28 setembro, 2011

Mundo da Corrida: morre o maratonista mais velho do Brasil


Tuplet Seabra Vasconcellos era considerado o mais velho corredor do Brasil. Era porque o veterano morreu este mês em Itaocara, Rio de Janeiro, onde morava. Ele morreu na casa de saúde local, depois de complicações por causa de uma pneumonia. Tuplet, campeão dos 1.500 m na categoria acima de 90 anos no Mundial de veteranos em Riccione (Itália-2007), tinha 97 anos.

Tuplet, mais velho maratonista brasileiro e um dos mais veteranos do mundo (mais experiente que ele, conheço apenas o indiano Fauja Singh, que tem 100 anos e continua correndo), começou sua carreira atlética com quase 70 anos. Foi logo após se aposentar, depois de anos de trabalho na construção civil, como pintor. Desafiado a participar de uma corrida de 10 km em Cantagalo, no Rio, foi de calça comprida e sapato social. Resumo da ópera: terminou campeão na sua faixa etária.

A partir de então, Tuplet iniciou uma trajetória de vitórias pelo Brasil e pelo mundo. Participou de mais de cem maratonas –chegou a fazer 14 em um ano apenas— e também teve sucesso em distâncias menores: conquistou o recorde brasileiro, categoria acima de 85 anos, nos 800 m (3min58s97), 1.500 m (7min56s49), 5.000 m (27min41) e 10.000 m (52min15). Mas também não afrouxava diante das provas superlongas. Quando tinha 72 anos, completou em 14h uma prova de 100 km de Uberaba a Uberlândia, informa texto publicado no “A Voz da Serra”.

Correu na Argentina, Paraguai e Chile e participou de cinco edições do Mundial de veteranos –Japão, África do Sul, EUA, Inglaterra e Itália--, além de marcar presença em outras tantas edições do Sul-americano de veteranos, sempre correndo na frente e conquistando medalhas de ouro.

Tuplet parou de correr regularmente no ano passado, porque às vezes tropeçava e caía, mas, mesmo assim, continuou comparecendo a corridas em que recebia homenagens – como a prova no Rio que leva o seu nome.

Nascido a 13 de setembro de 1913, Tuplet era viúvo. Teve dois filhos, ambos mortos há mais de 20 anos, e deixa três netos.

Fonte: Blog Rodolfo Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...