Páginas
▼
25 agosto, 2011
Lesões esportivas
Que atire o primeiro tênis quem nunca sentiu uma fisgada, uma dor na canela ou no joelho praticando alguma atividade física. Recentemente, venho sentindo um leve incômodo na canela. Coisa rápida, depois de cinco, seis minutos correndo, o mal-estar passa.Pensando nisso, decidi procurar algo sobre traumas no esporte. Veja o artigo do especialista em fisioterapia esportiva pela Sonafe (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva), David Homsi.
As lesões em traumatologia desportiva revestem, basicamente, dois aspectos distintos e diferentes. De um lado, os acidentes traumáticos, resultantes da velocidade, dos movimentos forçados e dos choques. Do outro, os pequenos traumatismos, ligados à repetição exaustiva dos gestos, levando ao desgaste prematuro das articulações.
Prevenção das lesões desportivas
As lesões desportivas podem ser atenuadas ou prevenidas, se para tanto forem respeitadas as regras da prudência, que limitam a competição violenta, originando lesões graves. Consideram-se, neste caso, as fraturas-luxações, os traumatismos cranianos com perda de conhecimento, as contusões abdominais ou renais, ou as lesões da coluna vertebral.
O segundo tipo de acidentes pode ser prevenido pela utilização de material adequado, seja por uma preparação física adaptada à modalidade praticada.
Entorses – o que são e quais as mais comuns?
As entorses são lesões mais frequentes da prática desportiva, principalmente as que se verificam no tornozelo (tibiotársica). A entorse é uma lesão dos ligamentos, desde um ligeiro estiramento nas formas mais simples, até a rotura em situações graves.
A seguir à entorse da Tibiotársica, a mais comum é a do joelho e, neste caso, a questão que mais importa esclarecer é se os ligamentos cruzados foram ou não afetados, uma vez que a estabilidade desta articulação depende fundamentalmente da sua integridade.
Luxações e redução articular
As luxações definem-se pela perda de relação anatômica entre as superfícies articulares. É assim que um osso, ao estar “encaixado” numa articulação, pode, por um esforço violento, “sair do lugar”.
Tendões, para que servem?
Os tendões unem os músculos aos ossos. As roturas dos tendões são poucos frequentes, estando os mesmos mais predispostos aos processos inflamatórios (tendinites). Podem existir roturas como o tendão de Aquiles (no calcanhar) ou haver arrancamentos tendinosos, em que se verifica uma desinserção do tendão do osso, nomeadamente ao nível dos dedos da mão, podendo exigir um tratamento cirúrgico.
Lesões musculares, que frequência?
Representam as lesões mais frequentes da prática desportiva. Podem variar de uma simples distensão até as roturas completas, dando lugar a hematomas que por vezes necessitam ser drenados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]
Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal