12 abril, 2013

Como tratar a lesão na virilha


A origem de uma lesão entre corredores pode variar muito. Seja pela ausência de descanso durante o treinamento, aumento demasiado no volume de treino, negligência no fortalecimento muscular ou meter uma sobrecarga de exercícios. O importante é correr das lesões e não com elas. Quem já esteve ou está no "estaleiro", sabe como é triste ficar fora da corrida.

Ao primeiro sinal de alerta do seu corpo é necessário parar e estudar a situação. Às vezes, as pessoas confundem dor muscular com lesão - principalmente os iniciantes na corrida. É preciso conhecer o seu corpo. Sentir. Se a dor for crônica, procure um especialista.

Faz pouco mais de um mês que tenho sentido uma dor "chatinha" na virilha após os treinos intervalados. Por serem treinos naturalmente mais fortes, meu corpo acaba sentindo a sobrecarga. No dia seguinte, o simples movimento de levantar da cama se torna um obstáculo. Aos poucos, o corpo vai aquecendo, o dia vai passando e a dor também. Mas, e se a dor voltar?? Eu não desejo correr assim...

Como disse no post anterior, entrei na academia e comecei os treinamentos de força para ver se reverto esta situação. Nada melhor do que curar uma lesão fazendo exercícios específicos. Alongar de maneira correta é essencial. Felizmente a maioria das lesões na virilha são problemas mecânicos que respondem bem à terapia manual e exercícios. No entanto, ainda é importante avaliar outras causas de dor na virilha (causas patológicas) ao invés de assumir que o problema é apenas uma distensão muscular simples. #ficadica

Localizei dois artigos muito bons que falam do tema. Ana Areas, acho que vai te ajudar também. ;)
O primeiro é do Álvaro Alaor Pilates, que traz muito bem explicado o que é, como tratar e evitar as lesões na virilha em atletas. E o segundo é da Clínica Deckers, que traz uma explicação mais breve e alguns exercícios práticos para fazer em casa. Confere aí:

O que é distensão da virilha?
Distensão é um estiramento ou ruptura de um músculo ou um tendão. Os músculos da virilha ajudam a fechar as pernas. Existem dois músculos que normalmente se lesionam quando ocorre uma distensão da virilha, o Adutor Magnus (corre para baixo pela parte interna da coxa) e o Sartório (começa na parte externa do quadril, cruza a coxa e conecta-se perto da parte interna do joelho). 

Como ocorre ?
Ocorre, com maior freqüência, durante corridas, saltos, arrancadas, viradas bruscas ou com a “abertura” excessiva da perna.


Quais os sintomas ?
Dor ao longo da parte interna da coxa ou na região da virilha ao juntar as pernas e, às vezes, ao elevar o joelho.


Exercícios de reabilitação da contusão ou distensão da virilha:
(retirados do site da Clínica Deckers)


Os exercícios a seguir são apenas um guia de tratamento básico. O recomendado é que o paciente faça acompanhado de um fisioterapeuta. Os exercícios devem ter início após, aproximadamente, 2 semanas do começo da lesão, pois é nesse período que inicia a cicatrização. 

1 - Adução e alongamento do quadril:
Deitar sobre as costas, com os joelhos dobrados e
os pés bem apoiados no solo.
Suavemente, afastar os joelhos um do outro, tencionando os músculos da parte interna das coxas.
Manter por 20 segundos e repetir 3 vezes.





2 - Alongamento na parede da musculatura isquitiobial:
Deitar de costas no chão, com as nádegas próximas ao batente de uma porta aberta, de forma que a perna sã fique totalmente estendida através dela.
A perna lesionada deve estar levantada e encostada contra a parede, de modo que o calcanhar descanse contra o batente.
Um alongamento muito forte será sentido, na parte posterior da sua coxa.
Manter por 60 segundos e repetir 3 vezes.


3 - Levantamento de perna deitado de lado:
A:
Deitar sobre o lado lesionado, com a perna de cima dobrada e o pé posicionado sobre o solo à frente da perna lesionada, que permanece estendida.
Elevar a perna lesionada, o mais que puder, mantendo os quadris firmes.
Manter 5 segundos e, lentamente, abaixar a perna.
Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.

B:
Deitar sobre o lado não lesionado, contrair os músculos da frente da coxa da sua perna lesionada e levantá-la, uns dez centímetros acima da outra perna.
Manter a perna estendida.
Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.
Quando o levantamento de perna deitado de lado se tornar fácil, é hora de começar a fortalecer os músculos das suas coxas e virilha, fazendo o exercícios 4, com a faixa terapêutica (Thera-Band).




4 - Fortalecimento do quadril com resistência:
A: Flexão do quadril:
Amarrar o Thera Band (faixa terapêutica) no pé de uma cama.
Em pé, de costas para a cama, prender a faixa no tornozelo.
Levar a perna para frente, mantendo o joelho estendido e contraindo os músculos da parte da frente da coxa.
Sem inclinar o tronco para frente.
Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.


B - Extensão do quadril:
Ainda em pé, virar de frente para a cama e manter a faixa terapêutica (thera band) amarrada no seu tornozelo.
Levar a perna para trás, mantendo o joelho estendido, sem inclinar o tronco para frente.
Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.



C - Abdução do quadril:


Em pé, de lado para cama, com o lado não lesionado mais próximo dela.

Manter a faixa em volta do tornozelo da perna lesionada. 

Com a perna lesionada estendida, levá-la para longe da perna boa. Retornar à posição inicial.

Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.


D - Adução do quadril:

Agora, com o lado não lesionado mais afastado da cama e a faixa envolta do tornozelo da perna lesionada.

Manter a perna lesionada com o joelho estendido e levá-la através do seu corpo, afastando-a da cama. Retornar a posição inicial.

Repetir 10 vezes e fazer 3 séries.

Espero que o post tenha ajudado a esclarecer um pouco do assunto. Em breve, contarei as novidades da evolução do meu treinamento de força e consequentemente da lesão. 

Abraços a todos e bons km's!!!

64 comentários:

  1. Oi Helena. Essa é uma das dores que também já tive, mas nada que um alivio no treino não desse jeito. Aliás, já tive dores em quase todas as partes da perna e do pé. Agora estou sentindo um pouco o joelho e também parei os treinos mais fortes. Ainda bem que as corridas deram um tempo. Tenho 2 semanas pra recuperar. Muito legal o post !!! Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eduardo. Meu esposo me disse uma grande verdade. A medida que vamos evoluindo no treinamento exigimos cada vez mais do corpo e a dores são consequência disso. Se pensarmos nos atletas de performance e na elite então, podemos ver dois grupos bem castigados. O bacana é avaliar/estudar nosso corpo. Se conhecer é a chave desta questão.
      Bons treinos pra ti. Imagino que a prova alvo seja a TF Run Series do Beiramar. ;)

      Excluir
  2. Sinceramente, Helena, acho que sempre sentiremos essas dores uma vez que treinos intervalados tendem a ser uns mais fortes que os outros. No meu último senti... Nos tiros curtos é batata: fiz, senti. As dicas de alongamento e também os exercícios na musculação fazem com que sintamos quase nunca. Ela é uma dor que incomoda e atrapalha diretamente o rendimento, talvez mais até que as de músculos mais alongados e visados como posterior e quadríceps. Belo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conviver com uma dorzinha aqui ou ali é bem comum entre corredores. Quem nunca sentiu uma "fisgadinha", uma canelite... Cada dia percebo que a corrida está longe de ser um exercício simples. O bacana é que vou estudando o tema e gostando mais. Manter a força é o foco.
      Obrigada pela visita.
      abraços e bons treinos!!

      Excluir
  3. Olá Helena,

    Mais um ótimo post, parabéns!

    Estou aqui aproveitando a espera para uma provinha e colocando a leitura dos amigos em dia. Gostei da dica da música para ir entrando no clima da corrida/treino.

    Sobre esses dois últimos posts, estou exatamente na mesma situação que você. Tenho sentido algumas dores que a origem é justamente a falta de um trabalho maior de fortalecimento. Vou até fazer um post falando um pouco sobre isso lá no blog.

    Sucesso para você no trabalho de fortalecimento e que essas dores te deixem em paz o quanto antes.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo. Tenho acompanhado seu treinamento. Cuidado com esse joelho heim, amigo. Descanso também é treino. Espero que tenhas feito uma excelente prova sábado. =)
      abraços e bons km's!!

      Excluir
  4. Obrigada pela lembrança, Helena. Estou tão desanimada...fui consultar um especialista em quadril ontem e o diagnóstico provável é uma fratura por estresse, mas só a ressonância pode confirmar. Vou tentar fazer essa semana e torcer muito pra não ser isso...pois o médico já adiantou que o tratamento dura aproximadamente 3 meses :( Beijinhos! espero que suas dores passem logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Querida,
      Espero que a ressonância traga boas notícias. Estou na torcida pela sua recuperação.
      super beijo

      Excluir
  5. Olá!
    É mesmo dificil ficar limitado ou mesmo afastado da corrida por causa de lesões chatas. Muitas vezes começamos a correr antes de as curar na totalidade e depois atrasamos ainda mais a recuperação... ( falo por mim)
    As dores na virilha são bastante comuns mas no meu caso até agora nunca foram incapacitivas. São uma espécie de aviso para ter cuidado com os abusos
    As melhoras e até breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sam. Ouvi dizer que as dores na virilha são bem comuns, pois o músculo é frágil e difícil de ser alongado e por isso temos que ter uma atenção maior para eles. Ficar de olho aberto é a dica. Valeu pela força.
      Bons treinos!!

      Excluir
  6. Realmente, tem que se atentar aos avisos do corpo... Eles são os melhores conselheiros... Muitas vezes preferimos ignorá-lo e o resultado quase sempre é ruim. Mais um post legal Helena!

    Abraços

    Paulo
    Corre Coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo. Que bom que gostou do post.=)
      Valeu pelo seu comentário. Abraços e bons km's!!

      Excluir
  7. Realmente, um post pra lá de esclarecedor, amiga. O negócio é não deixar a dor evoluir muito, tratar o quanto antes. Espero, de coração, que consigas reverter o quadro. Beijo e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana Querida. Estou de olho vivo, menina. Com alongamento específico e disciplina tenho tudo pra tocar pra frente e com saúde. super beijo e boa semaninha!! ;)

      Excluir
  8. Olá Helena. Show de post. Parabéns mesmo, coisa de "profissa".
    Eu, graças a Deus até hoje estou livre dessa. Mas se algum dia acontecer, já sei onde relembrar o que fazer.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz. Que bom que estais fora do time "lesionados".hahaha Fico feliz que tenhas gostado do post. Abraço e boas corridas!!

      Excluir
  9. Oi Helena.

    Desejo melhoras e boa recuperação dessa dor "chatinha". Espero que os exercícios te ajudem a te livrar dessa.

    Abraços e bons treinos!
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brunno. Valeu pela força. Acho que vai dar certo. O primero passo era buscar a informação e agora praticá-la. Mãos ao trabalho! ;)
      abraço e bons km's pra ti!

      Excluir
  10. Helena, depois da corrida de ontem, eu me auto-denominei "corredora de vidro". Que chato isso!
    Melhoras para a gente! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renatinha!! Não tinha escutado esta expressão ainda. Corredores adoram se autodenominar de alguma coisa. haha Há poucos dias me intitulei de "mutante". ai ai só nós, né menina.
      Vou torcer pela sua recuperação. Espero que não seja nada grave.
      super beijo e boa semana, flor!

      Excluir
  11. Helena, espero que essa lesão já esteja desaparecendo de sua vida. Eu convivo com uma lesão na coluna, já tive a crise e parei de treinar por quase 2 meses. Hoje em dia faço de tudo para me manter longe da dor, a natação e musculaçao tem sido fortes alidadas.

    Vou soltar minhas feras na WRun, em homenagem a vc e sua recuperação!

    Beijo grande, melhoras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drica Querida,

      Obrigada pelo seu carinho. Espero que a sua lesão esteja no passado, na sua história de corredora. Correr com dor é muito chato. Os meus treinos depois da musculação tem sido melhores. E tenho feito o dobro de exercícios de alongamento. Tem ajudado.
      beijinhos e boa prova. Arrasa!!!!

      Excluir
  12. Helena,
    espero que você se recupere o mais rápido possível.
    Abraço e melhoras!!

    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jorge.
      Treinos fortes exigem mais do nosso corpo. Mas estou cuidando direitinho. Logo logo, vou ficar forte e xô lesão.
      abraços e bons treinos.

      Excluir
  13. Qto tempo será q leva a plena recuperação,uma vez q minha virilha abriu a ponto de nem conseguir andar nos dias seguintes da lesão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso "Anônimo", o ideal é se consultar com um especialista e fazer uma tratamento de fisioterapia. Depende de cada caso. Pode levar até 6 meses de lesão. :/

      Excluir
  14. Obrigado pela citação do meu artigo Helena. Sabem uma coisa bem boa que tenho ensinado aos meus alunos/pacientes : encher uma garrafa de coca de 600ml de agua e congelar, depois do treino ou qd estiver com dor massagear o pé passando sobre a garrafa com agua congelada sabendo trabalhar com ela da para exercitar alguns pequenos músculos do pé. Eu vou aos USA e tentarei encontrar alguns aparelhos que trabalham especificamente o pé, encontrando eu posto para vocês. Eu nunca deixo de trabalhar o pé em nenhum atendimento, ele é nossa base e como adptamos essa linda estrutura com sapatos acabamos por atrofiar alguns pequenos importantes musculos. Bons treinos a todos e Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alvaro.
      Obrigada pela sua visita no blog!!!
      Adorei a sua dica da garrafa pet congelada. Vou fazer isto em casa. E com certeza vou atrás da informações para as lesões no pé no seu site.
      Valeu!!! Abraços

      Excluir
    2. Não sei porque saiu nome errado comentário anterior.
      Estou montando um curso para profissionais sobre exercícios corretivos, esta dando muito trabalho mas vai ficar muito bom. Nele aprenderemos a usar e trabalhar os estabilizadores do pé, quadril muito solicitados pelos corredores.Abraços
      Alvaro Alaor

      Excluir
    3. Olá, Alvaro.
      Sucesso ao curso. Tenho certeza que ficará bom. abraço

      Excluir
  15. Oi Helena,

    Faltou dizer que toda lesão pode estar relacionada à alimentação (além dos itens que você citou). Alguns alimentos são pró-inflamatórios (por exemplo, açúcar), outros ajudam a controlar inflamações (exemplo: gorduras).

    Se a pessoa abusa de alimentos inflamatórios, pode ter mais lesões, é o que diz esta teoria.

    []s
    Adolfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante o que você comentou, Adolfo. Não é coincidência que os "atletas de elite" não consomem açúcar refinado e outros alimentos. Valeu!!
      abraço e bons treinos.

      Excluir
  16. Oi Helena!
    Não conhecia o blog, mas fazendo uma pesquisa sobre lesão na virilha o achei! estou adorando!

    Comecei a correr tem pouco tempo, mas há umas duas semanas estou sentindo essa dorzinha na virilha. Estou fazendo tratamento com gelo e anti-inflamatório, mas estou com uma dúvida: posso continuar correndo (mesmo que de forma leve) durante o tratamento ou não?

    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!!
      Que bom que está gostando do blog. Seja muito bem-vinda!!!
      Você pode continuar correndo, mas não esqueça de fazer num ritmo mais leve, alongar bem a região após o exercício e reforçar a musculatura com musculação/pilates ou fisio. Persistindo, procure um médico.
      beijo e boas corridas!!!

      Excluir
  17. Olá, bom dia.Muito interesse seu post. Estou com uma dor na virilha (esquerda), fui ao médico e não encontrou nada significativo do ponto de vista ortopédico e clínico (hérnia). Receitou 07 dias de anti-inflamatório. Mas a dor não passa. Quando junto ou levanto a perna não sinto dor, mas quando fico em pé e levanto o calcanhar (fico na ponta do pé) da perna direita, dói muito a virilha esquerda. Quando ando também dói. Já precisei encontrar outra maneira de andar, meio mancando, para não sentir dor. O que será que posso fazer? Há 10 dias estou sem fazer minhas caminhadas rápidas. Caminho por 1 hora todos os dias, em ritmo rápido. Pode me ajudar? Obrigada. m.valeria@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M Valéria, a primeira coisa a fazer é parar com as caminhadas. Fazer compressa de gelo ajuda bastante no tratamento. Mas, o ideal mesmo é fazer um exame de imagem e conversar com seu médico ortopedista ou fisioterapeuta. Estimo boa recuperação!

      Excluir
  18. Bom dia Helena e todos do blog,

    Alguem sabe me informar qual médico expecialista devo procurar para tratar de dores na virilha? No post anterior fala de um ortopedista é isso mesmo, pois nunca vi um com esta especialidades.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudemildo, você deve procurar um médico ortopedista (especializado na região do quadril) e/ou um fisioterapeuta. Fará um exame de imagem e tratamento adequado. Boa recuperação!!

      Excluir
  19. Olá, tenho uma distensão na virilha recorrente. A primeira vez foi na academia e depois com escorregões. Hj deslizei numa casca de melancia na feira e pronto estrago feito! Ñ posso me dar ao luxo de ficar totalmente de repouso, tenho q buscar filhos na escola e ando e dirijo muito. Como faço? Como tenho malhado muito já ñ era para esse nervo ter recuperado totalmente? Bjo se obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia.
      Vou falar por experiência própria. O único jeito é fortalecer a musculatura com exercícios específicos. Procure uma fisioterapia e faça sessões de eletroestimulação para ajudar no processo inflamatório. Vai por mim. Melhoras pra ti! beijo

      Excluir
  20. Se o pica-pau tivesse feito os alongamento necessarios antes dos treinos,isto nunca teria acontecido.

    ResponderExcluir
  21. oi Helena, meu nome e Daniel, eu comecei a sentir uma dor, nao na virilha, mas sim na coxa. No decorrer do tempo fui me alongando e fazendo compressa. Semanas depois quando a dor passou percebi que ficou como se fosse um nó no local. Eu gostaria de saber se voce sabe me dizer se há alguma forma de reverter isso, seje atraves de cirurgia ou outra forma.

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel.
      Acredito que você possa estar com uma luxação muscular, mas só uma avaliação médica com exame de ultrassom para confirmar e te dar um diagnóstico. Você já foi a um ortopedista? Tudo tem solução. Não desanime. Acredito que não sera necessária a cirurgia.abraços e melhoras!!

      Excluir
  22. Oi Helena, tive alguns meses atrás uma lesão na virilha, leve, fuz RM, tratamento com AI, gelo e reppuso, td direitinho. Voltei a correr, e estou fazendo reforço muscular, porem, as vezes sinto um incomodo, não dor, um incomodo mas não durante a corrida, as vezes durante o alongamento, mas só um incomodo. Vc continuou sentindo tb? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika.
      Depois do tratamento, nunca mais tive dores na corrida. Porém, sinto um leve incomodo quando relaxo dos exercícios da fisioterapia. Se fico uma semana sem fortalecer, chego a sentir uma fisgadinha sabe. Então volto pra disciplina dos educativos e passa. Acho que é um processo complexo e gradativo de fortalecimento. Boas melhoras pra ti e bons kms!!

      Excluir
  23. Obrigada pela resposta, Helena! Muito bom o seu blog! Muitos km pra vc tb! Pra nós, né? Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Helena estou com uma dor virilha e não consigo elevar a perna estendida o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helen.
      A maioria das dores musculares é falta de alongamento e fortalecimento. Talvez você tenha forçado o músculo em algum movimento ou mesmo sobrecarregado o grupo muscular. O ideal é sempre procurar uma consultoria médica (fisioterapeuta, médico do esporte ou ortopedista) para saber como tratar.
      abraços
      Helena

      Excluir
  25. Oi Helena

    Ontem fiz um exercício na academia e acabei ficando com uma dor na região da virilha, nem consigo andar direito. O exercício era assim: deito no chão e com as mãos esticadas seguro uma anilha de 10kg, em seguida eu faço 15 repetições de um movimento, este movimento é o mesmo do exercício comum de abdominal. Minha namorada passou um produto chamado creme massageador cartilagem de tubarão, oque devo fazer para o tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha recomendação é sempre procurar um Especialista. Aplique gelo e tente antiinflamatório. Continuando a sentir dor, procure um médico.

      Excluir
  26. oi Helena ,meu nome é Pedro Augusto,moro em Fortaleza/ce, adorei o blog,faz 4 semanas que venho sentindo uma dor nos testículos,uma dor leve e aguda,na segunda semana comecei a tomar anti-flamatório e dai que percebe que a dor vinha da minha virilha,e na terceira semana fiz compressa de gelo ,4 vez no dia,dai teve relação com minha esposa no outro dia acordei com dor na virilha e um certo desconforto nos testículos sem dor,dai voltei a passar gelo 4 vez no dia,eu anda caxingando ,fico com receio de doer os testículos e a virilha,no momento não doí,mas vc sabe quando vc ainda não se recuperou totalmente,porque a dor nos testículos?sou praticante de jiu-jitsu,será que vou voltar a treinar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro.
      Provavelmente você teve um espasmo muscular. Evite fazer exercícios por um tempo e assim que a dor cessar, faça séries de fortalecimento muscular sem peso na região da virilha. Os exercícios do post são excelente. Boa sorte!

      Excluir
  27. Olá Helena, tudo bem?

    Escorreguei jogando futebol, e distendi a virilha. Vai fazer quase 3 meses e ainda não consigo praticar corrida pesada e nem futebol. Fiz o ultrassom e segundo o laudo não deu nada. Vou levar para o ortopedista semana que vem.

    Por conta estou passando pomada ARNICA e fazendo alguns alongamento leves. E fazendo compressa quente. Ouvi dizer que compressa gelada é mais na hora e nos primeiros dias da lesão. Qual compressa é melhor já que faz um tempo da minha lesão?

    Grande abraço.

    Allan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allan.
      Em nenhum momento utilizei compressa quente. A melhor justificativa que ganhei para isso é porque a inflamação é justamente uma "queimação" no tecido muscular e você precisa resfriar a região. A compressa gelada sempre será a melhor alternativa, mesmo que a lesão tenha se passado algum tempo. Sucesso na sua recuperação!

      Excluir
  28. Mateheus ribeiro01 setembro, 2015

    Oi meu nome e mathue ribeiro.comecei a correr a um més e to adorando só que sinto algumas dores e fico axando que por causa da minha idade pois tenho 38 anos,mas quero muito correr e náo parar mas só preciso olvir de um esperiente que as dores e normal se alguem puder me ajudar.agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus.
      Sentir desconforto enquanto corre pode ser normal. Varia muito da intensidade do exercício, a frequencia em dias da semana. Procure alternar os dias da corrida com dias de descanso. Respeite o limite do seu corpo, alongando após a corrida e intercalando com caminhada (se for o caso). Não tenha pressa em correr rápido. Vá adquirindo condicionamento gradualmente. Na dúvida, consulte um profissional de educação física e peça uma planilha de treinos de acordo com objetivo. A idade não interfere em nada. Bons treinos!!

      Excluir
  29. Olá Helena, me chamo Ronan! Gostoi muito de suas postagens, queria saber se você poderia me dar alguma dica. A cerca de uns 3 meses atrás tive uma lesão na virilha jogando futebol, tomei vários tipos de antiflamatórios, fiz compressas de água quente, aplicação de gelo e a lesão ainda incomda bastante. O que vc acha que eu posso fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Ronan.
      O uso de antiinflamatório só é recomendo nos primeiros dias da lesão. Depois o ideal mesmo é fazer uma fisioterapia, com acompanhamento profissional. Seguindo os exercícios por uns 3 meses você volta a jogar bola. Confia!!

      Excluir
  30. muito boas as dicas, obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Gostei muito. So gostaria de ver a ultima resposta porque é parecido com o que eu tô passando meu caso e o mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "anônimo"!
      Pubalgia é uma das lesões mais chatinhas para curar. Tem que ter paciência e persistência. O ideal é repousar por uns dias enquanto usa gelo e toma antiinfalamatório (não mais que 5 dias). Depois procure um profissional para acompanhar seu caso e fazer as sessões de fisioterapia. Quanto antes começar a fisio (pode fazer até em casa), antes você retorna aos treinos. Boa sorte!

      Excluir
  32. olá helena , eu sinto dores há 9 meses e n consigo me recuperar, faço fortalecimento e mesmo assim n ta adiantando, ja fiz resonancia e n apareceu nada, eu n consigo jogar bola, pois doi demais o "adutor" da virilha e faz stalos grandes, o q fazer????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Edilmari.
      Difícil dizer. Ninguém melhor para orientá-lo do que um profissional médico especializado. Eu sinto dores ainda, quando fico sem alongar depois dos treinos. É uma lesão realmente difícil de sarar completamente. Aguente firme e não perca o foco no tratamento. Dias melhores virão!!

      Excluir
  33. Olá, eu estava sentindo um incomodo na região da virilha quando estava praticando corrida. Fiquei tomando antiflamatório por um período curto e logo depois tentei voltar a correr, corri 3 km e me machuquei. Sinto como se a carne tivesse "rasgando", porem, não tive hematomas no local, nem inchação. Isso é uma lesão de virilha, ou será outro tipo de lesão? Sinto muita dor para caminhar tmbm. Se for uma lesão de virilha, mais ou menos quanto tempo para sarar??

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...