18 março, 2013

Meus 5km


Neste domingo farei a Meia Maratona Internacional de Florianópolis. Por um critério pessoal, de simples escolha, farei a distância de 5km. Será uma prova teste para "sondar" o meu desempenho na distância. Ver quão perto/longe estou do sonhado sub25.

Quando me perguntam sobre o assunto, percebo em alguns uma leve torção no nariz ou um levantar nas sobrancelhas. Não me surpreendo quando visualizo isto no rosto de pessoas que não praticam a corrida, o que me chama a atenção são daqueles que correm. 

Porque o preconceito com a distância de 5 km? É tão gostoso calçar o tênis e poder dar uma corridinha de 30 minutos. Um treino leve, totalmente ajustável na agenda da semana. Sem dizer, que o seu corpo se recupera mais rápido e você pode voltar pra pista mais cedo.

Meus longões ficam na casa dos 11 aos 13 quilômetros. Acima disso, sinto fadiga muscular, que acaba me dando um dia a mais de molho para o próximo treino. Não é o fato de conseguir, é o fato de querer. Acho importante não pular etapas. Sou uma corredora em constante aprendizado e quero ter saúde para continuar com as passadas sem interrupções.

Nunca fui boa com "pesos e medidas", mas sei que 5km é a minha distância preferida. É onde me sinto bem... Sinto que posso dar um gás, dedicar mais tempo aos treinos e manter a qualidade de vida. =) Pra quê mais??

Forte abraço e bons km's turma!!!

36 comentários:

  1. Nossa, isso aconteceu comigo no último sábado.
    Ao ser perguntado sobre a distância que iria correr na meia maratona do próximo domingo. Falei que iria correr a de 5 KMs, e a pessoa, um colega meu indagou: "SÓ ISSO, 5 KMS, CORRES A TANTO TEMPO E SÓ CORRE ISSO?"

    Não vejo problema algum, sei do meu limite, sei até aonde eu posso. Sei dos meus joelhinhos, ainda mais o direito que tem uma degeneração do menisco avançadinha, por isso me cuido, e faço os 5 kms.
    Poderia fazer os 10km ou até mesmo os 21, e depois ficaria 30, 60 dias sem treinar, cuidando dos meus joelhinhos.

    Corro porque gosto, me sinto bem. Os 5 KMs... digamos que é um percurso seguro para os meus amigos joelhos.

    =)

    Bj Helena e bons, "vários 5 kms" hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Israel.
      Não sabia que tinhas um "probleminha" no menisco. Chato isso. :/
      Correr 5km acaba te ajudando a não ter tanto impacto nos joelhos quanto correr uma distância maior. Valeu pelo seu comentário.
      abraços

      Excluir
  2. Helena,
    Admiro que gosta de correr 5km. Eu acho que é a corrida mais sofrida.Sério! São as que sofro mais, quando vejo 5km na minha planilha de treino já sei que não será moleza não. Boa prova sua linda.
    Super beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sua Linda.
      Estou animada com os meus treinos para prova. Será um teste para "medir a febre". Dependendo do resultado, vou planejar qual será a prova alvo do calendário 2013 para enfim romper o grande desafio. Obrigada pela força. ;)
      super beijo

      Excluir
  3. Vc acredita que a maior distância que Usain Bolt correu até hj foi 5km? e no entanto ele é o melhor quando se fala em corrida, pra mim particularmente é. Não ligue para isso, faça o que gosta, como gosta.
    Bjs e até domingo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha flor.
      Os olhares da turma não me inibem, não. =) Só fico intrigada pelo fato de não entenderem a minha opção. Hoje mesmo li uma matéria da "Animal", a Ana Luiza Garcez - atleta da ASICS, de 51 anos, que vooooa nos 5k. Ela faz em 18 minutos e está buscando o índice para o mundial de atletismo. Me inspiro muito nela. Se quiseres conferir a notícia, clica aqui ==> http://www.webrun.com.br/corridasderua/n/animal-marca-presenca-na-meia-de-sao-paulo-e-tambem-no-podio/14566
      super beijo e até domingo!!!

      Excluir
  4. Oi Helena,

    Concordo contigo. Há muito pré-conceito com as provas de 5 e 10K, mas assim como você, também vejo o desafio, dificuldade e prazer nestas provas mais curtas.
    Vejo muitas pessoas falando que só há dificuldade nas meias e maratonas, mas não sabem aproveitar as provas mais curtas.
    Nas provas de 5 e 10K, corremos o tempo todo em nosso limite, dificuldade e sofrimento do início ao fim...rsrs

    Veja só o exemplo do Marilson, ele vai priorizar em 2013 as provas mais curtas, deixando de lado as maratonas.

    Abs e bons treinos
    fabiojapa
    http://www.run2b.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio.
      Até acredito que tenha muito corredor fazendo prova "de boa" nos 5k e 10k e que correm estas distâncias num ritmo confortável (acima de 6'). Mas, conheço muita gente que prefere as provas curtas pelo tempo de dedicação aos treinos. Afinal, alguém que treina para uma maratona ou ultra precisa "ficar" mais tempo na rua correndo do que alguém que se prepara para uma rústica.
      A menção que fizeste do sofrimento do início ao fim é verdadeira. A prova de 5k faz a ideia de ser rápida mesmo, e por isso tão sofrida.
      Não sabia que o Marilson estava com este planejamento para 2013. Um motivo a mais para admirar o "cara". Valeu aí!
      abraço e bons km's pra ti tbem!!

      Excluir
  5. Só 5 km, Helena? Ah, não, assim não dá. Vou repensar as visitas no seu blog. Que absurdo haha.

    Agora a parte mais séria. Eu gostava bastante das provas de 5 km. Mas aí eu vi que era muito sofrimento na corrida. As corridas que eu chego mais mal são as de 5 km. Não servia mais. Pra correr 5 km atualmente, a corrida precisa ser barata e não ter outras opções.

    Tipo, essa da meia eu nem cogito outra distância que não 21 km. Até pelo preço faria só 21 (apesar de ter ganhado a inscrição hehe). A evolução é passo a passo. Eu tentei começar com 5 km e passar pra 10 e tal. Não encontrei muitas provas de 5 km e apareceram meias e maratonas.

    Penso, no entanto, que você está no caminho certo. Pena que a distância de 5 km é tão deixada de lado pelos organizadores. Torço muito para a corrida de 5 km ter mesmo 5 km e você conseguir saber como está o seu atual estágio. O sub 25 não é difícil. Você vai ver que só piora depois disso. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Enio.
      Tenho visto a corrida de uma forma diferente atualmente. Prefiro treinar duro e competir sério. Tive um grande aprendizado na Corrida Para Mulheres em janeiro, quando "desperdicei" a chance de correr com tudo (fiquei de conversa durante a prova). Hoje classifico bem as provas do calendário e não devo fazer muitas. Estou priorizando aquelas com aferição de percurso e vinculadas a CBAT. Assunto de um post futuro aqui.
      Acho que temos sim bastante provas de 5k, mas é preciso certo deslocamento.
      Quanto ao sub25, estou animada com os treinos de qualidade. Sei que este ano deve sair este resultado. ;)
      abraço e obrigada pela visita!!

      Excluir
  6. Esse preconceito com os 5 km é absurdo! Porque é nos 5 Km que é sangue ferve, especialmente quando se pensa em tempo. Já nas corridas mais longas dá tempo de dar uma, digamos, "relaxadinha".
    5km pra valer não é pra qualquer um! Acho que a maioria das pessoas fogem dela é de medo, isso sim...
    Bj e e boa sorte em suas metas!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josi.
      Obrigada pela força e o incentivo. ;)
      Gosto de correr com a "faca nos dentes" e realmente é mais fácil correr 5km deste modo do que 21km. Sei que um dia farei uma meia maratona "de boa" para curtir a paisagem, o local, mas competição de corrida pra mim sempre será nos 5k. Realmente eu ADORO esta distância.
      super beijos

      Excluir
  7. Idiotice pura de quem torce o nariz Helena. O que seria das provas de 5Km se todo mundo gostasse de maratona? E o inverso? Cada um cada qual, gosto é gosto. Nem esquenta, vai lá e arrebenta nos 5Km.
    Abração e bons treinos e provas, das distâncias que bem desejar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí, Milton.
      Estou focada nos meus objetivos. A força de vocês é importante tbem.
      abraços e bons treinos!!

      Excluir
  8. Eu torço o nariz as vezes... Me perdoa. Acho que para treinos e tudo, é bem legal, eu as uso para isso ou para RPs, não fico meses sonhando com as provas de 5 como as de 10 e mais, mas adoro fazê-las.

    Minha favorita, os 10k, fica no limiar entre o ter feito um esforço a mais e também ter feito algo além do alcançável. Curto aquele clima de preparação, o friozinho na barriga do talvez não conseguir... Estratégia de alimentação e hidratação especiais... :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É questão de gosto, né Ivan. Respeito aqueles que participam de provas de 10km, assim como aqueles que curtem caminhar durante a maratona. Cada um tem um objetivo na corrida e faz no esporte um hobby e/ou um desafio pessoal.
      A sensação que tens ao correr os 10km é exatamente a mesma que eu sinto fazendo 5km.O clima de preparação, frio na barriga, o fato de talvez não conseguir manter um pace abaixo de 5'/km, a alimentação, suplementação devido ao esforço demasiado... tudo igual Ivan. Somos todos corredores! Não é bom??
      abraços e bons km's!!!

      Excluir
  9. Até hoje, depois de 10 anos participando de provas de rua não fiz um tempo que me agradasse nesta distância, por isso continuo a correr os 5km. Mas a sua é uma questão de identificação momentânea, já que faz longos de 13km. O sofrimento e as dores fazem parte da vida de um atleta. A necessidade de evoluir nos leva a isso... logo você estará competindo nos 10km, sem dar bola para aqueles que te criticavam por correr cinco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente corre, corre e ainda não fica satisfeito. Estipular uma meta em certa distância é bacana para estimular os treinos e continuar participando de provas. Acho que quando conquistar meu sonhado sub25 virá um sub24. E assim por diante. Mas eu gosto disso.
      Não sei se a escolha de 5km é momentânea. Adoro correr de boa nos longões, só na sensação. Mas prova, na hora do "vamos ver", gosto é dar aquele gás típico de provas de 5km.
      Já fiz prova de 10km no passado e sei que farei 21km no futuro. Mas a queridinha será as de 5k.
      abraço e obrigada pela visita!

      Excluir
  10. Helena, gosto muito dos 5K, mas é a prova que mais sofro, corro com o coração na boca. É pauleira o tempo todo, correndo atrás do RP.

    Boa prova e bora conseguir esse sub25.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor.
      É pauleira mesmo. E olha que fica todo mundo louco na sua frente. Uma adrenalina do início ao fim. Bom demais!!!
      Abraço e bons treinos pra ti.

      Excluir
  11. Esse preconceito é ridículo!
    Eu amo correr, independente da distância.

    Tomara que você consiga seu sub25, estou na torcida.

    Eu sigo buscando meu sub60 nos 10km, mas sem pressa. rsrsrsr

    Beijo enorme
    Drica Peixoto
    http;//correndonaviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei, Drica.
      "Correr é bom, independente da distância."
      Um dia meu sub25 vem, não crio expectativa para não frustar, mas confesso que estou treinando à risca da planilha. Seu sub60 tbem vem, nem se preocupe. Importante é respeitar o corpo e curtir a corrida.
      super beijo

      Excluir
  12. Olá Helena.
    Saiba que também gosto dos 5k e reservo algumas datas no ano para participar das provas de 5k.
    Elas são o meu gás, o meu tudo, onde não preciso pensar, nem ter estratégia. É "só correr".
    Domingo farei uma dessas.
    Grande abraço

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz!!

      Que legal saber que você também gosta das provas de 5k. É "faca nos dentes"!

      Boa prova pra ti domingo!!
      abraços ;)

      Excluir
  13. Olá, Helena!
    Prova de 5km é aquela para largar voando e chegar voando,como disseram já: "...corre-se com o coração na boca"
    Seja 5,10,21,42,o importante é voce fazer o que voce gosta.
    Até domingo !!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jorge.

      É uma prova linda, como todas as outras. Quero correr com tudo neste domingo. Boa prova pra vc tbem.
      Abraços e até a linha da largada/chegada!!

      Excluir
  14. Isso aí!
    Beijos, boa sorte. ;D

    ResponderExcluir
  15. Oi Helena ,apesar de ser novato no
    Mundo da corrida,acredito que o importante é correr e ser feliz,não importa a distância .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiano.
      "Estou contigo e não abro".
      Sou do bem e corro pra ser feliz. Simples assim.
      Obrigada pela visita e pelo comentário. Espero que seja só o primeiro. ;)
      Abraço e bons km's!!

      Excluir
  16. há quem corra provas de 100 metros. O bom é treinar para. Fica na paz !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Estivison.
      Pena que eu não tenho mais idade. Adoraria treinar para provas de pista (atletismo).
      abraço e boas corridas!

      Excluir
  17. Helena,

    Na minha opinião (e de grande parte dos corredores), não importa a distância (5, 10, 21, 42 ou 80 kms). O que realmente importa é a sensação de bem estar que a corrida traz, o sentimento de dever cumprido e desafio superado, a percepção ao final da prova de ter se tornado um corredor um pouco melhor do que eu era antes dessa mesma prova. E, repito: na minha opinião, isso não tem a ver com distância, tem a ver com postura e atitude na prova (e nos treinos, cabe lembrar).

    Bons treinos e boa prova. Torço para que seu sub 25 chegue em breve, quiçá no próximo domingo.

    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brunno.

      Suas palavras me serviram de grande consolo e força. Também acredito que seja uma questão de postura e atitude do corredor. Os treinos pra mim são sempre muito mais especiais que as provas. O dia a dia é que conta.
      Abraço e bons km's pra ti tbem...

      Excluir
  18. Que besteira, não, Helena? Acho que cada distância tem o seu desafio particular.
    Cheguei aqui também numa semana de corrida! :)
    Boa prova, Helena!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata.

      Seja muito bem-vinda!!
      Considero esta prova a abertura do calendário de provas. Estou animada. Tomara que as pernas correspondam... Boa prova pra ti domingo!
      super beijo

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...