03 dezembro, 2010

CORRIDA vs TPM


Toda mulher sofre com a Tensão Pré-Menstrual (TPM). Umas sentem mais, outras menos. Tem mulher que nem sabe que está de tpm e aquelas que todo mundo a sua volta sabe. :/ Percebi, que mesmo que não seja intencional, os sintomas da tpm afetam a performance na corrida. Nos dias de treino, o inchaço do corpo e as dores no peito fazem com que o rendimento caia sensivelmente. Parece que existem duas bolas de aço, uma em cada perna. 

Com tempo, aprendi alguns macetes para não ficar fora da pista. Nos famosos dias vermelhos do calendário, aproveito para fazer uma corrida leve de 20 a 40 minutos (treino regenerativo) ou mesmo um treino de fortalecimento muscular, na academia. É garantia de endorfina e satisfação de cumprir a planilha de treinamento.

Está comprovado que atividade física e tpm podem caminhar (ou neste caso, correr) juntas. A mulher precisa ter a consciência de que menstruação não é doença. E que, levando em conta alguns cuidados, é possível praticar exercício, sim. Mas cuidado, correr só por correr não é indicado. Os especialistas alertam para perceber o seu corpo e os seus limites. Se a cólica ou indisposição menstrual for muito forte, vale mais aproveitar estes dias para descansar e voltar aos poucos aos treinos. Persistindo as dores, meu conselho fazer uma visita ao médico.

Forte abraço e bons km's!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...