10 novembro, 2011

Correr menos é mais

Salve corredores!!
Para melhorar sua performance na corrida, não adianta aumentar cada vez mais o volume de treino. Para ganhar velocidade e atingir sua meta, o treino de intensidade é fundamental.

Até os anos 50, corredores de longa distância treinavam cada vez mais tempo e mais quilômetros. Volume de treino era o que importava. Pouco tempo depois, alguns atletas começaram a experimentar treinos de intensidade (menor distância com maior velocidade). Resultado: os treinos baixaram gradualmente e despencaram quando os treinos foram alternados de volume e intensidade.

Essa história pode ter começado por uma experiência, mas a verdade é que a ciência explica muito bem como funciona. O primeiro passo é fazer uma avaliação física (ajuda a prescrever um treino, por exemplo, intensidade do limiar aeróbio, limiar anaeróbio e consumo máximo de oxigênio - VO2max) com um profissional da medicina esportiva. Eu fiz um exame ergoespirométrico no início do ano passado e pra mim valeu muito a pena. Sei direitinho quando começa a produção de ácido láctico e a "triste" fadiga do esforço excessivo. E assim montei meus treinos em cima destes parâmetros.
Existem diferentes tipos de treino de intensidade, são eles:

* Fartleks: treinos contínuos com variação de ritmo.

* Treinos Intervalados: treino que altera corrida forte com caminhada ou trote leve.

* Treinos de limiar: treino em ritmo intenso para "levantar" o limiar anaeróbico.

* Treinos de tolerância ao lacto: treino realizado acima do limiar anaeróbico para se acostumar ao ácido láctico produzido pelo esforço excessivo.

* Treinos de tempo de prova: treino dividido em diferentes intensidades (eu recomendo fazer de forma crescente)

INFORMAÇÕES RETIRADAS DO GUIA DE TREINAMENTO OLYMPIKUS/O2

Para quem quiser saber ainda mais, achei uma matéria no site da WebRun com fisiologista do esporte Carlos Alberto Cavalheiro. Vale conferir.

Um abraço e bons treinos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...