Que ninguém duvide: respirar corretamente durante a atividade física reduz a freqüência cardíaca, aumenta a eficiência cardio-respiratória e ajuda a melhorar o desempenho. Nesse sentido, respirar pelo nariz sempre foi tudo de bom.
Ao contrário do que ocorre com a respiração oral, além de alertar o sistema imunológico sobre a presença de gases perigosos, o ar que passa pelo nariz chega aos pulmões filtrado, umidificado e com sua temperatura ajustada, prontinho para ser rapidamente convertido em energia. Infelizmente nem sempre é possível respirar dessa maneira o tempo todo.
No inverno é bem comum amanhecermos com pelo menos uma das narinas "inoperante". E quando estamos com alguma via nasal obstruída e pretendemos sair para correr, o que se faz? Eu já usei dilatador nasal e resolveu. Não em ganho de performance (isso acho demais), mas em conforto mesmo. Quem usa com frequência é o atleta profissional Adriano Bastos. Você pode perceber em alguns fotos de provas dele. (ANEXO)
Como funciona um dilatador nasal
O dilatador nasal externo, por sua ação mecânica, fica preso no nariz e é formado por uma tira que tem duas lâminas paralelas de plástico. Elas vão de um lado ao outro do nariz e agem como molas, impedindo que as narinas se fechem.
Os produtos são vendidos em diferentes tamanhos, nas cores bege ou transparente, e na versão infantil. O Respire Melhor é encontrado, principalmente, em drogarias e supermercados na faixa de R$ 15.
Em tempo: Não quero lançar nenhuma polêmica. Meu objetivo é fazer mesmo uma enquete para saber se você também usa. E aí, corredor?
As vezes esse "negócio" vem junto com alguns kits de corridas. Mas, nunca usei. E pelo que li em algumas publicadas em sites e revistas, não melhora em nada a performance em relação a quem não usa.
ResponderExcluirSe não melhora em nada, não vejoporque usar.
A não ser, como você disse: quando uma das narinas esteja obstruida.
tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com
Fala, Tutta.
ExcluirConcordo com a sua linha de pensamento. Usar por usar não está com nada. Vira um "pinheirinho de natal". E olha que tem gente que gosta...
Abraços,
Helena
Eu comprei um no ML feito de cobre, uso interno; melhorou minha respiração na hora, melhorou meu sono; hoje durmo sem roncar muito, ainda não parei de roncar porque tem pouco tempo que uso o dilatador. Uma dica: O nome da dilatador é Respirar. É bom de verdade. Eu usava um adesivo, era bom também; só que para tirar era um saco, e depois era descartável e ficava caro demais. Esse Respirar não é descartável, gostei, inclusive, do custo benefício. Um abraço.
ExcluirValeu pela dica, Santim.
ExcluirAcho que é meio placebo o efeito...se vc achar q a coisa pode te ajudar talvez realmete possa te trazer algum benefício...mas com certeza nao faz...rssss
ResponderExcluirOi, Paulo.
ExcluirObrigada pela participação no blog. É bom saber que cada um tem uma opinião.
Abraço e bons treinos
Helena
Usei pela 1ª vez mo Montain Do da praia do Rosa e é cedo para dizer alguma coisa. Por recomendação o médico pediu que usasse o dilatador pois eu tenho desvio de septo e acredito que a respiração possa estar influenciando na frequência cardíaca. Então o usarei para dormir e correr e depois farei uma comparação oportunamente.
ResponderExcluirAbs
Cleber
Oi, Cleber.
ExcluirEu só uso quando realmente estou gripada e sei que pode me afetar durante o exercício. Mas ganho de performance acho meio difícil. Depois me conte como foi pra você.
Abraços,
Helena
Quando corro me canso muito, até parece q tenho bronquite
ResponderExcluirUsei uma vez e foi sensacional,porém vou passar no medico para saber o motivo da minha respiração ficar assim
Oi Rosangela, o "gás" da corrida vem aos poucos. Talvez você esteja forçando um ritmo que não é seu. Intercale o ritmo (mais forte com mais fraco). Tenho certeza que vai ajudar...Bons kms!
Excluir