05 março, 2012

Meia de Compressão, usar ou não usar?


Não é difícil observar um número cada vez maior de corredores utilizando a meia de compressão nas suas competições. Na verdade, essas meias não são uma novidade. Eles já vinham sendo usadas por pessoas com problemas circulatórios e como auxílio no processo pós-operatório.

Mas será que elas rendem o resultado esperado pelos corredores? É importante investigar a eficácia do produto antes de usá-lo. Fiz uma busca sobre o tema e achei o resultado de uma pesquisa realizada em 2009.

A pesquisa submeteu 21 corredores bem treinados (média de 40 anos de idade, 16 anos de treinamento em corrida e média de 40minutos nos 10km) a um teste de esforço realizado em esteira, iniciando com 9 km/h (ritmo de 6min40seg/km). A cada 5 minutos, a velocidade da esteira aumentou 1km/h, indo até a exaustão de cada atleta. Os corredores realizaram o teste duas vezes, a primeira sem as meias compressivas e a segunda com as meias. Em ambos os testes foram feitas análise de consumo de oxigênio e dosagem da concentração de ácido lático no sangue.

Enquanto no teste sem as meias os corredores suportaram até 35 minutos de esforço, no teste com as meias compressivas o grupo pesquisado suportou 36:44 minutos. A conclusão dos pesquisadores foi que o efeito compressivo das meias pode oferecer ganhos entre 2% e 6% na performance em corredores bem treinados, para provas de 10 quilômetros, meia maratona e maratona.

Note que a pesquisa foi realizada com "corredores experientes". Por isso não podemos simplesmente generalizar os achados para outros grupos de atletas (amadores e principiantes). Seria bom conversar com alguém que usa para se ter uma opinião mais próxima. Mesmo sabendo que a eficácia do produto fica a critério e rendimento de cada um.

2 comentários:

  1. Usei meias de compressão durante a preparação para a Maratona de Porto Alegre no ano passado. Usava no pós treino. Sinceramente, nunca percebi qualquer vantagem. Agora, meia de compressão oferecer ganho de performance....é pra duvidar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Leo.
    Nunca usei a meia e foi este motivo que me fez buscar mais informações. Agradeço a sua participação. Me fez crer que realmente não tem o resultado esperado. E cá pra nós, esteticamente é muito feio, né?!
    Abraço e bons treinos!!

    Helena

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...