10 dezembro, 2010

Porque (e como) CORRER

Com a chegada do verão, não é incomum ver tantas pessoas nos parques, praças e orlas praticando algum tipo de atividade física. Têm aqueles que gostam de andar de bike, têm aqueles que curtem uma caminhada e existem muitos estreantes na Corrida

Quem começa a correr descobre os prazeres de praticar o esporte. As mudanças no corpo e na mente provocadas pela corrida logo o transformarão em um praticante fiel.

Mas o importante é praticar o exercício de forma correta. Uma má postura, má uso da respiração pode gerar maior gasto de energia e consequentemente uma fadiga precoce (que pode fazer com que o iniciante desista). Veja alguns pontos importantes:

# Roupas apropriadas

Hoje existem artigos de vestuário específico para corredores. Uma roupa com sistema dry fit, além de se ajustar ao seu corpo, faz com que transpire melhor e não encharque (o fato de ficar molhada a roupa faz com que aumente o processo de liberação de ácido lático e facilite a fadiga).

# É importante conhecer o seu ritmo:
Pace - é o tempo que o atleta leva para percorrer a distância de 1 km. Se o corredor fizer a média de 5:20/km, significa que ele percorreu 1 km em 5 minutos e 20 segundos.

# Postura é tudo!!
A primeira coisa é aprender um pouco da mecânica da corrida. O sentido da corrida é simplesmente mover o seu corpo da forma mais eficiente e rápida possível. Qualquer energia gasta que não contribua para isso é energia desperdiçada. Saiba o que deve ser evitado:
- Saltar demais entre as passadas da corrida;
- Mover-se de um lado para outro;
- Absorver energia em vez de direcioná-la para frente;
- Arrastar o pé;
- Correr com os antebraços abertos.

# Tipos de pisada
Existem três tipos de pisada. Neutra - a parte externa do calcanhar toca primeiro no chão. Supinada - o pé não gira o suficiente para dentro depois que o calcanhar toca o chão. Pronada - sobrecarrega a parte interna do pé, pois ele gira mais que 15 graus para dentro. Veja no quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...