06 março, 2012

Sua primeira vez?

Estamos em 6 de março, mas para muitos parece que o ano começou só agora. A ficha de que estamos no terceiro mês de 2012 caiu e com isso está na hora de colocar em prática aquele desejo feito na virada do ano: VOLTAR A CORRER.
Falo isso, por que pelo menos comigo, acontece muito frequente de um amigo me abordar e comentar "preciso voltar a correr!" Pensando nestes meus amigos corredores, resolvi fazer um post com a dica de como evitar os três erros mais comuns dos iniciantes e como correr como um veterano nas provas de rua.


Erro: Acelerar muito cedo

A maioria dos corredores iniciantes larga em ritmo muito forte e sofre já no segundo ou terceiro km. Até os veteranos e os corredores mais rápidos se deixam levar pelo entusiasmo do dia da prova.

Solução:
Comece a prova em um ritmo confortável, no qual você não esteja se matando e ainda possa manter uma conversa respirando profundamente entre as frases, sem ficar ofegante. Então aumente um pouquinho a velocidade a cada quilômetro, para que o último seja o mais rápido. Uma chegada forte deixará melhores lembranças que um ótimo primeiro quilômetro com uma chegada sofrida.

Erro: Comer demais

Muitos novatos comem demais antes de uma prova, principalmente na noite anterior. Você não precisa armazenar carboidratos para uma prova de 5 km. A maioria das pessoas tem energia suficiente armazenada no corpo para correr 5 km sem precisar consumir nenhuma caloria a mais.

Solução:
Não corra em jejum. Mas coma menos que o normal antes da prova. Experimente pequenas refeições na véspera (e modere na gordura e nas fibras) e algo simples como uma banana e um copo de leite desnatado, pães, frutas frescas ou secas ou biscoitos na manhã da prova. A chave é escolher algo fácil de ser digerido. Nada gorduroso, como presunto e ovos, que seu corpo precise se esforçar para digerir.

Erro: Não aquecer nem desaquecer
Seu corpo precisa de aquecimento adequado para que você tenha um bom desempenho em uma prova de alta intensidade, como a de 5 km. Uma desaceleração pós-corrida ajuda você a se recuperar mais rapidamente e, assim, você se sentirá melhor no dia seguinte.

Solução: Antes da prova, faça um aquecimento de 15 minutos e, depois de completá-la, um desaquecimento também de 15 minutos, ensina Carmichael. Em ambos, combine caminhada com trote para que você entre e saia do ritmo da prova de forma tranquila.

PS - Os créditos das dicas são da Revista Runner's de setembro/2009.

2 comentários:

  1. Show de bola!!! Estou voltando a correr depois de um 2011 praticamente parado, esse post vai ser muito útil....
    Boas corridas!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, João.
    Continue firme nos seus treinos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...