29 março, 2012

Encare o frio numa boa


O inverno nem chegou e a temperatura em Santa Catarina caiu abruptamente. Sexta passada o calor de 32º e esta semana acordamos com 13º na capital. Seja pelo efeito do La Nina (conforme a metereologia) ou pela mudança repetina, o fato é que para quem corre cedo ou no fim de expediente o tempo castigou mais.
Sabendo do frio que ainda vem pela frente, estou seriamente pensando em comprar manguitos para corrida. Busquei algumas informações em sites de compras e descobri que o produto está na faixa de R$ 35 a R$ 100. Existe uma versão para ciclista e outra para corredor.
Sabemos que correr no frio é mais fácil. Mas correr com umidade é outra coisa. Uma umidade muito baixa torna o ar seco, dificulta a respiração, seca as extremidades, racha os lábios. Já alta umidade relativa do ar dificulta a performance porque atrapalha a evaporação do suor, que é um mecanismo de equilíbrio térmico para o corpo. Veja algumas dicas para encarar o frio numa boa.

PARA SE DAR BEM NO FRIO

- Tome um café da manhã reforçado.

- Nas provas, faça boa hidratação antes da largada, com água e isotônico.

- Passe vaselina nos mamilos, na área genital e na parte interna das coxas, para evitar assaduras, mais comuns de aparecerem no frio do que no calor.

- Nos treinos de tiros, intervalados ou ritmo, faça um aquecimento longo e um alongamento bom, pois os músculos e os tendões estão contraídos devido à baixa temperatura.

- Corra bem agasalhado e vá tirando as roupas de frio no decorrer da corrida

- Respeite seus limites, já que a baixa temperatura provoca uma sensação agradável, o que faz o atleta querer ir além da sua condição.

- Ao fim da prova ou treino, troque as roupas molhadas por secas e se agasalhe se sentir necessidade.

- Consuma repositores de carboidrato em líquido ou em gel.

- Para provas/treinos abaixo de 10°c recomenda-se o uso de luvas, mangas compridas e gorro de lã para proteger as extremidades.

2 comentários:

  1. É uma boa Helena!
    Ainda mais com o frio que está chegando.
    Eu não uso pois sou muito calorento, mas tenho algumas amigas que usam e falam muito bem.

    Bons treinos :)
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio.
      Decidi ter um manguito e quero testar neste inverno. Se me adaptar bem, possivelmente corra com ele na Meia da O2 em Floripa. E vc, tbem vai correr esta?
      Abraço e bons treinos!!

      Helena

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...