25 julho, 2013

Correr no frio do inverno vale cada passada


Gente! Que frio é esse, heim??!? A temperatura despencou nos últimos sete dias e o inverno mostrou porque é considerado a estação mais fria do calendário. Sei que tem pessoas que preferem correr em dias mais quentes. Porém, vim aqui defender a bandeira dos corredores adeptos do clima mais "fresco". Correr em dias frios tem sim suas vantagens e vou explicar o por quê.

1º. Ganho de performance. Está comprovado que a maioria dos recordes em corrida são estabelecidos em temperaturas de 10ºC a 16ºC, ideal para quem pratica o esporte, já que não se perde muita energia tentando controlar a temperatura do corpo. O que facilita o aumento do volume de treino, com mais qualidade, melhorando o desempenho. 

2º Gasto calórico. Um estudo do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (SP) aponta que fazer exercício no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias. Uhuuuu, vamos correr.

3º Viaje aqui. Corra na sensação térmica de Bariloche, Nova Zelândia e Canadá sem sair de terras brasileiras. Além de sair mais barato, você pode sentir o prazer de encarar o frio numa boa. Aproveite o que a estação tem de melhor. Realmente, não entendo quem se gaba em dizer que correu na neve em Nova Iorque e corre de um vento sul em Floripa. 

4º Use e abuse. O corredor sai comprando jaqueta corta vento, luva específica pra corrida, manguitos, pernitos, gorros e não usa. Pra correr no inverno é necessário manter as extremidades aquecidas. Aproveite! Agora é a hora de tirar tudo do armário e testar. 

5º Seja feliz. Posso dizer com convicção, que um treino em circunstâncias mais difíceis garantem cargas de endorfina e felicidade extras. A sensação pós treino em dia de vento, chuva e frio é "surreal". A gente fica todo encharcado e todo bobo. Satisfação total. Recomendo.

Espero ter motivado alguém a sair hoje do sofá ou debaixo das cobertas para um treino ao ar livre. Minha dica apenas é se aquecer bem antes de correr. Procure fazer uns 10 minutos de trote + uns exercícios educativos. Garanta que o seu corpo esteja aquecido antes de sair propriamente para o treino. Corra no frio, mas corra também da lesão.
E se me permitem mais uma dica, troque toda roupa instantaneamente após a corrida. Roupas secas, um bom banho quente e um lanche até meia hora após o exercício.

Esta semana, meus três últimos treinos foram com temperaturas abaixo de 9ºC, com vento e chuuuuva. Todos os dias. Estou super satisfeita por não ter furado nenhum dia na planilha e garanto que não peguei sequer um resfriado. Encare o frio numa boa. O inverno é uma estação linda. Corra pra ver!!

Forte abraço e bons km's!!

21 comentários:

  1. Ótimo post. A dica de trocar a roupa logo em seguida é providencial para afastar os resfriados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco Aurélio.
      Valeu pela visita!!!!
      Manter o corpo seco e aquecido é tudo, não é mesmo. E xô resfriado. ;)
      abraço e bons treinos.

      Excluir
  2. O receio de gripes e resfriados é o que me faz sabotar a planilha de treinos. Em função de temperaturas baixíssimas, próximo a 0º... deixei alguns treinos de lado esta semana.

    Ultra abraço,

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dionísio, cada um conhece o seus limites. Correr a 0º é bem diferente do que correr a 6º. Sem dizer, que existe a umidade relativa do ar. Ter bom senso é importante também.
      O lance é não desanimar.
      abraço e bons treinos.

      Excluir
  3. Oi Helena.

    Parabéns pela disciplina. Muita gente "foge" da corrida em dias frios e de chuva. De fato, não é fácil, não é confortável, incomoda.

    Mas, concordo contigo: depois de terminado um treino desses, a sensação de "dever cumprido" é ainda maior.

    Nessa semana, já fiz um treino noturno, com temperatura de 10ºC e ventos aqui em Campinas. Foi uma sensação bacana "vencer" o frio. :)

    Abraços e bons treinos.
    Brunno - http://movidoaendorfina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunno, todo o esforço de correr no frio, sentindo o vento cortar o rosto e a chuva pesar nas roupas vale a pena. Com os devidos cuidados, a corrida pode sim ser prazerosa no inverno.
      Boa prova na Golden, domingo. Estou na torcida.
      abraços

      Excluir
  4. Helena:

    No frio, corri para acadêmia, mas ontem não resisti e voltei para a rua e confirmo que é muito prazeroso correr em dia de frio, basta estarmos melhor agasalhados...

    Abs

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio.
      A sensação de ter superado o frio é boa demais. Parabéns pelo treino. Correr em Blumenau, com a umidade daí, não deve ter sido fácil.
      abraço e bons kms.

      Excluir
  5. Você falou ali entre 10 e 16. Aí até vai. Abaixo de 9 complica, mas o frio nem me incomoda tanto. Nem o resfriado, que nunca peguei por correr no frio (acho). Se o treino estiver em dia, até penso em deixar passar (como fiz quarta), mas se tiver muito tempo parado, vou com 50 roupas, mas vou (terça-feira foi assim). Depois sempre esquenta.

    Meu problema é com a chuva torrencial de molhar tudo, até o rim. Aí complica. De resto, dá para levar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Enio.
      O jeito é levar como dá. Correr encharcado não é cômodo, mas é superável. Na segunda, quando "caia canivetes", eu não me permiti a pensar vou ou não. Se não a resposta penderia para ficar em casa. O jeito é calçar o tênis sem olhar nas janelas.
      Boa prova em Sampa e que seja sem chuva então. ;)
      abraços

      Excluir
  6. Correr no frio é maravilhoso, adooooro ! Só não curto o frio junto com a chuva, daí é danado ! Beijo carinhoso, obrigada, SEMPRE, pelas visitas e pelo carinho à minha pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana Querida.
      Frio e chuva castiga mesmo. Mas, saber que cumpriu aquele treino em dia mas chatinho tá valendo... beijos

      Excluir
  7. Oi Helena, eu estou utilizando o frio a meu favor. Apesar de ainda ser muito pesada para correr, eu caminho beeeeem melhor nesse frio. Fica tudo bem mais fácil!!! Te desejo sucessone felicidades! Adoro a Ivana e vim te conhecer! Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel.
      Obrigada pelo carinho e a visita. A Ivana é um amor. Já fui conhecer o seu cantinho também. Vamos trocar figurinhas...
      beijos e boa semana!!!

      Excluir
  8. Olá Helena,

    Tirando a chuva, essa temperatura que você está pegando é muito parecida com a de Buenos Aires na época da Meia. Estou até preocupado, pois nunca corri nessas condições. Pretendo passar a fazer os longos de madrugada para me adaptar a correr com frio.

    Parabéns pela força de vontade e pelo ótimo post

    Abçs e bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo.
      Correr na sensação térmica da prova é uma excelente ideia. Eu gosto de correr no frio. Só espero que não seja abaixo de 5ºC. Vamos torcer!!!
      abraços e bons treinos.

      Excluir
  9. Oi Helena,
    Eu também gosto de correr no frio, a sensação é muito prazerosa. Fui dois dias naquela semana crítica, também não gripei, o único problema foi com os lábios, esqueci de passar batom ou protetor e assou todo, mas tá bom, na próxima vez não esqueço. Parabéns pela determinação. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amada.
      Eu comprei um creme ótimo da Nivea. Vou fazer um post contando sobre os cuidados com a pele. E para os lábios uso protetor labial. Ajuda mesmo. ;)
      beijos querida e bons km's. Saudades!!!

      Excluir
  10. Olá Helena, parabéns pela sequencia de treinamento mesmo no frio.

    Quanto ao item 1, é muito notório por nós do centro-oeste, quando vamos para o Sul correr uma prova.

    Ocorre até de passarmos frio, enquanto a galera daí reclamar do calor. Certamente nossos melhores tempos saem em provas em clima frio.

    Eu do MS, tenho o melhor tempos nos 5k ai em SC; nos 10k é em SP e nos 21k em RS. (ainda bem que consigo fazer provas para fora) hehehe

    Abraços,
    Rodrigo Augusto
    corridaderuams.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo Augusto!!!
      Meus melhores tempos sempre foram em dias frios e nublados. Bacana saber que os seus também foram nessas situações. Anima viajar para o sul para correr, heim...
      Parabéns!!
      abraço e bons treinos. ;)

      Excluir
  11. Oi Helena td bem?

    Gostaria de saber quais roupas e proteção vc usou pars correr a menos de 9 graus?
    Semana que vem embarco para Irlanda e quero abandonar os treinos por conta do frio.

    Tks,

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...