31 dezembro, 2010

LEVANTAR O TÊNIS


Há quem diga "levantar as chuteiras", no caso dos corredores a expressão mais certa seria levantar o tênis. Em tempo de férias e da estação do verão, muitos corredores dão um tempo nas corridas e principalmente nas competições.
Se você é adepto do descanso merecido após um ano inteiro de treino, saiba como preservar ainda mais seu parceiro de corrida.

Para que ele também fique inteiro — com as propriedades de amortecimento e estabilidade preservadas —, e ainda bonito e livre de odores desagradáveis, você precisa tratá-lo bem.

Pós-treino

Após cada corrida, deixe o tênis em uma área ventilada. Tire a palmilha para que ela também “respire”.
É importante também manter o tênis sempre seco — o calçado úmido se deteriora mais rápido — e livre de partículas que possam grudar em suas estruturas e danificá-las com o tempo. Após uma corrida na chuva, em terreno úmido ou na praia, por exemplo, veja primeiro se ele pede uma rápida limpeza para tirar as sujeirinhas ou a areia que vieram junto.
Deixe o tênis secar completamente antes de guardar no armário. E não se recomenda acelerar o processo com secador de cabelo, na secadora de roupas ou diretamente no sol, pois o calor resseca os materiais (especialmente espumas e borrachas), aumentando o desgaste. Para melhorar aquele cheirinho de “cachorro molhado”, um odorizador de tênis pode funcionar. Para guardá-lo, o ideal é um armário arejado e sem umidade.


Maratona de revezamento


Os especialistas recomendam que se tenha pelo menos dois pares de tênis. Há várias vantagens em não ser fiel a um modelo:

. Durabilidade - “Revezando-os, você irá conservá-los por mais tempo”, diz Ely Behar, representante da Brooks no Brasil. Até porque as borrachas e espumas têm vida útil.
. Resiliência - com dois pares, você dá tempo para o calçado descansar e recuperar suas propriedades de amortecimento. Se, mesmo assim, você quiser usar só um par, dê um descanso de 24 horas entre um treino e outro. Outra opção: na sua próxima compra, procure por modelos com alta resiliência, ou seja, que voltam rapidamente ao seu estado original após o uso.
. Versatilidade - “Revezar contribui para que seu pé tenha uma facilidade maior em se adaptar a novos modelos, não ficando ‘viciado’ sempre no mesmo”, aponta Christiano Coelho, gerente de marketing para corridas da Nike.
. Secagem - Alterná-los também é uma boa opção para quem corre duas vezes por dia ou fica com os tênis úmidos freqüentemente. Assim, cada par fica completamente seco.


Como lavar seus tênis

Toda lavagem desgasta de alguma forma o tênis. Só leve-o para o tanque (ou mande para a lavanderia) quando for realmente necessário.

Se a idéia é conservar o tênis, você deve lavá-lo manualmente. Na máquina, apenas com uma bolsa especial. Siga este passo-a-passo:

1. Retire o cadarço e a palmilha e reserve.

2. Em um tanque com água corrente, passe o tênis na água.

3. Com uma escovinha de cerdas macias, raspe um pouco de sabão de coco em barra e esfregue delicadamente no tênis, ensaboando-o.

4. Enxágue e repita a operação.

5. Faça o mesmo com a palmilha e os cadarços.

6. Aperte o calçado com as mãos para retirar o excesso de água e coloque-o encostado em uma parede, para deixar a água escorrer.

7. Espere 10 minutos e aperte mais um pouco (para tirar o restante de água).

8. Pegue uma toalha de rosto velha e seque o tênis por dentro e por fora. Assim, ele fica apenas úmido, facilitando a secagem.

9. Coloque-o em uma área ventilada e à sombra para completar a secagem. Deixe o tênis na horizontal e não o pendure no varal.

* Atenção – Jamais use água sanitária e/ou alvejantes ou deixe o tênis de molho.


Mais dicas e informações no link http://runnersworld.abril.com.br/materias/tenis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...