09 julho, 2013

Top de academia e Top de Corrida é a mesma coisa?

Top de compressão sustenta e protege mais os seios (Foto: Divulgação / Nike)
Às vezes me pergunto, se além do tênis, é preciso realmente de algo mais pra correr. Excluo aqui a vontade e iniciativa de sair pra rua. Estou falando da vestimenta ideal para corrida. Afinal, quem quer mesmo, corre descalço na praia ou grama, e neste caso nem seria necessário o calçado. Mas, se tratando que muitos aqui não são adeptos do barefoot, imagino que tem seu tênis preferido e até um universo de acessórios para destacar.
Eu não costumo usar muitos "apetrechos" para correr. Me satisfaço com um tênis específico de corrida, uma bermuda, um top e uma camiseta. Sempre uso nos treinos as camisetas que ganho em provas. No entanto, tenho percebido que usar o material certo das coisas faz sim a diferença. Não precisa sair comprando roupa fitness de academia ou aquela coleção nova da marca "xis". Acho lindo e até tenho, mas sendo franca, não é necessário para se fazer a prática esportiva. Um velho moletom a princípio resolveria.
O que quero destacar aqui é que a compra do top, bermuda, tênis, camiseta e até as meias deve ser feito de acordo com material que contenha um tecido leve e com boa respirabilidade, evitando assim o acúmulo de suor. Pode parecer uma dica bem básica, mas é que às vezes a gente não se dá conta e quando vê está usando uma meia de algodão ou um top que a tia deu (nada contra o presente da tia, mas que não era ideal para usar em treinos de corrida, era mais top de academia, sabe?).
Faz uns oito meses que decidi investir nos top's da minha gaveta de roupas. Comprei alguns modelos, de diferentes marcas, baseado no meu esteriótipo e gosto pessoal. Passado este tempo, posso afirmar que apesar de serem mais caros, eles são excelentes. Dei preferência por modelos sem costura, que tivessem aquela faixa de suporte abaixo dos seios e fossem estilo nadador. Muito bom! O legal é aliar conforto e bem-estar com preço do produto. Até então eu aparecia com uns "arranhões" e não me dava conta que era da costura do top. :/

Top Ideal - O site da Santaconstancia traz algumas dicas muito interessantes de como escolher o top ideal. Um dos cuidados que a mulher deve tomar ao praticar esportes é com o suporte adequado para os seios, para evitar dores e incômodos. Embora o visual dos tops seja importante, o fundamental é que sejam confortáveis, acompanhando as dimensões do corpo. 
O modelo estruturado ajustável é melhor que o de compressão, pois minimiza o balanço dos seios durante as atividades. A modelagem deve combinar tecidos sem elasticidade na parte frontal e interna e tecidos elásticos nas laterais (costas). Uma atenção especial à faixa inferior, que não deve ser muito justa nem muito solta, também é recomendada. A elasticidade deve ser horizontal, pois a vertical não limita o balanço dos seios, e seu tecido não deve ser muito justo nem estar em contato com a pele, o que prejudicaria no quesito conforto. Para as costas, modelagem em X ou nadador são as melhores.
A compressão confortável é outro ponto importante. Um tecido leve, compacto e com boa respirabilidade é sempre a melhor opção. Um erro comum é confundir sustentação com compressão, buscando o top que mais aperte as mamas, mas isso pode causar muita dor e desconforto. A sustentação adequada vem da combinação de modelagem apropriada, na maioria das vezes com baixo nível de elasticidade, e tamanho correto. Evite ao máximo tecidos grosseiros e pesados, assim como modelos com bojos, que criam obstáculos à respiração e geram calor durante os exercícios.
Quanto maior o busto e mais intensa a atividade, maior a necessidade de sustentação. Dependendo da atividade, o top deve ter painéis de ventilação para evaporação do suor, minimizando o efeito úmido colante, que irrita a pele, principalmente os seios, onde há grande acúmulo de água. A ventilação é feita preferencialmente com tecidos porosos ou vazados.

Modelos, formatos, materiais ou cores é o que não falta para escolher o seu top ideal. Só não esqueça: além de lindos, eles precisam ser confortáveis e justos aos seu tipo de corpo.

Vamos nessa. Força, foco e fé!!

18 comentários:

  1. Realmente, temos que estar bem atentos, amiga ... Fiz uma postagem sobre top, também. É uma peça de vital importância às corredoras. Beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana, eu adoro comprar coisinhas pra corrida. Tem cada modelo lindo, mas o ideal é achar o que veste melhor e então combinar as cores. Daí, não tem erro né.
      beijinho

      Excluir
  2. Adorei o post, Helena! Eu costumo usar o top de corrida também na academia, dão mais sustentação, duram mais e não arranham!
    Beijo,
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Dani.
      Ás vezes, vejo as meninas de sutiã na academia e dá vontade de dar um toque. Não só pelo conforto de fazer exercício com a vestimenta ideal como não detonar a langerie também. Renda na academia não rola né.hehe
      beijos

      Excluir
  3. è bom estarmos atentos mesmo aos detalhes. Coisas mínimas podem fazer uma grande diferença (até mesmo evitar machucados).
    Eu não abro mão do esparadrapo(ao inves do top) para me proteger rsrsr.

    Se não uso arrrrrrrde. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, sei de alguns corredores que sofrem com assaduras nos mamilos. Não é pouca gente não. Vaselina, pra uns ajuda, mas a dica do esparadrapo é boa. Principalmente, aquele micropore.
      abraço e bons treinos.

      Excluir
  4. Adorei as dicas Helena! As costuras dos tops e bermudas de academia machucam mesmo.. sempre bom investir um pouquinho para se proteger, né?
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amada.
      Que bom que gostou. Nada melhor que evitar o pior. Correr com assadura ou desconforto é muito chato. Vale todo investimento sim. ;)
      beijinhos

      Excluir
  5. Muito legal o post. =)
    Tem algum site que vc compra/recomenda? (top, bermuda...)
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa.
      Valeu!!!
      Eu costumo comprar na Netshoes, mas existe a Procorrer, o Mundo Corrida. Estes são super seguros, tem várias opções de pagamento e a entrega rápida. Me desse uma ideia para o post. Vou fazer em sua homenagem. beijinhos

      Excluir
  6. Uma pergunta para você que tem o forerunner 210: como ele avisa as trocas de treinos intervalados? Por bip ou ele vibra?
    Estou tentado a comprá-lo. Grato... fh.m@icloud.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando.
      Bem vindo ao blog!!
      Desculpe não ter respondido antes e espero realmente que ainda dê tempo de dar minha opinião. O F 210 é um ótimo modelo. Alia muito bem o custo x benefício. E ele apita quando troca o intervalo do treino.
      Abraço e bons treinos.

      Excluir
  7. Eu ainda uso meias de algodão :/
    Mas elas estão com os dias contados porque percebi que tenho mesmo que levar a sério essa coisa de material específico para a corrida. Descobri com os pés cheios de bolhas e uma ferida na altura da costura do top! rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Re.
      Me acostumei tanto com as meias esportivas, que só tenho meia de algodão daquelas de ficar de baixo da coberta (meio peluciadas, sabe). A gente se acostuma rápido com coisa boa.hehe
      Você não vai se arrepender de fazer a troca. Existem modelos de R$ 9. Vale cada centavo.
      beijos

      Excluir
  8. A roupa faz bastante diferença sim Helena. Conforme a gente vai pegando algumas coisas mais adequadas a gente acaba não trocando mais aquilo pelo anterior.
    Eu comprei esse ano o uniforme da assessoria (que até coloquei no blog - http://vintesemanas.blogspot.com.br/2013/02/uniformes-2013.html) e tenho usado praticamente em todos os treinos e provas. Foi feito por empresas excelentes e com materiais muito bons, além disso me custou muito mais barato do que se tivesse comprado peça a peça em cada uma das empresas. :-)
    Também tenho algumas calças e camisas para usar no frio que "comprei por fora" e umas meias boas para corrida, especialmente corridas mais longas. E os tênis, claro. Com isso dá para brincar um pouco. :-)
    Abraço e bons treinos.
    Milton - http://vintesemanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, a gente vai entrando de cabeça no esporte e vai cada dia descobrindo mais artigos legais para usar nos treinos. O conforto durante a prática esportiva é tudo. Eu comprei agora uma jaqueta corta vento da assessoria que é top. Vale a pena demais.
      abraço e bons treinos.

      Excluir
  9. Nena, dica ótima, vou te contar que minha história com top não é das melhores. Tenho volume grande de seios e corro com um top há muito tempo, ele já descosturou e eu volto a usar o mesmo. Já tentei Nike, Speedo, mas volto pro meu fuleirinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara Querida!!!!
      Tenho um fuleirinho também e acho que de tão velhinho a costura ficou molinha e não me assa. Mas, descobri uns modelos tão lindos pra correr que o "meu fuleirinho" ficou para treinos de bike apenas. A gente se apega, né lindona? haha
      beijo e melhoras!!!!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...