25 novembro, 2011

PACE: O que é isso?

Explicando para uma amiga como calcular o pace médio num treino de corrida, me recorreu a ideia de fazer um post sobre o assunto. O “Pace” é uma palavra de origem inglesa que significa passo, movimento regulado, ritmo. O pace expressa o tempo que levamos para percorrer um kilometro (min/km). Para aqueles que já correram alguma prova de rua ou mediram a distância do seu treino, basta dividir o tempo gasto (em minutos) pelo total do trajeto percorrido (em kilometros).

Por exemplo: Uma pessoa que terminou a corrida de 5 km em 30 minutos pode afirmar que a cada 6 minutos ele percorreu 1 Km. A fórmula é Pace Médio = Tempo (em minutos) / Distância (em kilometros).

Em iniciantes é comum observar eles acelerarem seu ritmo no início da corrida acima do que estão acostumados nos seus treinamentos e acabam cansando antes de terminar o percurso. Acabam ficando ofegantes e terminam caminhando ao final dos últimos metros. O objetivo é manter o mesmo ritmo de passada durante todo percurso sem a necessidade de caminhar.
A minha dica é iniciar trotando e ir aumentando a velocidade a medida que vai avançando.

Pra que serve o Pace?

Em primeiro lugar serve para poder organizar a largada da corrida. Normalmente a organização do evento vai distribuir os atletas mais velozes à frente dos demais. Essa sinalização é feita com bandeiras de diversas cores indicando determinado grupo com mesmo ritmo de corrida. São distribuídas pulseiras coloridas que dão acesso aos atletas nos locais determinados. Também existem alguns integrantes da organização da corrida que correm com placas indicativas do Pace.

É uma informação muito importante porque, baseado nesse dado, podemos controlar melhor nosso ritmo durante uma prova de rua. É fundamental ter essa noção de tempo e distância durante a prova. Para os iniciantes também pode ajudar a controlar a ansiedade e expectativa de conseguir ou não terminar a sua primeira corrida de rua.

Um abraço e bons treinos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...