Afinal, existe uma manual de boas
maneiras na corrida ou fica pelo bom senso do corredor não obstruir e
prejudicar terceiros? Falo isso, por que tenho observado algumas coisas
que considero nada desportivas. No final do ano passado, tivemos em
Florianópolis uma prova com apoio de uma emissora de tevê da cidade. A
ideia era que iniciantes ingressassem na corrida naquele evento. Houve
bastante inscritos e não tenho nada a questionar desta atitude. Acho até
que toda iniciativa em prol da saúde é super válida. O que não achei
legal, foi que três participantes (que eu vi) neste evento correram com
seus personal trainners do lado. Tiveram uma espécie de coelho durante
todo o percurso.
Em se tratando de competição, ter um treinador ao seu lado na prova me parece desigual. Principalmente se o corredor estiver lá na frente. Ou seja, não sendo mais um iniciante e buscando uma posição no pódio.
A Revista Runners divulgou recentemente uma matéria contendo um guia para iniciantes (ou um curso de revisão para veteranos) sobre o que fazer e o que não fazer no dia da prova. O texto é do jornalista Jen A Miller e a ilustração é de Nigel Buchnam
A tira abaixo foi retirada desta matéria e traduz bem o que falei acima.
Ter um amigo como coelho
Talvez não. Se um colega que é mais rápido já ia
participar da prova, não tem problema, diz Matt Helbig. "Se ele o levou
até o km 30 e depois saiu da maratona, isso é totalmente legal", diz.
Mas se ele entrou na prova no km 30 para acompanhá-lo até a reta final,
há uma preocupação com segurança. Imagine se todos numa prova de
milhares de atletas adotassem um puxador de ritmo.E vocês, acham que deve existir um manual de conduta na corrida?
Forte abraço e bons treinos!!