23 setembro, 2013

Correndo e aprendendo.


Faz quinze dias que corri a meia maratona (gente, como passou rápido!). O tempo até a prova-alvo determinou a fase de treinamento, que levou 24 semanas. Amei todo período de preparação até o dia do grande desafio. Correr na chuva, no frio. De manhã bem cedo ou tarde da noite. Ora sozinha ora acompanhada. Com preguiça ou no gás. Foram muitas emoções vividas nos treinos. A lembrança é algo que não se pode palpar, mas que carregamos dentro de nós. O bacana é analisar os aprendizados com esta conquista. 
Passado alguns dias, consigo listar o que mais aprendi ao me tornar meia maratonista. Depois me contem o que a corrida ensinou a vocês!

Ter uma prova-alvo é essencial.
Correr é bom e todo corredor de rua sabe. Mas, ter um objetivo na corrida torna-se essencial para nos manter motivados nos treinos. Estipular uma prova no calendário e se preparar para ela é muito legal. Você corre com mais dedicação e atenção. São raros os dias que você cogita furar um treino da planilha. 

Corre na viagem é top.
Gostei muito da experiência de viajar pra correr. Trocaria fácil todas as provas do ano por uma prova internacional. Vale muito a pena se programar, comprar um pacote de viagem num lugar bacana e ter esta experiência.

Quando menos (-) é mais (+).
Durante a fase de treinamento, que começou em abril e se estendeu até setembro, fiz três provas: duas de 5k e uma de 10k. Percebi que correr menos provas me mantiveram mais focada no objetivo. Perdi menos semanas com polimento ou fase regenerativa pós-corrida. Pude me dedicar mais aos treinos e perceber os avanços.

Respeitar os limites de quilometragem.
Assim que cruzei a placa de 20km durante a meia, avistei um senhor vestindo uma camiseta com os dizeres "não existe vitória sem sacrifício". Naquela hora, além do gás que ganhei, eu pensei em como os ultras conseguem. Ali aprendi a respeitar os maratonistas e ultra-maratonistas pela sua garra, coragem de encarar um desafio tão grandioso e perseverança. Dez pra eles!!

O que vale é o dia a dia.
Ainda na fase de preparação percebi que o vale na corrida é o dia a dia. Correr na chuva pode ser incrivelmente maravilhoso. Sentir a dificuldade do vento sul durante um treino pode dar um gás a mais. Percebi que não precisamos de provas, resultados, para ser feliz na corrida. Colocar um tênis para um treino já é sensacional.

Sentir a vibe.
A realização dos 21k trouxe motivação para novos desafios. Mas, não defini nada ainda. Acredito que será apenas para 2014. O momento agora é de sentir a vibe boa da meia maratona. Correr com esta sensação não tem preço.



Forte abraço e bons km's turma!!

32 comentários:

  1. Muito legal Helena, concordo em gênero, número e grau com as tuas colocações. Agora... pensa logo na tua prova alvo da vez, mesmo que para 2014. Maratona quem sabe? A meia já se foi. :-)
    No domingo que vem vai fazer alguma distância na Maratona de SC?
    Abraço!
    Milton - Blog Vinte Semanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, na verdade eu tô em dúvida de duas provas já. Estou só analisando os passeios. hahahaha Maratona?? Que é isso? hahahaha
      Pra Maratona de SC ficarei de fora. Pretendo fazer um longão na praia. Boa corrida!!
      abração

      Excluir
  2. Oi Helena,
    eu não sei você, mas eu terminei a minha primeira meia maratona já pensando em fazer a segunda! E terminei a segunda com a certeza que farei muitas outras. É uma satisfação muito grande conquistar um desafio desses, não é?
    Que venham mais desafios!
    Olha o Milton colocando pilha pra você correr maratona. Tenho conversado muito com ele e ele já tá quase conseguindo me convencer!
    Beijo e parabéns,
    Dani.

    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani Querida, terminei a prova e no mesmo instante sabia que faria outra em seguida. A sensação é tão gostosa de cruzar aquele pórtico que a gente pensa em repetir, não é mesmo?
      O Milton é um fanfarrão. Ele quer companhia para o iron, acho?!hahahaha
      beijinhos

      Excluir
    2. Porque sofrer sozinho não tem graça!!! :-P

      Excluir
    3. A propósito Helena, a Dani vai falar contigo. Já está esquematizada a maratona de SC em 2015 para vocês duas. Só se acertarem direitinho. Já fiz a minha parte. :-P
      Abraço!

      Excluir
    4. Caraca, o Milton já tá me colocando na fogueira!

      Excluir
    5. Kkkkkkkk
      Não mandei ser minha colega de trabalho. Foi convencida já.

      Excluir
    6. Vocês dois trabalham juntos??? Nossa, imagino a pressão in loco do Milton agora. kkkkkk Dani, precisamos conversar e bolar um plano ultra infalível juntas. kkkkk beijões

      Excluir
    7. Na mesma empresa mas ela em Brasília e eu em Curitiba. Mas de qualquer maneira já facilitou para convencê-la a fazer a maratona. Agora a bola está contigo, só combinar com ela o ano e tá tudo feito. :-P

      Excluir
  3. Blz Helena!!
    Demorei mas aprendi que o melhor para o nosso corpo e bolso é PLANEJAMENTO. Tudo gira em torno pesquisa(selecionar as melhores provas), treino(prova escolhida, bora treinar) e a competição(esta parte é só alegria e bons momentos). É logico que selecionando as corridas o ganho em performance acabará evoluindo, pois o treinamento e o foco estarão direcionados para a prova alvo(e não para todas as provas do calendário). Que bom que aprendestes cedo tudo isso, pois eu levei muitoooooo tempo....hehehe.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurinho, eu adorei o processo de preparação. Me senti muito ligada a corrida. Isso me deu gás nos dias mais difíceis. Fico feliz que compartilhas dessa opinião também. Que venham os próximos desafios...
      abração

      Excluir
  4. Antes de fazer minha primeira prova de triathlon eu já me inscrevi no Ironman, 1 ano antes, isso fez eu acordar, comer, trabalhar, dormir pensando nesse dia, e fez com que eu não desistisse de treinar nos dias em que estava cansado.
    A principal mudança que sinto depois de alguns Iron´s é que se eu precisar ir de Floripa a São Paulo correndo, eu vou me arrebentar, mas irei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, sua estratégia foi bem hard core heim, mas funcionou. Acho que a gente se compromete mais com desafio lançado. Fica realmente focado. Se cuida mais. Tenho aprendido cada dia mais com vocês. Valeu.
      abração

      Excluir
  5. Sensacional, Helena
    Adorei os pontos abordados e em especial sobre a prova alvo :)
    Vou compartilhar na minha página no face, blz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josa Jr, que bom que gostou. Imagino que compartilhas da mesma sensação. Afinal sei bem que estais se preparando para meia maratona, em outubro. Reta final dos treinos e preparação. Vai ser show!!!
      Fique a vontade para divulgar na sua página do fb.
      abração

      Excluir
  6. Ter um planejamento é indispensável para a boa evolução. Parabéns pelo post, como sempre, muito inteligente. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana Querida, definir a prova-alvo e treinar para ela foi a melhor coisa que fiz. Foi um processo de autoconhecimento também. Obrigada pelo carinho.
      super beijo

      Excluir
  7. Que lindo Helena, você ainda está contagiando com essa emoção toda que viveu, imagino que ainda esteja radiante, concordo com você em todos os aspectos, como eu moro longe das capitais que normalmente tem provas com frequência, sempre tento conciliar as provas com turismo e que possa envolver todos aqui, a filha que gosta de bichinhos, o marido que gosta de futebol todos envolvidos. Gasta-se mais mas aproveita-se tudo, e eu ainda posso correr. Beijos, parabéns de novo pela prova e pela superação.
    Bons treinos e que a nova meta seja tão gratificante quanto essa foi
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, este deve ser meu último post batendo na tecla da meia maratona, mas eu precisava dar minhas impressões. hahaha A alegria ainda está aqui sim. Só não fico falando, porque fica chato.hahahaha
      Acho que definindo uma prova super bacana por ano acaba compensando o investimento de viagem. O preço das inscrições de várias provas aqui, estacionamento, gasolina, enfim, acaba valendo a pena viajar. Apoio totalmente sua viagem em família.
      obrigada pelo carinho.
      super beijo <3

      Excluir
  8. Oi Helena! Adorei os seus textos antes de depois da meia. Parabéns pela sua meia e por todos os relatos da viagem. Eu e o Junior (escalafobético) corremos há 1 ano e já sentimos como é gostoso viajar para correr. Nem que seja uma "viagem" de 1 hora de distância de casa rss. E concordo plenamente contigo sobre a importância de ter sempre uma prova alvo para montar os treinos. Agora em outubro eu iria fazer a minha primeira meia. Mas apareceu uma escada no meio do caminho rss. Sofri uma queda e a pausa para recuperação tornou inviável o meu retorno aos treinos. Então estou começando tudo novamente, feliz por poder voltar aos treinos, focada na participação dos 6km da prova . O ano de 2014 me reservará uma linda meia maratona, tenho certeza. Bons treinos para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, obrigada pela visita. Seja muito bem-vinda no blog!!
      Sinto pela sua lesão. Espero que a Meia de Pomerode seja marcada por boas recordações, tanto para ti (no retorno às provas) quanto para o Junior (na estreia na meia). To na torcida desde já por vocês!! Vai ser top, acredita!!!
      Não desanime quanto a sua estreia. Com certeza, 2014 trará ótimas opções para sua sonhada meia maratona.
      super beijo e bons treinos.

      Excluir
  9. Oi amada!! É muito bom sentir esse 'barato' pós-prova que dá pra sentir lendo seus post sobre a viagem a Buenos Aires! Isso nos contagia e nos estimula a fazer o mesmo, principalmente, no quesito planejamento.

    Mais uma vez parabéns pela sua meia e também por este post, onde aprendi um monte.
    beijinhos,

    Geisa
    www.correreuemeutenis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geisa, Sua Lindaaaa!!!!
      Quem tem amigos, tem tudo. Este foi outro ensinamento com a meia maratona. Obrigada pelo carinho. És uma querida. beijinhos <3

      Excluir
  10. Tbm estipulo metas pra mim!! A do ano que vem já está estipulada: correr uma prova de 16K (e quem sabe, uma Meia). Preciso ver minha preparação como será até lá!!!
    Seguindo sempre meu lema: #neverevergiveup ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda Carol, estou acompanhando suas metas, o projeto verão e boto maior fé em ti. Vai com tudo, garota!!!! super beijo

      Excluir
  11. Vc é ótima. Muito feliz por sua conquista.
    E que venham as outras, pq preparada vc já está.
    Bjoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniiiiii, tu és uma queridona. Sua energia me inspira a seguir firme a encarar os desafios. Obrigada pela sua amizade. Tais no meu <3 já. beijinhos

      Excluir
  12. Nossa Helena, quanto post bom por aqui. Tenho que pegar uma aula com você, rsrsrs. Estou enrolado que é uma beleza com meus relatos de provas.

    Muito legal todo esse seu aprendizado. Concordo com praticamente tudo que você falou é assim mesmo. Apesar de não seguir o " Quando menos (-) é mais (+) ". Esse ano eu queria fazer menos provas, mas não tem jeito, sou muito "Maria vai com as outras" (rsrsrs). É só um grupo de amigos falar que a prova vai ser legal e me chamar, que já estou dentro. Para compensar faço essas provas em ritmo mais conservador, tentando não atrapalhar a preparação para a prova alvo.
    Mas, sobre os amigos, tenho um aprendizado que adquirir logo das corridas: Correr com os amigos é bom de mais.

    Ótimo post, guardarei como referência.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo.
      Valeu pelo comentário!!!
      Sua lição com a corrida realmente vale o destaque. Correr com amigos é tudo de ótimo mesmo. Só seja mais moderado com a quantidade de provas: três num fim de semana? Meu chapéu. Haja perna...hehehe
      abração

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...