21 outubro, 2015

Pipoca é bom, mas só de panela.

Nesses seis anos de corrida, me orgulho de nunca ter corrido de pipoca. (Beach Mountain, 2014)

Uma amiga corredora me perguntou se ela deveria fazer o treino durante uma prova que estaria acontecendo em sua cidade, cujo ela não estava inscrita. No dicionário da corrida, correr uma prova sem estar inscrito é correr de pipoca (ou bandits, como são chamados nos Estados Unidos).

A questão é polêmica entre os corredores, mas acima de tudo tem a ver com cultura e valores de cada um. Quando me perguntam, sou bem enfática e me posiciono contra. Correr sem pagar inscrição é igual a ir numa festa sem ser convidado. Aquela desculpa de não pegar a água, medalha ou atrapalhar no funil de largada não cola. O fato é que você nem deveria estar ali.

Todo mundo sabe que a corrida só acontece por causa do envolvimento de uma organização. Existe toda uma infraestrutura, um seguro corredor, quantidade de staffs proporcional ao número de atletas etc. Com que cara você vai cobrar alguma coisa (seja horário de largada, valor de inscrição, kit atleta...) junto de uma empresa organizadora de provas, quando participa de pipoca nas corridas?

É lastimável saber que tem gente que defende esta bandeira. Se você tem um treino agendado na planilha, tem tanta opção de local (cidade, parque, praia) e horário a sua escolha, porque usar a estrutura que você não pagou por ela? Pode ter certeza que alguém está pagando esse preço.

Se a desculpa é o valor da inscrição, comece a selecionar provas de acordo com a qualidade e segurança. Valorize o seu dinheiro e o seu treinamento. Menos é mais. 

Gente, pipoca é bom, mas só de panela.

Forte abraço e bons kms!

6 comentários:

  1. Oi Helena,
    eu já corri na pipoca, 2 ou 3 vezes, mas nunca com o intuito de participar da prova, mas apenas para aproveitar o percurso para treinar. E nunca peguei água ou usei qualquer coisa da estrutura dedicada aos inscritos. Ja não faço mais isso há muito tempo.
    Comecei a selecionar quais provas eu correria durante o ano depois de uns 2 anos que já estava correndo com frequência, e hoje só me inscrevo em meia maratona, se eu for correr uma prova de menor distância será para acompanhar alguém. As inscrições estão caríssimas, mas a pipoca não é muito legal.
    Beijo,
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, acho que muita gente que já correu pipoca um dia nunca pensou na situação como um todo. Não se imaginava "burlando"" um sistema. Não com essa intenção discarada. Dito isso, acho que não tem por que achar mal. Mas, depois de um tempo correndo e decidir correr mesmo assim, aí acho mal. Mas, vai de cada um.
      beijos lindeza!

      Excluir
  2. É em complicada essa questão. De um lado, as corridas continuam caríssimas; de outro, é preciso garantir/valorizar toda a infraestrutura empregada para garantir uma boa corrida (apesar de ainda haver alguns muitos pontos a melhorar, na minha humilde opinião, como atendimento médico). Mas, de fato, pipoca na corrida não é a melhor pedida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline.
      Se o valor da inscrição fica realmente empregado na infraestrutura e para o bem do atleta, acho legal. Duro é pagar R$ 100 numa inscrição que não tem atendimento médico ou suporte ao corredor.
      Obrigada pelo comentário! beijo

      Excluir
  3. Quanto tempo não passo por aki!!!
    Então...eu particularmente não curto correr de pipoca, gosto de ter recordação de todas as corridas que participo. A minha forma de protestar com relação a corridas caras é apenas não ir!!! Pq se eu for de pipoca estarei gastando com deslocamento do mesmo jeito rsrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia,

      Corrida é um esporte que não precisa escolher muito lugar para praticá-lo. Basta calçar um tênis e partir pra rua. Até a quadra de casa/trabalho é legal. beijos lindeza!!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...