Mostrando postagens com marcador treino. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador treino. Mostrar todas as postagens

22 novembro, 2016

Corra!


Sabe quando você vê a divulgação de uma corrida meses a fio e não sente nada. Tipo aquele frenesi, aquela ansiedade de se inscrever?! Pois é, a Meia Maratona de Florianópolis, que aconteceu no último domingo, foi assim. Ela é uma prova fantástica, tem um percurso lindo e uma organização ímpar. Mas, não sei, não rolou.

Diante disso, cheguei a conclusão que não treino mais. Eu corro. Possivelmente um leigo no assunto considere treino e corrida a mesma coisa. Mas, quem treina corrida julga ser bem diferente (e creio que é!). Nem vou entrar no mérito da questão...

Não pense que eu parei com as minhas passadas e de dar o meu sangue nelas. Pelo contrário. Levou um tempo para encaixar o ritmo, mas engatou. Voltei a correr três vezes na semana e pedalar aos domingos. No fim, tudo dá certo (mesmo!).

Talvez eu tenha passado para um novo nível de percepção do esporte. Um jeito diferente de encarar a corrida. De correr por correr, pura e simplesmente. Não por tempo, distância ou competição. Talvez as coisas mudem lá na frente. Até mesmo no ano que vem. Mas, no momento, sou assim. Corro.

Forte abraço e boa corrida!

19 junho, 2016

Saldão: novo rp, ganho de peso e primeiro tombo.





Acho incrível como o treinamento regular  (mesmo não sendo o objetivo principal) acaba gerando resultados. Marcas e/ou distâncias nunca antes imaginadas parecem algo do seu cotidiano depois de certo tempo. 

Em julho, faz sete anos que estou correndo. No início, eu mal imaginava correr mais que 5 km's. Se me dizessem, daqui a xis tempo você será meia maratonista, talvez eu não acreditasse. Fico impressionada em perceber do que somos capazes. 

Fazendo um saldão do primeiro semestre de 2016, eu diria que foi mega hiper blaster maravilhoso. Primeiro por correr sem lesões (ter saúde já é o primeiro passo para o sucesso), depois por ter conquistado o meu recorde pessoal mundial nos 5km (23'06) e  nos 10km (agora sou sub53). Nem acredito!

Fora isso, essa semana tive mais um retorno na nutricionista, Desta vez fizemos a avaliação do percentual de gordura (antropométrica). Apesar de ter ganho 0,5kg do mês de maio para junho, tive a surpresa da redução do percentual de gordura. 

Em 17/02 - % gordura corporal: 30% (20,64kg  massa gorda + 48,16kg massa magra)
Em 15/06 - % gordura corporal: 22% (14,32kg massa gorda + 50,78kg massa magra)

Nem sempre ganho de peso equivale a aumento de gordura. Aprendi in loco isso. E pela planilha antropométrica, o percentual de gordura está dentro do adequado. Quatro meses de acompanhamento e a gente já vê resultados.

Por último, nesse finde, tive meu primeiro tombo correndo. Foi igual a um treino fartlek: 3 roxos, 2 arranhões e 1 luxação. Na hora, levantei, sacudi a poeira e segui correndo. O que mais se pode fazer? Rir, claro.  O primeiro splash a gente nunca esquece.

Forte abraço e bons treinos!!

05 junho, 2016

Não corra da corrida

O Manual dos Corredores adverte "Correr em dia de chuva e frio pode garantir o seu melhor treino".

Ao olhar pela janela, observei uma infinidade de pássaros no fio de luz. Havia curreca, pardal, chupim e rolinha. Não era por acaso. Todo dia coloco ração para pássaros soltos no jardim de casa e eles ficam empoleirados a espera do alimento. Tudo é questão de repetição.

Em dias de clima adverso, seja pelo frio, chuva ou calor, o hábito acaba nos guiando para os treinos na rua. A repetição do dia a dia nos torna mais fortes. Você não pensa muito, você simplesmente vai. 

Nos primeiros metros, você pode se questionar se vale tanto o esforço, se ficar em casa não teria sido melhor e se não podia ter corrido em outro horário. Mas, aos poucos, os questionamentos somem e você sente o prazer da corrida.

Com sorte, esses dias se tornam os seus melhores treinos de corrida. Como se fosse um bônus pelo esforço. Ou, a recompensa por sua dedicação. Para colher frutos do seu trabalho, cada dia de treino é importante.

Forte abraço e bons treinos!!

24 abril, 2016

Do anonimato ao estilo de vida

Buenos Aires: o clima que inspira uma corrida

Em tempo de redes sociais, como instagram, twitter, facebook, snapchat, periscope, google + etc, estar ausente desse universo virtual, para alguns, cria a sensação de se tornar invisível. Se você deixa de postar as atividades na rede é compreendido como se não tivesse treinado. Comentários como "você sumiu", "não está mais correndo?" acabam surgindo em antigos posts.

O fato de correr sozinha e não estar inscrita em nenhuma assessoria esportiva acentua a questão. É estranho pensar que para você estar treinando (seja correndo, pedalando ou nadando), você precisa postar alguma foto. Que época louca essa. Dá uma sensação de ser engolido pela rede social. 

Diferente do virtual, no ambiente em que se vive/treina, as pessoas sabem ou reconhecem que você é um corredor. Elas veem. Percebem que é seu estilo de vida. Tem coisa mais gostosa do que ser rotulado por algo que você gosta de fazer? Seja numa ida na feira, farmácia ou loja do bairro, ser surpreendida com a frase "deve ser difícil correr com esse calor", queria ter essa disposição" ou "pra você que sempre se cuida, chegaram verdes fresquinhos". São frases soltas, mas que reforçam o que você é.

Quando bate a pressão velada da rede social, gosto de sair pra rua e sentir a vibe boa da corrida. Se por algum momento, surgir a dúvida, ela cai por terra. Nada como sentir a endorfina correndo dentro de ti e ter a certeza que vai chegar o dia em que vou voltar a correr com um velho tênis surrado e uma calça de abrigo. Cada dia percebo que a corrida não é meu esporte, mas se tornou meu estilo de vida.

Forte abraço e bons km's!!

20 março, 2016

Certos treinos deveriam valer uma medalha


Há algumas semanas, li no perfil do instagram de uma amiga (@mcrodini) a sua felicidade em completar os primeiros 12k. A Ciça está no ciclo de treinamento para sua primeira meia maratona.

A sensação de cruzar essa marca é a mesma de quem sai dos 3k para os 5, dos 5k para os 10, dos 21 para maratona. Afinal, você está indo além da sua última marca. A partir daí tudo se torna novo e desafiador. Só por isso, esses treinos de rodagem já valeriam uma medalha.

Eu me recordo de concluir os meus primeiros 12k e chorar de emoção. Não tinha plateia. Era um dia frio de inverno. Éramos o garmin e eu. Ali eu tinha percebido que podia ir muito mais longe. Foi como um atestado de garantia de vitória. O engraçado é que no treino dos primeiros 15k (e a própria estreia na meia) eu não senti a mesma coisa. O doze foi muito mais marcante.

Ultrapassar um obstáculo (como os muros de km's) é sinônimo de coragem e força de vontade. Cada um sabe os seus limites e encará-los se torna um grande desafio. Importante é ter uma boa base, seguir firme nos treinos e acreditar. Fazer o seu melhor já faz de você um vencedor.

Forte abraço e bons treinos!!

07 fevereiro, 2016

Vai, Helena.

Sente a vibe. Dos pequenos prazeres de acordar cedinho para correr.

Enquanto corro, gosto de fazer certos jogos, igual a pequenos obstáculos a serem superados. Algumas vezes, me desafio a passar na frente de certa casa antes do tempo xis ou terminar uma volta abaixo do pace "y". Outras vezes, corro pra alcançar um carro ou ainda ultrapassar um ciclista, um ônibus. Essas coisas.

Durante o último longão, decidi correr cada volta em tempo menor que a última, ou seja, de dez a vinte segundos mais rápida. Igual num treino progressivo, só que era um longo (my God). Lá pela nona volta eu estava bem cansada. Senti que a corrida já não era tão confortável. Então, que ouvi a frase "Vai Helena", seguida de uma buzinadinha. Aquela altura ouvir uma expressão amiga faz toda diferença. Nem preciso dizer que o longão foi concluído com sucesso. Ganhei o jogo. I'm winner!! ha ha ha 

O incentivo foi o elemento extra. Se recebido em doses ultra generosas deveria entrar numa categoria de doping. Pois vou dizer, dá um gás danado esses gritos de apoio da família e amigos. Acredito que você já tenha passado por isso, seja num treino ou numa prova, e entende do que eu estou falando. É bom demais! Impossível passar "batido" ou não sentir o "barato". Eu procuro retribuir sempre que posso.

Se isso não fosse verdade, a gente não daria apoio e incentivo quando alguém está numa bad. É a prova real de que o lance realmente funciona. Só que existe dois pesos e duas medidas nisso. Uma vez fiz uma prova em que uma garota estava correndo durante 90% do percurso com seu treinador dizendo "Vai. Você consegue. Falta pouco". E, ela subiu ao pódio. Aquilo me fez pensar no poder do incentivo.  

Se alguém em que você confia diz "vai", você provavelmente irá. Se jogará de cabeça, afinal ele acredita em você. Não haverá espaço para o medo. É só foco, determinação e o sabor da vitória. Nem que seja para saber que você deu o seu melhor. Essa é a verdadeira conquista. Você venceu você mesmo. Superou o maior obstáculo.

Forte abraço.
Bons kms!

29 novembro, 2015

O fim de ano e a motivação



O fim de ano inspira à reflexão. Nos faz levantar os números de acertos e erros no balanço do exercício anual. Não é fácil mexer em feridas, levantar poeira, mas é importante enxergar que foram superadas e postas a limpo. 

Em 2015, me senti um pouco perdida. O fato de não ter feito muitas provas (foi apenas uma) colocou em xeque o título de corredora. Existe uma cobrança velada em relação as corridas (ou não tão velada assim...) Você se sente obrigada a fazer alguma prova "bacanuda" por ano, pelo menos. 

Me identifico tanto com aquelas cenas de filme onde aparecem as pessoas correndo com tênis velho e calça de moleton pelo central park. A cena transpira liberdade.  Alguém sabe onde diz que você precisa do tênis "xis", do relógio top ou da bermuda de compressão para corrida. Às vezes, me sinto engolida por essa indústria, esse marketing (in)direto.

Cada vez que penso sobre minha relação com a corrida percebo como muitas das minhas conquistas estão ligadas a ela. A corrida me transformou, me fez querer mais e dar o meu melhor. Não foi apenas saúde, mas o gás para encarar os desafios diários. Tem minha gratidão.

A maior lição que tive esse ano é que você precisa fazer por você e para você. Correr pelo prazer de correr. Seja para encarar o seu grande desafio, para perder peso na balança, para abstrair a sua mente ou para se encontrar com os amigos. Não importa o motivo quando você faz por você. A motivação é sua!



Forte abraço e bons treinos!!

13 novembro, 2015

adidas + salinas



Não tem jeito. 
Quem treina, volta e meia está pesquisando uma coisinha ou outra para turbinar seus look's de treino. No início dessa semana, a Adidas lançou a sua nova coleção, idealizada em parceria com a linha de praia Salinas. A ideia foi trazer o clima quente com suas cores vibrantes, junto dos grafismos remetendo à típica paisagem carioca.

Eu simplesmente amei essa nova coleção e confesso que já coloquei na minha listinha do papai noel (afinal não é nenhum jabá esse post. Puro amor pelas peças). Vejam se é ou não é exagero meu.






A coleção completa pode ser vista no site da Adidas.

Forte abraço e bons treinos!

11 novembro, 2015

Nike lança Plataforma #Vemjunto

Divulgação: Nike Brasil
Em clima dos Jogos Olímpicos que acontecem no próximo ano, a @nikebrasil apresentou hoje, no Rio de Janeiro, a Plataforma #vemjunto. Com incentivadores como Seu Jorge, Ana Claudia Lemos, Pedro Scooby, Fernanda Keller e Fabiana Murer, a ferramenta digital tem por objetivo estimular a prática da corrida, - considerado o esporte mais democrático e acessível do mundo, para a melhora de questões como a desigualdade social e violência. 

No site da marca, você consegue se inscrever em treinos coletivos ou criar um personalizado (e chamar os seus amigos), com data, distância e local definidos para, em seguida, compartilhar e convidar outras pessoas para realizá-lo com você. Coisa que até então só era possível nos pontos de encontro do Nike Run Club nas capitais do RJ e SP, 

Para se inscrever, basta se logar no app Nike+ Run Club. Acesse www.nike.com
A iniciativa busca divulgar que todo mundo tem um bom motivo para correr e todos os motivos estão na plataforma  #VemJunto

Confira o video promocional abaixo.





Forte abraço e bons treinos!!

07 novembro, 2015

Pelotão Divas Que Correm Floripa


Sábado animado: Um click do encontro divônico das Divas Que Correm Floripa

Peço desculpa a turma do blog pelo sumiço nesses últimos dias. Sei que quem quer arranja tempo e não uma desculpa. Mesmo assim, sorry. Feito este parênteses, gostaria de compartilhar com vocês o Encontro divônico das Divas que Correm que aconteceu aqui em Floripa.

Pra quem não conhece, o Divas que Correm é um blog de corrida escrito pela paulistana Giselli Souza desde 2013. Ela começou a escrever enquanto treinava para sua primeira maratona. De lá pra cá, ela ganhou uma legião de fãs (incluindo a mim) com suas histórias com esporte. Por trazer a sua experiência de vida e muitos de seus dilemas pessoais, muita gente se identifica e entra para o pelotão (nome carinhosamente escolhido). 

Na vibe: Giselli com seu sorriso e animação,
característico do grupo Divas que Correm


O pelotão Divas que Correm é aberto a qualquer atleta apaixonada pela corrida de rua e que ajude a disseminar a corrida de rua feminina pelo país. Isso mesmo, país!! O Divas que Correm também está em Floripa sob a team lider Carolina Sena.  Acompanhe nossos treinos, encontros e participe no instagram/divasquecorremfloripa

O ENCONTRO

Tem coisa mais gostosa do que unir corrida e amizade?! O último sábado foi marcado por muito blablablarun!!! Não teve tempo chuvoso que desanimasse a mulherada. A Carol teve um cuidado todo especial em preparar um delicioso café para as divas. Que bolinho era aquele... (é muito amor!)

Foi dia desvirtualizar com muitas meninas. Aliás, eu não conhecia ninguém pessoalmente. Eram todas amigas do instagram. Que loucura! Em meio as risadas e ao bate-papo, teve sorteio de brindes e a participação especial da Diva líder Giselli. Uma querida!!! Ouvir suas histórias sempre me inspira. Nem preciso dizer o quanto foi especial. 


O primeiro encontro a gente nunca esquece!!!!

Conheça mais sobre o grupo das Divas que Correm no site  - http://divasquecorrem.com e siga nas redes sociais. Vem com a gente para o pelotão!!

02 outubro, 2015

Fundista agora?


Adoro escrever no blog em dias de treino. Parece que a endorfina da corrida se traduz em post. A cabeça fica a milhão. Mil assuntos e sensações. Como se eu estivesse num "divã da corrida". Emoção a flor da pele. Total.

Em setembro, completei seis anos de corrida de rua. É engraçado como há alguns anos eu não me imaginava correndo 10 km. Nem passava pela minha cabeça uma ideia dessa. Levou bastante tempo para que eu me sentisse capaz de ultrapassar essa barreira. Talvez pelo medo ou pelo fato de ter quebrado na distância.

Atualmente, meus treinos estão divididos em fartlek, contínuo moderado e longão. Porém, às vezes me animo e faço um contínuo a mais. Ligo o garmin e saio correndo. Tudo muito gostoso. Nessas, os treinos tem saído na casa dos 11 km aos 15 km. 

Durante o treino fico me perguntando, se com tempo, meus treinos longos não vão bater os 21 km. Doidura sair pra treinar num sábado e perceber que fez uma meia maratona. Coisa de fundista (free run, eu acrescentaria). Ressalto que não sou fonte de exemplo pra ninguém, heim. 

No entanto, depois de ler o livro do Drauzio Varella (Correr), vi que qualquer um pode fazer uma maratona. Basta treinar e ser psicologicamente apto. Afinal tem que ter cabeça pra coisa. Percebi também que, nessa coisa de correr livre, gostei de fazer rodagens maiores. Cabeça de corredor tem certas manias.

Não sei onde tudo isso vai me levar, mas estou gostando de como as coisas vão seguindo. 

Forte abraço e bons treinos!

13 setembro, 2015

O som do coração


Tenho uma regra em relação aos treinos. Se não estou bem por algum motivo, não vou correr. Seja por estar com cólicas ou com a cabeça cheia. Gosto de me doar 100% à corrida.

Por conta disso, dificilmente um treino sai ruim. Mesmo que eu não atinja o ritmo programado, sei que tentei o meu máximo. Como sou amadora e não vivo do esporte, me dou ao luxo de correr assim. Free run por essência.

Na tarde de ontem sai de casa para o meu longão de sábado e decidi percorrer um caminho já conhecido. Gosto de andar pelas ruas do bairro e passar pelos pontos que provocam em mim certa admiração. Seja por um pinheiro centenário ou uma praça arborizada. 

Não me recordo bem como corri do km 8 ao km 11, mas fui tomada por uma explosão de sentimentos bons. Tamanha alegria acabou transbordando em lágrima. Acredito que quando chegamos a este estado é que percebemos que realmente estamos correndo. O ritmo das passadas coincidem com som do coração. Foi um dos melhores treinos da minha vida.

"É no silêncio da corrida que me encontro comigo mesmo. Passo uma, duas horas, sem falar nem ouvir os outros, atento ao ritmo das respirações, às contrações dos músculos das pernas, às pisadas, às mudanças de velocidade e as dores que porventura apareçam, contato com corpo impossível de manter durante os afazeres diários". (Correr, Drauzio Varella)

Forte abraços e bons km's!!

29 julho, 2015

Novo recomeço


Passado um ano da lesão, ainda sinto o fantasma da pubalgia. Nada perto do que tive em 2014. Mas, sinto aquele desconforto preliminar, (quando forço num treino de velocidade ou depois do longão) que tempos lá atrás eu negligenciei. E, infelizmente, perdi.

No dia a dia, a gente percebe uma fisgadinha aqui. Ou uma dorzinha, que depois de um tempo ou com corpo aquecido passa. Mas, no fundo a "máquina" não aguenta tanto impacto, seja por excesso de carga ou intensidade. A máxima de que "descanso também é treino" vale muito.

Apesar da corrida ser a prática que todo corredor quer fazer, o fortalecimento se faz necessário. Na verdade, é essencial para não se machucar. Prometi a mim mesma que a partir de agosto volto para o fortalecimento muscular. Fazer os velhos treinos em colchonete em casa, com bola, halteres e elástico. Foco na disciplina para colher os resultados.

A ideia é fechar o ano com tudo numa prova mega blaster e para isso preciso estar forte. Acredito que 90 dias será o suficiente (como meta inicial) para ganhar força no quadril, abdômen e perna. Agora só depende de mim. Bora recomeçar.

Forte abraço e bons treinos!!

14 julho, 2015

Viagem + tênis = corrida

Sempre achei que a principal vantagem em correr é não ter impedimento. Você só precisa de um tênis (e há aqueles que nem este usam). Logo, fica fácil praticar o esporte. Não precisa de dia certo, de companhia ou lugar. Você só precisa querer.

Pensando assim, toda viagem que faço levo um par de tênis na bolsa. Nem que seja numa ida para casa da mãe ou numa viagem mais longa. Deixo separadinho um kit corrida. Gosto de saber que estou preparada para as surpresas da vida. Sempre tem-se a chance de encaixar uma corridinha.

Nesse último mês fiz duas viagens de férias. Uma para o planalto norte catarinense, em Campo Alegre, e outra para Santiago, no Chile. Em ambas pude correr. Existe maneira melhor de conhecer o local do que correndo, curtindo e fotografando? Eu simplesmente amo correr assim.

Campinas dos Farias, Campo Alegre (SC)

Onde ficar: Pousada Casa Antiga



Parque Arauco, Santiago (CL)



Quem disse que férias é sinônimo de "boicote" nos treinos? Bora encaixar uma corridinha na viagem. Bora aproveitar!

Forte abraço e bons treinos!!

27 junho, 2015

O suspiro da corrida

O tempo é um fator relativo. O que pode ser muito para uns, pode ser pouco para outros.

De umas semanas para cá tenho encaixado os treinos de corrida e de bike conforme a agenda dita. Tem dia que sai pela manhã e tem dia que rola à noite. O importante é encaixar o treino.

Nessa nova fase de correr sem assessoria (saí da minha em março deste ano), acaba que estou ainda mais free run. Ou seja, correndo com único objetivo do prazer da corrida. E nessa, descobri que o meu start da endorfina acontece aos 30 minutos.

Não que eu não possa correr menos ou mais que isso. O fato é que a sensação de euforia pós treino é nítida quando meus treinos ultrapassam a meia hora. Funciona quase como um relógio, que desperta a alegria em mim. Acho sensacional ter noção disso.

Essa observação faz com que eu me planeje mais e garanta treinos cada vez mais satisfatórios. Procuro reservar um tempo maior entre a preparação  e o treino, para que ele aconteça dentro dessa meta. Sinto como se fosse uma  "receita de felicidade".  O suspiro da corrida.

Forte abraço e bons treinos!!

18 maio, 2015

Vale quanto pesa


Correr sem olhar relógio, frequencímetro ou gps é bom demais. Mas, depois de um certo tempo treinando com tantos recursos tecnológicos, nos vemos refém deles. Às vezes, eu tento correr sem me basear em pace e fico imaginando em que ritmo estou. Como se fosse um game. Cabeça de corredor tem certas manias.

No treino de quarta-feira passada, aquele pós gripe, acabei fazendo a minha melhor marca nos 5km. Não havia nenhum anúncio que o dia era para recorde. Eu simplesmente fui correndo e percebi que podia dar um pouco mais a cada volta de 1km. No fim do percurso, tive a grata surpresa de ter alcançado a sonhada marca do sub25 (com uma vantagem de quase um minuto).

A comemoração foi um tanto solitária. Não teve linha de chegada ou aplausos, quanto menos uma medalha. Ganhei um beijo do marido quando contei o feito e aquilo me bastou. Foi o meu prêmio. A conquista do recorde me encheu de alegria, independente de ter sido em prova ou treino. O que importa é que venci a mim mesma. Vale quanto pesa.

Forte abraço e bons treinos!!

13 maio, 2015

O que tem pra hoje


Fui olhar no calendário o último dia que corri e me assustei quando vi que já se passavam 10 dias. Poxa! Mais de uma semana. Desde a lesão, não ficava tantos dias sem a corrida. O motivo do recesso foi uma gripe "daquelas". Mesmo que eu quisesse ensaiar umas passadas, meu corpo não resistiria por muito tempo. Repouso é o sucesso da recuperação.

A boa notícia é que hoje tem treino e sabe aquela sensação de último dia de aula, com a ansiedade giga de curtir as férias? Pois é, estou que nem criança em véspera de natal. Eita alegria boa.

Minha mochila de treino está pronta, dentro do carro, desde segunda-feira. Queria ter corrido antes, mas uma chuva com vento forte postergou minha animação. Paciência é uma virtude. Tudo tem a sua hora. 

Esta quarta, o dia amanheceu sem nuvens e traduziu a vontade de ir para rua. Hoje vai ter treino. Estou contando os minutos. Coisa boa é correr. Nem calcei o tênis e pareço sentir a endorfina. Acho que ficaria feliz só de fazer tiros. Vamos ver o que vem mais tarde. O corpo fala...

Forte abraço e bons treinos!

04 maio, 2015

Empurrão extra

Foto Divulgação: Adidas Go

Nem todo mundo acorda com aquela disposição para encarar a rua. A vontade de superar seus limites tem que ser maior do que a preguiça e a perda de foco. Ninguém disse que seria fácil alcançar seu objetivo. 

Correndo atrás - Alguns "espalham" seus desafios como forma de reafirmação de que estão atrás de algo e precisam continuar firmes nesse propósito. Outros preferem estipular uma meta e ir em busca do resultado final de forma mais individual e anônima. No entanto, ambos, em algum momento, procuram inspiração para seguir em frente.

Tem quem corra ouvindo música e atualize a playlist em tempos em tempos para "marcar" as passadas. 

Novidade - A Adidas fechou uma parceria com a Spotify e lançou um aplicativo com algumas playlists especiais de acordo com o ritmo da corrida de cada um. Com o app Adidas Go, é possível usar o acelerômetro dos aparelhos iOS para combinar música e ritmo de treinamento de quem está com o gadget. Fica dica!

Tem quem crie um mantra e mentalize isso todos os dias. Existe ainda aqueles que buscam videos para dar um up antes do treino. No fundo, todos que treinam precisam confirmar a motivação que os leva a calçar o tênis, seja para encarar uma maratona ou sair do sofá.



Forte abraço e bons km's!!

13 abril, 2015

Menos glamour, mais suor.




Sempre fui avessa aos treinos em academia. Nem tanto pela mecânica do exercício, e sim pelo olhar de julgamento de quem lá está. Tem quem esteja fazendo seu treino, mas tem aqueles que fazem do ambiente um clube e arbitrariamente eles te incluem ou não nele. 

A verdade é que somente depois de perder alguns quilos  é que tomei coragem de entrar na academia. Por diversas vezes me senti meio deslocada e sem jeito. A vontade de superar meus limites é que me fez continuar e foi quando encontrei a corrida e fiz dela a minha prática esportiva e caminho para qualidade de vida. 


Pensando em retratar exatamente esta ideia, a Nike acaba de lançar sua mais nova campanha "Better for this". A aposta é alcançar o público feminino e apresentar o universo de questionamentos que passam pela cabeça da mulher durante o exercício, provando que nada é fácil e pode sim ser superado. O video da peça publicitária foi lançado ontem durante o intervalo do MTV Movie Awards e infelizmente está apenas em inglês, mas já dá para se ter uma ideia. 

Forte abraço e bons treinos!

Obs: Foi divulgado o video em português. Clique aqui

19 outubro, 2014

6 dicas para manter a disciplina nos treinos

O segredo é ter força de vontade, um tênis e go run!!!

Seja por compromissos pessoais, pela rotina com os filhos e/ou o trabalho, manter a disciplina nos treinos nem sempre é tarefa fácil. Mesmo colocando a corrida como algo importante na sua agenda diária/semanal, tem momentos que te exigem atenção e fazem com que você realoque o treino.

No início desta semana tive que ficar além do meu horário na segunda,o que me fez jogar o treino para terça. Na sexta, tive que sair em viagem, o que me fez jogar o treino para sábado. Por fim, todos os treinos de corrida saíram como planejado. Porém, naquele velho jeitinho brasileiro, Isso me fez refletir como é difícil conciliar a agenda. Não existe uma forma engessada. Na verdade, você até imagina como vai ser o ciclo de treinamento,mas nem sempre sai como você deseja.

Separei alguns pontos que sempre me ajudam a manter a disciplina nos treinos:

1) Marque na agenda
Acho que o primeiro passo para não furar o exercício/treino de corrida é encará-lo como uma atividade essencial. Anote na agenda o dia e horário de treino. Se preferir, coloque lembretes de alarme no celular.

2) Perto de casa/trabalho
Sei que muitos tem o acompanhamento com assessorias esportivas e estas tem horários e locais pré-definidos para dias de treino. No entanto, isso não impede de você treinar em outro local. Correr perto do trabalho ou da sua casa é uma ótima alternativa. Evita-se o deslocamento de carro/ônibus e você fica "pronto" logo após a atividade física. 

3) Coloque na mala 
Se for viajar, coloque o tênis na mala. Vai que sobra um tempinho entre uma reunião e outra ou ainda que descubras uma esteira na área fitness do hotel. 30 minutos já dá um treino. 

4) Prepare o "Kit Corrida"'
Esteja preparado para todas as possibilidades. Deixe um "kit corrida" (contendo tênis, meia, short e camiseta) no porta-malas do carro ou no armário do trabalho. Você não vai deixar de fazer um treino por falta de equipamento. 

5) Marque com um amigo
Correr em grupo estimula a disciplina nos treinos. Se o que te falta é o vínculo do compromisso, marque com um amigo o treino e não fure com ele (lógico). É o verdadeiro empurrãozinho da amizade.

6) Enturme-se
Entre para um grupo de corrida. Não necessariamente uma assessoria esportiva. Existem muitos grupos de corrida, sem qualquer custo financeiro. Você encontra vários nas redes sociais. A exemplo, o TwittersRun, o Loucos por Corrida, os Kenianos do Ig etc. Eles incentivam a prática do esporte e trocam dicas e experiências sobre a corrida. Muito legal.

Forte abraço e bons km's!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...