É bem comum, todo dia 31 de dezembro, diante dos fogos de artifício, mentalizarmos o que pretendemos para o próximo ano. Seja melhorar a marca numa distância, perder uns quilinhos ou aumento de quilometragem. Chegado o mês de outubro é hora de parar e ver se chegamos um pouco mais perto dos nossos objetivos. O último trimestre do ano é como uma prorrogação para alcançar a meta e nos sentirmos vitoriosos.
Ana Gabi e eu
Este papo nasceu de uma pergunta simples da minha sobrinha enquanto nos preparávamos para o treino de ontem: "E aí Tia Lê, conseguiu definir a coxa?". Olhei pra ela meio sem entender e então me dei conta que esta foi a meta que estipulei pra mim. Como o dia a dia é que faz o corredor e o resultado é um fator automático da persistência e qualidade dos treinos, respirei aliviada. Eu "perdi" 1,5cm de coxa. Mas preciso admitir que estou longe do que estipulei para cadência nos treinos de musculação.
No entanto, nem tudo está perdido. É hora de focar nos objetivos. Tenho três meses para intensificar o fortalecimento muscular. Com os exercícios de fortalecimento é possível aumentar a força de
grupos musculares que servem como “acessórios” na corrida. Estes
músculos vão equilibrar ou driblar algumas dificuldades ou mudanças de
terrenos exigidas na corrida, como subidas, descidas ou condições
climáticas.
Sem exageros
Segundo a matéria publicada na revista W Run, o ideal é fazer a musculação de 2 a 3 vezes por semana em sessões de
aproximadamente 45 minutos. “Recomendo também as séries de resistência,
onde as repetições sejam priorizadas para não sobrecarregar o atleta com
cargas, gerando maior trabalho da resistência anaeróbica do músculo”,
sugere Ricardo Arap - treinador principal da Race Consultoria Esportiva. O resultado final será uma musculatura tonificada,
resistente e forte.
Mas fique atento e não pegue muito pesado, pois isso deixará você
mais vulnerável a lesões. “A força protege seu corpo, mas o exagero é
prejudicial”, finaliza Paulo Correia - técnico de atletismo e fisiologista do exercício.
É isso aí, foco e bons treinos!!!
Bom post, amiga ... Eu li esta matéria da W Run, muito legal ...Aliás, comecei a assinar a revista, acho ela sempre muito útil. Beijo carinhoso.
ResponderExcluirQue bom né, Ivana?!!
ExcluirEu tbem encontro dicas super legais nela.
Beijão e boa semana!!!
Eu sei que a musculação também é importante para ganhar força muscular e pode até ajudar na corrida, mas dá uma preguiça para fazer... Calçar os ténis e sair para correr é muito mais fácil! :)
ResponderExcluirBeijos e força na sua meta!
Oi, menina!!
ExcluirEu sou uma ré confessa. No início do ano até fui disciplinada e não fugi de nenhum treino, mas hoje não me animo para malhar. Calçar o tênis soa mais fácil, mas trabalhar os músculos se torna importante quando temos em mente que a corrida exige isso.
Beijinho e obrigada pelo carinho. ;)
Antes só malhava da cintura para cima, mas devido às lesões senti necessidade de fortalecer os membros inferiores. Tenho feito musculação há 4 meses, a melhora nos rendimentos da corrida são claros, as pernas estão muito mais fortes. Minha série tem muita repetição, quase não levanto peso, mas o esforço é imenso.
ResponderExcluirAbraços,
Victor Caetano
corridaurbana.com.br
Oi, Victor.
ExcluirSão depoimentos assim que me animam a seguir a planilha. Obrigada pelas suas palavras de força e incentivo. =)
Quanto aos objetivos, 4 eu conquistei (Entrei no Ranking da Lua Cheia, corri 10 km abaixo de 1 hora, corri uma meia maratona e levei alguns conhecidos a praticar a corrida). 1 preciso consolidar (ficar no ranking da lua cheia e levar o troféu do corri todas) e ou último ainda tenho duas provas para conseguir (10 km sub-50).
ResponderExcluirObirigado por me ajudar a lembrar deles Helena!
Que bacana, Luiz!!
ExcluirIndependente dos motivos que nos motivam a correr/malhar, o legal é ver os resultados. Parabéns pelos seus. E, estamos aí, força no sub50!!
Sou um baita de um preguiçoso no quesito musculação... mas se eu consegui alcançar muitas das metas que me coloquei então não vou desistir disso ainda. :-)
ResponderExcluirQuanto às metas... sou adepto do "um passo de cada vez".
Há 5 anos não conseguia sequer trotar por 5 minutos numa esteira. Fui então colocando e cumprindo as metas uma a uma:
5Km - ok em 2008
10Km - ok em 2009
21Km - ok em 2012 (tive um período afastado em 2010 então atrasou um pouco)
42Km - ok em 2012 (havia uma meta "velada" de fazer em menos de 4hs que foi superada também)
Triathlon curto - ok em 2012
Triathlon olímpico - ok em 2012
Meio Iron (triathlon longo) - ficará para 2013 ou 2014
Ironman - 26 de maio de 2013, essa data não me sai da cabeça TODOS os dias. Toda vez que bate um desânimo ou cansaço em algum treino eu lembro do dia que corri para conseguir pagar a fortuna da inscrição num prazo de no máximo 10 minutos (antes que se esgotassem). Aí eu penso... se estou inscrito para o Ironman não vai ser um treino desses que vai me derrubar, vamos em frente. :-)
Particularmente acho que as metas são muito importantes para manter o ânimo e uma vontade maior nos treinos.
Abraço... e boas metas e bons treinos! ;-)
Oi, Milton.
ExcluirÉ tão bom enumerar e ver que chegamos tão longe. Quem diria a seis anos atrás que você seria um triatleta? Fiquei feliz em conhecer um pouco mais da sua trajetória. A corrida fez de você um vencedor, sem dúvidas.
Parabéns por tantas conquistas!!!
Abraço,
Helena
Musculação não é pra mim. Ainda não fui convencido por ela. Meu objetivo é fazer o melhor tempo possível só correndo e comendo minhas porcarias.
ResponderExcluirEste ano, quase não deu nada. Sub 4 horas na maratona passou longe. 1h45'' na meia também não deu. Pelo menos saiu um sub 50 nos 10 km. O sub 23 nos 5 km pode sair, mas preciso achar uma prova para confirmar oficialmente.
O bom mesmo deste ano foi correr como nunca e não me machucar. Além de ter chegado no pace abaixo de 5 min/km. Ficou uma coisa constante. Antes era raro.
Correr como nunca e não se machucar é um prêmio!! Afinal, segundo os médicos do esporte o que mais devemos evitar é este atropelo de etapas/evoluções onde pode gerar uma lesão séria.
ExcluirAcho que você ficou vacinado depois de tanto vento em SJ. Resistência total!!
Seus tempos virão logo logo.
Abs.
Helena,
ResponderExcluirè isso aí!!!!
Oi Helena!
ResponderExcluirAcredita que não lembro quais metas defini na virada do ano?
Apesar de não lembrar bem, este ano foi bem produtivo, afinal, corri a primeira meia maratona, algo que não imaginei que conseguiria :)
bjs!!
Eu confesso que tinha esquecido uma das tantas minhas... Ainda bem que tenho uma sobrinha mais antenada!!kkk
Excluirbeijos
Oi Helena,
ResponderExcluirEstive esses dias ausente, feriadão, uma pausa no mundo virtual...Voltei aqui, e olha, já está cheio de novidades, o mundo não pára...
Aquela praia que vc estava era onde? Depois de uma corrida nada melhor que um mergulho, não é mesmo?
Bom,palnejei em 2011 que seria no ano de 2012 que eu correria minha primeira meia maratona, e até agora aconteceram duas, demais!! Cumpri minha meta, o problema é que sempre queremos mais, e agora? Maratona? ai ai ai, não sei, quem sabe em 2025 rsrsrrs
Beijos amiguinha, nos vemos por aí, quando estiver na Pinheira, por favor me ligue pra gente correrrrrrr
Oi, minha flor.
ExcluirTbem estive bem ausente daqui, nem mesmo para dar um retorno pra turma (sorry :/)! A praia é do Pântano do SUl, com visual do costão da Solidão. Linda, não é mesmo? Me criei ali. Delícia!!!!!!
Quando eu for para Pinheira, vou te avisar sim. Certeza!
beijos e boas corridas pra ti.
Adorei seu blog! Espero me conectar mais ao mundo corrida com novas amizades :)
ResponderExcluirBem, este é o meu primeiro ano de corrida. Por isso, a primeira, de muitas metas, foi batida. Ou seja, sair do sedentarismo.
Agora acredito que vou me concentrar em diminuir tempo. Para que isso aconteça, vou precisar me concentrar mais na alimentação e trocar os treinos.
Espero que 2013 seja ainda melhor :)
Um beijo!
Fran
www.de0a10km.com