02 maio, 2014

Magro, onde?

Parei para assistir o noticiário da TV Cultura esta semana. Me chamou a atenção o debate em cima da pesquisa divulgada nesta quarta-feira, pelo Ministério da Saúde, sobre o índice da obesidade no país. Segundo o estudo da Vigitel, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal. O índice é praticamente o mesmo da pesquisa anterior (2012), que apontou que 51% da população tem excesso de peso. Ou seja, houve uma "redução" 0,02% dos brasileiros acima do peso.

No link grifado acima você poderá assistir a reportagem e o debate produzido pelo Jornal da Cultura. O enfoque dado é que o Brasil estaria mais magro. Mas, gente, para tudo. Como afirmar que o Brasil está mais magro com praticamente 51% da população acima do peso. É assustador. 

Isso me fez pensar, como as pessoas, e neste caso o governo, "vendem" uma imagem de que está tudo bem. O próprio participante da bancada do telejornal disse ser um gordo saudável (lá pelos 19 minutos da gravação). Que pesa 110 kg, mas que tem um coração bom. Gente, que isso. 

Num cenário atual, que campanhas publicitárias, lojas e assentos exclusivos são feitos para gordos, a gente vai percebendo a realidade. A prática da atividade física nunca foi tão necessária. É questão de saúde pública. 

Me sinto parte integrante desse cenário e sou exemplo de força de vontade e mudança. Lá se foram 20 kgs a menos. A forma mais bem­ sucedida de perder peso, pelo menos uma quantidade moderada dele, é com uma dieta equi­librada e prática de exercícios físicos. A equação é simples. Basta querer.

Forte abraço e bons treinos!!

8 comentários:

  1. Helena, a divulgação deste tipo de matéria nos inclina a compreender que para os governantes tudo é normal. Pode ser neura da minha parte, mas, a cada dia, com a enorme quantidade de alimentos (hiper, super, extra) calóricos e com a ausência de uma política pública que fomente a prática de atividade física orientada (municipal, estadual e federal), a tendência é que o grupo (obesos) aumente paulatinamente. Não defendo a corrida como solução, todavia, penso que uma boa caminhada diária, já contribuiria para a melhora da qualidade de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dionisio.
      Existe um estudo que indica que em 2060 seremos uma nação de obesos. É assustador e alarmante. Não digo que as pessoas precisam correr, mas precisam criar a cultura de boa alimentação e atividade física. Para um sedentário, caminhada já é um excelente exercício cardiovascular. Bora animar essa turma do sofá!
      bons km's!!

      Excluir
  2. Verdade triste Helena,
    O que me assusta mesmo são os pequenos, como vejo crianças acima do peso, fico indignada.
    Parabéns pela tua conquista, e vamos seguindo semeando a cultura de uma vida saudável e prazerosa com os exercícios físicos, assim motivamos e ajudamos muita gente.
    Beijos
    Bons km
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, a ideia é dissiminar a cultura pela prática da atividade física. Mostrar o quão prazeroso pode ser. Sigo em busca de um dia vermos crianças mais magrinhas... beijos

      Excluir
  3. rsrs ... gordo com coração bom é engraçado (e pior é que tem gordinhos com coração saudável né ?). Hoje aqui em Porto Alegre teve um programa falando justamente sobfe este assunto (no rádio), estava ótimo ! Beijo, bo findi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivana, eu ri quando ele falou. Bacana que o tema foi discutido aí também. A informação é o caminho. beijos e boa semana!

      Excluir
  4. As crianças hoje em dia estão cada vez mais gordas e conectadas, os pais acham legal os filhos comerem só porcarias e adoram mostrar que o filho é craque no futebol, do ipad. Dizem que a perspectiva de vida aumentou, mas acho que o resultado dessa falta de exercício ainda não veio. O dia que vier, vão ver onde levaram seus filhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Fábio, é bem por aí. O reflexo das escolhas pode tardar, mas nunca falha. Tomara que as pessoas coloquem a mão na consciência em tempo. abraço e bons treinos!

      Excluir

Obrigada por visitar o Blog Correndo de bem com a vida!
A participação de vocês é o principal incentivo para continuar escrevendo.
Sempre respondo os comentários. Volte aqui depois e veja sua resposta. =]

Um Abraço e bons treinos.
Helena Clebsch Vidal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...