29 outubro, 2013

Stop mimimi e go run!


Depois de quinze dias de molho, nesta quarta-feira devo voltar aos treinos. Nem acredito que vou voltar a sentir a pista, o vento bater forte nos cabelos e ganhar aquele gás que só a passada da corrida proporciona. Não foi uma lesão que me derrubou, foi uma crise imunológica. Foi aí que entendi que eu realmente precisava parar um tempo.

Foi conversando com a minha endocrinologista, Dra. Ana Paula Moritz, que ela me alertou que eu estava com estresse físico. Que meu corpo estava fadigado, que a imunidade estava baixa e tinha um nome "excesso de treino".

Eu acho que não cheguei a comentar aqui no blog, mas sofri muito na primeira semana pós meia-maratona. Talvez tenha sido aquela sensação de dever cumprido, prova na conta e quando nos permitimos a pensar "agora posso relaxar". Então começou uma maratona de resfriado, herpes na boca (não me dava há anos), fadiga, sono intenso, amidalite, sinusite, otite e nem sei mais quantas "ites". O que o inverno inteiro eu respirei saúde, nesse início de primavera sofri doente. 
Eu não sou fã de fazer #mimimi. Prefiro me ausentar a contar histórias tristes. Mas, acho que este aprendizado pode valer de informação para os amigos. Afinal, o cansaço teve um diagnóstico: excesso de carga, treinos intensos e falta de descanso. 

Por isso, vale ficar mais atento aos sintomas decorrentes de doenças que são mais comuns quando as defesas do organismo estão frágeis, como herpes, amigdalite e estomatite; infecções na pele; otites; gripes e resfriados. Fica dica.

Para brindar a minha volta à corrida, baixei uma música antiga (1984), mas que tem um gás maravilhoso. É trilha sonora do filme Ruas de Fogo, com a Diane Lane. Quem lembra?? Amo!!!


Forte abraço e bons km's turma!!!

24 comentários:

  1. Oi Helena, que coisa heim. É teu corpo dando sinais de que precisa descansar. Também tenho sentido algumas dores estranhas nos treinos pós meia maratona. Pode ter algo a ver também.
    Fiquei parado uma semana após a prova e estou demorando um pouco a voltar ao ritmo de antes.
    Mas enfim... força e empenho para as próximas semanas!!

    Muito legal seu blog! Já estou seguindo :-)

    []'s
    Antônio Trindade
    http://desafiosderua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antônio.
      Como a prova pode se abater sobre nós, não é mesmo? Na véspera tinha feito um longo de 18k e estava tudo bem. O negócio e se recuperar bem e ter saúde para correr cada vez mais. ;)
      Valeu por seguir. Vamos correr de bem com a vida!!!
      abraço

      Excluir
  2. Helena, a gente sempre tem que ouvir nosso corpo. Se ele te falou isso nesse momento o melhor que fizeste foi isso. Agor avolta com força total que tu vai te sentir ainda mais animada e renovada.
    Melhoras para ti e ótimos treinos na volta.
    Abração.
    Milton - http://vintesemanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, o primeiro dia do treino já foi uma alegria. Estou encaixando o ritmo e programando meu próximo desafio. Segue o jogo. ;)
      abraços e boas corridas.

      Excluir
  3. É mais uma etapa do processo de adaptação do corpo às longas distâncias. Não se preocupe, pois com uma dose de cautela e outra de disciplina tudo voltará à normalidade. Ultra abraço, boa recuperação e bom retorno aos treinos!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dionisio, observar o corpo, os sinais é tudo. Acho que nunca vou parar de aprender com a corrida. É sensacional isso. Obrigada pela força, sempre. abraços

      Excluir
  4. Bahhh, amiga, eu tive sinusite, também ... Atrapalha muito na atividade física. Te cuida !! Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Ivana. Já me sinto beeeeeem melhor. Xô zica! beijinhos

      Excluir
  5. Olá Helena, Boa recuperação e bem vinda aos treinos novamente...
    Também já passei por este tipo de situação onde sobrecarreguei a carga do corpo correndo e treinado, onde fiquei de molho por 3 meses com dor no joelho
    Mas hoje já estou na ativa e com cautela coo o Dionosio comentou...
    Conforme informei em um post o qual destacava a Meia maratona de Pomerode já está postado no Blog http://jacaredeconga.blogspot.com.br/ como foi a corrida com dia lindo, mas o sol castigou...
    Um GRande Abraço.
    Sassá. (Jacaré de conga)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sassá, obrigada pelo apoio. Correr doente, lesionado não dá mesmo. Vale se recuperar 100% e voltar com saúde, afinal a corrida é um esporte pra sempre. ;) abraços

      Excluir
  6. Helena, caraca! Já está melhor né? Realmente, as vezes a mente quer mandar no corpo, mas se não soubermos ouvi-lo ele puxa o freio na marra né.

    Voltará com todo o gás.

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Victor. Já me sinto melhor sim. A parada de 15 dias foi uma benção mesmo. ;) abração

      Excluir
  7. Bom retorno Helena. Que bom que se sente melhor.
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  8. Musicão! Só isso que eu tenho a dizer!
    Querida Helena, eu também não suporto mimimi! Mas às vezes o corpo pede uma pausa, não é mesmo? E parece que vem tudo ao mesmo tempo. Que bom que você já está recuperada. E como dizem por aqui, agora é pau no gato que os treinos te esperam!
    Beijo,
    Dani.
    Blog Dani Corredora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha bem anos 80 né Dani?!! Amo!!!
      Adorei a expressão do "pau no gato". tadinho, miauuu...hahahaha
      beijos e bons kms pra ti tbem.

      Excluir
  9. Olá Helena,
    Obrigado pelas palavras lá no Endorfine-se :)
    Foi dureza mesmo, mas valeu muito a pena.
    Então, concordo muito com o Dionísio, parece mais uma adaptação mesmo, aproveite e fixe essa adaptação. Sua assessoria vai saber te falar mais sobre isso :)
    Mas depois da Meia vem de tudo mesmo, também estou com "herpes", certamente por crise de baixa imunidade. E ganhei minha primeira unha preta, ahaha
    Um beijo, Josa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josa.
      Sua estreia em Pomerode foi incrível, parabéns!
      Como o corpo sente os efeitos da prova-alvo...e a gente se sente tão forte na véspera que não imagina o que vem. Melhoras pra ti meu amigo. Força, meio maratonista!!!!
      abraços

      Excluir
  10. Oi Helena,
    Quando treinamos para algo grande assim nos dedicamos muito e até o sono não é o mesmo, no meu caso pelo menos é assim... Normal depois do dia D o corpo relaxar e dependendo do tamanho do esforço que tivermos que fazer acontece isso mesmo. Uma amiga do Paraná, depois de correr lá em Bombinhas o K42 esse ano, teve pneumonia e ficou internada por conta do frio que passou durante a prova, tem tudo isso. Mas está bem graças à Deus.
    Saber a hora de dar uma pausa é sinal de maturidade no esporte. O que tenho visto de gente lesionada, se "matando", colocando em risco sua trajetória no esporte por não querer ouvir os sinais do corpo não é brincadeira. Bom retorno minha linda!!
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga. Foi uma "zica", mas já passou. Graças a Deus! Também vejo muitos amigos a minha volta lesionados e sei que alguns é por não respeitarem os limites do corpo. Saber ouvir os sinais do corpo é uma arte mesmo.
      beijinhos e bons kms pra ti lindona!!!

      Excluir
  11. Em 2011 eu tive um overtrainning, estava treinando demais e fiquei com os mesmos sintomas que vc.
    Ainda bem que ja passou.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Fábio, fiquei surpresa ao ler aqui que mais gente passou por esta "série" do overtrainning. Vou ficar cada vez mais atenta aos sinais. Ficar de molho é chato, sabes disso. ;)
      abraços e bons treinos.

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...