07 outubro, 2013

Driblando a TPM

Ilustração: Caco Galhardo | Folha Equilíbrio

Não tem jeito: uma vez por mês, a mulherada acaba sentindo os reflexos do ciclo menstrual. Nem todas sofrem de cólicas, irritações, inchaços ou gulodices. Porém, nove em dez lamentam dos seus efeitos. Não sou daquelas que se abalam emocionalmente, mas estou no time que faz da bolsa de água quente a sua melhor amiga.
Durante a menstruação, o organismo produz grandes quantidades de prostaglandina, substância responsável pela contração do útero, e é essa movimentação que causa as dores. “A contração é necessária para a descamação completa do endométrio (tecido que envolve o útero), porém, sua intensidade pode variar de acordo com cada ciclo menstrual”, explica a ginecologista Erica Mentelli, em entrevista para Revista W Run.
Praticar exercícios físicos é uma solução contra a dor menstrual, pois eles aceleram o metabolismo e a circulação sanguínea em todo o corpo. “A endorfina relaxa toda a musculatura, ajudando nessas horas”, comenta a especialista.
Com desafio 30 todo dia, eu fiquei me perguntando como iria cumprir o dia de hoje. Correr nestas condições, ou mesmo pegar friagem num treino de bike, seria difícil pra mim. Então lembrei que posso recorrer ao pilates e algumas séries de alongamento, feitos no colchonete em casa.

E vocês, meninas, como fazem para driblar a TPM?

Um abraço e bons treinos!!

18 comentários:

  1. Temos várias opções, não é mesmo ?? Um beijo carinhoso, que tua semana seja feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivana. O importante é sair driblando e sem mimimi.
      beijo e boa semana pra ti também!!

      Excluir
  2. Oi Helena,
    Parece que foi escrito pra mim... estou em "cólicas" nestes dias rezando para que minhas regras desçam logo, como a prova é dia 12/10 preciso que venha logo pois pareço outra pessoa nos dias que antecedem meu ciclo, uma loucura. Minhas pernas doem, meu humor fica péssimo, meu emocional se abala um pouquinho com relação a corrida.
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amada!!!
      Cada uma de nós sofre de um jeitinho diferente. Ou, tudo junto.kkk Fiquei sabendo do seu resultado na prova pela Claudinha. Estou tão feliz pela conquista do seu desafio. Encarar 73k não é uma tarefa fácil. Estou muuuuito orgulhosa de ti. beijos queridona!!

      Excluir
  3. Pra mim o pior mesmo é a pessoa que eu me transformo fico irritada demais, qualquer coisa é motivo pra uma explosão e se eu não treino então o mundo desaba. Melhoras Helena, passa logo, e foi uma ótima escolha os alongamentos quem sabe até te ajudam com as cólicas. Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, eu sou daquelas que fica quietinha, sensível. Observando mais do que falando... e felizmente é um dia só. Eu alonguei e ainda consegui fazer uns exercícios de pilates no colchonete. Rendeu até um vermelhinho na bochecha. kkkk beijinhos

      Excluir
  4. Quase piro e quase morro com cólica. hiusahsiahua (Agora eu to rindo, mas é triste) Nossa e fico num stress...
    Eu falo demais né, então no almoço ou na hora da novela se não é um é outro mandando eu ficar quieta..., mas nesses dias não converso muito, quando acordo então, não abro a boca. kkkkk
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa Querida! Acredito que sofras com a tpm, cólica etc. é tanto hormônio em produção, em movimento, que a gente sente mesmo. E acima de tudo, ficar quieta não está nas atribuições da sua natureza.kkkk beijinhos

      Excluir
  5. Vou comentar para ver se aprendo a lidar com mulheres em TPM.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha André, adorei sua ideia.
      Ganhaste até um sorriso. Viu como não é ruim???

      Excluir
  6. Eu vou seguir a linha de ação adotada pelo André Cruz!!! Ultra abraço e lembre-se do desafio 30!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês estão abusando de uma mulher com hormônios a flor da pele. kkkk Força na paçoca, falta menos da metade para o fim do desafio!
      abraços

      Excluir
  7. Oi Helena,
    tento não ceder a TPM e ao período menstrual nos dias de treino, pensando sempre que a corrida fará eu me sentir melhor durante este período. Que bom que a corrida ajuda nesse ponto também.
    Beijo, querida e bons treinos.
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani Querida!!
      Eu li que a corrida ajuda no combate à cólica e fluxos irregulares da menstruação. Ajuda e previne as dores. Desde que comecei a correr, as dores diminuíram bastante (nunca mais tomei buscopan na veia - antes era crítico). Um motivo a mais pra gente ficar firme nos treinos, não acha? beijinhos

      Excluir
  8. @danizsommer curitiba/pr08 outubro, 2013

    Penso assim: treinar na TPM é ótimo sim e ameniza os sintomas, mas treinar estando com o fluxo exige atenção, pois ao eliminarmos sangue, ficamos mais fracas.
    O que dizer então em estar menstruada e participar de uma prova? Já que prova é sinônimo de dar o melhor de nós (mesmo que seja para nossa própria superação)!?
    Não precisamos nos cobrar tanto nos dias que estamos no período menstrual.
    Tem alteta que interrompe o fluxo com medicamentos, mas aí é outra história.
    Bjos cherry :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cherry!!
      Assino embaixo. Tem que respeitar os limites do seu corpo. Prestar atenção nos sintomas para evitar algo pior. Eu sempre penso assim: "A corrida será para vida toda, o que é um dia longe dela?". Pronto. Nem me pilho mais. beijinhos

      Excluir
  9. Sinto Tpm uma semana antes da minha menstruação,sinto inchaço nos seios,na barriga,fico um pouco irritada também e sensível ou seja tudo juntos e misturados rsrsrsr mas não paro de correr por esses dias,quando chega minha menstruação eu também continuo minha atividade esportiva a não ser que eu esteja sentindo muita cólica no primeiro dia.Parabéns pelo seu blog.
    Mônica/João Pessoa-PB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monica.
      Seja muito bem-vinda ao blog. ;)
      Nossos sintomas são bem parecidos. Daria para corrermos juntas (ou não). kkkk bons treinos pra ti. beijo

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...