Mostrando postagens com marcador treino. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador treino. Mostrar todas as postagens

09 outubro, 2013

30 dias.

Resumo da semana no desafio 30 todo dia. 
É comum observar numa planilha de treino de um triatleta, todos os dias preenchidos com atividades físicas. Seja por treinos de natação, bike ou corrida. Dá gosto ver o calendário do Milton e do Fábio. 

Eu costumo usar um calendário de parede (que ganhei com a assinatura da revista Contra Relógio), para marcar todos os treinos, provas e tempos na corrida. É muito bacana você ver a evolução do seu treinamento. E de quebra é de fácil manuseio e acesso.

No entanto, o máximo que cheguei a ter foram 23 atividades listadas (em mês de férias ainda). Com essa ideia do desafio 30 todo dia, percebi que será o meu primeiro mês (e porque não?) todo "cheinho" da planilha. Dá até uma motivação extra pra ver tudo pintadinho. 

Pra quem está pensando em realizar o desafio e ainda está balançado com a ideia se pode ou não conseguir, sugiro assistir o video abaixo. Quem me passou o link foi o Brunno, do blog Movido a Endorfina. Achei sensacional. Inclusive, dá para aplicar a ideia em qualquer segmento da sua vida. Eu estou pensando em criar o desafio 30 dias sem chocolates para novembro.kkk

O video Try something new for 30 days, por Matt Cutts, mostra que 30 dias é mais ou menos o tempo que se leva para adquirir um novo hábito, ou abandonar um hábito antigo (no caso de deixar de fazê-lo). Assista e me diga se não era a motivação para você realizar seu novo projeto.



Forte abraço e bons treinos!!

07 outubro, 2013

Driblando a TPM

Ilustração: Caco Galhardo | Folha Equilíbrio

Não tem jeito: uma vez por mês, a mulherada acaba sentindo os reflexos do ciclo menstrual. Nem todas sofrem de cólicas, irritações, inchaços ou gulodices. Porém, nove em dez lamentam dos seus efeitos. Não sou daquelas que se abalam emocionalmente, mas estou no time que faz da bolsa de água quente a sua melhor amiga.
Durante a menstruação, o organismo produz grandes quantidades de prostaglandina, substância responsável pela contração do útero, e é essa movimentação que causa as dores. “A contração é necessária para a descamação completa do endométrio (tecido que envolve o útero), porém, sua intensidade pode variar de acordo com cada ciclo menstrual”, explica a ginecologista Erica Mentelli, em entrevista para Revista W Run.
Praticar exercícios físicos é uma solução contra a dor menstrual, pois eles aceleram o metabolismo e a circulação sanguínea em todo o corpo. “A endorfina relaxa toda a musculatura, ajudando nessas horas”, comenta a especialista.
Com desafio 30 todo dia, eu fiquei me perguntando como iria cumprir o dia de hoje. Correr nestas condições, ou mesmo pegar friagem num treino de bike, seria difícil pra mim. Então lembrei que posso recorrer ao pilates e algumas séries de alongamento, feitos no colchonete em casa.

E vocês, meninas, como fazem para driblar a TPM?

Um abraço e bons treinos!!

04 outubro, 2013

Deadline


Essa semana, nos treinos de corrida, senti a primeira brisa da primavera. Os últimos dias tem sido de tanta chuva em Santa Catarina, que quando senti o ar quente no rosto nesta quarta-feira é que me dei conta que chegou a nova estação. A temperatura média nos treinos foi de 20ºC, bem acima das últimas semanas.

Em decorrência disso, os parques e locais de treino em Floripa vem ganhando novos adeptos a cada dia. Seja de pessoas fazendo caminhada, corrida, ciclismo, patins e até trx. A cidade está simplesmente transpirando endorfina. 

Acredito que alguns ficarão conhecidos como "atletas de verão", mas outros tomarão gosto pela prática do exercício e seguirão nesse ritmo por mais uma temporada. Independente, eu acho o máximo ver a galera se exercitando. Vale mais uma pessoa na orla correndo do que duas no sofá.

Pra este fim de semana, me propus a fazer treino de bike, corrida (longão) e alongamentos. Foco no desafio 30 todo dia e no projeto correr de top. O horário de verão é daqui a 15 dias e isso significa que o deadline do final do ano está chegando. E aí, vem a pergunta:

Vocês estão em dia com seus desafios?

Bora correr. Bons treinos, turma!!!

26 setembro, 2013

#30TodoDia


Não é novidade que a perda de foco deixa a gente meio perdido em relação aos treinos. Passado o desafio dos 21 km, eu precisava achar uma nova prova, um projeto, um desafio que me instigasse a seguir em frente.

Esta semana, fiz um treino de força (com sete aparelhos, em três séries de 18 repetições) e um mini circuito aeróbico (10' corrida/esteira + 10' elíptico + 10 bike)  na academia. A mudança no treino me encheu de gás. Voltei pra casa super animada. O dia foi outro. E olha que eu tenho minha planilha em dia com a corrida.

Então percebi que eu precisava criar uma nova rotina. Lembrei dos amigos blogueiros Juliana Bam e Enio Augusto, que se lançaram num projeto muito bacana esse ano. Enio se dedicou os 31 dias de agosto correndo todos os dias e a Ju fez um mês de exercícios regulares. Demais!!


A Meta
O desafio foi lançado a curto prazo, ou seja, será realizado em Outubro de 2013. A meta é fazer 30 minutos de qualquer atividade física diariamente. Seja corrida, força, pilates, abdominais, funcionais, bike, o que for, estarei em movimento all days. Convido vocês a estarem comigo nesse desafio. Vou divulgar no twitter com a hashtag #30tododia como anda o desafio.

Tenho certeza que não estaremos sozinhos. Um grupo de profissionais de educação física criou o projeto 30'tododia nas redes sociais. Eles buscam estimular as pessoas à prática da atividade física regularmente, dando orientações, dicas de exercícios e "mantras" motivacionais. Para quem quiser conhecer, o projeto o site é http://www.30tododia.com.br

A primeira dica: estabeleça o horário da atividade e tenha disciplina.

Que venha o mês de outubro!!! 

Forte abraço e bons treinos turma!!!!

25 setembro, 2013

#Nevergiveup


Ora parece fácil, ora parece difícil. Tem dias que simplesmente é preciso encarar o desafio. Reunir forças para não desistir e seguir em frente. Não desista dos seus sonhos. Enfrente. Resista. Acredite.
Depois? Vibre muito e seja feliz.

Forte abraço e bons km's turma!!!

23 setembro, 2013

Correndo e aprendendo.


Faz quinze dias que corri a meia maratona (gente, como passou rápido!). O tempo até a prova-alvo determinou a fase de treinamento, que levou 24 semanas. Amei todo período de preparação até o dia do grande desafio. Correr na chuva, no frio. De manhã bem cedo ou tarde da noite. Ora sozinha ora acompanhada. Com preguiça ou no gás. Foram muitas emoções vividas nos treinos. A lembrança é algo que não se pode palpar, mas que carregamos dentro de nós. O bacana é analisar os aprendizados com esta conquista. 
Passado alguns dias, consigo listar o que mais aprendi ao me tornar meia maratonista. Depois me contem o que a corrida ensinou a vocês!

Ter uma prova-alvo é essencial.
Correr é bom e todo corredor de rua sabe. Mas, ter um objetivo na corrida torna-se essencial para nos manter motivados nos treinos. Estipular uma prova no calendário e se preparar para ela é muito legal. Você corre com mais dedicação e atenção. São raros os dias que você cogita furar um treino da planilha. 

Corre na viagem é top.
Gostei muito da experiência de viajar pra correr. Trocaria fácil todas as provas do ano por uma prova internacional. Vale muito a pena se programar, comprar um pacote de viagem num lugar bacana e ter esta experiência.

Quando menos (-) é mais (+).
Durante a fase de treinamento, que começou em abril e se estendeu até setembro, fiz três provas: duas de 5k e uma de 10k. Percebi que correr menos provas me mantiveram mais focada no objetivo. Perdi menos semanas com polimento ou fase regenerativa pós-corrida. Pude me dedicar mais aos treinos e perceber os avanços.

Respeitar os limites de quilometragem.
Assim que cruzei a placa de 20km durante a meia, avistei um senhor vestindo uma camiseta com os dizeres "não existe vitória sem sacrifício". Naquela hora, além do gás que ganhei, eu pensei em como os ultras conseguem. Ali aprendi a respeitar os maratonistas e ultra-maratonistas pela sua garra, coragem de encarar um desafio tão grandioso e perseverança. Dez pra eles!!

O que vale é o dia a dia.
Ainda na fase de preparação percebi que o vale na corrida é o dia a dia. Correr na chuva pode ser incrivelmente maravilhoso. Sentir a dificuldade do vento sul durante um treino pode dar um gás a mais. Percebi que não precisamos de provas, resultados, para ser feliz na corrida. Colocar um tênis para um treino já é sensacional.

Sentir a vibe.
A realização dos 21k trouxe motivação para novos desafios. Mas, não defini nada ainda. Acredito que será apenas para 2014. O momento agora é de sentir a vibe boa da meia maratona. Correr com esta sensação não tem preço.



Forte abraço e bons km's turma!!

27 agosto, 2013

Longão top e passaporte Just Run!!!

Equipe Just Run, o manto azul que vai invadir Buenos Aires (AR)
Quando penso em sábado, logo me vem na cabeça "é dia de longão". Hora de botar o tênis e partir para o asfalto. \o/

O treino deste fim de semana teve um gostinho mais que especial. Além de correr em grupo, o que fiz pela primeira vez com a equipe Just Run, pude completar a maior distância em treinos. O percurso saía da beira-mar norte, percorria o Itacorubi, Santa Mônica, passava pelo Pantanal e regressava pela Prainha e baía sul de Floripa. Um verdadeiro abraço no Morro da Cruz. Para quem não conhece, a distância final ficou em 18,85km. É chão a beça. 

Vou logo dizendo que foi demais. Fechar o treino e saber que podia seguir em frente é a segurança que todo corredor que está para estrear numa nova distância gostaria de ter. Eu simplesmente amei todo o percurso e devo agradecer ao meu grupo por ter me incentivado e aguentado o meu "turtle pace" (eu fui a corredora mais lenta do meu time). Sou muito grata a Fernanda e a Duda, que desde o início ficaram comigo. Valeu meninas!!!


Durante todo percurso, o coach deu assistência de carro, enquanto tivemos três 'batedores' de bike auxiliando no percurso. Na chegada, uma bela mesa de frutas no palito com suco, chá e água.  Tudo perfeito! Se já não fosse suficiente, pra fechar com chave de ouro, o Leonardo fez uma grande surpresa pra turma. Cada concluinte do treino ganhou seu passaporte para corrida de Buenos Aires, com visto assinado pelo treinador. Olha que chique!!

Passaporte para 21k Ciudad Buenos Aires

É por este e outros motivos, que cada dia curto mais estar num grupo de assessoria esportiva. A animação é garantida, mas além disso, existe muita vontade de vencer e superar os seus desafios. Super recomendo.

É isso aí. Forte abraço e bons km's turma!!!

20 agosto, 2013

Quando a ficha cai


A gente começa a se dar conta que o grande dia está chegando, quando abre a planilha semanal enviada pelo treinador e dois campos do excel trazem a expressão Buenos Aires. Eu procuro curtir bem os dias de treino, não pensar somente na prova, e aproveitar a sensação boa que a corrida proporciona. Mas, sabendo que falta pouco, fica difícil não tocar no assunto aqui.

Esta semana, tenho uma reunião para tratar dos acertos da viagem e de quebra, no sábado, tenho um treino 'kamikase' de 18k para sentir a rodagem. Acredito que depois disso, as duas próximas semanas, estarei na fase de polimento. Soltando as pernas para o Dia D.

Só me faz pensar: foco, força e fé.

Forte abraço e bons km's turma!!!

16 agosto, 2013

Inspiração para o fim de semana


Nasci em 1980. Tenho muitas recordações da minha infância e levaria dias para relacionar tudo que me faz ser apaixonada por essa década. Seja pela minha coleção do chocolate surpresa. Da euforia que senti ao ganhar o pogobol de natal. Por me divertir com Fofão, Bozo e Sérgio Mallandro. De imitar a Cyndi Lauper e a Madonna. Ou rever inúmeras vezes Curtindo a vida adoidado, na sessão da tarde.

O legal é que os anos 80 me deixam saudade e me servem de inspiração até hoje. Eu fico emocionada ao ouvir a trilha sonora de Rocky, um lutador. E a cena dele correndo pela cidade, a galera seguindo atrás dele e ele subindo a escadaria da Philadelphia é simplesmente demais.

Nessa vibe, deixo pra vocês esse video super mega inspirador para o treino deste final de semana. Vale a pena incluir a trilha sonora na playlist. Meu longão de sábado vai ser la Rocky. Amoooo e um dia pretendo correr nestas escadas.

Forte abraço e bons km's!!!

29 julho, 2013

1, 2, 3 testando (...)

Em dia de prova, é bom evitar o uso de coisas/artigos novos. Essa é uma das primeiras regrinhas que aprendemos no mundo corrida. Como o próprio nome já diz, o treino é o momento ideal para experimentar os "brinquedinhos". É onde vale tudo (ou quase hehe) e você está treinando para as coisas darem certo. Vale usar o tênis novo, aquele sabor novo do gel ou aquela marca de vaselina. 
Pensando assim, semana passada foi minha semana de testes. Experimentei duas novas aquisições: uma calça nova e uma garrafinha de água durante a corrida. Tudo pensando na Meia de Buenos Aires. Ai ai...essa meia dá pano pra manga. :P


A Calça. Bem, depois de três treinos em dia de chuva fiquei sem calça para correr, apenas  com bermudas. E com frio que deu semana passada, o jeito foi passar na loja de departamentos do shopping e comprar uma nova. Aproveitei para comprar um modelo que atendesse minha expectativa para um clima frio e adquiri uma calça que cobrisse o tornozelo. 
Apesar de linda, a calça da Adidas não atendeu minhas expectativas. Ela tem um tecido ótimo (tecnologia climalite), transpira legal, MAS fica caindo. E correr segurando as calças não é legal. Senti a virilha depois de dois treinos com ela. É que fica uma folga no "cavalo" (expressão de costureira) e força o movimento da coxa. Então, infelizmente esta calça vai ficar para os treinos na academia. Pena. :/


Garrafinha de água. Este item eu achei meio ao acaso na loja. Depois da palestra com nutricionista esportivo, onde tirei a dúvida que preciso hidratar durante os longões, decidi comprar uma mini garrafa para levar nos treinos. Achei muito boa. É levinha e pequena. Pouco maior que a minha mão. Usei durante todo longão deste domingo e aprovei. E ela vem com uma tira para prender num cinto. Nem precisa segurar na mão. Curti.

Esta semana vou testar uma nova jaqueta corta-vento. As outras que eu tinha não eram impermeáveis. Que venha a chuva... Depois conto pra vocês as minhas impressões. ;)

Forte abraço e bons km's turma!!

Foco, força e fé, SEMPRE.

04 julho, 2013

Matemática da corrida


Ao abrir minha planilha semanal de treinamento, enviada pela assessoria esportiva, me deparei com treino novo. Então, fiquei vendo aquelas "equações matemáticas" e tentando interpretar o que vinha pela frente. O treino da segunda-feira dizia 4x2K 10'15'' a 10'30'' Rec. 2' Ativo. Para quem não está acostumado a ver planilha na frente, fica até se perguntando o que a matemática tem a ver com a corrida. E eu digo pra vocês: tudo!
Quando falamos em matemática da corrida estamos interpretando o controle de carga dos treinos, que variam entre volume, duração, repetição, intensidade e até mesmo a frequência cardíaca. O treinamento é dividido em macrociclo, que apresenta todo planejamento do corredor e então existe uma nova divisão chamada de mesociclo que apresenta todos os microciclos para chegar no objetivo/meta final. Geralmente, existe uma preparação com semanas de base, específico, pré-competitivo, competitivo e a transição. Ufa! É muita informação.
Se não bastasse as denominações acima, ainda tem os treinos em si:  Contínuo (rodagem ou regenerativo), Intervalado (intensivo e extensivo), Ritmo (tempo run) e Longão. E estas sessões de treinamento apresentam as equações, como no "código" grifado em rosa lá em cima. É uma verdadeira matemática da corrida, não acham?

Quando penso nesse assunto, me recordo de um excelente texto do Profº Marcelo Camargo - bacharel em educação física e pós graduando em treinamento esportivo e fisiologia do exercício, em Belo Horizonte. No artigo "Treinar pela frequência cardíaca ou pelo ritmo de corrida?", ele defende a ideia de montar um planejamento através da velocidade da corrida. "Criamos um ótimo parâmetro para ter o total controle da carga de treinamento, pois assim saberemos a velocidade, distância e duração que o atleta é capaz de realizar em seu treino", conta.

O texto é muito bom e vale a leitura.Clique aqui para ler.

Forte abraço e bons km's!!

18 junho, 2013

Corredora "Pé no chão"


Me sinto suspirando ainda. É tão bom quando a gente volta do treino satisfeito com nosso desempenho. Dá aquele gás para encarar a planilha e a série de treinamento. Preciso dizer que dei dois tiros certeiros, em relação a corrida. Um foi ter entrado para uma assessoria esportiva. A disciplina e o comprometimento que criamos faz a gente persistir semana a semana (sem dizer que tem alguém te puxando, montando o seu treino individualizado). E a outra coisa foi definir um desafio. A Meia Maratona de Buenos Aires é um foco presente em todos os meus treinos. É pensando nesses 21,0975 quilômetros que corro animadíssima.

Meu fim-de-semana previa um longão e lá fui eu para mais um treino em círculos (deste eu até gostei mais, incrível!). A ideia era correr mais de uma hora em ritmo constante e eu só precisava monitorar a cadência. Fiz meus primeiros 14k do ano, em ritmo 5:50. Gente, é muita alegria numa pessoa. A um ano atrás, eu estava estreando nos 10k, sem um ritmo definido, sem um tempo previsto de término, sem noção.kkk

Hoje, me sinto uma corredora pé no chão. Sabendo dos meus limites reais, do meu ritmo de conforto, da onde posso chegar. Ter esta sensação é bom demais. Tem uma frase que diz sobre a importância de definir  nossos sonhos, para não nos frustrarmos se não alcançá-los (pelo erro da escolha). A meia de Bs As se torna dia a dia mais real pra mim. A palavra de ordem lá em casa é foco. Para isso, tenho cuidado da alimentação, do período de descanso e do fortalecimento muscular. Tem tudo pra dar certo. =)

E vocês, andam motivados com seus treinos?


Forte abraço e bons km's!!

11 junho, 2013

Correndo em círculos: a importância da concentração

Foco antes mesmo da largada
Além do condicionamento físico, a corrida exige concentração. Manter a mente focada durante o exercício é essencial para quem busca um melhor desempenho. Tive a prova disso nos meus dois últimos treinos. Por situações diversas, tive que correr perto de casa em dia de longão e de treino de ritmo. O lugar onde moro não tem nenhuma pista de corrida, avenida beira-mar ou parque próximos, então o jeito foi por a criatividade em prática e correr pelas quadras do bairro.
No dia do longão, estipulei um percurso que desse pelo menos 1000m em uma volta (uma das vantagens de ter o garmin é calcular exatamente a distância). E assim, me lancei do desafio de fazer 12 km. Gente, não foi fácil. Na terceira volta eu só pensava "faltam mais 9". Torturante fazer isso, não recomendo. Foi então, que criei um jogo mental. Via uma pessoa sentada no banco e pensava "vou dar a volta e ver se ela continua ali". E foi nesse jogo de "gato e rato" com personagens durante o treino, que concluí com louvor o longão. 
Nesta segunda fiz um treino de ritmo e usei uma avenida movimentada como percurso bate-volta. Já era tarde quando fui correr e estava frio. Dei cinco lances de 1400m monitorando a frequência cardíaca, já que o treino era de ritmo contínuo. Diferente do último treino, este me senti mais concentrada no exercício. Consegui manter a respiração, postura e bpm. Foi uma experiência nova correr em círculos, mas devo admitir que no fim eu gostei. A lição aprendida aqui é que se quisermos conquistar nossos objetivos é necessário ter foco neles. O corredor precisa saber exatamente o que busca e depois é preciso fazer acontecer. Posso afirmar, que depois de voltas e voltas, a sensação pós treino é recompensadora demais. Vale insistir cada passada nessa corrida em círculos.
Encontrei um artigo muito legal, publicado na revista O2, que fala sobre o foco e a concentração na corrida, onde o treinador Marcello Butenas diz: "Quanto maior for o autoconhecimento e o controle da situação por parte do corredor, mais evoluído na capacidade de concentração ele está”. Vocês podem ler o artigo na íntegra aqui.

"E vocês, já correram ou correm em percursos que exigem voltas?"


Forte abraço e bons km's turma!!!

04 junho, 2013

Saldão do feriado

Se durante a semana, a gente arranja sempre um tempinho para atender a planilha de treinos. Imagina, num feriadinho de quatro dias em casa. Oh beleza. Meus dias de folga não tinham como ser diferente. Teve muita endorfina. Consegui cumprir a planilha da corrida e de quebra fiz alguns dias de bike e encarei um treino funcional. Foi bom demais. Deu pra zerar o estoque de energia. =]
Ontem, iniciei minha Semana 02/14 para Meia de Buenos Aires. E vou dizer, com aumento da rodagem nos treinos, vem pedreira maior pela frente. Amanhã o Progressivo é de 8k (até então fazia de 6k). ;)
Abaixo o saldão do feriado em fotos:

Bike na Praia da Armação

Bike na Praia do Matadeiro

Longão em dia de vento sul e gelo nelas!!!
Ps - Ainda não consigo bater fotos nos treinos de corrida. Mas, qualquer hora vou postar o local dos treinos aqui. Promessa.

Foco no objetivo, força para encarar e fé pra vencer!!


Ah! Uma última coisa. Tem gente que talvez não saiba, mas tem promoção rolando aqui no blog e vale uma capa para o banco do carro. Ideal para nós corredores, podendo usar após os treinos, em dia de chuva ou não. Participa aqui #FicaDica

Boa semana e bons km's, turma!

28 maio, 2013

Eu venci

Imagem: Bigstock
Ontem, minha planilha previa um treino intervalado distribuídos em 1k moderado + 6k limiar. O vento soprava forte na beira-mar norte, em Floripa. Logo que virou para o treino limiar, percebi que estava duro de manter o ritmo. A frase que martelou minha cabeça durante os seis quilômetros restantes foi "Vai, não desiste!". E eu vim aqui dizer a mesma coisa pra vocês. Quando parecer difícil, quase que no limite do insuportável, pense "eu consigo, eu vou vencer isso aqui". O sorriso e a sensação pós corrida compensa todo esforço. Bora lá correr, gente.

Foco, força e fé!!

10 maio, 2013

Somos Mutantes - O Retorno

 

Nesta quarta-feira, a planilha de treinos previa 40 minutos de corrida em ritmo contínuo (moderado). Eu só precisava calçar o tênis, ajustar o timing do garmin e correr. Simples assim. Enquanto fazia o aquecimento para corrida, fiquei me perguntando qual distância daria este treino e até onde as passadas me levariam. Como corro na beira-mar norte, não poderia ir muito além da "casa do governador". Assim que dei o start no relógio, tirei o assunto da mente e fui correr.
Corri no pace 6'/km estudando minha respiração, a elevação dos joelhos e o movimento dos braços. Este é o treino cujo mais consigo controlar minha postura. Já os treinos de tiro, pra mim, são quase impossíveis de corrigir alguma coisa. Fico naquela batalha com ritmo e quem disse se eu sei onde está o meu braço??hehe
Quando vi que bateram vinte minutos no garmin, sabia que era hora de dar a meia volta e assim o fiz. Mas, achei que era cedo. Aí veio uma nova pergunta na mente. Em que trecho ou momento eu ficaria satisfeita com a distância percorrida. 
Até pouco tempo, correr 5k, 6k me satisfaziam super bem. Me sentia endorfinada. Foi a primeira vez que achei insuficente. Fiquei pensando que motivo poderia me levar a crer que correr 7k era pouco. Só pude me lembrar do post que escrevi semanas atrás sobre sermos mutantes (leia aqui), de estarmos em constante transformação. Tem dias que são assim mesmo. Queremos correr o mundo. E tem dias, que as pernas não respondem a três quilômetros. Estou numa fase nova e confesso que estou gostando. Correr tem sido bom demais. Tomara que isso continue assim por um bom tempo (...)

Ps - Tem uma participação minha hoje no site Jats Run. Se quiserem conferir, acesse aqui.

Forte abraço e bons km'!!

06 maio, 2013

Disciplina: nos pés, na cabeça e no coração


Na corrida, é fato, que só iremos colher o fruto do que plantamos nos treinos. A dedicação e disciplina são fatores de ação para que o resultado esperado seja alcançado. Dificilmente, um corredor sem regularidade num programa de treinamento vai conquistar grandes marcas na corrida. Mas como funciona a disciplina nos treinos? Basta calçar o tênis e fazer um "xis" no calendário? A resposta é não.

Quando saímos de casa (ou do trabalho) para correr, não é só os pés que estão sendo avaliados no processo. A cabeça também conta, e muito. Estar focado no exercício, pelo menos pra mim, faz toda a diferença. Não é só a questão do controle sobre a postura e a respiração, mas sobre os nossos pensamentos. Quem não se distraiu no meio do treino com alguém ou alguma coisa e percebeu a alteração no ritmo da corrida?! É inevitável, afinal foi uma distração.

Outro fator importante é o coração. Não o músculo involuntário, mas a paixão que carregamos no coração. Ter uma ligação com esporte se torna necessária e benéfica para consistência nos treinos. Sem paixão, não tem como insistir na corrida. Seremos mais um entre aqueles que um dia correram.

Claro, que existem dias que saímos sem esta auto cobrança de números, ritmos e resultados. Queremos apenas correr. O simples movimento das passadas. Uma modalidade mais free run, que não deixa de estar conectado a corrida também. Mas então estamos cientes que é um jeito diferente de correr.

A disciplina nos treinos tem que estar nos pés, na cabeça e no coração.


Imagem: MuscleMass


Forte abraço e bons km's turma!!

03 maio, 2013

Somos Tão Jovens


De todas as músicas que conheço do Legião Urbana, aquela que consegue me fazer parar e viajar na letra é sem dúvidas "Tempo Perdido". E como hoje estreia o filme "Somos Tão Jovens", contando a trajetória da banda do incrível Renato Russo, eu não poderia deixar de usar este "gancho" aqui no blog. 
Um assunto que tem sido bem recorrente em meus pensamentos é sobre a desculpa. Como já faz algum tempo que estou correndo, é natural que as pessoas me associem a corrida. E acontece dela virar assunto da conversa quando alguém me encontra. Isso me enche de orgulho, me satisfaz e saio feliz da vida de perceberem como a corrida tem sido tão presente na minha vida. Mas, o que é estranho é que a maioria destas pessoas vem pra mim e dá alguma desculpa. Seja pelo volume de trabalho, afazeres domésticos, rotina com a família, não importa, muitos dizem não terem mais tempo.
Eu nem peço para as pessoas acharem tempo pra correr, digo para aproveitarem a vida. Todo dia é um novo dia. O despertar de cada manhã é divino. Não tem como não se encher de alegria ao ver o sol diante dos olhos. Amanhã, ao acordar lembre disso e viva intensamente. São os meus votos pra vocês. Afinal, somos tão jovens.

Forte abraço e bons treinos!!!

Em tempo, ‘Somos Tão Jovens’ tem direção de Antonio Carlos da Fontoura e é distribuído pela Imagem Filmes e pela Fox Film do Brasil. A imagem ilustrativa é reprodução.

25 abril, 2013

Desbravando o Garmin



Ainda bem que deixei claro, no post da compra do Garmin, que eu sou avessa às tecnologias. Passado seis meses que estou com produto, aprendi esta semana uma super mega hiper power funcionalidade do aparelho. Me senti o próprio Cristovão Colombo no descobrimento da América. kkk
Fuçando no Garmin 210 descobri que consigo programar os treinos intervalados, que até então eu simplesmente fazia olhando o fator tempo cronológico no aparelho. O legal é que você pode escolher o intervalado pela distância ou pelo tempo a ser percorrido. Como meu treino desta segunda-feira era 2' Mo + 2' Le, foi fácil optar pelo tempo. Em tempos em tempos, ele me bipava avisando que era para mudar de ritmo. Demais!!!
Não sei se o passo a passo se aplica a todos os aparelhos garmin, mas para quem tiver interesse o tutorial completo está aqui
E abaixo simplifico para os amigos. Vai que tem mais um corredor perdido: kkk

PROGRAMANDO TREINOS INTERVALADOS
Pode criar intervalos de treino baseados na distância ou no tempo. O seu intervalo de treino personalizado ficará gravado até que seja criado outro intervalo de treino.

Criar um Intervalo de Treino
1.Aperte e mantenha por 3seg apertado o botão menu
2.Selecione Intervalos > Definir
3.Selecione Distância ou Tempo
4.Introduza um valor de distância ou um intervalo de tempo e aperte OK

DICA
Para criar um intervalo sem tempo definido, defina o valor para “Aberto”.

5.Selecione Distância ou Tempo para o intervalo de descanso.
6.Introduza um valor de distância ou de tempo para o intervalo de descanso e aperte OK
7.Selecionar o número de repetições.
8.Se necessário, selecione Sim para adicionar um aquecimento sem tempo definido ao seu exercício.
9.Se necessário, seleccione Sim para adicionar um arrefecimento sem tempo definido ao seu exercício.
10.Selecione Intervalos > Activar

Iniciar um intervalo de treino

1.Aperte start para iniciar o seu intervalo de treino.
Se o seu intervalo de treino possui aquecimento, deve apertar lap para iniciar o primeiro intervalo.
2.Siga as instruções no visor do relógio.
Quando completar todos os intervalos, será apresentada uma mensagem FIM DO TREINO INTERVALADO.

Forte abraço e bons km's turma!!!

19 abril, 2013

Curando a ressaca

 "Todo dia é um bom dia quando você corre"

 (kevin nelson)


Não tenho o hábito de beber álcool. No entanto, a sensação que tenho desta semana é como se tivesse bebido todos os dias. Uma enxurrada de tarefas no trabalho atropelaram minha rotina. Quando me dei conta, hoje já é sexta-feira. Independente do que se passou, o legal é que consegui cumprir minha planilha de treinos. Fiz tudo direitinho... não sabotei nenhum dia. =) E hoje pela manhã, quando a cama parecia melhor que o dia lá fora, pensei em quanto ficaria feliz se fosse treinar. Não deu outra, pulei ligeirinho e fui. 
A mensagem que estou tentando dizer é que vale a pena pular da cama em dias mais frios ou em semanas em que o trabalho parece ficar acima de nós. Nada melhor do que curar uma ressaca com um bela corrida. Deixo esta imagem como incentivo pra todo mundo qua vai encarar o seu próximo treino.


Campanha Nike Corre



Forte abraço e bons km's!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...