo de corredores. Aí vão elas:
*Formar ângulo de 90º entre braço e antebraço;
*Manter o tronco ereto, levemente inclinado à frente;
*Olhar fixo à frente, mas com o pescoço relaxado;
*Movimentar os braços ritmadamente para auxiliar no equilíbrio e movimentação das passadas;
*Elevar os joelhos a uma altura média, levando os pés à frente.
Quem quiser ver outras dicas, pode ler esta matéria publicada pela Revista W Run.
E vocês, procuram corrigir alguma coisa na sua postura enquanto correm?
Forte abraço e boas corridas!!!!
























