18 maio, 2012

Subindo a ladeira

Este final de semana tenho meu último evento antes da prova-teste dos 10K - dentro da Meia Maratona de Floripa. Vou participar da Corrida Pedra Branca - uma corrida rústica de 6K na cidade de Palhoça/SC. O percurso dela prevê subidas e descidas e isso é ótimo, pois preciso melhorar meu desempenho nas subidas (o percurso da meia contempla as subidas das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles). 

Estudando sobre o assunto encontrei a matéria da Runners World sobre treinamento em subidas. O iniciante pode começar os treinos de qualidade, como é chamado, com apenas quatro tiros de um minuto. O intermediário com seis, e "os caras mais experientes" com dez. Fazer exercícios de força agrega melhor resultado. E, segundo os especialistas, é importante para fortalecer a musculatura durante a prática da subida. Inclusive é indicado a musculação por pelo menos quatro semanas antes de começar os treinos em ladeira.Quem não tiver subidas na região de treinamento pode utilizar as esteiras que possuem a função de inclinação. 

Outro fator importante é o velho ditado "tudo que sobe, desce". As descidas não podem ser esquecidas e nem mesmo subestimadas. Montar a estratégia antes é essencial (e não durante). Vale trotar e controlar na descida economizando energia.

Segue abaixo as sugestões de treinos propostas pela revista:

 

Forte abraço e bons treinos!!

4 comentários:

  1. Oi Helena, tudo bem?? Olha, já tentei várias vezes add se novo endereço, mas está difícil, viu?? Me ajude ai rs...rs...
    Quanto ao treino, continue focada, estou na torcida e espero que você suba a ladeira com louvor!!
    bj Karinne.

    ResponderExcluir
  2. Helena, obrigado por sua simpatia.
    Espero que tenha tido sucesso nas ladeiras e que consiga acrescentar esses treinos naturalmente em sua agenda.
    Tb gosto de obter informacoes nas revistas de corrida.
    beijos,
    Joel

    ResponderExcluir
  3. Olá Helena.
    Também comecei a forçar um pouco mais as subidas, superando elas, o lucro é enorme.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Helena eu já notei também que melhorando o desempenho nas subidas no final o resultado melhora muito .. estou aos poucos melhorando meus treinos nas subidas ..

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...