23 julho, 2012

Tomar Leite faz bem

Não é de hoje que percebo um leve desconforto enquanto corro, logo após consumir uma xícara de leite. Seja o leite misturado com café ou mesmo com achocolatado. Percebi que preciso de pelo menos um intervalo de duas horas para não ter inchaço abdominal ou mesmo a sensação de arroto na corrida. Na viagem deste final de semana tive a oportunidade de consumir leite de baixa lactose. Notei como me senti mais leve. Corri uma hora depois do café da manhã e estava ótima.

A bebida de baixa lactose é o leite de vaca comum, porém passa por um processo de ‘quebra’da lactose em dois outros açúcares (glicose e galactose) de mais fácil digestão, os quais podem ser consumidos por pessoas que têm intolerância à lactose. Diante da experiência, decidi que vou consumir apenas este tipo de leite nas próximas semanas. Vou observar se o mal-estar desaparece durante os treinos. Localizei uma reportagem na O2 por minuto que fala das propriedades do leite com a corrida e indica quando devemos beber leite. Fica a dica de leitura.

Antes ou depois do treino?Pela dificuldade na digestão, o corredor deve preferir o consumo do leite após o treino. “Mas, mesmo assim, o consumo de uma xícara de chá de leite desnatado duas horas antes do treino não atrapalha a performance. Além disso, o corredor deve priorizar o consumo do leite em sua versão desnatada no dia anterior ao exercício e nas refeições após o treino também”, diz Paula Crook, nutricionista da Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição, e ainda ressalta que, após a corrida, é preciso consumir carboidrato presente nos pães, biscoitos, arroz, macarrão, bebidas isotônicas e géis de carboidrato. O leite não substitui este nutriente.

Um estudo, publicado na American Journal of Clinical Nutrition, analisou a formação de massa muscular de atletas homens que consumiram leite ou uma bebida à base de soja logo após o treinamento de musculação. As duas bebidas possuíam 18 g de proteína, e o leite promoveu formação de massa muscular maior do que da bebida à base de proteína de soja.  “O que o estudo quer dizer é que as proteínas presentes no leite são digeridas rapidamente e podem estimular a hipertrofia muscular, ou seja, o ganho de massa. Em contrapartida, a caseína, um tipo de proteína, também presente no leite, é de lenta digestão e parece não exercer efeito na hipertrofia muscular, mas pode auxiliar na prevenção de perda de massa muscular”, complementa Cibele Crispim, nutricionista da RGNutri Consultoria Nutricional.

*** 

Gente, volte para acrescentar uma informação.
Me consultei ontem com endocrinologista que me orientou a trocar o leite comum (integral/semi/desnatado) pelo leite sem lactose. Mesmo que eu não seja diabética (e tenha dificuldade para digerir) ou intolerante a lactose, a indicação do leite é porque ele é mais saudável e mantém as propriedades para dieta alimentar diária. Mas a dica de tomar depois da corrida fica valendo. Antes, só se for com horas de antecedência. 
Forte abraço e boas corridas!! 

26 comentários:

  1. Helena meu nutricionista orienta que não tome leite antes do treino justamente pq ele tem digestão demorada. Ele indicou o leite de soja como uma opção, mas o ideal é usar outra fonte de energia, frutas, sucos etc. Mas não se pode deixsr de tomar leite por conta das proteínas e cálcio que o leite trás. ;) abs. CassiusCoelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cassius Coelho.
      Obrigada pela sua visita e orientação. Segundo a pesquisa, a proteína do leite após o exercício ajuda a recuperação muscular.
      Abraço, Helena

      Excluir
  2. Olá Helena.
    Também já havia comentado sobre isso. Algumas vezes "Lembrei" do leite durante um treino e aprendi que se consumirmos ele logo aós o treino ou prova (gosto do iogurte) os resultados são benéficos.

    Abraços

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz.
      Tbem gosto muito de iogurte. Vou aplicar esta dica pós-treino. Obrigada,
      Helena

      Excluir
  3. Olá Helena,

    Eu desde quando mudei minha alimentação, acabei diminuindo muito o consumo de leite. Na verdade nunca fui muito fã. Atualmente minha melhores fontes de proteínas são a soja, o ovo e carnes (branca de preferência). Após os treinos mais intensos ou provas, gosto de comer uma dessas barras de proteína a base de Whey Protein.
    Vou aproveitar que você falou nesse tema e vou conversar sobre isso com meu nutricionista na próxima consulta.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo. Observando o dia a dia a gente aprende muita coisa. Eu particularmente não sou muito fã das barrinhas de proteína. O sabor me é estranho. Mas no treino de ontem mesmo, bebi leite assim que cheguei. Muito bom!!
      Abraços,
      Helena

      Excluir
  4. Helena,
    Tenho esse mesmo desconforto, por isso prefiro consumir o leite após o treino, mas não abro mão dele mesmo.
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,
      O legal do blog são as trocas de experiências. As dicas de vocês são sempre muito legais. Obrigada pela visita.
      Beijão
      Helena

      Excluir
  5. Helena, há muito o nutricionista havia me recomendado que não consumisse leite antes de correr. Pois pode vir a provocar enjoo na corrida. Quer algo melhor?? Substitua por leite de soja. Que não tem lactose, é gostoso e o da Nestlê tem mais cálcio que o das demais marcas. Vc vai amar.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dart. Vou procurar no super pela marca por ti indicada. Depois te conto como se me adaptei.
      beijos,
      Helena

      Excluir
  6. Ahá. Então sem saber que estou no caminho certo. Ou nem tanto assim. Não tomo leite nem antes nem depois e em nenhum momento. O leite que consumo é todo em alimentos derivados do leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enio! Teu comentário me fez rir. Dieta do leite sem leite.kkk Conheço gente que não é fã de leite e não sofre nenhum abalo na dieta alimentar. Acredito que repondo com carne, ovos tá tudo beleza.
      Abraços, Helena

      Excluir
  7. A dois anos foi constatado em exames que sou intolerante a lactose. Diminui o consumo de leite. Mas ainda consumo em outros alimentos. Tinha desconforto e inchaço no abdome. Será que devo afastar de vez o leite integral, permanecendo apenas com o desnatado?

    Parabéns pela matéria.

    Abraços

    Cleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cleber.
      Me consultei ontem com endocrinologista que me orientou a troca do leite comum (seja integral ou desnatado) pelo leite sem lactose. Disse que era mais saudável e consigo manter o leite na dieta alimentar. Este produto existe facilmente no mercado (um pouco mais caro), e vale o preço.
      Obrigada pela visita.
      Abraço,
      Helena

      Excluir
  8. Oi Helena, excelente pauta, me parece que esse assunto muito me interessa..rsrsr não sei porque... Leite antes das provas nunca mais!!
    Fiquei mito feliz em saber que vc e Claudia vão fazer revezamento na corrida da Lagoa, nossa amizade começou lá na Pinheira, corrida na praia, e vem crescendo, compartilhando emoções..
    Beijos, até breve!!
    Simone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone.
      Lembrei muito de ti enquanto escrevia o texto. A dica de procurar um especialista ainda está de pé, viu? Quando você diz até breve significa que vai estar na Lagoa? Eba!!
      Beijos
      Helena

      Excluir
  9. Oi Helena, valeu pelo post e dica!!
    Estou mudando meus hábitos alimentares e uma das mudanças que o gastro me orientou foi tirar a lactose... Tenho sentido diferença também, mas adoro meu leitinho morno com toddy que tomava todas as manhãs.
    bj, karinne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leite com toddy é uma delícia mesmo. Eu gosto nas noites frias de inverno. Humm, deu uma vontade.kkk

      Excluir
  10. Oi oi Helena.
    Quero aqui também agradecer seu comentário.
    Estou aproveitando que o STF acabou com a obrigatoriedade do diploma rsrsrs.
    Obrigadão pelas palavras. Seu incentivo é bastante valioso!

    Corridas do Luizz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LUIZ.
      Obrigada pelas suas palavras. Sempre atencioso com meu bloguinho. Forte abraço.

      Excluir
  11. Olá, consulta com endocrinologista?? kkkk, sei...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ELISA.
      Consultei com Dr. Ivan Demarchi. Fizemos juntos uma dieta para melhor absorção dos alimentos pré e pós treinos. Tudo de bom!!!
      beijos.

      Excluir
  12. Olá Helena!

    A falta de informação nos leva ao sofrimento. Não tem jeito... não se informou a chance de sofrer é grande!

    Eu amo leite com café no café da manhã...mas sinceramente pré prova não dá! a sensação é de nenem com refluxo! rs

    Oque estou tomando antes do treino / Prova na parte da manhã é aqueles> Yakutt Taffman-EX é o alimento com vitaminas essenciais que ajuda o homem a recuperar a disposição e os nutrientes perdidos no dia a dia, manter o equilíbrio do organismo e garantir uma vida mais saudável.

    Contém mel de abelha e extratos de vegetais aromáticos que conferem aroma e sabor ao produto.

    Com Taffman-EX, o homem ganha força para enfrentar o desgaste físico e mental do seu dia a dia.

    Benefícios do Taffman-EX

    Vitamina A Essencial para a visão, crescimento dos ossos e regeneração da pele.
    Vitamina C Proporciona aumento de resistência às gripes e infecções.
    Vitamina E Vitamina do rejuvenescimento que, combinada com outras vitaminas, contribui no combate da arteriosclerose, distúrbios cardiovasculares e estresse.
    Vitamina B1 Necessária para o funcionamento normal do sistema nervoso. É essencial para o apetite normal, para a digestão e nervos saudáveis. Faz parte de algumas enzimas.
    Vitamina B2 Essencial para a saúde dos olhos. Evita fissuras ao redor da boca, dos olhos e do nariz; irritação dos olhos e fotofobia.

    Muito bom ...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Consuelo.
      Obrigada pela visita e sua generosa participação aqui no blog. Eu conheço TAFFMAN-E, é uma delícia. Geralmente uso pós-treino. A ideia de usar antes nunca me passou pela cabeça. Eu tomo aquele suco de maça da yakult. Muito bom tbem.
      Beijos, querida!!

      Excluir
  13. Olá, Helena!

    Percebo que seu blog é bem visitado...

    É legal ver as pessoas comentando, torna o blog mais atrativo para se visitar...

    Então, pensando nas pessoas que visitam seu blog, quero fazer algumas considerações e também algumas perguntas, espero que esse assunto seja produtivo...

    se a vaca produz leite para o bezerro apenas por um período de tempo, significa que após esse período o bezerro não necessita mais de leite, certo?

    Da mesma forma, se a mulher para de produzir leite quando a criança chega até os 2 anos e meio (até 3), significa que a espécie não precisa mais de leite, correto?

    Sabendo que a produção da enzima beta-galactosidase (lactase)pela criança reduz drasticamente com o passar do tempo, sendo que com 10 anos de idade temos menos de 5% da lactase que tínhamos quando mamávamos, significa que não deve-se ingerir esse alimentos, assim como seus derivados, correto?

    Então, por que o homem deve ingerir leite durante a vida adulta, sendo que nenhum outro mamífero bebe leite na vida adulta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiz Sérgio.

      Seja muito bem-vindo ao blog.
      Suas considerações, no mínimo, nos levam a parar para pensar ainda mais no assunto. Não tenho formação na área da saúde e não posso afirmar se devemos parar ou continuar a ingerir leite na fase adulta da vida. Porém, na minha humilde opinião, não vejo porque parar de consumir se me faz bem e lendo estudos confirmo o meu pensamento.
      Agradeço pelas suas colocações e espero contar com sua visita e colaboração mais vezes.

      Um abraço,
      Helena

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...