05 novembro, 2012

Como escolher uma assessoria esportiva

É só dar o primeiro passo para perceber o universo que cerca o mundo corrida. Começa aparecer dúvidas quanto a alimentação, movimento aerodinâmico durante a corrida, a respiração ideal etc. Com disciplina, a corrida vai ganhando performance e o corpo reage bem aos estímulos. Logo, ficamos mais empolgados com os resultados iniciais. E aí então vem aquela pergunta: será que entro para uma assessoria esportiva?

Não é só porque a corrida é um esporte individual que ela precisa ser feita de forma solitária. Treinar acompanhado tem certas vantagens e algumas delas são: manter a motivação sempre em alta e buscar novos desafios. Agora some a isso os benefícios de ter o acompanhamento de um treinador especializado, para preparar suas planilhas, orientar os treinos, tirar dúvidas sobre os treinamentos, dores e alimentação. 

Quem procura o auxílio de uma assessoria esportiva está em busca de um treinamento mais sério e com supervisão de profissionais que entendam as necessidades de cada corredor, sendo ele iniciante ou não. “O apoio técnico é importante, pois há professores de educação física que em alguns casos são atletas, unindo a parte científica a sua experiência prática”, avalia o treinador Fernando Assumpção, da Race Assessoria Esportiva.

Mas, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher sua assessoria, pois a comodidade na hora de treinar deve ser determinante para o seu desempenho. Atenção para algumas dicas de:

Como escolher:
- Pesquise nos sites das assessorias para ver a estrutura que é oferecida ao atleta, como treinador, nutricionista, médico, laboratório, além de quanto custa todo esse serviço;
- Verifique os locais de treinamentos e horários, para que não atrapalhe sua rotina e deixe seu treinamento cansativo;
- A disponibilidade dos treinadores é importante para dar suporte ao atleta, seja por e-mail, telefone ou site, pois isso faz a diferença no desenvolvimento do corredor;
- As mensalidades variam muito de preço. Escolha a que mais cabe no seu bolso e aproveite as aulas.
- Em Santa Catarina, você pode localizar as principais assessorias aqui

Troca de Experiências:
Participar de um grupo de corrida dá ao iniciante a oportunidade de conviver com atletas experientes e que já passaram por situações que servem de aprendizado para quem está começando agora. Quando se treina sozinho, o corredor pode passar por situações, como dores causadas por um esforço excessivo, cuja causa ele ainda não tem experiência suficiente para detectar. Assim, ao treinar com mais atletas existe uma troca de informações que é primordial para a evolução dos treinamentos e a superação dos obstáculos.

Disposição:
Para levantar todos os dias uma hora mais cedo para treinar ou depois de um longo e estressante dia de trabalho partir para mais uma horinha de treinos, não pode faltar disposição. Afinal, quem quer evoluir nos treinos tem de ser aplicado. Quando o treinamento diário é feito sozinho e sem que ninguém esteja por perto para conversar e auxiliar, isso dificulta os resultados. “Em uma assessoria há pessoas de todos os níveis (iniciantes, intermediários e avançados). Sempre teremos um companheiro, o que torna o treino mais agradável. Afinal, lá todos têm o mesmo objetivo”, explica Carolina Stefani, professora da MPR Assessoria Esportiva.

Fonte: Revista O2 nº 101, setembro 2011.

22 comentários:

  1. Oh Helena, corria com assessoria em Recife e era muito legal. Evoluí bastante, mas quando voltei a morar em Teresina não encontrei nenhum grupo com o qual eu me identificasse. Terminei reunindo vários amigos pra treinar... somos os avulsos. hehehe Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achar o grupo certo é muito importante, né Lineca. Mas treinar neste grupo avulso deve ser uma delícia tbem.kkk
      beijinhos

      Excluir
  2. Helena,
    Quando comecei a querer correr não tinha assesoria, mas com 6meses já senti a necessidade de me juntar a algum grupo. Adorei, já corro com assesoria a 3 anos e não largo mais.
    Super beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju. Legal saber a opinião dos outros corredores em relação a assessoria esportiva. Tenho novidade pra contar, mas fica para um próximo post. ;)
      beijinhos

      Excluir
  3. Sempre é bom treinar com alguma assessoria experiente, dá boa diferença. Beijo carinhoso, boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana, querida!!
      Correr sob a supervisão de um profissional faz toda a diferença. Seja no apoio como nas dicas de melhoria.
      beijinhos

      Excluir
  4. Helena, cheguei a procurar por assessorias há um tempo atrás, mas acabei desistindo, pois a maioria é longe da minha casa, os horários não se encaixariam tão bem na minha rotina que se resume a: trabalho, exercício e estudo (nesta ordem), sem contar que os valores, sem querer desvalorizar os profissionais, eram um pouco altos. Fico ligado nos treinos gratuitos que são promovidos por algumas assessorias e sigo a dica de blogueiros como você.

    Abraços,

    Victor Caetano

    corridaurbana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor.
      A assessoria precisa ser algo que alie ao seu tempo. Eu consegui encaixar meu horário de treino direto do trabalho. Não tem desculpa para faltar agora. E, por aqui, o preço pra mim está bem dentro do orçamento, inclusive mais barato que a academia que eu ia anteriormente. Em breve, vou fazer um post contando a minha experiência.
      Abraço e obrigada pelas palavras.

      Excluir
  5. Eu tive a sorte de encontrar uma ótima assessoria aqui em Curitiba para me orientar nos treinos do triathlon. Estou com eles há 4 meses e minha evolução nesse período foi realmente muito grande. A questão principal é essa, de conseguir encontrar uma assessoria que se encaixe no teu perfil e nos teus horários. Ainda assim, para quem não conseguir, planilhas semanais de uma assessoria, voltada exclusivamente para ti já são de grande valia. Caso alguma vez ou outra consiga treinar junto, melhor, mas só as planilhas já ajudam muito, pois são treinos montados por profissionais capacitados e voltados especificamente para o teu caso. Falo isso porque eu faço boa parte dos meus treinos sozinho, mas sempre usando as planilhas da assessoria. De vez em quando consigo fazer alguns treinos junto com mais gente do grupo mas não é algo tão comum. Uma outra questão é que uma planilha na mão segunda-feira é um "compromisso". A minha fica pregada no meu computador do trabalho. Eu olho para ela como se fosse uma "missão", ou seja, TENHO que cumprir, e com gosto. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milton.
      Legal ver toda sua dedicação com treino. Minha planilha vai ser semanal também. E como sempre treinei sozinha, acho tranquilo correr assim, mesmo estando dentro de um grupo. Ontem tive meu primeiro treino e gostei muito. Vou fazer em breve um post contando a respeito. Mas com certeza a opinião de vocês foi determinante para que eu entrasse na assessoria. Valeu mesmo!
      Abraços.

      Excluir
  6. Eu não me imagino correndo sem um grupo, pois é muito mais difícil manter o ritmo sozinha. Mas tenho muita admiração por quem consegue entrar no mundo da corrida sem companhia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran.
      Tudo é muito novo pra mim. Tenho pouca experiência para dizer se vai ser muito diferente dos meus treinos de corridas anteriores. Mas já posso afirmar que fui muito bem recebida no grupo. Acho que correr entre amigos com certeza vai ser um estímulo extra.
      beijinhos.

      Excluir
  7. Fiquei em assessoria por uns 2 anos, mais ou menos. A parte boa foi conhecer um monte de gente nova e que ainda mantenho contato. A parte ruim era deixar 60 reais por mês haha. Agora que já sei o básico pra treinar, sigo por conta própria ou com ajuda de amigos que são de grátis.

    Mas acho importante para quem está começando ter uma ideia de como correr, corrigir os erros e tal. Depois, dá pra brincar sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enio.
      Extrair todo conhecimento e poder correr "com suas próprias pernas" depois é uma ideia que vi que alguns amigos corredores praticam mesmo. Mas, tbem acho que depois que entramos em um grupo acabamos nos adaptando tão bem que não pensamos em sair. vai de pessoa para pessoa. O valor, pra mim, é bem acessível. Tem certo conforto que não tem preço: como fazer a inscrição por você, retirar o kit e alguém montar a sua planilha.
      Abraço e bons treinos.

      Excluir
  8. Olá Helena otimas dicas !!!

    Com certeza treinar com assessoria é bem melhor, eu tinha um ideia totalmente errada sobre treinar em grupos, fazem uns 2 meses que estou treinando com assessoria de um professor, e nos treinos conheci um pessoal super solidario com os iniciantes, mais lentos etc. Com a troca de experiência, o acompanhamento, os treinos diferenciados e com os tiros que eu nunca fazia, a tendência é sempre melhorar e já senti na Athenas onde baixei 2min nos 10K :)

    Forte Abraço e bons treinos

    Léo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo.
      Ainda não tenho experiência pra dizer, mas senti logo no primeiro dia que o pessoal é desencanado com tempos e está naquela vibe corrida, sabe.
      Como tenho o objetivo sub25 nos 5k, acho que a assessoria vai ser uma boa pra mim.
      Forte abraço
      Helena

      Excluir
  9. Olá Helena.
    Com 6 meses de aventuras sozinho, encontrei um cara bacana que tem ajudado bastante. Senti uma grande melhora na performance, não só tempo, mas em tudo relacionado à corrida.
    Além das amizades conquistadas.
    E como você escreveu sobre a comodidade dos treinos. Ele tem o horário e local adequados à minha rotina.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.
      Conversar com alguém mais experiente sempre ajuda. Reconhecer que temos muito a aprender e melhorar é uma virtude. Que bom que achaste alguém "na sua mão" para dar esta forcinha. ;)
      Abraço e boas corridas.
      Helena

      Excluir
  10. Olá Helena,

    Quando comecei a correr, 2 anos atrás, estive apoiado em uma Assessoria e foi excelente pois como eu era novato no assunto, todo o apoio que recebi foi primordial.

    De qualquer forma, seus objetivos tem que estar em sintonia com a equipe em volta de você pois ao contrário do que alguns pensam, Assessoria não é igual a Personal Trainer e muitos amigos dos quais recomendei os serviços se decepcionaram pois tiveram esta visão errada.

    O mais importante são as amizades feitas. São várias as pessoas compartilhando do mesmo objetivo e assim é fácil se motivar.


    Abraços e até mais
    Bocão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bocão.
      Grande verdade essa sua! A sintonia com a equipe deve ser primordial. Como existem muitas assessorias, vale a pena perder uns dias/semanas escolhendo aquela que encaixa melhor no seu perfil.
      E o fator motivacional é importante para constância nos treinos.
      Valeu pela dica.
      Abraço e bons km's!
      Helena

      Excluir
  11. Bela escolha Helena, terá mais disposição sim e saberá aproveitar cada momento de treino.
    Ótimos treinos e vamos que vamos.
    Abraço, Karinne.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...