Páginas
▼
11 abril, 2012
SQUEEZE - BPA FREE (saúde pública)
Gente, estou para falar de um assunto referente ao squeeze que usamos no nosso dia a dia faz semanas. Vocês sabiam que todos nós podemos estar expostos a substâncias que, silenciosamente, comprometem o funcionamento do nosso organismo, em especial dos nossos hormônios? Essas substâncias são chamadas de desreguladores endócrinos. Um contato contínuo e prolongado com elas pode ter impacto negativo na nossa saúde em várias etapas da vida: no desenvolvimento do feto, no crescimento das crianças e adolescentes, na saúde reprodutiva das mulheres e dos homens e até mesmo aumentar o risco das pessoas desenvolverem doenças graves, como alguns tipos de câncer.
Baseados no princípio de precaução, os médicos endocrinologistas que integram o GTDE (Grupo de Trabalho em Desreguladores Endócrinos) e que estão à frente da Campanha “Diga não ao bisfenol A, a vida não tem plano B”, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), defendem a proibição da comercialização de embalagens plásticas que contenham em sua composição o bisfenol A (BPA).
“A exemplo do que presenciamos com relação às mamadeiras e produtos infantis feitos à base de policarbonato, proibidas de serem comercializadas desde janeiro deste ano pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), consideramos que o uso dos demais produtos e embalagens, especialmente aquelas que acondicionam alimentos e que entram em contato diretamente com o organismo humano, devam ser evitadas, uma vez que há evidências de que tal substância possa afetar o desenvolvimento neurológico e sistema reprodutor, podendo causar doenças crônicas como o diabetes, infertilidade, câncer”, informa a Dra. Elaine Frade Costa, coordenadora do GTDE.
Alguns produtos já podem ser encontrados no comércio de Santa Catarina livre de BPA. Como é o caso deste squeeze esportivo. Saiba dos riscos de consumir alimentos em embalagens plásticas que contenham em sua composição o bisfenol A. Clique aqui
Oi, Helena! Que loucura! Cada dia aprendo uma nova... rssssss Bisfenol? Então tá! Vou ficar atento.
ResponderExcluirbjs.
Joel
Oi, Joel.
ExcluirObrigada pela sua visita no blog. O BPA é uma substância presente nos plásticos moles, mas logo logo a indústria do plástico vai retirá-la da composição dos materiais. Ainda bem...
Beijo e boas corridas.
Helena
olá Helena, muito legal seu blog, você tem Facebook? temos um grupo chamado Loucos por Corridas, da uma olhada lá . abraços
ResponderExcluirOlá, Sebastião.
ExcluirEu não tenho Facebook. Mas adoraria saber mais sobre o grupo "Loucos por Corrida". São todos aqui de Floripa??
Abraços.
Helena
É um grupo aberto, tem hoje 365 atletas alguns são de outros Estados mas a maioria é de Santa Catarina, lá postamos fotos tiradas nas corridas , comentamos sobre provas, uma grande Família, ninguém cobra nada de ninguém, muitos tem suas assessorias suas equipes mas estão no grupo.
ResponderExcluirPonto de encontro dos amigos corredores que não hesitam em acordar cedo aos domingos, mesmo em dias chuvosos, pra treinar ou participar das mais diversas corridas de rua pra faturar aquela medalhinha suada. E de todos os simpatizantes que curtem todo o ambiente que envolve esse esporte.
Sou super fã e amiga dos Loucos por Corrida. Abração!!!
ExcluirOi Helena.
ResponderExcluirObrigado por me seguir e já estou também lhe seguindo.
Muito bom essa sua dica. Já tinha ouvido falar algo sobre isso nas mamadeiras para bebês, mas não sabia que eram na maioria dos plásticos. Tomara que saia logo da composição das embalagens. Um grande abraço e boas corridas.
Paulo, muitos produtos já podem ser comprados com selo do BPA Free. Um grande avanço para sociedade em geral. abraços
ExcluirHelena,
ResponderExcluirBoa Noite
Após a lavagem c/ detergente ou água sanitária!
Eu tb uso uma escova com pasta dental para:
- tirar o cheiro de mau-halito que infelizmente fica (após beber 2 a 3 litros e a mistura com barra de aveia)!
- e tb para higienizar o squeezy!
Saudações Corridas,
Marcelo