22 setembro, 2011

Corrida: de manhã ou a noite?

No primeiro ano em que comecei a correr, eu costumava ir cedo: às 7h da manhã estava com pé na estrada. Hoje, meus treinos regulares acontecem sempre depois das 17h30. A mudança se deve a minha rotina pessoal, mas devo dizer que pra mim foi um "encontro". Meu rendimento e disposição melhorou muito mais. Mas fica no ar a pergunta: qual o melhor horário para correr? Isso pode variar de pessoa para pessoa. Alguns corredores são matutinos, pois se sentem mais dispostos de manhã, rendendo mais. Outros são vespertinos, preferindo os horários da tarde ou noite, pois não “funcionam de manhã”.

O ideal é que cada um experimente os horários que tem disponibilidade e veja qual deles prefere e sente mais disposição. Também é importante organizar um horário em que você tenha facilidade para cumprir as atividades e que não atrapalhe a sua rotina.

ALGUMAS DICAS

* Nunca faça exercícios em jejum para evitar a hipoglicemia;

* Da mesma forma, se você se exercita perto do horário do almoço, tome cuidado com o que comer e quanto tempo comer antes ou depois dos exercícios;

* No verão, tome cuidado com os horários de sol muito forte, pois em vez de saudável, se exercitar nestes horários pode ser prejudicial, provocando queimaduras na pele e desidratação;

* Para você que corre nas ruas, escolha lugares arborizados e horários com menos poluição;

Enfim, de manhã, de tarde ou à noite, o que importa é fazer e manter uma atividade física. Lembrando, que se você tem uma planilha de treino e uma prova no calendário é sempre bom treinar (pelo menos uma a duas vezes na semana) no mesmo horário da competição para não sentir o desgaste do tempo/clima. Bons treinos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...