31 outubro, 2012

Exercícios de aquecimento


Até pouco tempo atrás eu me aquecia somente durante a corrida. Fazia um trote e ia gradativamente aumentando a intensidade e quando percebia já estava no meio do treino ou mesmo no final de uma prova. Sempre achei normal correr os primeiros 1 a 2 quilômetros como aquecimento. Não era por falta de informação, era uma questão de opção mesmo.


Nas últimas semanas, depois que comecei o projeto verão 2013 (onde faço caminhadas ou treinos de bike todos os dias, além da planilha de corrida, visando a perda de peso) observei a importância de estar aquecida. Seja numa caminhada, num treino de bike ou de corrida, todos devem aquecer especialmente se tiver acabado de acordar, se estiver frio ou se você estiver sentindo alguma dor pelo corpo. 

Como tenho acordado cedo, meu corpo ainda está sob o efeito do colchão e acaba não respondendos os estímulos tão automaticamente, como num treino noturno. Assim preciso caminhar por pelo menos 15 a 20 minutos para aquecer e não sentir a tal canelite.
Só que não basta apenas pensar no tempo de aquecimento adequado, também é preciso combinar o nível de preparo ao nível de esforço que se pretende realizar. O tempo do aquecimento é inversalmente proporcional a quilometragem programada em prova ou treino. Ou seja, uma corrida curta merece mais atenção no aquecimento do que uma maratona. Veja no quadro abaixo (publicado na Revista Runners World) o tempo ideal para cada tipo de treino:


 
Lembrando, que o esforço feito para aquecer não deve ser extenuante a ponto de deixar você esgotado antes mesmo de chegar à linha de partida. Veja a seguir algumas dicas tiradas da revista de como se preparar para todo tipo de corrida.

Corridas diárias
Exercícios de aquecimento: Ande um ou dois quarteirões para relaxar os músculos e as articulações. "Quando você realmente começar a correr, faça isso lenta e gradativamente, até chegar ao seu ritmo de corrida leve habitual", aconselha Ann Alyanak, treinadora na University of Dayton. "Geralmente, é preciso percorrer aproximadamente 1 quilômetro para aquecer, mas pode ser preciso percorrer uma distância maior se você estiver cansado ou sentindo dor".

Treino de velocidade
Exercícios de aquecimento: Ande durante dois minutos e, em seguida, faça trote por 15 a 20 minutos, em ritmo no qual você conseguiria manter uma conversa, para aumentar a frequência cardíaca. Relaxe os músculos e, depois, coloque-os para trabalhar com cinco a dez minutos de alongamento dinâmico e séries de exercícios como avanço, pular corda e corrida com elevação dos joelhos. Em seguida, corra 800 metros em nível de esforço moderado (um pouco mais lento que seu ritmo de corrida de 10 km) e faça dois a quatro tiros de corrida de 100 metros. Corredores iniciantes ou os que não dispõem de muito tempo podem eliminar as séries de exercícios e a corrida de 800 metros.

Treino em esteira
Exercícios de aquecimento: Comece treinando em uma bicicleta ergométrica por 10 minutos. Faça algumas séries de um minuto, em maior nível de dificuldade, até completar 15 minutos. Em seguida, faça exercício em esteira, aumentando a velocidade até alcançar seu ritmo de corrida regular. Se você estiver fazendo um treino intervalado ou de repetição em subida, corra em ritmo regular por mais cinco a dez minutos antes de iniciar a parte difícil do treino.

No dia da competição
Exercícios de aquecimento: Faça o aquecimento adequado para a distância que você correrá. Comece com um trote leve, faça exercícios de alongamento e, em seguida, alguns tiros de corrida de 100 metros, aumentando a velocidade gradativamente, até chegar ao ritmo de competição.

Forte abraço e bons treinos!!

14 comentários:

  1. Excelentes dicas, amiga querida ! Beijo, boa quinta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ivana!
      Fiquei off nos últimos dias, mas foi pelo feriado. Delícia!!
      beijinhos,

      Excluir
  2. Helena, o aquecimento é um problema pra mim... sou muito displicente... mas depois que passei por muitas lesões, estou me forçando a aquecer mais. Realmente é importante!!! Bjs e obrigada pelas dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lineca.
      Quando saímos para um treino, o que queremos é sair logo correndo. Só nos damos conta do valor do aquecimento, na maioria das vezes, quando acontece alguma lesão. Coisa de corredor...
      beijinho e boa semana!

      Excluir
  3. Sou exatamente igual à Aline que comentou também... displicente no aquecimento, normalmente faço no início da corrida mesmo. Vou tentar mudar um pouco isso, de qualquer maneira uma das coisas que complica é que normalmente os treinos de corrida da semana são "encaixados" na hora do meio-dia, ou seja, sempre estou com tempo "apertado".

    Aproveitando o tema aquecimento para fazer um gancho para o tema alongamento. Li esses dias esse artigo no blog de uma clínica aqui de Curitiba. Já tinha lido algo parecido em outro lugar que não me lembro qual. Não deixa de ser uma visão meio "diferente" e que talvez valha um post ou mais informações. :-)
    http://www.clinicaartro.blogspot.com.br/2011/09/alongamento.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton.
      Falaste uma verdade. A maioria dos treinos são encaixados na agenda da semana. Correr sem olhar o relógio (por conta dos afazeres) é uma coisa mais de fim de semana mesmo. Mas descuidar do aquecimento pode gerar problemas futuros. Fazer um trote de cinco minutos já é um aquecimento...
      Ah! E obrigada pela dica do alongamento. Já estou estudando o assunto para um post futuro, sim.
      Abração!!!

      Excluir
  4. Helena,
    Perfeito, precebi que meu redimento nas corridas melhorou bastante depois que passei a fazer aquecimentos.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju.
      Seu rendimento melhorou por diversos motivos, né menina. kkk Você está voando muuuito bem.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Aquecimento me parece fundamental, mas pouco faço. Por isso prefiro as provas maiores, de 21 e 42. Aí aqueço durante as corridas. Nas outras, tenho preguiça de aquecer antes e acho que tem um resultado abaixo do que poderia ter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Enio.
      Que desculpa para fazer meia e maratonas, heim. Ainda quero chegar nesse nível... E falando sobre rendimento, acho que isso tem a ver sim. Apesar que você manda bem tbem nas provas de 10k. ;)
      Abraço

      Excluir
  6. Desde o início eu treino fazendo aquecimento. Aprendi, também, que ele é apenas a primeira parte do treino, ou seja, não dá pra colocar todo o gás nesse primeiro momento. Senão, corro o risco de não completar o treino de maneira adequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Fran, que exemplo.
      Sua colacação de não completar o treino de forma adequada foi perfeita! Principalmente porque sem aquecer a gente fica sujeito a sentir algum tipo de dor muscular mesmo.
      Um beijinho e boa semana!!

      Excluir
  7. É bem difícil fazer aquecimento em dia de prova...
    Todo mundo ali, conversando, arrumando as coisas pra corrida!! O aquecimento vem com o alongamento e o 1K mesmo!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol.
      Conciliar a corrida com bate papo com os amigos em dia de prova é uma tarefa e tanto. Na minha última provam quando vi já era hora de se posicionar na largada. O segredo é chegar mais cedo e aquecer direto. E depois ficar só de estica e puxa enquanto fala com a turma.
      Beijinho

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...