28 março, 2013

De Carteirinha (CBAt)



Cada dia que "mergulho" mais no mundo corrida, vejo que menos sei. O universo do atletismo é vasto com suas regras e regulamentos, modalidades esportivas e competições diversas. Recentemente, fiquei me questionando o que seria necessário para competir nas provas de atletismo em Santa Catarina. Foi então que dei a devida atenção para o trabalho da Federação Catarinense de Atletismo. Infelizmente, não tive um professor na infância que me estimulasse a esta prática esportiva. Fui da turma do handebol no colegial e até o segundo grau não tive conhecimento de eventos do atletismo.

Mesmo sabendo que não tenho mais idade e nem preparo físico para competir, fui entender como funciona o processo de filiação. E aí que entra a notícia boa pra muitos (e a maioria) de nós. A Federação é composta por atletas de pista e corredores de rua. Existe esta classificação em todo território nacional. Ou seja, mesmo não sendo atleta de pista, podemos se associar como corredores à federação estadual, filiada a Confederação Brasileira de Atletismo


Talvez alguns de vocês estejam se perguntando qual a vantagem disso. Pra mim é sensacional saber que faço parte de uma organização séria como a CBAt. Sem contar que a partir de agora tenho chance de entrar no Ranking Caixa CBAt de Corredores de Rua e por que não na listagem da Revista Contra Relógio de melhores Maratonistas do ano. Para que entendessem melhor o que digo, enviei um email para o Superintendente Técnico, Martinho Nobre dos Santos, que foi super solícito e respondeu algumas perguntas para o blog. Confira abaixo:

a)    Por que é importante o registro do Corredor de Rua junto à CBAt?

A criação do Cadastro de Corredores de Rua na CBAt deveu-se a grande procura que tínhamos por parte de atletas que somente participam de corridas, sem participarem das competições oficiais de Atletismo, onde devem possuir um registro por um clube para poderem participar. Assim, decidiu-se criar esse cadastro, o que ajuda a muitos corredores, pois eles tem um documento que os identifica como atletas de Atletismo, em especial quando buscam apoio de autoridades e empresas para participarem de provas. Estamos estudando no momento como aumentarmos os benefícios para os corredores cadastrados. Em alguns estados brasileiros, os que possuem a carteira já gozam de alguns benefícios, como o desconto em taxas de inscrição.

b) Como funciona o Ranking Caixa CBAt? Todo corredor pode participar?

O Ranking Caixa CBAt de Corredores de Rua é composto por provas que são patrocinadas pela Caixa e indicadas por esta para integrarem o Ranking (a CBAt não inclui provas no mesmo). Qualquer atleta pode participar, no entanto, para pontuar no Ranking, é necessários que o atleta tenha registro de atleta na CBAt ou o Cadastro de Corredor de Rua. Ao final do ranking, existe uma premiação pecuniária aos três primeiros colocados no masculino e no feminino e os dez (10) primeiros nos masculino e no feminino integram no ano seguinte o Programa Nacional Caixa de Apoio a Corredores de Elite, recebendo uma ajuda pecuniária mensal.

c) O que é necessário para fazer o cadastro?

Basta acessar nosso site (www.cbat.org.br), preencher o formulário de cadastro, imprimir, assinar, anexar uma fotografia 3x4 recente e a fotocópia do documento de identidade e enviar ou para a Federação de Atletismo de seu Estado (algumas cobram uma pequena taxa, mas oferecem benefícios complementares aos atletas cadastrados) ou diretamente para a CBAt, onde não existe custo.

Esta semana recebi a minha carteirinha. =) O processo todo, entre imprimir o formulário, enviar a carta para Confederação e receber em casa, devou 10 dias. E o melhor, de graça. A prova do último domingo consta na relação do ranking CBAt e a partir de agora vou fazer as demais etapas do circuito que tiverem no meu Estado. A edição 2013 tem 32 etapas, escolhidas pela Caixa Econômica Federal, patrocinadora oficial do Atletismo brasileiro. Assim como ocorreu em 2012, os 20 brasileiros mais bem colocados em cada etapa somarão pontos conforme a distância das corridas.

E aí, quem mais vai fazer a sua carteirinha?


Forte abraço e bons km's!!

33 comentários:

  1. Olha seria uma boa... descontos em inscrições... acho que vou fazer. Será? Veremos. ;) Feliz Páscoa Helena ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Israel.
      Faz sim. Você manda super bem na pista e tem muita chance de ficar no ranking.
      Feliz Páscoa pra família!!

      Excluir
  2. Muito legal, não sabia dessa possibilidade. Acho que vou fazer a minha carterinha também.

    Valeu pela dia Helena.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo.
      Acho muito bacana fazer parte da CBAt. Estar inserido num grupo de atletismo é muito legal. Ainda vou me filiar a alguma associação local tbem. Somar forças em prol da corrida. =)
      abraços

      Excluir
  3. Bahh, que tri, amiga !!! Parabéns pela conquista. Beijo e bom feriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivana!!!
      Obrigada pelo carinho.
      Super beijo e Feliz Páscoa!!

      Excluir
  4. Aqui na Bahia paguei pela carteirinha R$20, mas pago menos em quase todas as provas da Federação Bahiana e em provas em que terceiros usam a Federação como mecanismo de arbitragem e organização de circuito. Super acho legal.

    Agora, todas as provas caixa contam, tipo: Track and Field, Meia Maratona, bla, bla, bla? Tem um calendário, Helena?

    www.runnerhostil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivan.
      O desconto em provas é facultativo de cada regional da CBAt. Muito legal saber que na Bahia tem este diferencial. No entanto, infelizmente, nem todas as provas da CAIXA são do ranking. Você precisa ver no site oficial = http://www.cbat.org.br/corrida/ranking_cbat/Regulamento_RCCR.pdf as etapas que garantem a pontuação. Estou bem animada. É um estímulo extra pra ficar entre os 20 primeiros. ;)
      abraços e bons km's!!

      Excluir
  5. Que show Helena!!! Adorei o post, também não tinha idéia disso! E é claro que vou fazer também!!!
    Obrigado pela super dica!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju!!!
      Que legal, faz sim. Muito legal receber em casa. Minha dica é enviar direto para CBAt (custo zero). =)
      beijinhos

      Excluir
  6. Já me inscrevi. Só lembrando que a CBAt não está mais em manaus. mudou-se para SP.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cleber.
      Excelenete observação. A parte administrativa da CBAt migrou-se esta semana para São Paulo. Notícia fresquinha. ;)
      abraços,

      Excluir
  7. Legal!!!


    Ah, acho que sou a única não atleta aqui do teu blog. Kkkk Mas, adoro passar aqui. Me motiva a fazer minhas caminhadas e umas "corridinhas".

    Beijo, bom feriado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa. Sua Linda!!
      Volte sempre aqui no blog. Um dia a gente ainda vai fazer uma corridinha leve juntas. ;)
      Beijinhos e boa páscoa!

      Excluir
  8. Muito legal mesmo Helena.
    Vou dar uma pesquisada aqui no paraná também
    Muito obrigado por mais essa dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz.
      Foi uma alegria e tanto receber a carteirinha em casa. Depois me conte se o fizeste também.
      abraços e bons treinos. ;)

      Excluir
  9. ótima dica.
    show.
    vou fazer a minha !!!

    ResponderExcluir
  10. Show de post Helena adorei e vou fazer o meu cadastro tbm!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Claudinha.
      Quero ver a sua carteirinha na Meia de Balneário.
      beijinhos e boas corridas!!

      Excluir
  11. Oi tudo bem, preenchi o formulário e gostaria de saber para qual endereço eu envio os documentos?

    obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tunico.
      Você deve encaminhar o formulário preenchido para:
      Rua Jorge Chammas, 310 - Vila Mariana - São Paulo - SP
      Mais informações pelo telefone (011) 4508-4003
      abraço e bons km's!!

      Excluir
  12. Oi, Helena! Muito interessante! Vou ver com calma e provavelmente fazer meu cadastro!
    Ah, e sobre seu comentário lá no Corre, Mulher!, a parte do top é a mais difícil... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlinha.
      Faz seu cadastro sim. Só tive o custo com correios.
      super beijo e força no projeto verão 2014. =)

      Excluir
  13. BOA TARDE HELENA. DEPOIS QUE EU ME INSCREVER NO CBAT E RECEBER MINHA CARTEIRA, NÃO FICAREI OBRIGADO PELA ORGANIZAÇÃO A CORRER EM EVENTOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!
      Não existe obrigação com a CBAt não. Só precisa renovar a carteira a cada dois anos...

      Excluir
  14. Aqui em Alagoas nunca vi desconto para quem tem a carteira da CBAt. Apenas para idosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, os descontos são apenas para provas organizadas pela CBAt. E grandes eventos de corrida são feitas por organizadores que não tem essa parceria. Pena.

      Excluir
  15. Muito show esse post, estava com duvida como fazer o meu cadastrado Obrigado.

    att, Leandro Rodrigues

    ResponderExcluir
  16. Qual o endereço da CBAt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CBAt fica em São Paulo. Eis o telefone e email de contato: (011) 5908-7488 - E-mail: cbat@cbat.org.br

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...